Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Gente, tipo, eu comprei um pacote de aveia, e na informação dizia assim:

Porção de 30g (2 colheres de sopa)

kcal: 90

carb: 15g

prot:4g

gorduras totais:2,4g

Aí que eu me pergunto, isso é possível? porque se cada grama de gordura e carbo equivalem a 4kcal, e cada grama de gordura equivale a 9kcal, fazemos: 15 x 4 = 60 + 4 x 4 = 16 + 2,4 x 9 = 21,6 ........................ ou seja: 60 +16 + 21,6 = 97,6g.

Daí vem a dúvida, é possível ter 90kcal ou tá errado mesmo?

Publicidade

Postado

Sim de facto proteína e hidratos de carbono em média 4Kcal por grama, assim como a gordura tem em média (aqui a margem de erro é menor) tem 9Kcal por grama.
Mas isso é apenas uma média.

A exemplo: algumas proteínas, devido à energia que vamos necessitar para as digerir é como se tivessem apenas 3.8 Kcal.

E há algo que aí não é mencionado: a quantidade de fibra que a aveia tem. A fibra tem cerca de 2.4 Kcal por grama, mas pelos vistos aí no Brasil parece não ser obrigatório no rótulo, logo tu não podes calcular 2.4 Kcal, contabilizando os hidratos de carbono totais, e tendo um valor mais elevado do que o real.

Estou apenas a apresentar uma explicação, mas posso também estar errado.
Espero que te tenha esclarecido algumas dúvidas :cap:

• Supermoderador
Postado

Tem produto alimentício que na tabela nutricional diz: Porção de 30g Carboidratos 50g / Proteína 10g / Gorduras 5g. Ta cheio disso por aí. Principalmente produtos de marcas pequenas. Desconsidere.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...