Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Boas,

Habitualmente é assumido fazer primeiro exercicio composto seguido de isolado para o mesmo grupo muscular.

Durante algum tempo fiz SL 5x5 e não fazia qualquer exercicio de isolamento. Hoje em dia estou valorizando mais esta vertente.

Creio que a abordagem comum seria:

1. Compostos

2. Isolados

3. Compostos

4. Isolados

Alguem acha que tem sentido todos os compostos junto e todos isolados no fim:

1. Compostos

2. Compostos

3. Isolados

4. Isolados

Gostaria de saber se alguém tem experiência com esta questão, e qual o melhor rendimento.

Postado

Todos os compostos primeiro seria melhor mesmo. Vejo os exercícios isolados como uma maneira de tirar a última gota de energia do músculo, aí é melhor encaixá-los só no final.

Pra exemplificar, vamos supor um treino padrão de peito/ombros/tríceps:

* Supino reto

* Crucifixo

* Desenvolvimento militar

* Elevação lateral

* Supino fechado

* Tríceps polia

Nesse caso, tanto o desenvolvimento militar quanto o supino fechado usam uma parcela da energia do peitoral. Se o crucifixo for feito antes deles, o peito já estará bem desgastado e prejudicará o movimento dos compostos.

Ou seja, a meu ver, uma ordem melhor seria:

* Supino reto

* Desenvolvimento militar

* Supino fechado

* Crucifixo

* Elevação lateral

* Tríceps polia

E se fizer um treino agonista/antagonista, melhor ainda, pois até dá um descanso a mais pros músculos se recuperarem.

Postado (editado)

Obrigado pela opinião.

Era mesmo isso que precisava de saber. Por alguma razão onde treino não existe esta lógica, mas é o que faz sentido para mim.

@Luís Guadagnin, já ouvi muito falar de treino agonista/antagonista, da boca do próprio Arnold até, com vista ao que ele fala de "separação muscular"

Você recomendaria este tipo de treino? Por exemplo costa e peito no mesmo dia?

Editado por fernandeslm
Postado

Com certeza. Sempre usei essa lógica em rotinas full body e upper/lower. É boa até pra prevenir desbalanços musculares, visto que você programa a mesma quantidade de exercícios de push e pull.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...