Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Publicidade

Postado

Pelo menos pelas vias legais isso é impossível.

Exato.

Só quem for muito leigo para suscitar algo do tipo. Pelas vias legais, a forma federativa do país é clausula pétrea da Constituição Federal (não poder se modificada). Pelas formas ilegais a própria CF prevê intervenções para impedir qualquer movimento com este intento.

Visitante Víkingr
Postado

Como dito anteriormente as unidades federativas não tem poder de secessão, então podem tirar o cavalinho da chuva. O sudeste economicamente é muito mais forte que o sul, e nem por isso tem esse tipo de conversa por aqui.

Postado

Como dito anteriormente as unidades federativas não tem poder de secessão, então podem tirar o cavalinho da chuva. O sudeste economicamente é muito mais forte que o sul, e nem por isso tem esse tipo de conversa por aqui.

Mas não se trata apenas de economia. O movimento se apoia muito mais na diferença cultural, pelo menos é o que eu vejo. Não sei como é em SC e no Parará, mas aqui no RS o pessoal é muito tradicionalista, andam sempre de bombacha e com a cuia na mão... Na verdade quem faz isso em sua maioria são os mais antigos, já os jovens ficam escutando funknejo e torrando dinheiro em baladas com djs de fora do estado, só são tradicionalistas na semana farroupilha, dai colocam uma roupa bem bonita e falam puxando o sotaque ehauehauheu pqp, eu acho essa gente escrota demais

Postado

Mas não se trata apenas de economia. O movimento se apoia muito mais na diferença cultural, pelo menos é o que eu vejo. Não sei como é em SC e no Parará, mas aqui no RS o pessoal é muito tradicionalista, andam sempre de bombacha e com a cuia na mão... Na verdade quem faz isso em sua maioria são os mais antigos, já os jovens ficam escutando funknejo e torrando dinheiro em baladas com djs de fora do estado, só são tradicionalistas na semana farroupilha, dai colocam uma roupa bem bonita e falam puxando o sotaque ehauehauheu pqp, eu acho essa gente escrota demais

Diferença cultural tem em todo estado, se for só por isso os outros deveriam ter este tipo de movimento também, a Bahia seria um país independente, o Norte etc...

Você mora na Capital do seu estado?

Postado

Aqui no PR o Norte é diferente do sul, que é diferente da capital. É um estado bem heterogêneo. Mas, mesmo assim, se isso fosse votado, com certeza seria aprovado.

Eu, particularmente, não acredito que separar o sul do resto é algo possível.

Se isso fosse feito, dividindo a dívida por numero de habitantes e não cobrando nada a mais por isso, rapidamente o Sul se desenvolveria, talvez ao nível do Chile. Se tornar país com nível de 1º mundo acho que demoraria muito.

Infelizmente o sulista superestima a região, que é ótima.

Postado

Acho interessante o tema. Sou de PE e apoio.

Com certeza não teríamos a influencia global que o Brasil como um todo tem. Porém, talvez fôssemos vários países melhores.

Pernambuco tentou a independência 3 vezes, conseguiu uma vez. Porém o Imperador conseguiu acabar com os insurgentes. Porém a que mais marcou foi quando PE tentou a independência da maior parte do NE. (Não seria esse o sonho de vários outros brasileiros?) kkk

Acredito que a Região NE fosse estar bem mais desenvolvida do que é hoje. Os Insurgentes tinham grandes ideais libertários. Um dos motivos da separação era a alta carga tributária do império - Que é insignificante ao que é hoje em dia cobrado pela república - Então creio que o novo país fosse ser mt mais liberal, pois com poucos impostos e burocracia atrairia investimento, negócios, logo haveria mais emprego, riqueza, etc.

SP, BA, Pará, PE, RS, MG, RJ.. Todos já tentaram a independência alguma vez. Se houvesse tido mais sincronia nas revoltas (e não ocorressem em anos distintos), tenho certeza que o País estaria fragmentado.

Entretanto o que disseram ai já é verdade. É IMPOSSÍVEL (sem guerra) haver secessão, a constituição proíbe. E o Sul, nem qualquer outra região conseguiria. A não ser q os movimentos separatistas surgissem em outras partes do País. Isolando o Brasília e o Governo Federal. Então a pressão seria tanta que talvez criassem uma nova constituição, sem Guerra.

Postado

Sou do suldeste, mas totalmente a favor da separação, dada as dimensões do Brasil temos duas opções para crescer, uma reforma política, ou a separação, com essa organização política atual não cresceremos nunca com uma população e território grande como o nosso;

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...