Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

20 Mitos Da Nutrição Derrubados Pela Ciência

MonsterFreak

Posts Recomendados

Publicidade

Excelente tópico Monster, principalmente em relação a low carb. Ontem meu prof de biologia estava falando de gorduras, que elas não são saudáveis (não se referiu a uma específica).. aguardo as aulas sobre carbos e gorduras. Hahahaha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que você viajou em falar que a insulina empurra as partículas de gorduras pra dentro, está confundindo gordura macro com tecido adiposo. Agora acredito que o mais importante seja o total diário, concorda ? Como vimos em alguns relatos bem sucedidos de IF e WD

Creio que ele perguntou isso pq um Coach famoso fez essa afirmação, inclusive o Caio Bottura postou o estudo do Alan sobre isso: Carbs and fats friends after all? e o coach afirmou que utilizar gordura com carbo seria ruim pra estetica podendo causar maior acumulo de bf.

Link para o comentário

Creio que ele perguntou isso pq um Coach famoso fez essa afirmação, inclusive o Caio Bottura postou o estudo do Alan sobre isso: Carbs and fats friends after all? e o coach afirmou que utilizar gordura com carbo seria ruim pra estetica podendo causar maior acumulo de bf.

Se vc tiver algo sobre isso pode colocar aqui ? Postei uns 3 artigos ali em cima da uma olhada

Link para o comentário

Ótimo tópico como sempre, Monster.

Não li tudo ainda, mas só pra complementar esse por enquanto:

Mito 2: sal deve ser restrito, para baixar a pressão arterial e reduzir os ataques cardíacos e derrames
O mito do sal ainda está vivo, embora nunca tenha havido qualquer bom suporte científico para isso.
Apesar da redução de sal reduzir a pressão arterial por 1-5 mm / Hg, em média, isso não tem qualquer efeito sobre ataques cardíacos, acidentes vasculares cerebrais ou morte ( 6, 7 ).
Claro, se você tiver uma condição médica como hipertensão sensível ao sal, você pode ser uma exceção ( 8 ).
Mas o conselho da saúde pública que todo mundo deve reduzir sua ingestão de sal (e tem que comer comida sem sal e sem graça) não se baseia em evidências.
Há pesquisas que indicam que na verdade o açucar, em especial a frutose, tem um impacto significativo no aumento da pressão arterial. [1]
A diabete tipo II mesmo, está relacionada diretamente com pressão alta. Pessoas que desenvolvem diabetes, em sua grande maioria, pra não dizer todos, tem problemas com pressão. [2]
Link para o comentário

Copiei e colei pq perdi o link, mas ta na página do Dudu Haluch, quem quiser... é aqui

https://www.facebook.com/eduardo.haluch.5

O post do Dudu:

MISTURAR CARBOIDRATOS E GORDURAS EM UMA REFEIÇÃO TEM PROBLEMA? (Alan Aragon)

"Uma das maiores falhas lógicas da filosofia "não misture carboidratos com gordura" é que é extremamente raro para indivíduos que consomem mais do que uma ou duas refeições por dia para estar em um estado verdadeiramente jejum além de acordar pela manhã. Para a maioria de nós, em uma refeição há constante sobreposição na absorção que mantém insulina, glicose, aminoácidos e lipídios sangue acima dos níveis de jejum. Desde que nós gastamos a maioria de nossas horas de vigília no 'estado alimentado', é ingênuo pensar que podemos evitar esta sobreposição simplesmente separando nossos carboidratos e gordura ingeridos por algumas horas. Então, é essa mistura de substratos em circulação uma coisa ruim para a perda de gordura em primeiro lugar?

Uma coisa que realmente me incomoda é quando alguém faz uma afirmação inflexível sobre como funciona o corpo, mas não tem nenhuma evidência objetiva para apoiá-la. Tal é o caso de afirmar que a mistura de gorduras e carboidratos é a chave para o ganho de gordura (ou retenção de gordura). Que eu saiba, só há um único estudo que compara diretamente a separação de carboidratos e gorduras contra a sua combinação [2]. Ambos os grupos perderam uma quantidade significativa de peso corporal. Embora não a um grau de significância estatística, o grupo de combinação tiveram maior perda de peso em gordura. Os pesquisadores concluíram que apesar da crença popular, a separação dos macronutrientes (carboidratos e gordura em particular) não teve nenhum benefício metabólico durante consumi-los juntos.

Enquanto você está ciente de suas metas de macronutrientes para o dia, vá em frente e coma manteiga de amendoim com sua aveia se o seu pequeno coração deseja. Deixe os comportamentos alimentares neuróticos para aqueles com muita fé em contos de fadas".

Alan Aragon

Alguns comentários interessanter:

• 11880547_603053056499545_486497246217452
    Bruno Pina ótimo tema Dudu, proponho uma discussão sem ad hominem para quem quiser participar, porém tenho prova na faculdade muito em breve, então só vou dar o pontapé inicial e vamos ver o que rola, mas infelizmente não vou poder participar ativamente pelas próximas horas... quando retornar eu leio e faço um apanhado geral do que foi dito.

vamos lá... sempre juntando teoria com prática, estudos e resultados na vida real, prática aplicada etc.

vou copiar o que eu disse pro Caio Bottura (aí caio, alguém de renome te defendendo no nosso meio) sobre, salvo engano, esse mesmo artigo. pelo menos era do mesmo autor (Alan Aragon).

eu tinha dissertado mais, mas não estou conseguindo achar... porém dá pra gente iniciar o debate assim.

iniciemos:

"Caio Bottura, vamos lá, agora que estou em casa posso elaborar um pouco melhor.

Veja bem, ninguém aqui, (pelo menos eu) está endeusando CBL... existem inúmeras formas de assar o bolo, por um acaso eu trabalho com essa metodologia na maior parte dos casos, mas trabalho com outras formas de dieta também, cada caso é um caso.

Minha crítica aqui é à sua visão superficial do contexto, porque um cara escreveu um artigo... olha só, eu não sei você, mas tem mais ou menos 5 anos que eu estudo profundamente esse assunto, insulina então é algo que eu me aprofundei ao máximo, não é a toa que ajudo coaches nesse sentido, tenho alunos diabéticos tipo I, tipo II e todos sob controle perfeito da doença... então isso deveria te dizer algo.

Agora olha só, deixa eu te explicar caso você não entenda como funciona insulina... vou explicar superficialmente, é claro, porque é um tema bem complexo... quando você ingere glicose o corpo libera uma quantidade de insulina correspondente à essa liberação de glicose, visando regular a glicemia capilar, mandar essa glicose pra dentro da célula pra que ela possa ser utilizada pra gerar energia na mitocôndria, sistema glicolítico p/ geração de ATP etc... o restante é estocado como "reserva" (glicogênio).

Ótimo, então o que isso nos diz? Que insulina é um hormônio de armazenamento, correto? E não só isso, é o hormônio de armazenamento/transporte de nutrientes mais eficaz do corpo humano, e TEM que ser assim, porque glicose TEM que ser absorvida rapidamente, foi pra isso que ela foi desenvolvida, é o mecanismo dela e o transportador dela é insulina, então é óbvio que insulina é extremamente eficaz nesse sentido!!!

Agora entenda de uma vez por todas, se insulina é absurdamente eficaz pra armazenar, o hormônio mais eficaz de todos nesse sentido, quando você ingere glicose junto com um ALTO teor de gordura/ácidos graxos, o que acontece é o seguinte, numa situação normal, com insulina baixa ou na ausência dela, essa gordura dificilmente seria transportada com tanta facilidade pra um ambiente intracelular (e isso inclui tecido adiposo), porém quando você tem insulina presente e SOCA gordura, essa gordura tem uma facilidade absurdamente maior de ser transportada pro ambiente intracelular, e por conseguinte não só pra dentro do músculo onde pode ser estocada como gordura intramuscular, como também pra dentro do tecido adiposo, com EXTREMA facilidade...

Pois bem, isso significa que se você beber coca cola e comer 5 colheres de pasta de amendoim integral você vai ficar gordo imediatamente? NÃO!!! Mas COM CERTEZA você vai facilitar MUITO essa lipogênese.

Aí você fala: "Porque os pros não fazem isso? Porque o Michael Phelps come sei lá quantas pizzas e não se fode? 10.000kcal/dia? Porque meu amigo come só merda e permanece seco?"
    AMIGO, ENTENDA UMA COISA CHAMADA E-X-C-E-Ç-Ã-O!!! Tem alunos meus com a MESMA altura, MESMO peso e MESMA quantia de massa magra e BF%, que um come 2500kcal e outro come 5000kcal pra crescer, explica isso!

Outra coisa é que pros estão ENTUPIDOS de drogas, tem aluno meu usando GH e tren que literalmente saiu da dieta por 1 mês inteiro e engordou quase nada, sendo que se fizesse isso natural teria virado uma bola, e estamos falando de um cara normal, agora imagina um PRO!

Não só isso, existem os casos onde os caras têm um grau de atividade física enorme, treinam extremamente pesado, cardio constante, treino sempre constante, o metabolismo extremamente acelerado, nesses casos, SIM, dá pra fazer algumas loucuras nesse sentido...

Mas o BOM SENSO, a literatura, a CIÊNCIA!!!!!!!! Nos diz que NÃO, isso não é a melhor forma de lidar com essa situação... só isso! Porém novamente, existem casos e casos... para a MAIORIA das pessoas que são SIM destreinadas (pra mim quem treina 4x por semana num treino xexelento e mal faz cardio, treina há 1-2 anos é destreinado), a maioria tem SIM uma genética mediana/fraca, a maioria tem SIM um quadro hormonal ruim/inferior... para a MAIORIA dessas pessoas, eliminar essas variáveis pode SIM fazer toda a diferença...

E isso se reflete, por exemplo, em eu pegar alunos comendo 2500kcal e engordando, e colocar eles pra comer 3500kcal em alguns meses e secando... pergunta pro "Alan Aragon" como isso é possível..."
    • 11145053_1622300558042135_38407822957065
      Dudu Haluch Bruno Pina já começo achando estranho vc julgar q insulina só terá efeito significativo sobre armazenamento de nutrientes quando se usa carbo e ñ proteínas (não estou dizendo q é a mesma coisa, mas proteínas potencialmente elevam a insulina, e sua baseteórica se perderia aqui pela sua premissa). Outro ponto importante é q se vc distribui os macros no decorrer do dia vc tem elevações menos agressivas de insulina, aí vc vai dizer q CBL aumenta sensibilidade à insulina, e eu te digo q low carb fará o mesmo, exercício tb. P mim o seu ponto se baseia em especulação mais do q na prática, pq podemos pegar várias pessoas q ñ usam esse tipo de estratégia e tem resultados melhores ou tão bons quanto. Vc falou em lipogênese, mas a lipogênese é uma via q pouco contribui para o armazenamento de gordura (mesmo em dietas muito high carb, tem bons estudos mensurando isso), o q torna a insulina potencialmente favorável p acumular gordura é seu efeito anti-lipolítico e o efeito poupador de gordura dos carboidratos. Eu entendo perfeitamente q esse tipo de estratégia funcione , mas ñ aceito o julgamento precipitado e sem embasamento científico de q isso seja necessariamente mais eficaz, o mesmo q penso sobre AEJ (q por sinal utilizo no meu contexto de estratégia, e ñ acho q ele por si seja diferencial). Enfim, normal q vc tenha maior oxidação de gorduras em períodos mais restritos de carboidratos (como no CBL) , mas vc precisa olhar p o dia todo, então se mantém níveis de insulina mais baixos de forma constante vc ñ pode dizer q isso ñ fará tão bom quanto.
      Dudu Haluch MUITO CUIDADO AQUI MANIN, CUIDAR BEM COM O Q VC FALOU E O ARAGON TOMA ESSE CUIDADO NO TEXTO: "Agora entenda de uma vez por todas, se insulina é absurdamente eficaz pra armazenar, o hormônio mais eficaz de todos nesse sentido, quando você ingere glicose junto com um ALTO teor de gordura/ácidos graxos, o que acontece é o seguinte, numa situação normal, com insulina baixa ou na ausência dela, essa gordura dificilmente seria transportada com tanta facilidade pra um ambiente intracelular (e isso inclui tecido adiposo), porém quando você tem insulina presente e SOCA gordura, essa gordura tem uma facilidade absurdamente maior de ser transportada pro ambiente intracelular, e por conseguinte não só pra dentro do músculo onde pode ser estocada como gordura intramuscular, como também pra dentro do tecido adiposo, com EXTREMA facilidade..."
      Dudu Haluch Vamos lá, socar gordura com carbo ñ seria nada inteligente, por tudo q vc disse, mas ñ é isso q estamos avaliando (o Aragon adverte isso no artigo), o q foi considerado são quantidades moderadas de ambos, ou alta de um e baixa do outro, usar extremos pdefender um ponto ñ é algo razoável. Lembrar tb q nosso corpo faz quebra e reesterificação de triglicerídeos em ácidos graxos o tempo todo, e. o diferencial é o quanto disso de fato será oxidado (isso varia no decorrer do dia de acordo com sua rotina, oxidando mais nos períodos de jejum, e menos no estado alimentado). Agora considerando q vc está dizendo q estamos comparando a mesma dieta, com mesmo balanço de macros, nesse caso se alguém socar gordura com carbo em algum momento do dia, então em outro momento do dia estará necessariamente com carbo e gordura muito baixo, insulina baixa, consequentemente vai favorecer maior oxidação de gordura. Essa comparação ñ é justa se vc usa o argumento sem contextualizar as duas dietas no decorrer do dia. O certo seria supor q em nenhum momento vai considerar uma refeição socando gordura com carbo, pq isso vai afetar o restante da dieta no decorrer do dia, então seu exemplo virá um contra exemplo.
    • 1620883_10203724044773595_46281989000650
      Lucas Cardoso A gordura junto com os carbos diminuem o pico de insulina pela ação da CCK que inibe ou diminue o esvaziamento gástrico. Quanto mais lipideo na refeição mais CCK liberada. O que é um fator favorável para quem deseja perder gordura evitando picos de insulina.
    • 10553588_827804913946556_662482453638061
      Fernando Miguel Inclusive,nós ja vimos como algumas proteinas podem dar picos glicêmicos ASSUSTADORES haha cuidado com esse simples argumento.

Editado por Trew
Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...