Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Galera, fiz um checkup geral no cardiologista... e dentre outros exames, fiz o exame cardiopulmonar.

Dentre as várias informações, uma das que mais me saltou os olhos foi a tabela de metabólicos, como fiz uma bateria grande de exames e essa tabela não era exatamente o escopo da consulta médica, não pude tirar muitas dúvidas a respeito dela com o médico.

Queria saber onde encontro mais informações ou se alguém pode me esclarecer a respeito dela.

Queria saber as seguinte coisas:

1 - Vendo a tabela, posso presumir que minha faixa ideal (para perda de gordura corporal com mínimo de catabolismo muscular) seria entre 124-137 bpm ?

2 - Se eu faço os aeróbicos no pós treino, esses valores costumam ser alterados em relação aos bpm ?

3 - No treino com pesos, temos várias metodologias de intervalos entre as séries, gostaria de saber se, tendo um monitor cardíaco, é mais interessante eu basear os intervalos em relação ao tempo ou a frequencia cardíaca ? (Ex: Em vez de esperar 1 minuto pra iniciar outra série, esperar os batimentos atingirem X% da frequencia..)

Meu plano seria fazer os aeróbicos sempre no pós treino, 4x por semana, sempre entre 10 a 20 minutos. Se eu levar em conta o que eu imagino que esse exame demonstra, planejo ficar nessa faixa de bpm durante todo o aeróbico.

A ideia é essa ? Tem algo que eu não esteja observando que possa me ajudar a perder gordura corporal (em termos de treino e utilização de monitor cardíaco).

São muitas perguntas... eu sei. Mas pesquisei um pouco no google e o assunto fica meio escondido na área de saúde.. encontrei muita informação mais relacionada ao escopo do exame e coisas do tipo do que relacionado ao seu uso direcionado a manipulação de composição corporal.

No fórum não encontrei nada com os termos que pesquisei, portanto, venho recorrer aos colegas.

Agradeço desde já !

jYbUXOKl.jpg

Publicidade

Postado

isso é metabolismo energético cara.

teoricamente sim, você está certo

quanto mais leve a atividade, a maior predominancia é via aerobia oxidativa = gorduras

quanto mais pesada, anaerobia glicolitica, = carboidratos, glicose e proteinas

mas o que realmente importa pra você?

a quantidade de gorduras utilizadas durante seu aerobio ou a quantidade de calorias eliminadas em um HIIT ? somando no deficit final do dia?

Postado

Saintgraal, Valeu a resposta..!!

Eu entendo que seja metabolismo energético... mas queria entender melhor o que significa exatamente ... mas, sem ler pilhas de livros e me aprofundar no assunto, não achei muita informação que me desse um norte... interpretei o exame com bom senso mesmo ...

O meu interesse era entender... pra decidir se é mais interessante fazer aeróbico como atividade aeróbica ou, da maneira que vc colocou, anaeróbica glicolítica.

Pelo que eu entendi então, após o treino (momento em que as fontes glicolíticas já estão escassas) seria mais interessante eu me manter antes do limiar anaeróbico do exercício (no meu caso, 124-140 batidas por minuto), porquê dessa maneira eu consigo queimar gordura em vez de exigir do organismo outras fontes glicolíticas (que pelo que entendi, incluiriam, dentre outros, o catabolismo muscular como fonte de aminoácidos), otimizando a queima de gordura e minimizando o catabolismo muscular. Estou certo no raciocínio ?

Eu ODEIO ser o cara que só pergunta... realmente odeio... Mas eu realmente sou leigo nessas questões de fisiologia... então, aceito sugestões de leituras a respeito do tema.. não sou preguiçoso que não gosta de pesquisar, mas sobre o tema, eu não tenho nem um norte. rs.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...