Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Diário do gato de Schrödinger: LPO, powerlifting e umas paradinhas boribildi


Lucas, o Schrödinger

Posts Recomendados

23 minutos atrás, SaBiih disse:

Cara, desculpa minha ignorância, mas a parte que eu marquei ai em cima....se vc controla os passos com aplicativo/relógio, teoricamente o NEAT vai variar muito pouco, ou não?

Digo no sentido de não conseguir imaginar alguém que controla os passos do dia e o gasto calórico do treino conseguir queimar mais 500 calorias com outros gastos provindos do NEAT.

Acho que pode variar bastante. Não imagino um cara gastar 1000kcal a mais apenas em passos. Imagina um cara receber 1000kcal a mais de comida e espontaneamente andar 20km a mais que o habitual.

 

Me parece que a gente tem essa capacidade de gastar bem mais ficando mais em pé, se movendo mais, batendo o pé no chão, sei lá, simplesmente estando mais inquieto. Eu mesmo fico o tempo inteiro que to sentado batendo o pé no chão kkk

 

Já nos dias que a gente tá cansado, tendemos a nos mexer muito pouco, é o corpo nos dizendo que tem que guardar energia pra recuperar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

@SaBiih até estudo sobre isso tem. Teve um que avaliou perna nervosa, nego sentado no esc, só com a perna nervosa e queimou coisa de 300-400 a mais que o colega quieto. Tem umas paradas assim meio bizarras (inclusive existe uma diferença grande entre ficar parado em pé e parado sentado). Mexer os braços e essas coisas. O corpo cria adaptaão até em relação a funcionalidade dos órgãos p/ tentar controlar essas coisas.

vulgo: "multiplicador" em cima da TMB

 

Escrevi lá no diário a um tempão sobre isso: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/11101470 | full: https://academic.oup.com/ajcn/article/72/6/1451/4729468

 

Citar

Energy expenditure of nonexercise activity

 

BACKGROUND: We found recently that changes in nonexercise activity thermogenesis (NEAT) mediate resistance to weight gain with overfeeding in sedentary adults. A potentially important, yet seldom investigated, component of NEAT is the energy expenditure of fidgeting-like activities.


OBJECTIVE: Our goal was to measure changes in energy expenditure with fidgeting-like activities.


DESIGN: Energy expenditure was measured in 24 subjects (17 women and 7 men x+/- SD body weight: 76 +/- 21 kg) while recumbent at rest, sitting motionless, standing motionless, partaking of self-selected fidgeting-like movements while seated and while standing, and walking on a treadmill at 1.6, 3.2, and 4.8 km/h (1, 2, and 3 mph). Measurements were performed by using a high-precision, indirect calorimeter connected to the subject via a transparent, lightweight facemask that enabled almost unrestricted movement.


RESULTS: Compared with metabolic rate in the supine position (5.4 +/- 1.5 kJ/min), energy expenditure increased while sitting motionless by 4 +/- 6%, while fidgeting while seated by 54 +/- 29% (P: < 0.0001), while standing motionless by 13 +/- 8% (P: < 0.0001), while fidgeting while standing by 94 +/- 38% (P: < 0.0001), while walking at 1.6 km/h by 154 +/- 38% (P: < 0.0001), while walking at 3.2 km/h by 202 +/- 45% (P: < 0.0001), and while walking at 4.8 km/h by 292 +/- 81% (P: < 0.0001). There was a significant, positive correlation between changes in energy expenditure and body weight for fidgeting-like activities while standing (r = 0.43, P: = 0.02) but not while seated.


CONCLUSIONS: There is marked variance between subjects in the energy expenditure associated with self-selected fidgeting-like activities. The thermogenic potential of fidgeting-like and low-grade activities is sufficiently great to substantively contribute to energy balance.

 

 

e coloquei tbm uma tabelinha

Compilado do resultado

Obs.: Esses valores (4/54/13...) são referentes a 20 minutos, e estou colocando o valor médio (número quebrado pelo cálculo e copia e cola da planilha, não foi "nível esquisitice de controle" não)

  20 min Kj 20 min Kcal 1h Kcal 4h de "trabalho"
kcal
8h de "trabalho"
kcal
Sujeitos sentados e imóveis 4 0,956 2,868 11,472 22,944
Sentados mas com livre movimentação (mexer braços e pernas...) 54 12,906 38,718 154,872 309,744
Sujeitos em pé e parados 13 3,107 9,321 37,284 74,568
Em pé se movimentando 94 22,466 67,398 269,592 539,184
Caminhando a 1,6km/h - em 20 min anda ~0,55km 154 36,806 110,418 441,672 883,344
Caminhando a 3,2km/h - em 20 min anda ~1,1km 202 48,278 144,834 579,336 1158,672
Caminhando a 4,8km/h - em 20 min anda ~1,6km 292 69,788 209,364 837,456 1674,912
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Porra, pra gastar 300-400 kcals a mais "batendo o pé" o cara tem que ficar o dia todo batendo o pé no chão.

Já li alguns estudos também sobre fidgeting, mas boa parte deles envolvia caminhadas aleatórias (ir mais até o bebedouro, banheiro, pegar impressões longe da mesa, etc....) o que teoricamente estaria sendo coberta pelos passos.

Por isso sempre pensei que esses outros movimentos aleatórios (bater pé, mexer os braços, etc....) não fossem relevantes no NEAT.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, SaBiih disse:

o cara tem que ficar o dia todo batendo o pé no chão.

não duvide disso, tenho um primo que quando ainda trabalhava com TI passava o dia inteiro com perna nervosa rssrsrs

Muitas vezes a pessoa não está a todo tempo com o celular para essas ações dentreo de um esc (esses movimentos), daí muito se perde. Quem usa relógio até melhora um pouco isso. Tipo eu deixo a maioria das ações que faço em casa na conta do papa - apesar de não andar mexo bastante os braços (ex.: limpeza e cozinha), aí fica elas por elas (e uma ajustada no multiplicador). E justo essas coisas bobas são as que temos o menor controle e onde existe a maior chance de errar algo. É aquilo, merda rala é que suja a bunda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

09/01/2020 - W3 ME Back Squat

 

Enrolei pra fazer esse ME to longe de estar 100%, mas não dava pra esperar pra sempre. Hoje de noite cheguei do trabalho e fiz. Sabia que não ia ter PR, mas a performance geral foi ainda pior do que esperava. Mas saí satisfeito de ter treinado na raça.

 

Back Squat

10x15kg

8x35kg

6x55kg

4x75kg

2x85kg

1x95kg - Primeiro work set.

1x105kg

1x115kg

1x121kg - Grind de uns 2s. Esperava chegar pelo menos em 125kg. Bloco passado fiz 2x123kg com alguma folga. Mas vida que segue.

5x3x91kg - 75% da máxima do dia. Mais difícil do que eu esperava, mas ok.

 

Good Morning

3x5x55kg

 

Achei que ia fazer 8-10 reps com essa carga rsrsrs.

 

Hanging Knees Raises

3x12

 

Conjugado com os GM.

 

É isso. Sabia que as circunstâncias não iam ajudar grande coisa, ainda assim esperava coisa melhor, mas saí satisfeito de ter treinado.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Schrödinger disse:

Enrolei pra fazer esse ME to longe de estar 100%, mas não dava pra esperar pra sempre. Hoje de noite cheguei do trabalho e fiz. Sabia que não ia ter PR, mas a performance geral foi ainda pior do que esperava. Mas saí satisfeito de ter treinado na raça.

 

temos dias que chamo de +10%, dias foda nos quais tudo dá super certo,

dias que chamo de 80%, dias normais, nada super foda, nada bosta, são os dias que devemos querer ter em maior quantidade, dias normais que somam à consistÊncia

e tem os dias -10% que são aquelas bosta de dia em que as coisas parecem não estar legais, mas a gente ainda assim fa o que tem de fazer, burocrático...

 

cada um deles tem seu valor , dias -10% são bons para criar fortitude mental

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Power_tr00 disse:

temos dias que chamo de +10%, dias foda nos quais tudo dá super certo,

dias que chamo de 80%, dias normais, nada super foda, nada bosta, são os dias que devemos querer ter em maior quantidade, dias normais que somam à consistÊncia

e tem os dias -10% que são aquelas bosta de dia em que as coisas parecem não estar legais, mas a gente ainda assim fa o que tem de fazer, burocrático...

 

cada um deles tem seu valor , dias -10% são bons para criar fortitude mental

é bem por aí!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Editei e atualizei o tópico abaixo:

 

 

Pra quem não conhece, fica aí a dica de um protocolo bem legal (sofrido, ok rsrs) de dieta e treino.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Schrödinger disse:

Editei e atualizei o tópico abaixo:

 

 

Pra quem não conhece, fica aí a dica de um protocolo bem legal (sofrido, ok rsrs) de dieta e treino.

Lembro que na mesma época eu segui, e é algo sinistro. Horrível, mas massa ao mesmo tempo. Sensação iminente de morte naqueles treinos volumosos com repetições altas, ânsia de vômito, mal humor.....ai chega o carb-load e é só alegria (se bem que comer aquela quantidade de carbo sem gordura é complicado também), sem falar no treino de força que rende pra caralho.

 

Pretende voltar a seguir esse protocolo um dia ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Giovane Vinicius Jungles disse:

Pretende voltar a seguir esse protocolo um dia ?

Atualizando até deu vontade, mas com o LPO é difícil conciliar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...