Nico Postado Julho 24, 2015 às 12:50 Postado Julho 24, 2015 às 12:50 Fala galera... Em estudos para a faculdade, acabei lendo este artigo e achei no mínimo curioso os resultados obtidos neste estudo. O que encontrei de interessante é que exercícios aeróbicos preservaram a MCM (massa corporal magra) e preveniu a redução da TMR (Taxa Metabólica de Repouso). Este dado ao meu ver me contrariou em muitas situações presenciadas e/ou conversas sobre exercícios e estimulação da massa magra. Estou compartilhando com vocês o artigo (Efeito de programas de emagrecimento com e sem exercícios.pdf) e colocando um breve resumo sobre ele aqui no tópico. Resumo do artigo: Introdução - Baixas da Taxa Metabólica de Repouso (TMR) podem ser fator de risco para o desenvolvimento de obesidade ou ganho de peso após emagrecimento - Efeito rebote - Perda de massa muscular em atividade aeróbia libera hormônios catabólicos durante e imediatamente após a atividade. - Exercícios aeróbios tem efeito estimulante sobre o SNS aumentando a liberação de catecolaminas e aumentando a TMR Objetivo -Avaliar possíveis diferenças na TMR após um programa de emagrecimento de 8 semanas com dieta hipocalórica aliado ou não de exercícios aeróbios Método - Participaram do estudo 20 mulheres - Boa saúde e aptas para prática de exercícios físicos conforme avaliação médica - Estar sedentárias há pelo menos 6 meses - Exclusão de histórico/evidência de diabetes, limitações ortopédicas, hipertensão, uso de medicamentos que possam alterar o gasto energético, ritmo metabólico, frequência cardíaca ou status tireoidiano Instrumentos e Procedimentos - Antes e após o tratamento as voluntárias realizaram avaliação física: - Massa corporal - Estatura - Dobras cutâneas - VO2máx. - Taxa Metabólica de Repouso (TMR) Delineamento experimental - Dois grupos: - - Dieta somente (DO: n = 11) - Valor calórico de 80% (0.8 x TMR) - - Dieta + exercício (3x por semana caminhada de 45’) (DE: n = 9) - Valor calórico de 80% (0.8 x TMR + gasto energético da atividade física) Análise Estatística - Valor de α = 5% ou ρ < .05 para medida de significância Resultados - Diminuição da massa corporal - Perda de massa corporal maior no grupo DO (dieta somente) - Índice de Massa corporal - Significativa mudança nos dois grupos -Massa corporal magra - Ambos apresentaram diferença, porém o grupo DE apresentou aumento enquanto o grupo DO diminuição - Massa corporal gorda - Diminuição em ambos os grupos -Percentual de gordura - Ambos tiveram diminuição significativa - Taxa Metabólica de Repouso - Redução maior no grupo DO (18%) do que no grupo DE (3%) Conclusão - O programa DE (dieta + exercício) foi mais eficiente que o DO (dieta somente) para prevenir a redução na TMR e MCM Valeu ! Daniell109 e Pedrosilva96 reagiu a isso 2
somedieyoung_ Postado Julho 24, 2015 às 13:57 Postado Julho 24, 2015 às 13:57 marcando pra ler depois
antigoargos Postado Julho 24, 2015 às 14:19 Postado Julho 24, 2015 às 14:19 Não vi muita novidade, esse '- Estar sedentárias há pelo menos 6 meses' faz um cenário que não é bem o da maioria aqui... pra alguém sedentário, a meu ver, é bem lógico que ao praticar alguma atividade mesmo em dieta hipocalórica, terá melhor conservação da massa muscular e da tmr, por isso , nada de novidade.... seria mais interessante se fosse com pessoas que praticam musculação e adicionassem aeróbico... ai sim.... se os resultados fossem os mesmos (duvido que seria) para mim seria muita novidade
spit_fire Postado Julho 24, 2015 às 14:35 Postado Julho 24, 2015 às 14:35 Pode não ser novidade, mas pra mim qualquer estudo nessa área é bem vindo, considerando a quantidade de broscience disponível.. Interessante que ambos reduziram massa gorda e bf por igual, ou seja, dieta é mesmo o fator principal nesse sentido.
Pedrosilva96 Postado Julho 27, 2015 às 22:14 Postado Julho 27, 2015 às 22:14 Pode não ser novidade, mas pra mim qualquer estudo nessa área é bem vindo, considerando a quantidade de broscience disponível.. Interessante que ambos reduziram massa gorda e bf por igual, ou seja, dieta é mesmo o fator principal nesse sentido. ambas são a mesma coisa o que o estudo tras é o seguinte...não ha uma necessidade do exercicios, apenas escolha melhor doa alimentos, divisão dos macros, estrategia de qtdds de carb, etc...etc...e com exercicios, de preferencia maior os aeóbicos, aumentam a capacidade de perda.
spit_fire Postado Julho 28, 2015 às 14:27 Postado Julho 28, 2015 às 14:27 ambas são a mesma coisa o que o estudo tras é o seguinte...não ha uma necessidade do exercicios, apenas escolha melhor doa alimentos, divisão dos macros, estrategia de qtdds de carb, etc...etc...e com exercicios, de preferencia maior os aeóbicos, aumentam a capacidade de perda. Eu sei o que significa massa gorda e bf. Mas quando você faz uma avaliação corporal como a feita no estudo, é mensurado a massa gorda e também o bf como percentual, que considera a massa gorda no peso total. Se fosse a mesma coisa não existiria duas medidas, seria apenas uma coisa.
Posts Recomendados
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar Agora