Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[Falta de Pesquisa]Bicarbonato De Sódio Como Suplemento E Bicarbonato De Sódio Associado À Creatina


Posts Recomendados

Postado (editado)

Boa tarde rapaziada! achei esses artigos e não vi ninguém postando no fórum, portanto decidi compartilhar! Foi mal aí, caso esteja na seção errada! hehe

O que vocês acham??

Há algumas coisas sobre a química do bicarbonato de sódio que você precisa saber antes de continuarmos essa discussão (e eu prometo que nenhuma delas é louca).

1. A fórmula química do bicarbonato de sódio é NaHCO3;
2. O bicarbonato de sódio é alcalino (ou com Ph básico, como você preferir chamar).

Em química, algumas substâncias são conhecidas por resistirem à mudança de pH, neutralizando o ácido quando em contato com ele. Elas são chamadas de “tampões”.

Os tampões contêm quantidades significativas de um ácido fraco e de sua base conjugada. Uma base conjugada é parte de uma reação em que uma parte do composto se transforma no outro por ganhar ou perder um próton. Nesta reação química, a base conjugada ganha ou absorve um próton.

Todos nós já ouvimos falar alguma coisa sobre o ácido láctico, mas à medida que novos estudos científicos foram evoluindo, descobrimos que ele não é a causa da fadiga muscular, como se pensava inicialmente. A verdadeira causa da fadiga muscular reside em um processo de uma diminuição no Ph induzida pelo exercício físico, também conhecida como a acidose metabólica.

O raciocínio é muito simples: quanto mais baixo o pH, maior a acidez.

Acidose metabólica e a fadiga muscular

A fadiga muscular completa pode ocorrer com concentrações de lactato entre 20 e 25 mmol / L, e alguns casos mais de 30 mmol / L após múltiplas sessões de exercício pesado.

Bicarbonato de sódio e a fadiga

De acordo com estudos realizados por cientistas nutricionais, a fadiga muscular acontece quando há um acúmulo de ácido no interior da célula muscular. Assim, a capacidade muscular total é limitada pelo aumento progressivo da acidez dentro dos músculos. Isto inibe a transferência de energia e a capacidade dos músculos em se contrair.

A defesa do organismo contra isso, então, são os tampões de bicarbonato, que ajudam a neutralizar o ácido produzido pelo exercício intenso.

Uma vez que o bicarbonato de sódio é um agente alcalinizante, ou seja, que reduz a acidez do sangue, ele pode ajudar no processo de recuperação dos seus músculos. Esta ação pode ser capaz de extrair mais do ácido que está dentro das células musculares para a corrente sanguínea e, assim, reduzir o nível de acidez dentro das células musculares. Isto, por sua vez, pode retardar o aparecimento de fadiga.

Isso beneficiaria os atletas cujas intensidades variam entre 80 e 125% do consumo máximo de oxigênio.

As pessoas dentro desta categoria, que abrange exercícios de alta performance, devem reabastecem regularmente seu sistema de glicólise anaeróbia, que produz uma grande quantidade de acidez.

O bicarbonato de sódio previne o declínio no desempenho?

Um estudo conduzido pela Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva testou a suplementação de bicarbonato de sódio em atletas de tênis. Partidas de tênis que são muito prolongadas resultam em fadiga, o que invariavelmente prejudica o desempenho do atleta.

Nove tenistas universitários do sexo masculino foram recrutados para este estudo.

Para fazer as análises, os participantes consumiram bicarbonato de sódio ou cloreto de sódio em doses determinadas. Em um terceiro jogo, eles receberam doses adicionais da mesma substância que haviam consumido antes.

O estudo sugeriu que a suplementação com bicarbonato de sódio poderia impedir o declínio no desempenho dos atletas.

Como introduzir bicarbonato de sódio em sua vida

Alguns de vocês podem estar pensando: “Eu vou comprar um caminhão de bicarbonato de sódio e jogar em tudo o que eu consumo”.

Não faça isso! Ingestão demasiada de bicarbonato de sódio pode causar efeitos colaterais desagradáveis, como vômitos, desconforto gastrointestinal, distensão abdominal e diarreia. Se você não beber água suficiente, vômitos e diarreia são efeitos colaterais comuns. Mesmo pequenas quantidades de bicarbonato de sódio podem causar desconforto gastrointestinal, dependendo do seu organismo. Além disso, você deve sempre conversar com seu médico antes de adicionar qualquer suplemento em sua rotina.

Agora que eu te dei um pouco um susto, vamos a recomendação diária da substância. Você precisa de um litro de água, quando a ingestão de bicarbonato é de 0,3 gramas por quilo de massa corporal. A água vai ajudar com a absorção e diminuir suas chances de ter efeitos colaterais desagradáveis como os que falei acima.

O bicarbonato de sódio não fica muito tempo no corpo, por isso é importante tomá-lo algo em torno de 1 hora antes de fazer os exercícios. Não tome o suplemento e demore horas para ir treinar.

http://hypescience.com/bicarbonato-de-sodio-suplemento/

Potencializando a creatina com bicarbonato de sódio

Um estudo recente comprovou que a combinação de creatina com bicarbonato de sódio aumenta a força e a resistência física.

Para além disso o bicarbonato de sódio também poderá ajudá-lo a perder gordura e a ganhar massa muscular.

Os resultados completos de uma investigação realizada por “Barber”, que agora trabalha no “Human Performance Laboratory na California Polytech State University”, irá ser publicada na próxima edição do Journal of Strength and Conditioning Research (Barber. 2012), e sublinha aquilo que alguns de vocês já suspeitava há algum tempo:

O bicarbonato de sódio não só é 99% mais barato do que os suplementos disponíveis, como também é mais ergogênico do que a maioria dos suplementos que se vendem nas lojas.

Bicarbonato de sódio? Mas isso deve fazer mal à saúde! Falso!

Para o seu estudo, os investigadores recrutaram um grupo de 13 jovens saudáveis previamente treinados (> 5 horas de aeróbica e > 2 horas de HIT por semana) com idades entre os 21 e 26 anos e um Índice de Massa Corporal de 23,5 ± 0,5 kg/m²; VO2Max 66,7 ± 5,7 ml/kg min-).

O estudo foi realizado de forma cruzada e duplo-cego (o que significa que cada participante teve que completar todas as condições, ou seja, nem eles, nem os investigadores sabiam quem tinha recebido a substância ativa ou o placebo, os voluntários tiveram que consumir um suplemento que continha:

  • Placebo: 20 gramas de maltodextrina + 0.5 gramas de maltodextrina por kg de peso corporal,
  • Creatina (apenas): 20 gramas de creatina + 0.5 gramas de maltodextrina por kg de peso corporal, ou
  • Creatina + NaHCO3: 20 gramas de creatina + 0.5 gramas de bicarbonato de sódio por kg de peso corporal *

* Para todos os suplementos, a dose total foi dividida em quatro doses menores, que foram ingeridas às 09:00, 12:00, 18:00 e 20:00; os indivíduos também completaram um inquérito dietético acerca do que comeram nas últimas 48 horas e foi-lhes pedido para consumirem alimentos idênticos durante cada condição.

Antes de terem determinado a sua potência de pico, potência média, potência de pico relativa e as concentrações de bicarbonato foram avaliados durante seis testes de sprint de 10 segundos num cicloergómetro com períodos de descanso entre cada 60 sprints. A fim de evitar quaisquer efeitos de ensaios anteriores, ou melhor, de suplementação, cada experiência foi seguida por um período de intervalo de três semanas.

monohidrato-de-creatina-com-bicarbonato-

Figura 1: Potência total e relativa (à esquerda) e potência de pico relativa nos testes individuais (à direita; dados adaptados de Barber 2012).

Como pode ver na figura 1, Barber et al. foram capazes de confirmar os seus resultados iniciais. Curiosamente, apenas a combinação de creatina + NaHCO3, (e não o regime com apenas creatina) provocou aumentos estatisticamente significativos tanto na produção de força (em W / kg, p <0,05 para ambos) e na potência total (apenas p <0,05 na experiência da combinação de creatina + NaHCO3;. Veja a figura 1, à esquerda).

Para além disso, a suplementação com creatina + NaHCO3 conduziu a uma maior atenuação do declínio da potência de pico relativa ao longo dos seis sprints repetidos.” (Veja a figura 1, à direita).

Creatina + bicarbonato de sódio = efeitos aditivos ou sinérgicos

Uma questão interessante que os cientistas provavelmente ignoraram, é se os 37 gramas de bicarbonato de sódio que os participantes ingeriram, aumentaram os efeitos benéficos que os 20 gramas de creatina tiveram sobre o desempenho dos sprints repetidos dos atletas, ou se o bicarbonato de sódio também diminuiu a degradação e facilitou a absorção de creatina (Veja a figura 2).

kre-Alkalyn.jpg

Figura 2: Aumento relativo da creatina em massa muscular seca de cavalos, após a suplementação com monohidrato de creatina, Kre-Alkalyn ou a fórmula patenteada de creatina de “Gastner´s”, composta por monohidrato de creatina + carbonato de sódio + hidrogénio carbonato de sódio (de Gastner, 2010)

E embora possa não ser importante para as suas sessões de HIIT, se o mecanismo por trás do aumento de desempenho é aditivo ou sinérgico, poderia muito bem fazer uma diferença de uma repetição num exercício como o peso morto ou numa competição de supino, períodos em que cada molécula de fosfocreatina adicional conta.

Uma nota em relação aos perigos do “sal”: Em primeiro lugar, o bicarbonato de sódio é constituído por “apenas” ~ 28%, de sódio, o que significa que por cada 4 gramas que ingerir, obtém cerca de 1 g de sódio. Em segundo lugar, a quantidade que realmente é absorvida é discutível.

Tal como T. Lakhanisky aponta no seu processo para o governo belga: “A absorção de sódio, através de exposição ao carbonato de sódio, é muito menor do que a absorção de sódio através dos alimentos.”

Portanto, não se espera que o carbonato de sódio esteja disponível de forma sistêmica no corpo. ” (Lakhanisky, 2002) e, em terceiro lugar, existem cada vez mais evidências que sugerem que o cloreto, em vez do teor de sódio do sal de mesa comum (NaCl = NatriumChloride) é a causa da “hipertensão induzida pelo sódio”em indivíduos/modelos animais “sensíveis aos sódio”.

Apenas recentemente é que um estudo realizado por Schmidlin et al. mostrou que a ingestão de cloreto induziu hipertensão em ratos hipertensos, propensos a AVCs (acidente vascular cerebral) apesar da depleção profunda de sódio (Schmidlin, 2010).

Por isso, ao invés de apontar o sal como o n º 2 na lista dos maiores males (obviamente que o colesterol ainda é o nº 1) a ortodoxia médica faria melhor em aconselhar a resolver os desequilíbrios entre o sódio e o potássio, que são tão característicos da dieta ocidental, em vez de pintarem outro retrato a preto e branco, onde o sódio é o tipo mau e o potássio é o mineral perigoso que não pode ser vendido de forma livre em doses superiores a 80mg ….

Mas seria o tema de um outro artigo totalmente novo e por mais grosseiro que possa parecer, as probabilidades de ter diarreia devido à ingestão do bicarbonato de sódio é provavelmente 1000 vezes maior do que a possibilidade remota de aumento da pressão arterial. Um estudo de 1990 por Luft et al. verificou mesmo que a pressão sanguínea de 10 indivíduos normais com hipertensão moderada, diminuiu 5mmHg após 7 dias, no decurso dos quais eles beberam 3 litros de água com bicarbonato de sódio por dia (Luft, 1990).

Se a isso tudo adicionar todos os benefícios já referidos no artigo, é possível que possa obter benefícios com algumas colheres de sopa de bicarbonato de sódio

  • +34% de tempo até à exaustão e +91% de trabalho durante os treinos HIIT
  • Efeitos sinérgicos e superiores em comparação com a beta-alanina (Referência)
  • Proteção contra o stress induzido por danos oxidativos às células brancas do sangue
  • Aumento do desempenho em jogadores de tênis

E, tendo em conta também os resultados referidos anteriormente de Barber´s, já poderá entender porque considero o bicarbonato de sódio uma “suplemento” sério e eficiente.

http://www.globalfitness.com.br/portal/noticias/potencializando-a-creatina-com-bicarbonato-de-sodio/

Editado por catiço

Publicidade

  • Supermoderador
Postado

Isso foi postado em 2009 e em 2012...

http://www.hipertrofia.org/forum/topic/13232-maximixando-performance-com-bicarbonato-de-sodio/

http://www.hipertrofia.org/forum/topic/99924-potenciando-a-creatina-com-bicarbonato-de-sodio/


Este tópico foi fechado por "Falta de Pesquisa".

Isto aconteceu, pois o tópico contém dúvidas repetidas e/ou que podem ser solucionadas facilmente usando a busca (independente de ser uma questão individual). Fazemos isto para evitar que muitos tópicos semelhantes se acumulem no fórum.

Não sabe como usar a busca do fórum ? Veja isto: http://www.hipertrofia.org/forum/topic/154600-como-encontrar-tudo-ou-quase-tudo-usando-a-busca-do-forum/

Acha que o seu tópico foi fechado injustamente e gostaria de uma revisão ? Entre em contato com um administrador através de uma mensagem particular.

Lembre-se que fazemos isto exclusivamente para melhorar a organização do fórum, e não como uma forma de punição.

Desde já, pedimos desculpas pelo contratempo.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...