Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

hamburguer-de-fraldinha-com-queijo-derre

Por que é tão difícil comer só um pedacinho de chocolate e se conter diante de uma porção de batata frita? Um estudo realizado por três universidades norte-americanas pode ter descoberto o motivo do 'gostinho de quero mais' toda vez que comemos fast food e entender como ele causa a obesidade.

Pesquisadores da Universidade da Georgia, da Universidade de Binghamton e da Washington State University descobriram que a ingestão de alimentos com alto teor de gordura muda rapidamente os circuitos cerebrais responsáveis por nos dar a sensação de saciedade. Com isso, a chance de comer além da conta aumenta, e se torna o caminho mais curto para o sobrepeso.

Os cientistas observaram essa mudança ao introduzirem alimentos ricos em açúcar e gordura na alimentação de ratos de laboratório. Com a nova dieta, a quantidade de bactérias localizada no intestino dos bichanos aumentou, enquanto a de nutrientes diminuiu. O resultado disso foi o surgimento de inflamações que atingiram as células nervosas responsáveis por 'avisar' ao cérebro que estamos satisfeitos com o que comemos.

"O cérebro é alterado pela ingestão de alimentos não saudáveis. Isso induz a uma inflamação nas regiões do cérebro responsáveis pelo comportamento alimentar, o que pode alterar a sinalização de saciedade", explicou Krzysztof Czaja, professor de neuroanatomia da Faculdade de Medicina da Universidade da Georgia.

"Quando começamos a alimentar os ratos com uma dieta diferente, houve um efeito imediato. De repente, diferentes nutrientes estavam deixando o microambiente no intestino e algumas bactérias começaram a surgir em demasia. Algumas bactérias sensíveis começaram a morrer e a desaparecer. Essa mudança significativa no microambiente intestinal desencadeou uma cascata de situações que levam a esse aumento da população de bactérias", completa.

De acordo com Czaja, o corpo humano ainda não se adaptou à dieta industrializada, já que poucas décadas atrás comíamos mais alimentos integrais derivados de fontes naturais. No entanto, neste processo, há chance de algumas pessoas permanecerem anos comendo mal sem se sentirem doentes, ao passo que outras podem ter problemas de saúde mais facilmente.

O estudo não conseguiu concluir se a mudança na resposta à saciedade é permanente ou reversível à medida em que os ratos voltem a se alimentar corretamente. Essa experiência será realizada em uma nova etapa da pesquisa.

Referência:

EM COOPER, AC VAUGHN, PM DILORENZO, JL O'LOUGHLIN, ME KONKEL, JH PETERS, K CZAJA Diet-induced obesity is associated with a change in the intestinal microbiota, activation of microglia, and reorganization of the nucleus of the solitary tract.
Análise do estudo no Huffington Post (em inglês): How A High-Fat Diet May Be Screwing With Your Brain

Publicidade

Postado (editado)

Artigo interessante, mas e como fica o pessoal da cetogenica, ou mesmo da LCHF? Esses dias mesmo tavam comentando sobre perda de peso mesmo com superavit calorico..... (lá no topico do low carb)

Ou sera que o problema esta na combinação high fat + carbo de alto IG?

Editado por Lucas.Silvestri
Postado

estou tomando 3 probioticos diferentes, agora tem os nomes de cada um na embalagem

chamyto

yakult lactobacilos casei

activia Bifidobacterium animalis

já postei um estudo que nossa alimentação determina a qualidade/tipo das bactérias no intestino e essas bactérias tem capacidade de influencias nossa vontade para comer e oq comer... eu com certeza estou/estava com a flora desequilibrada e viciado em junk food...

intermitent fasting + alimentos saudáveis + probióticos = cura ... talvez não de um dia pro outro mas já sinto diferenças

Postado

Artigo interessante, mas e como fica o pessoal da cetogenica, ou mesmo da LCHF? Esses dias mesmo tavam comentando sobre perda de peso mesmo com superavit calorico..... (lá no topico do low carb)

Ou sera que o problema esta na combinação high fat + carbo de alto IG?

Näo existe perda de peso em superavit calórico.

As estimativas de TMB e GCD säo dados que näo säo seguros. Seu gasto calórico diário varia de dia para dia. O simples fato de você ter tido um estresse no trabalho afeta seu gasto calórico. Se você näo dormiu bem à noite, os alimentos que você consome, seu estado mental, o ambiente à sua volta... Tudo isso vai ter muita influência no seu gasto calórico. Resumindo: A cada dia você vai ter um gasto completamente diferente do dia anterior.

As tabelas dos alimentos säo valores médios. Nem todo peito de frango vai ter a mesma quantidade de calorias por peso. Depende muito do que o animal come. No caso de plantas, depende muito de como a planta é cuidada, adubada, transportada... Além disso, existe uma infinidade de variacöes no mundo animal e, principalmente, no vegetal. Ou você acha que o alface e o frango que se come no Rio Grande do Norte väo ser exatamente iguais àqueles consumidos no Rio Grande do Sul?

Entäo entenda: Esses números säo apenas estimativas. Se você calculou seu gasto diário e sua ingestäo diária e teve um saldo positivo de calorias e, mesmo assim, está perdendo peso, é porque o saldo näo está positivo!

Postado

Näo existe perda de peso em superavit calórico.

As estimativas de TMB e GCD säo dados que näo säo seguros. Seu gasto calórico diário varia de dia para dia. O simples fato de você ter tido um estresse no trabalho afeta seu gasto calórico. Se você näo dormiu bem à noite, os alimentos que você consome, seu estado mental, o ambiente à sua volta... Tudo isso vai ter muita influência no seu gasto calórico. Resumindo: A cada dia você vai ter um gasto completamente diferente do dia anterior.

As tabelas dos alimentos säo valores médios. Nem todo peito de frango vai ter a mesma quantidade de calorias por peso. Depende muito do que o animal come. No caso de plantas, depende muito de como a planta é cuidada, adubada, transportada... Além disso, existe uma infinidade de variacöes no mundo animal e, principalmente, no vegetal. Ou você acha que o alface e o frango que se come no Rio Grande do Norte väo ser exatamente iguais àqueles consumidos no Rio Grande do Sul?

Entäo entenda: Esses números säo apenas estimativas. Se você calculou seu gasto diário e sua ingestäo diária e teve um saldo positivo de calorias e, mesmo assim, está perdendo peso, é porque o saldo näo está positivo!

Torf, não estou dizendo que seja verdade, inclusive pedi que me mostrassem algum estudo sobre isso (perda de peso com superavit), mas ninguem respondeu e o tópico acabou mudando o foco...

Também acredito que o saldo calórico seja o que importa para a perda de peso, e entendo seu ponto sobre a variação do TMB e GCD,. e a estimativa dos valores de calorias etc e tal.

"joguei" a ideia aqui pra ver se apareceria alguem defendendo isso, devo ter me expressado mal se pareceu que estava defendendo a hipótese.

Postado

Lucas,

Concordo com o q o Torf escreveu. No tópico TODAS AS CALORIAS SÃO IGUAIS? rolaram algumas discussões sobre isso. Eu tenho alguns palpites de pq esses supostos superávits provocaram perda de peso:

1. Perda de retenção de líquidos;
  2. Depleção de glicogênio muscular;
  3. Erro de cálculo na contagem das calorias e nível de atividade - que pode incluir um aumento significativo no NEAT;
  4. Não aproveitamento de parte da gordura ingerida - desperdício pelas fezes, que pode acontecer por conta de uma alta ingestão de fibras e cálcio.

Abraço

Postado

Lucas,

Concordo com o q o Torf escreveu. No tópico TODAS AS CALORIAS SÃO IGUAIS? rolaram algumas discussões sobre isso. Eu tenho alguns palpites de pq esses supostos superávits provocaram perda de peso:

1. Perda de retenção de líquidos;
  2. Depleção de glicogênio muscular;
  3. Erro de cálculo na contagem das calorias e nível de atividade - que pode incluir um aumento significativo no NEAT;
  4. Não aproveitamento de parte da gordura ingerida - desperdício pelas fezes, que pode acontecer por conta de uma alta ingestão de fibras e cálcio.

Abraço

-

Nunca havia lido sobre essa número 4, é veridica mesmo?

Postado (editado)

-

Nunca havia lido sobre essa número 4, é veridica mesmo?

No artigo abaixo, Lyle fala dos possíveis motivos de um aumento no consumo de nuts não provocar aumento de peso (isso ocorreu em diversos estudos):

http://www.bodyrecomposition.com/nutrition/nuts-and-bodyweight-qa.html/

No estudo abaixo, uma alta ingestão de calcio (1800mg) associada a uma ingestão normal de proteína (15%), provocou um aumento na desperdício de calorias provenientes de gorduras nas fezes (da ordem de 85kcal), o que explica a perda de peso em dietas ricas em cálcio.

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15672116

E a galera querendo fugir do leite hein! kkk

Abraços

Editado por Shrödinger
Postado

Li esse tópico, muito bom também.

Na possibilidade da depleção do glicogêncio, imagiino q a perda poderia ocorrer apenas no inicio da dieta, a não ser que os carbos fossem ciclados, correto?

esse lance das fibras eu tb não sabia.... vlw !!

Deixando essa questão de superavit calórico de lado (já disse q concordo com o ponto de vista de que o deficit calorico é a chave) ainda questiono se tal alteração não se deu pela combinação gordura + carbo de alto ig.... pq se a gordura for realmente for o problema, o pessoal da cetogenica deve passar mals bocados.....

Outro ponto que não ficou tão claro pra mim foi como a alteração na flora bacteriana intestinal causou a inflmação no cerebro...

pelo q entendi, até o 4º parágrafo eles estão falando da inflamação no cérebro, mas no 5º começam a falar na alteração da qtde e tipo de bacterias no intestino(até achei q ia servir pra explicar a primeira parte do texto qdo li pela primeira vez)

sinto muito mas não consigo acessar o site do huffington post aqui no trampo (acho q só entro aqui no forum pq tem o .org huehueue)

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...