Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Artigo - Doping No Jiu-Jitsu E Mma

Posts Recomendados

Postado

Por Leandro Paiva, colaborador especial do blog e autor do livro Pronto Pra Guerra:

De Fato, existe referência de doping entre atletas de modalidades de combate inseridas nos Jogos Olímpicos. Entretanto, cabe uma pergunta: e quando a modalidade não é inserida nos Jogos? Aí, a coisa complica.

Em estudos realizados com lutadores de MMA e Jiu-Jitsu, respectivamente, modalidade profissional e amadora, dá para se ter pequena noção da realidade. No MMA, os organizadores dos principais eventos ainda disfarçam, e “fingem” realizar o “controle” somente logo antes dos combates.

O problema desse “controle” é que se o atleta tem o minimo de conhecimento sobre metabolização de fármacos, pode se programar para interromper o uso, de modo que não seja detectada a droga utilizada previamente.

No livro Pronto Pra Guerra, apresento algumas dessas informações para jogar luz na farsa do antidoping para lutadores de MMA. Utilizo a palavra “farsa”, pois atletas com conhecimento superior podem dopar-se e mesmo assim não serem pegos nos testes.

Já no Jiu-Jítsu, não existe absolutamente nenhum controle. Em estudos realizados com praticantes de Jiu-Jítsu e lutadores de nível regional de MMA, foi observado que existe quantidade não desprezível de usuários de esteróides anabólicos androgênicos. Infelizmente, carecem estudos de longo prazos acompanhando lutadores de nível nacional e internacional dessas modalidades.

No MMA, Amtmann (2004) observou que, dentre um grupo de 28 atletas norte-americanos que se preparavam para um evento regional de Mixed Martial Arts, ao menos 5 reportaram uso de esteróides.

No Jiu-Jítsu, dois estudos realizados com amostras regionais, representam um “microcosmo” do “macrocosmo” do consumo de esteróides entre atletas e praticantes dessa modalidade. No primeiro (Bedê, 2006), foi observada a prevalência do uso de esteróides anabólicos androgênicos entre praticantes de Jiu-Jítsu do bairro Icaraí, na cidade de Niterói - Rio de Janeiro.

Tradicionalmente, a cidade de Niterói é conhecida no meio da luta pela quantidade e excelência dos centros de prática da modalidade de Jiu-Jítsu. De um total de 55 praticantes, a prevalência encontrada para o uso de esteróides anabólicos androgênicos foi de 26,43% no grupo dos competidores e quando comparado faixa a faixa a prevalência variou de 9,09% para os faixas branca até 50,00% entre os faixas preta. A média de idade de início do uso foi de 21 anos. As drogas mais utilizadas foram: Durateston, Deca-durabolim e Winstrol (Obs.: nomes comerciais).

O autor do estudo concluiu que a prevalência do uso de esteróides anabólicos androgênicos foi maior entre os que participavam de competições, além de aumentar proporcionalmente de acordo com a graduação do atleta, ou seja, a prevalência foi maior entre lutadores mais graduados. Os lutadores alegaram que o principal motivo para o uso foi a melhora do desempenho desportivo.

No segundo estudo (Castro, 2004), foi observada a utilização entre os pacientes de uma clínica de medicina do esporte em Florianópolis - Santa Catarina. Nele, verificou-se que, dentre praticantes de diversas atividades, os praticantes de Jiu-Jítsu ficaram em 2.º lugar, atrás apenas dos praticantes de musculação. As drogas mais utilizadas foram: Deca-durabolim, Durateston, Winstrol e Dianabol (Obs.: nomes comerciais).

Leandro Paiva é professor de educação física e autor do livro Pronto Pra Guerra. Já auxiliou na preparação de atletas de ponta como Ricardo Arona e Bibiano Fernandes. Ele colabora com este blog sempre às segundas-feiras. Para saber mais sobre o autor e o livro entre em http://www.prontopraguerra.com.br/

fonte: http://gustavonoblat.blog.terra.com.br

Publicidade

• 1 mês depois...
Postado

O uso dos AE's vem crescendo a cada dia, é uma coisa que não se pode evitar = o aquecimento global, temos que nos preparar pq uma hora ele vai f**** com a p*** toda se já não tá....

Todo atleta de alto rendimento faz uso dos AE's, cada recorde quebrado é um ciclo feito, como sou Basista vejo MUITO isso...e não tem como ter um controle, o cara ve o tempo de detecção da droga e pronto, quem vai saber q o cara se dopou ? Existem Ae's q mesmo antes de a pessoa ir pro exame sai do corpo...É fato, cada vez mais o uso vem crescendo...

Mas, tudo bem, se a pessoa é um ATLETA, um BB amador ou profissional, como muita gente aqui que SABE o q faz No Problems ! Mas agora, o q f*** com o nosso esporte em si, principalmente o nosso...são aquelas pessoas que nem sequer leram sobre o q tão mandando pra dentro ( o q sempre foi abordado aqui ).

Acho MUITO difícil pegar alguém que sabe o q ta fazendo no dopping...aliás...impossível...

Postado

Sim Igor.. um exemplo de pessoas que tomam sem ler sao aquelas que foram pegas nos exames.. (Creio que elas nem leram nada sobre as drogas que tomaram) Para serem pegas desta forma.. pois do contrario iriam saber o tempo que a mesma permanece no corpo.

A nao ser que a pessoa esteja ciclando e ser convocada (Sem aviso algum) para realizar o exame no mesmo momento.. ai nao tem como escapar. (A nao ser que leve a urina de outras pessoas, que era o caso...)

Postado

Sim Igor.. um exemplo de pessoas que tomam sem ler sao aquelas que foram pegas nos exames.. (Creio que elas nem leram nada sobre as drogas que tomaram) Para serem pegas desta forma.. pois do contrario iriam saber o tempo que a mesma permanece no corpo.

A nao ser que a pessoa esteja ciclando e ser convocada (Sem aviso algum) para realizar o exame no mesmo momento.. ai nao tem como escapar. (A nao ser que leve a urina de outras pessoas, que era o caso...)

Verdade, tem um caso q ficou muito conhecido aqui, de um cara que tomou Deca mesmo...Sem saber q ela fica no corpo por 18 meses...

Acho que isso de a pessoa ser convocada é muito dificil, sei lá né, mesmo assim...Tem um produto que vende não lembro onde, que ele " confunde " o dopping...é uma sequencia de minerais, sei lá, não sei explicar, se a pessoa tiver tempo ela pode tentar, mas EU não acredito q funcione...

• 1 ano depois...
Postado

to ressuscitando, mas é um topico muito bom para abrir os olhos da galera e vem de um fonte bem confiável (livro Pronto pra Guerra)

nesse topico esta uma coletanea de alguns desses vaciloes que foram pegos:

http://www.hipertrofia.org/forum/topic/63977-anabolizantes-nos-esportes-doping/page__fromsearch__1

mas já mando a duvida: pq os lutadores gostam tanto de Deca?

Abraço

Postado

to ressuscitando, mas é um topico muito bom para abrir os olhos da galera e vem de um fonte bem confiável (livro Pronto pra Guerra)

http://www.hipertrof...__fromsearch__1

Abraço

http://www.hipertrof...__fromsearch__1

Abraço

Manolo,meu professor de JJ,é lutador de MMA

Segundo ele,ele utiliza a Deca,porque ela ajuda nas articulações,tipo como um analgésico,diminuindo as dores,de vc pegar mais pesado nos treinos!

De qq forma,foi uma informação q ele me falou,se é verdade ou n,eu n sei!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...