Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Discussão: Quando Vai Surgir A Newschool?

Posts Recomendados

Um novo newschool em qualquer esporte será muito difícil para se estabelecer, Antigamente existia poucas categorias fazendo que elas se destaca-se e com isso marcar a época ficando uma nostalgia, Na epoca você ligava a TV para assistir o campeonato você rapidamente sabia o que era, qual nome era por existir poucas, hoje em dia é tanta categoria que se você não pesquisar você não vai ter minima ideia de que categoria é, fazendo com que o publico leigo não se identificar e admirar aquele cenário por existir vários e quanto mais escolhas menos você vai admirar e se identificar fortemente com ela, Um exemplo para uma pessoa leiga que não conhece nenhum participante é Mr Olympia com o 212 quem ve pensa que é a mesma coisa e ve as barrigas dilatadas dos Mr Olympia e generaliza tudo, É por isso o Mens está tendo tanto sucesso você consegue só de bater o olho e identificar o que é, E pelo andar da carruagem a próxima newschool será dos MP e cada vez mais veremos seguidores pulando o dia do "Leg Day", Uma coisa também que logo logo vai fortalecer ainda mais os MP é liberar os patrocínios nos calções igual a todo esporte fazendo a categoria crescer muito na mídia e quando chegar esse dia com certeza vai marcar e teremos a newschool.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Um novo newschool em qualquer esporte será muito difícil para se estabelecer, Antigamente existia poucas categorias fazendo que elas se destaca-se e com isso marcar a época ficando uma nostalgia, Na epoca você ligava a TV para assistir o campeonato você rapidamente sabia o que era, qual nome era por existir poucas, hoje em dia é tanta categoria que se você não pesquisar você não vai ter minima ideia de que categoria é, fazendo com que o publico leigo não se identificar e admirar aquele cenário por existir vários e quanto mais escolhas menos você vai admirar e se identificar fortemente com ela, Um exemplo para uma pessoa leiga que não conhece nenhum participante é Mr Olympia com o 212 quem ve pensa que é a mesma coisa e ve as barrigas dilatadas dos Mr Olympia e generaliza tudo, É por isso o Mens está tendo tanto sucesso você consegue só de bater o olho e identificar o que é, E pelo andar da carruagem a próxima newschool será dos MP e cada vez mais veremos seguidores pulando o dia do "Leg Day", Uma coisa também que logo logo vai fortalecer ainda mais os MP é liberar os patrocínios nos calções igual a todo esporte fazendo a categoria crescer muito na mídia e quando chegar esse dia com certeza vai marcar e teremos a newschool.

Concordo, hoje se a pessoa não pesquisar não vai ter mesmo a mínima ideia!!

Em um evento regional eu disse a meu colega: "aquela era campeã sul-americana" e ele disse: "sério? nossa, ela nem parece que treina!". Aí justifiquei que ela é campeã da categoria biquinis e tive de explicar. Hoje as pessoa não entendem que existem várias categorias! :/

Aqui no facebook um amigo de internet postou uma foto e mencionava na legenda que secou e estava com 100kg e todo mundo comentando que ele ia arrebenter no men's, que já tava ganho... Eu comentei que ele não poderia concorrer naquela categoria pesando 100kg, que ele ficaria em último se não baixasse no MINIMO 20kg, para se enquadrar na categoria men's. (depois disso ninguém comentou nada).

O que eu acho ridículo é gente com 40cm de braço e 60cm de coxa. Tá de brincadeira, né?

Eu nem sei quanto tenho de bíceps, mas acho que uns 36cm e já tenho 60cm de perna e mesmo assim acho minha perna extremamente fina!

O fato do men's usar bermuda até o joelho incentiva os participantes a faltarem no leg day. Acho ridículo isso...

-

(quando comentei antes eu só tinha lido o tópico, a noite irei ler todos os comentários, vi que têm coisas sensacionais que os foristas escreveram)

Link para o comentário

Discordo, a MP jamais sera a newschool porque seus critérios se encaixam mais em concurso de modelo do que bodybuilding propriamente dito. Onde sorriso, beleza facial, qualidade da pele e carisma conta na pontuação. Se voce observar a nata dos verdadeiros amante do fisiculturismo, voce nao vai achar quase nenhum que gosta da MP, a maioria(nao todos) dos fans sao de iniciantes e os que "treinam pra pegar mulher".

@Topico

Gostei do tópico, li ele ontem mas nao tive oportunidade de comentar. Discussões sérias e de alto nivel no forum sempre agrega, coisa que ta cada vez mais raro, o que noto é assuntos relacionados a fisiculturismo são pouco discutidos por aqui. E pra quem gosta do esporte, esse tipo de topico é bom.

Nao entedi bem onde você (T.Wall) quis chegar, nao consegui captar bem a mensagem do topico, então vou falar o que me veem a cabeça.O topico foi criado na sessão de EA's, mas falarei dos tres pilares do bodybuilding (treino, dieta, drogas), comparando atual e antigo. me desculpe se fugir da ideia original do tópico.

Você citou no penúltimo paragrafo que o tempo sao outros,no link postado fala que as academias antigamente eram de ferro velho e nao existiam suplementos, deu a entender que isso influencia em algo... pra crescer se precisa de comida + droga + pesos (anilhas e barra ja sao suficientes, mesmo enferrujadas). O estilo de treino old school continua sendo superior ao da atualidade, e mesmo que 'os tempos sejam outros' isso é fato, o maquinário e modernidade, é fruto do comodismo e da mania do homem de fugir dos desafios, querendo sempre o mais facil, o maquinário moderno é totalmente dispensável, faz parte de um grande marketing pra levar pessoas pra academias, porque se fosse so barras e anilhas(como na golden era) muita gente ia treinar em casa mesmo, nao ia ter tanto lucro pro ramo das academias como si tem hoje. Nao que antes nao tivesse maquinas, mas elas eram rarissimas, no maximo um pulley pra puxada ou remada baixa ,os treinos eram 90% livres. Nao vou entrar na discussão maquinas vs pesos livres, pra nao fugir do assunto principal.

Eu vejo muito gente se inspirando em fisiculturistas do passado , mas copiando suas rotinas nao vejo(a não ser que seja leigo), se inspiram neles porque todas as lendas do BB estão na Old School e por mais que apareçam fisiculturistas maiores,nunca chegam a ter o shape como dos antigos, assim como no futebol, por mais que a tecnologia avance, surjam novos jogadores bons, alguns ate mais talentoso que os antigos, o estilo de jogo de jogadores do passado como Zico, Bebeto, Rivelino, continua sendo o preferido pela maioria.

Resumindo, pra mim a unica coisa que mudou e realmente fez diferença foram as drogas e os protocolos, porque treino e dieta tanto faz o old school como dos BBs atuais, todos dão resultados.

Respondendo pergunta quando vai surgir a new school? Ela ja existe e sao os bbs atuais mutantes, com seus barrigões, e corpos cheios de synthol. A categoria Mr Olympia sempre vai ser o centro das atenções do BB, por ser a categoria onde tradicionalmente os mitos do esporte competiram. Mesmo que criem categorias diferentes, nao vao tirar o posto da Mr. Olympia, salvação seria mudar os critérios desta.

Me fale um pouco sobre sua definição de new school, T.Wall. E se voce acha que o cenario do bodybuilding pode algum dia mudar ou ficará nesse mutanismo pra sempre.

Link para o comentário

Na sua opinião, como será a principal categoria do Mr. Olympia daqui a 15 - 20 anos? O mesmo de hoje porém mais freak ainda?

Se as regras da categoria não mudarem nada nesse tempo, sim. Vão ser os mais freaks possivel

Os caras vão ate onde o corpo pode chegar no momento, a ciência e tecnologia evoluem, vao surgindo novas drogas e protocolos. Como disse, salvação é a mudança nos critérios de avaliação.

Link para o comentário

Na minha muitíssima humilde opinião, essa ''mudança'' dos padrões não daria certo se vindo de um ou outro atleta que quisesse inovar, pois como falado acima ainda creio que o que aconteceria é ele estar na ultima colocação pois estaria fora do PADRÃO dos outros da categoria.

Também não acho que isso partiria dos juízes, essa é a menos provável pra mim, mal vejo motivo pra isso acontecer...

Acho mesmo é que isso vai partir do público, as vezes vejo a rede social de alguns Mr, algum vídeo de treino ou diário (inclusive do Ronnie, um antigo) e me deparo com alguns comentários do tipo: Isso não é bonito como era, é só um cara gordo com músculos, ou então: Isso é uma coisa feia, jamais iria querer ser assim.

Não só no Brasil vejo isso, estou falando de comentários da gringa. Vejo cada vez mais e mais o público falando e desejando o estilo de antes, da Golden Age, vejo mais e mais as pessoas criticando a barriga imensa que se cria, e eu penso o mesmo, essa barriga parece que virou uma imagem do que é o ''colateral'' pra estar naquela forma de corpo, e isso não me parece certo já que estamos falando de ''corpos bonitos'' (desculpem pela forma grosseira de me expressar, mas não consegui melhor que isso).

Só resta esperar e ver o que vai acontecer com o esporte, mas creio que a parte essencial pra mudança é a do público, refletindo nos critérios de avaliação.

Sobre a nova categoria criada, eu vi a alguns dias atras, achei muito interessante, e acredito que vai fazer muito, muito sucesso.

Link para o comentário

Na minha muitíssima humilde opinião, essa ''mudança'' dos padrões não daria certo se vindo de um ou outro atleta que quisesse inovar, pois como falado acima ainda creio que o que aconteceria é ele estar na ultima colocação pois estaria fora do PADRÃO dos outros da categoria.

Também não acho que isso partiria dos juízes, essa é a menos provável pra mim, mal vejo motivo pra isso acontecer...

Acho mesmo é que isso vai partir do público, as vezes vejo a rede social de alguns Mr, algum vídeo de treino ou diário (inclusive do Ronnie, um antigo) e me deparo com alguns comentários do tipo: Isso não é bonito como era, é só um cara gordo com músculos, ou então: Isso é uma coisa feia, jamais iria querer ser assim.

Logico, existem atletas no Mr Olympia que fogem um pouco do padrão, nao que sejam igual aos old school, mas sao mais parecidos, exemplo: Cedric McMilan e Steve Kuclo , e nao conseguem resultados expressivos no olympia

Vai partir da vontade da IFBB, agora nao é tao simples, deve ter muita coisa por trás disso ai

Link para o comentário

Discordo, a MP jamais sera a newschool porque seus critérios se encaixam mais em concurso de modelo do que bodybuilding propriamente dito. Onde sorriso, beleza facial, qualidade da pele e carisma conta na pontuação. Se voce observar a nata dos verdadeiros amante do fisiculturismo, voce nao vai achar quase nenhum que gosta da MP, a maioria(nao todos) dos fans sao de iniciantes e os que "treinam pra pegar mulher".

Se mudar algumas regras e tirar esse padrao de rosto bonito pode se tornar uma grande categoria, Quando liberarem os patrocinadores de colocarem suas marcas nos calções será uma boom tão grande que vai ficar muito conhecido os MP, Imagina Nike, Adidas etcs patrocinando os atletas como é no futebol, Se não me engano a categoria Old School só foi criado pela fama do MP e da bizarrice do Mr Olympia.

@Topico

Para mudar o Mr Olympia é só com o avanço da tecnologia ou alguém entrar com o volume dos atuais e a barriga dos olds que é quase impossível

Link para o comentário

Salve MonsterFreak, para te responder, vou destacar algo que achei muito interessante no comentário do Torf:

Quanto a essa questäo do MP, vou trazer um exemplo das lutas para fazermos uma comparacäo.

No boxe, por exemplo, a categoria que sempre teve a maior importância, bem superficialmente falando, foram os pesos pesados acima de 91 kg. Só que já há algum tempo vários lutadores de outras categorias, com muita técnica e lutas excelentes, foram conquistando seu espaco e, nos dias de hoje, por näo contarmos com lutadores dos pesos pesados do nipe de Tyson, Ali, Hollyfield, Frazier, Foreman, etc, está sendo dada cada vez mais atencäo a outras categorias. Os pesados deixaram de ser, no meu modo de ver, uma categoria bastante acima das outras. Tanto é que enquanto as "lutas do séculos" do século passado envolveram em sua maioria pesados (Tyson vs. Hollyfield 1997, Ali vs. Foreman 1974, Ali vs. Frazier 1975, etc), a luta do século que tivemos recentemente, que rendeu uma quantidade de dinheiro fenomenal, foi entre meio-medios até 67 kg!

Estou viajando muito e quero chegar à questäo do tópico:

Será que algum dia, por causa dos shapes que vemos hoje no Mr. Olympia, palumboismo, etc, teria alguma outra categoria alguma chance de se tornar a mais popular ou, pelo menos, tentar competir com igualdade?

Essa mutação do esporte é um assunto já abordado por nós em outros tópicos.

Eu acredito que a NewSchool possa surgir de novos padrões que veem surgindo. A profissionalização do esporte vem proporcionando e cobrando dos juízes e federações critérios mais palpáveis de julgamento, diferentes do víamos no passado, a começar pelas exigências para as categorias. "Simetria", "harmonia", "volume" são conceitos vagos e passíveis de contestação. Aliás, por um bom tempo a graça do esporte foi justamente essa variedade de julgamentos e os "reis sem coroa" que o fisiculturismo criava. Com critérios cada vez mais delimitados (como no vídeo, na nova categoria Classic Physique), por exemplo, por tamanho e peso teremos novas personalidades (bodybuilders) surgindo para categorias e públicos específicos.

Por exemplo, eu tenho linhas de endormorfo, minha cintura não é fina. Nunca foi e nunca será. Então, não tem como eu gostar (me identificar) com uma categoria como a Mens Physique. Ontem eu estava lendo O Poder do Hábito e ele fala sobre o segredo de grandes sucessos no mundo da música. E o segredo estava na familiaridade. Quando escutamos uma música e ela tem algo (seja o cantor, a melodia, o ritmo) que já nos é familiar nós tendemos a aceitar mais facilmente aquela música. Talvez o sucesso atual da Mens Physique é porque ela pega algo que já nos é familiar (o corpo dos modelos de Holywood que 9 em cada 10 mulheres aceitam ser o mais atrativo) e trazer algumas novidades (um pouco de volume e definição do esporte), então você cria um "novo velho".

A mesma coisa eu acho que pode acontecer com a Classic Physique. Com categorias divididas por altura e peso, teremos corpos cada vez mais desejáveis e familiares ao que possuímos e não uma corrida cega por cada vez mais volume e desenvolvimento muscular.

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...