Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Movimento Separatista, O Sul Do Resto Do País


NewbieTrack

Posts Recomendados

Publicidade

Pelo menos pelas vias legais isso é impossível.

Exato.

Só quem for muito leigo para suscitar algo do tipo. Pelas vias legais, a forma federativa do país é clausula pétrea da Constituição Federal (não poder se modificada). Pelas formas ilegais a própria CF prevê intervenções para impedir qualquer movimento com este intento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante Víkingr

Como dito anteriormente as unidades federativas não tem poder de secessão, então podem tirar o cavalinho da chuva. O sudeste economicamente é muito mais forte que o sul, e nem por isso tem esse tipo de conversa por aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como dito anteriormente as unidades federativas não tem poder de secessão, então podem tirar o cavalinho da chuva. O sudeste economicamente é muito mais forte que o sul, e nem por isso tem esse tipo de conversa por aqui.

Mas não se trata apenas de economia. O movimento se apoia muito mais na diferença cultural, pelo menos é o que eu vejo. Não sei como é em SC e no Parará, mas aqui no RS o pessoal é muito tradicionalista, andam sempre de bombacha e com a cuia na mão... Na verdade quem faz isso em sua maioria são os mais antigos, já os jovens ficam escutando funknejo e torrando dinheiro em baladas com djs de fora do estado, só são tradicionalistas na semana farroupilha, dai colocam uma roupa bem bonita e falam puxando o sotaque ehauehauheu pqp, eu acho essa gente escrota demais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas não se trata apenas de economia. O movimento se apoia muito mais na diferença cultural, pelo menos é o que eu vejo. Não sei como é em SC e no Parará, mas aqui no RS o pessoal é muito tradicionalista, andam sempre de bombacha e com a cuia na mão... Na verdade quem faz isso em sua maioria são os mais antigos, já os jovens ficam escutando funknejo e torrando dinheiro em baladas com djs de fora do estado, só são tradicionalistas na semana farroupilha, dai colocam uma roupa bem bonita e falam puxando o sotaque ehauehauheu pqp, eu acho essa gente escrota demais

Diferença cultural tem em todo estado, se for só por isso os outros deveriam ter este tipo de movimento também, a Bahia seria um país independente, o Norte etc...

Você mora na Capital do seu estado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui no PR o Norte é diferente do sul, que é diferente da capital. É um estado bem heterogêneo. Mas, mesmo assim, se isso fosse votado, com certeza seria aprovado.

Eu, particularmente, não acredito que separar o sul do resto é algo possível.

Se isso fosse feito, dividindo a dívida por numero de habitantes e não cobrando nada a mais por isso, rapidamente o Sul se desenvolveria, talvez ao nível do Chile. Se tornar país com nível de 1º mundo acho que demoraria muito.

Infelizmente o sulista superestima a região, que é ótima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho interessante o tema. Sou de PE e apoio.

Com certeza não teríamos a influencia global que o Brasil como um todo tem. Porém, talvez fôssemos vários países melhores.

Pernambuco tentou a independência 3 vezes, conseguiu uma vez. Porém o Imperador conseguiu acabar com os insurgentes. Porém a que mais marcou foi quando PE tentou a independência da maior parte do NE. (Não seria esse o sonho de vários outros brasileiros?) kkk

Acredito que a Região NE fosse estar bem mais desenvolvida do que é hoje. Os Insurgentes tinham grandes ideais libertários. Um dos motivos da separação era a alta carga tributária do império - Que é insignificante ao que é hoje em dia cobrado pela república - Então creio que o novo país fosse ser mt mais liberal, pois com poucos impostos e burocracia atrairia investimento, negócios, logo haveria mais emprego, riqueza, etc.

SP, BA, Pará, PE, RS, MG, RJ.. Todos já tentaram a independência alguma vez. Se houvesse tido mais sincronia nas revoltas (e não ocorressem em anos distintos), tenho certeza que o País estaria fragmentado.

Entretanto o que disseram ai já é verdade. É IMPOSSÍVEL (sem guerra) haver secessão, a constituição proíbe. E o Sul, nem qualquer outra região conseguiria. A não ser q os movimentos separatistas surgissem em outras partes do País. Isolando o Brasília e o Governo Federal. Então a pressão seria tanta que talvez criassem uma nova constituição, sem Guerra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...