Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Beneficios Do Jejum - Brad Pilon

Posts Recomendados

Postado

os caras são muito desonestos ahahahha

esse tópico vai chegar a 100 páginas e as opiniões vão continuar as mesmas

:thumbsup_anim:

Postado

Bom dia pessoal.

Comecei ontem o protocolo 24h eat stop est, "almoço a almoço".

A princípio vou fazer um dia da semana, se precisar mando 2 dias, vou acompanhar a pança se vai precisar de 2 dias. Kkkk

Farei no dia que não treino, tiro sempre um dia de folga na semana.

Tomei só agua e um café sóluvel sem açucar agora cedo.

Agua com suco de meio limão tira do jejum? Eu tomo isso todas as manhãs, no dia do jejum pode ou melhor não?

Postado
3 horas atrás, nandoalves disse:

Agua com suco de meio limão tira do jejum? Eu tomo isso todas as manhãs, no dia do jejum pode ou melhor não?

Em princípio tira do jejum, mas não sei se faz alguma diferença prática. Esses dias soltaram um estudo que era justamente um "jejum" com suco de limão com resultados positivos - mas o estudo tinha alguns problemas, então fica mais difícil tirar alguma conclusão.

Eu prefiro jejum só com café e água. Não incluiria mais nada. 

• 2 semanas depois...
Postado

Ilustres camaradas,

mais uma dúvida, que se os amigos puderem ajudar eu agradeço.

A minha faixa de horário liberada para refeições é das 14:00 às 22:00h.

Às 14:00h eu faço a primeira refeição estilo jibóia, entre 800 a 1200 cal. Isso me garante uma tarde inteira e um começo de noite livres pra trabalhar.

Só começando às 19:00 e chegando a um pico às 20:00h bate a vontade de comer, onde eu também posso me espalhar com algo entre 800 a 1000 cal.

Daí, pra fechar o período, às 22:00 em ponto, eu bato um shake com alguns trocinhos (whey, granola, aveia, blá, blá) pra fechar alguma coisa entre 150 a 250 cal.

Como em geral os alimentos são 80 a 90% limpos, dá pra comer muito. Não cabe no prato e tem de ir para aquelas tuppware grandes. Bom demais...

A dúvida:

Ocorre que eu posso treinar antes da janta das 20:00 ou depois dela.

Jantando e treinando depois é o que eu faço hoje em dia . O treino acaba próximo do horário do shake e o período de alimentação é encerrado. O problema é que eu estou aos poucos voltando a erguer algumas cargas que exigem mais esforço e principalmente no agachamento e no terra eu me sinto incomodado por causa da pança cheia.

Eu estou a fim de primeiro treinar para depois jantar. Mesmo não tendo jantado, penso que estarei com glicogênio "armazenado" ainda devido ao almoço-jibóia. A fome, por esse motivo tenha muito mais a ver com a dona leptina do que mesmo necessidade real. E aí, depois do treino, eu faço a minha janta e acumulo os macros do que seria a janta propriamente dita e o tal do shake.

Eu vou pro inferno se treinar antes e jantar depois? Há prejuízos para a hipertrofia?

Postado
17 minutos atrás, Jaraqui disse:

Eu vou pro inferno se treinar antes e jantar depois? Há prejuízos para a hipertrofia?

Não, pode fazer tranquilo. Quando estava lendo até pensei: janta e depois treina? isso ai não vai virar muito dependendo do treino.

Eu, particularmente, rendo mais nos treinos se os faço em jejum ou bem espaçado da ultima refeição e também vejo a vantagem de que treinar da fome, então você já faz uma refeição grande após o treino.

Talvez nos primeiros dias estranhe (ou talvez não), mas rapidão você acostuma e vai treinar de boa sem ter jantado. Se sentir necessidade é só comer alguma coisa nesse intervalo entre o almoço e o treino (coisa que eu não acho necessário mas é valido dependendo de como você responder).

Quanto a prejuízos á hipertrofia eu não vejo algum sendo o mais importante o saldo calórico e balanço nitrogenado.

Abraços.

Postado
56 minutos atrás, Jaraqui disse:

Há prejuízos para a hipertrofia?

Se houver diferença, vai ser no sentido oposto, de melhora na hipertrofia.

Se eu jantar ou almoçar e treinar depois, a chance de gorfar na academia é grande! kkkkk. Só consigo treinar bem de barriga vazia (não necessariamente em jejum grande, mas pelo menos 3-4h e idealmente mais do que isso).

Postado
1 hora atrás, Jaraqui disse:

Só vai pro inferno se misturar carbo com gordura :D

Jara, você pode inverter a ordem dos tratores aí - colocar esse shake para antes do treino, e jantar mais tarde sem ir pra cama com fome.

É o que tenho feito: treino as 19:30-20:00 mais ou menos, e como eu almoço por volta das 13:00, faço um pré de aveia/banana/whey sei lá mais o que por volta das 17:30.

Com isso não fico nem com fome, nem de estômago cheio. Além de receber uns carbos maneiros antes do pega.

O que eu sei é que não consigo jantar e depois treinar...minha religião não permite!!

• 2 semanas depois...
Postado

Galera estou fazendo uma espécie de JI, treino as 9:00am.

Sigo uma alimentação regrada e estava fazendo uma refeição pré-treino as 8:15 de Ovos e aveias. Mas pelo pouco tempo de digestão estava me sentindo de barriga cheia para treinar.

Comecei a treinar em jejum e vi que me sinto melhor, em questão de força acredito ter uma mudança de 5% somente.

Adaptei a dieta para 4 refeições apenas sendo a primeira 12:00.    15:30 - 18:40 - 23:00   (Horários que posso me alimentar devido a rotina) 

Mantenho a proteína 2g/kg e manipulo o carbo para dar uma diminuída no bf, deixo ele baixo na seg, terça e na quarta começo dar uma aumentada para o treino de pernas na Quinta. Que segue de um "Carb UP ate o sábado", mais ou menos a Diet 2.0.

No momento estou com 1,78 80kg BF 11-14% (ja fui acima do peso e hoje acredito ter umas gorduras armazenadas no abs e um pouco na dorsal)

Dificuldade em definir o abdômen é o meu ponto. Mas isso já não me incomoda que nem antes, pretendo hormonizar daqui a algum tempo e isso será resolvido sem dúvidas.

Com o tempo notei que meu corpo tem uma certa tendência a armazenar os carbos e reter um pouco,(o que no meu ver facilita o treino em  jejum, começo a sentir fome apenas perto do meio dia - 2 horas após o treino.  (característica dos endomorfos)

Em contra partida acredito ter construído uma boa MM com apenas 18 anos.

A pergunta que faço: Vocês acham que corro o risco de estar catabolizando nesse período : 23:00 pm - 12:00 ? 

Não faço uso de suplementos regularmente. Apenas quando surge uma oportunidade $$.

No momento estou usando o Multivitamínico da Arnold Nutrition (VitaPlete), e a Creatina da Universal

PEÇO QUE CRITIQUEM O QUE ACHAM DE ERRO E ME AJUDEM A OBTER MELHORES GANHOS.

• 2 semanas depois...
Postado

Pessoal que vai começar o JI, aproveitem o "gancho" e utilizem a mente ao seu favor, o jejum tbm serve para focar em algo que você queira, pq a mente sempre está em busca de prazeres sejam eles momentâneos ou não, materializem em alguma coisa que queira e prive a mente de algum prazer que no caso a comida, seu inconsciente irá buscar uma forma de poder conseguir aquilo que vc queira para satisfazer a mente, usem tbm a água para materializar aquilo que vc quer, se o inconsciente não querer, prive ainda mais, comigo funcionou, hj em dia a minha mente acostumou, e vou fazer a Warrior diet, comer das 20:00 a 00:00, jejum ajuda a focar naquilo que vc quer, até na bíblia têm comprovações.

• 2 semanas depois...
Postado

Borge Fagerli:

Can you get ripped eating one meal per day? 

I have seen this come up as a thing all the way back since Ori Hofmekler popularized The Warrior Diet back in 2000. The argument used is very often that "this is what our ancestors did". 

The problem is that from an evolutionary standpoint, eating one meal per day was borne out of necessity - not out of a wish for having six-pack abs while building gargantuan muscle mass. 

We are biologically programmed to STORE FAT, as it is a vital mechanism to ensure survival under harsh conditions, and most likely BECAUSE we were eating this way. What prevented us from becoming obese in the first place was the fact that our environment demanded periods of famine and starvation while hunting and gathering foods as a full-time job. 

In modern humans with a constant supply of highly-palatable and high energy-density foods where we "hunt" our foods by driving to the local supermarket and stroll around in the isles of the fresh food section (hopefully) - I seriously doubt that a one-meal-per-day eating pattern will be good for much of anything.

Research on protein kinetics also show that 2 meals per day are most likely inferior to 3-4 meals when the goal is to build muscle or lose fat while retaining muscle mass. This is also my usual recommendation. I can fully support a restricted eating window of 8-12hrs, there is plenty of evidence for the benefits of this.

• 3 semanas depois...
Postado
Em 2017-3-24 at 14:19, JJ IIFYM disse:

Meu inglês é bem mais ou menos, não conheço muito os termos técnicos relacionados, mas não vi onde cita jejum nesse texto.... O q eu tinha entendido é q esse texto mostra q o efeito do GH é dependente da dose. Baseado em um estudo feito com diferentes grupos q utilizavam gh em diferentes doses. 

Realmente, li rápido aqui... Mas onde tá falando sobre jejum nesse texto? 

Vlw

Opa cara, desculpa a demora, é que a maioria que me cita nesse fórum é pra me xingar então não achei que era uma dúvida honesta, erro meu, já vi que vc realmente leu, o resto nem lê tudo, só sabem xingar kkk

São 2 estudos, o primeiro vc entendeu bem, ele mostra quanto efeito cada dose de gh causa na circulação de ácidos graxos, corpos cetonicos e glicose... atenção pra corpos cetonicos

O segundo postei só a imagem de o quanto muda o GH no jejum, além de cada pico ter aumento médio maior que 100%, tbm eleva o número de picos por dia

veja nos links as páginas, gráficos, dá pra ver claramente o quanto as coisas mudam, presta atenção no b-hidroxibutirato, que são os corpos cetonicos, 3-OHB.... compare os resultados dos dois estudos

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC329619/?page=2

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC329619/?page=4

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC329619/?page=1

O resto só lamento, os egos hoje valem mais que a ciência, uma pena

Estudo 1: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/1736039

Postado
2 horas atrás, planeta disse:

Opa cara, desculpa a demora, é que a maioria que me cita nesse fórum é pra me xingar então não achei que era uma dúvida honesta, erro meu, já vi que vc realmente leu, o resto nem lê tudo, só sabem xingar kkk

São 2 estudos, o primeiro vc entendeu bem, ele mostra quanto efeito cada dose de gh causa na circulação de ácidos graxos, corpos cetonicos e glicose... atenção pra corpos cetonicos

O segundo postei só a imagem de o quanto muda o GH no jejum, além de cada pico ter aumento médio maior que 100%, tbm eleva o número de picos por dia

veja nos links as páginas, gráficos, dá pra ver claramente o quanto as coisas mudam, presta atenção no b-hidroxibutirato, que são os corpos cetonicos, 3-OHB.... compare os resultados dos dois estudos

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC329619/?page=2

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC329619/?page=4

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC329619/?page=1

O resto só lamento, os egos hoje valem mais que a ciência, uma pena

Estudo 1: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/1736039

Particularmente eu leio seus posts por aqui e acho de grande valia!!! 

Postado
7 horas atrás, planeta disse:

Quem aposta ban contra eu sobre estudos que provem os efeitos do GH do jejum ??

Como fala sobre jejum quis trazer pra cá.

Olha, não precisa banir sua conta, mas eu aposto. Quer dizer, depende, estudos que provem que efeitos? Que tem aumento? E dai que tem aumento? Seria estranho se em jejum o corpo continuasse como se estivesse em estado alimentado.. hehe

Falando nessa sua aposta a minha ainda está de pé: se achar a palavra fasting no paper do ganhador do nobel que você tanto fala e deve ter lido várias vezes, eu apago minha conta.

Postado

Matheus trouxe pra cá e achei legal trazer tb um outro post:

No meaningful effect of GH on anything athletes would care about

Traduzindo, GH não serve pra porra nenhuma! :P 

http://www.twitlonger.com/show/n_1spt4i0

Esse é um texto do Stu Philips (esse cara tem um laboratório foda e realiza uma porrada de pesquisas na área de treinamento e nutrição esportiva; e é desafeto do Lyle kkkk). No texto ele analisa uma meta análise sobre a administração exógena de GH. Tem uns resultados que poderiam ser interpretados como ganho de massa magra, mas que ele atribui a retenção líquida. Sobre queima de gordura, aparentemente não há grande vantagem, mas pelo que entendi o GH ajuda um pouco aqui. Há uma ideia de que utilizado com outras substâncias tem um efeito sinérgico, mas o Stu duvida disso.

"Administration of GH in healthy young subjects increases... body weight and [LBM] and decreases fat mass... methods for quantifying lean body mass [DXA] do not reliably distinguish lean solid tissue from fluid mass... GH significantly increases extracellular water volume... and it is likely that fluid retention accounts for a major proportion of the increase in LBM reported in GH studies in healthy subjects."

A meta é essa aqui:

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28514721

Agora, se GH exógeno já não tem grandes vantagens (se existem são poucas), imaginem o aumento de GH endógeno. Há quem propague essa ideia de que o aumento de GH provocado pelo jejum intermitente é um game changer. Balela.

Fiquem à vontade pra postar em outros tópicos e promover tretas infinitas.

Abraços

Então repetindo o Matheus, jejum aumenta o GH, ok, e daí? Faz diferença? Não.

Postado

Fresquinho, do mês passado

"Effect of Alternate-Day Fasting on Weight Loss, Weight Maintenance, and Cardioprotection Among Metabolically Healthy Obese Adults: A Randomized Clinical Trial."

Resumo:

- Avaliar em ordem de importância: peso, aderência à dieta, indicadores de riscos de doenças cardiovasculares

- 1 ano de estudo (6 meses de perda de peso e 6 meses de manutenção)

- 100 pessoas acima do peso (86 mulheres e 14 homens) com idade média de 44 anos

- Divisão em 3 grupos:

1 - alternate-day fasting (25% das kcal nos dias de jejum, 125% no outro dia)

2 - grupo com restrição calórica fixa (75% todo dia)

3 - grupo de controle sem intervenção

- maior abandono no grupo do alternate-day fasting (10 de 35) | depois no da restrição (8 de 31)

- ao final do mês 6 a perda de peso foi similar em ambos os grupos : ~6,8%. Ambos estavam com 50% de deficit a cada 2 dias de "controle" ¬¬'

- ao final do mês 12 a perda de peso foi de 6% para o de jejum e 5,3% para o de restrição fixa

- grupo de controle continuou com peso fixo ao final de 6 e 12

- o grupo do jejum geralmente comia mais nos dias de jejum e menos nos dias de plus calórico. O grupo de restrição fixa geralmente se mantinha dentro do deficit estabelecido

- sem diferença significativa ao final do m~es 6 e mês 12 (em ambos os grupos de restrição) em: pressão; triglicerídeos, glicose em jejum; insulina em jejum; resistência a insulina; batimentos cardíacos; CRP  (proteína c-reativa); concentrações de homocisteína

- O HDL aumentou no grupo de jejum - comparado ao de restrição fixa - ao final do mês 6 (+ ~6,2mg/dL), mas não tanto ao final do mês 12 (+ ~1).

- LDL aumentou no grupo de jejum ao final do mês 12 (+ ~11,5mg/dL) comparado ao grupo de restrição fixa

Conclusions and Relevance  Alternate-day fasting did not produce superior adherence, weight loss, weight maintenance, or cardioprotection vs daily calorie restriction.

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28459931

http://jamanetwork.com/journals/jamainternalmedicine/article-abstract/2623528

Resumo no breakingmuscle: http://breakingmuscle.com/fitness/fasting-isnt-the-dieting-secret-weapon-you-think

Olha, se não deu diferença entre os métodos de restrição calórica (jejum ou não jejum) com obeso...

• 2 semanas depois...
  • 10 meses depois...
  • Supermoderador
Postado (editado)

https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0939475318301005

Effect of intermittent versus continuous energy restriction on weight loss, maintenance and cardiometabolic risk: a randomized 1-year trial

Highlights

Intermittent energy restriction resulted in weight loss and maintenance in free-living men and women with abdominal obesity after one year similar to that achieved with continuous energy restriction.
•Both diets improved cardiovascular risk factors.
•Feeling of hunger may limit long-term adherence to intermittent energy restriction.

Editado por krebz
  • 3 semanas depois...
  • Supermoderador
Postado

Entrevista do Brad Schoenfeld sobre jejum internitente:

https://www.dymatize-athletic-nutrition.com/en_GB/why-dymatize/blog/intermittent-fasting-fat-loss-and-better-health

20.03.18

INTERMITTENT FASTING: FAT LOSS AND BETTER HEALTH?

Intermittent fasting, also known as interval fasting, is eating according to the clock and is said to be particularly effective for weight loss and improving health parameters. Especially trendy is the ‘5:2 diet’, where for five days food is eaten to your heart’s content within the normal calorie intake and on two (non-consecutive) days the calorie intake is strongly reduced. Intermittent fasting is generally divided into 3 categories (1):

• Alternate-day fasting’: on one or several (non- consecutive) days per week nothing is eaten, or at most 25% of the required calories (typically in just one meal) are consumed. 
  • Whole-day fasting’: Fasting periods for once or twice a week for 24 hours.
  • Time-restricted feeding’: With intermittent fasting through time restricted food intake, for 16-20 hours no food is eaten alternated by a time window of 4-8 hours of eating. This includes, for example the fasting month Ramadan, during which no food is eaten from sunrise until sunset.

Fundamentally with intermittent fasting, calories are “saved” on one or several non-consecutive days during the week and it is a well-known fact, that the only magic key to weight loss is energy deficit. If the calories saved during fasting are not subsequently compensated, then body fat is lost. Therefore, intermittent fasting can be a useful method to reduce overall calorie intake for some of us. However, those who balance fasting periods with binge eating days or simply do not achieve an overall calorie deficit will have no success with fat loss.

Dr. Brad Schoenfeld, one of the internationally most renowned strength and fitness experts explains whether intermittent fasting is a useful and appropriate diet for weight loss and improvements in health compared to a continuous calorie reduced diet.

Is intermittent fasting a suitable method for weight loss in Fitness enthusiasts and Bodybuilders?

Dr. Schoenfeld: “The weight loss benefits of intermittent fasting appear to be solely a function of restricting caloric consumption. By limiting the window in which food is eaten, intermittent fasting helps to control caloric consumption and thus facilitate fat loss. It should be noted that the same results can be achieved simply by controlling calories via portion control in a standard dietary approach. Therefore, the best practice dietary approach for weight loss depends on the individual.”

Through intermittent fasting body fat level can be reduced via energy deficit. But how about the maintenance of valuable muscle mass in athletes?

Dr. Schoenfeld: “Food, dietary protein in particular, is anabolic. Intermittent fasting will put an individual in a state of catabolism for a majority of the fasting day – not an ideal muscle-building environment. Based on applied logic it would be prudent to consume protein more frequently throughout the day to maximize the training-induced hypertrophic response and to support muscle maintenance/growth.”

Starving the body during fasting kick-starts positive health benefits for the immune system - True or false?

Dr. Schoenfeld: “I have seen no compelling evidence to support that hypothesis.”

It is often claimed that intermittent fasting is superior in improving health parameters, such as improved cholesterol levels compared to traditional continuous energy-restricted diets - True or false?

Dr. Schoenfeld: “This is an area that is still not well explored. Based on what I can derive from the current literature, I do not feel there is sufficient evidence to infer that intermittent fasting is superior to a traditional energy-restricted diet from a health standpoint. That said, the topic remains under-researched so we should be open to the possibility that an intermittent fasting strategy may confer additional health-related benefits, but that is purely speculative at this time.”

Author: Corinne Mäder Reinhard, International Sports Nutrition Lead Active Nutrition International. She holds an International Olympic Committee postgraduate Diploma in Sports Nutrition and is a certified Sports Nutritionist from the International Society of Sports Nutrition.

Disclaimer:
The exercises, training and/or nutritional information and recommendations presented in this article/video are to be followed at your own risk and do not substitute personal and/or individual advice. Medical advice should be obtained beforehand by anyone under 18 years of age, by individuals with health restrictions (especially orthopaedic or internal complaints/conditions), and by women who are pregnant or breastfeeding. If problems are encountered when applying the training and nutritional methods, a doctor should always be consulted immediately. No liability is assumed by Active Nutrition International GmbH.

References:
Tinsley, G.M. & La Bounty, P.M. (2015). Effects of intermittent fasting on body composition and clinical health markers in humans. Nutr Rev, 73(10):661-74.

• 3 meses depois...
Postado
Em 30/05/2017 em 10:29, Schrödinger disse:

Matheus trouxe pra cá e achei legal trazer tb um outro post:

Então repetindo o Matheus, jejum aumenta o GH, ok, e daí? Faz diferença? Não.

diferenças quanto a composição corporal certo ?

mas e quanto a provável melhora da renovação dos tecidos cutâneos, capilares e etc? será que vale a pena fazer jejum tendo em vista o benefício anti aging, ou é balela tbm ?

outra dúvida minha porque nunca pesquisei afundo, mas pra quem tá com a sensibilidade a insulina meio zoada, vale a pena fazer o jejum intermitente , ou melhor fracionar melhor as refeiçoes e simplesmente restringir calorias ? visto que o maior vilão na sensibilidade a insulina é o próprio tecido adiposo

Postado
52 minutos atrás, frankx disse:

diferenças quanto a composição corporal certo ?

Sim.

mas e quanto a provável melhora da renovação dos tecidos cutâneos, capilares e etc? será que vale a pena fazer jejum tendo em vista o benefício anti aging, ou é balela tbm ?

Possivelmente, mas acho que não dá pra afirmar nada com certeza nem pra um lado nem pro outro. Nunca investiguei muito a fundo esse tema. O livro do Brad Pilon é só flores nesse sentido, mas a maioria dos estudos foram feitos em ratos e outros animais.

outra dúvida minha porque nunca pesquisei afundo, mas pra quem tá com a sensibilidade a insulina meio zoada, vale a pena fazer o jejum intermitente , ou melhor fracionar melhor as refeiçoes e simplesmente restringir calorias ? visto que o maior vilão na sensibilidade a insulina é o próprio tecido adiposo

Eu acho que a aderência à dieta é o que vai mandar aí... Jejum costuma ajudar nesse sentido.

No fim do dia ser magro e praticar atividade física são os fatores mais relevantes pra saúde. Tem uma grande parte que é genética. Claro que dieta interfere, mas é menos relevante do que esses 3 fatores que mencionei. 

E pra fechar e não ficar parecendo que não gosto de jejum: eu gosto mto, só acho difícil ingerir 3000+ calorias fazendo jejum (tem gente que consegue sem problemas).

Postado
Em 20/08/2018 em 12:56, Schrödinger disse:

Sim.

Possivelmente, mas acho que não dá pra afirmar nada com certeza nem pra um lado nem pro outro. Nunca investiguei muito a fundo esse tema. O livro do Brad Pilon é só flores nesse sentido, mas a maioria dos estudos foram feitos em ratos e outros animais.

Eu acho que a aderência à dieta é o que vai mandar aí... Jejum costuma ajudar nesse sentido.

No fim do dia ser magro e praticar atividade física são os fatores mais relevantes pra saúde. Tem uma grande parte que é genética. Claro que dieta interfere, mas é menos relevante do que esses 3 fatores que mencionei. 

E pra fechar e não ficar parecendo que não gosto de jejum: eu gosto mto, só acho difícil ingerir 3000+ calorias fazendo jejum (tem gente que consegue sem problemas).

Obrigado pelas explicações, vou na sua linha raciocínio, nem 8 e nem 80 quanto ao jejum..

• 4 anos depois...
Postado

Sou adepto a jejum prolongado, em breve vou começar a examinar em mim escalas de jejum + doses de testo, unindo teoricamente o melhor dos 2 mundos Autofagia e uma leve dose supra para observação.

Detalhe: em breve farei 200mg de enan semanal e progredir o físico até o primeiro blast.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...