Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Voador Ou Peck Deck, Como Realizá-Lo De Verdade!


Luís Guilherme.m

Posts Recomendados

Artigo professor Eder lima.

O VOADOR (é esse o nome e o resto é simples “apelido” que inventam por aí)
Este é classificado como sendo um exercício isolado ou uniarticular (porque trabalharia apenas a articulação Glenoumeral), enquanto o Supino é chamado de movimento básico ou multiarticular por envolver além da Glenoumeral também a articulação dos cotovelos, certo? SÓ QUE NÃO! Acredito que tal conceito deveria ser revisto, afinal onde encaixaremos então os movimentos ESCAPULOTORÁCICOS? Porque final de contas a cabeça do Úmero se articula com a Cavidade Glenóide das Escápulas e até onde é sabido estas se articulam com o tórax através de seus músculos e da única ligação com o esqueleto axial através das Clavículas. Deixo esse “abacaxi” para os acadêmicos descascarem, mas não devemos esquecer que os movimentos das escápulas estarão diretamente envolvidos em TODOS os movimentos da articulação dos ombros.

O movimento em análise é a adução horizontal do úmero. A amplitude total desse movimento é em torno de 140° sendo que aprox. 80° realizados pela articulação glenoumeral (por ação PRIMÁRIA do Peitoral Maior) e 60° pelo movimento de protração das escápulas (por ação PRIMÁRIA do Serrátil Anterior e SECUNDÁRIA do Peitoral Menor).
Antes de entrarmos no exercício em foco precisamos relembrar a ARTROCINEMÁTICA da articulação glenoumeral. Não se assustem com esse palavrão, apenas significa como as superfícies articulares se comportam durante os movimentos. A articulação glenoumeral é do tipo “bola-soquete” e respeita então a LEI CONVEXO-CÔNCAVA que diz que para esse tipo de articulação enquanto o osso do membro (o Úmero nesse caso) em deslocamento se move num determinado sentido a superfície articular da cabeça do Úmero se move no sentido oposto . VIRGEM SANTA! Compliquei tudo, né? Que nada, veja como é fácil entender, isso quer dizer que durante o a fase positiva da adução horizontal ao passo que o Úmero se move para frente no sentido da linha mediana corporal a cabeça do Úmero desliza se movendo para trás. Sendo o inverso verdadeiro na fase negativa. Parece um detalhe bobo, mas de importância capital para a preservação da integridade das estruturas (tendão do Supraespinhoso, tendão da porção longa do Bíceps e Bursa Subacromial) que passam pelo pequeno espaço entre o Acrômio e a cabeça do Úmero. Pior ainda no caso de indivíduos que apresentem Acrômios do Tipo II ou III onde o espaço Subacromial é MENOR!

OS PROBLEMAS
Todo e qualquer exercício começa a partir de uma PERFEITA POSIÇÃO INICIAL, onde buscamos o alinhamento corporal e segmentar ideais para o máximo estímulo sobre a musculatura alvo. Mas tem gente que acha que para executar VOADOR basta sentar, apoiar os braços e começar a “bater as asas”! Pior ainda é ver “o povo” fechando completamente os braços da máquina na frente (fig.4). Pera lá... afinal você quer o máximo de estímulo para o Peitoral Maior ou do Serrátil Anterior (fig.5)? Calma...eu explico! Vamos no passo à passo.
Para melhor entender a POSIÇÃO INICIAL vamos fazer uma experiência bem simples? OK! Você aí em frente ao PC, desencoste da cadeira e fique com o tronco ereto. Olhe para frente sem elevar ou abaixar a cabeça e com dois dedos empurre seu queixo para trás! EU DISSE PARA TRÁS E NÃO PARA BAIXO! Se você fez essa manobra corretamente, perceberá que seu tórax se elevou e deverá ter sentido que a musculatura abdominal deu uma pequena contraída. CONSEGUIU? Ótimo, isso quer dizer que você acaba de ATIVAR a ROTA MIOFASCIAL da LINHA ANTERIOR PROFUNDA. NÃO CONSEGUIU? Vixi...provavelmente você tem uma Síndrome Pélvica Cruzada ou Síndrome Cruzada de Ombos (procure imediatamente um profissional competente para recuperar esse padrão alterado). FACERS, essa manobra de estabilização deve ser usada em TODO E QUALQUER EXERCÍCIO DA MUSCULAÇÃO, pois não devemos esquecer que A CABEÇA É O LEME DO CORPO! Para onde a cabeça apontar na direção dela o corpo se moverá!
Agora vamos à POSIÇÃO INICIAL e executar o Voador:
- Sente-se ereto e faça a manobra estabilizadora com o banco ajustado de modo que seus cotovelos quando apoiados nas almofadas estejam NA LINHA AXILAR e faça a contração da musculatura entre as escápulas (fig.6).
- Ao manter as escápulas retraídas e o tronco previamente estabilizado não haverá outra alternativa a não ser iniciar o movimento pela contração do Peitoral Maior retardando a entrada da ação do Serrátil Anterior. Vamos fazer outra experiência prática agora? Simule a postura do Voador, faça a manobra estabilizadora, contraia a musculatura das costas mantendo as escápulas unidas, flexione seus braços de modo que seus cotovelos fiquem na altura da linha axilar... agora SEM soltar as escápulas tente fechar os braços! Se fez direitinho verá que é impossível fechar completamente os braços à frente do corpo e perceberá o tanto que ativou o Peitoral Maior. Mas acham que acabou? Que nada...agora é que o bicho pega! E por que então acontecem tantas tendinites de ombros por causa do Voador? Tadinho a culpa não é dele e sim da pessoa que está fazendo ou do professor que colocou o indivíduo para fazer o que não deveria. COMO ASSIM??? Ora, alguém que não consiga fazer a máxima rotação externa de úmero com os braços abduzidos não deveria nem tentar fazer o Voador. Solução? Recuperar a flexibilidade necessária. Ahhh..professor, mas eu tenho e consigo fazer essa posição. Ok, mas temos dois ponto a observar:
1) Se teu banco estiver baixo demais e os cotovelos acima da linha dos ombros? Mesmo se fizer a manobra estabilizadora você já parte de uma posição onde a cabeça do úmero está sendo comprimida contra o acrômio e as estruturas ali embaixo estão em sofrimento (fig.7)!
2) O PIOR DOS CENÁRIOS... Se teu banco estiver alto demais (fig.8 ), você não conseguirá sustentar a manobra estabilizadora, os ombros entrarão em depressão, você começará o movimento com a ação do Serrátil Anterior. Muitos agora perguntaram...Tá, e daí? O problema estará na fase negativa do movimento! Vou abusar um pouco de vocês agora pedindo para que tentem pensar em 3D. Imaginem suas escápulas completamente protraídas e os úmeros em total adução horizontal ao final do Voador como nas fig.4 e 8. O padrão de movimento NORMAL de retorno agora será retornar o Úmero para trás e por consequência a cabeça do Úmero deslizará para frente. Entretanto, ao iniciar a negativa, quem primeiro começará a relaxar será o Peitoral Maior e as Escápulas continuam ainda protraídas! Resultado? A musculatura do Manguito Rotador não conseguirá fazer seu papel estabilizador e a cabeça do Úmero deslizará excessivamente para frente de encontro à cápsula articular e para cima de encontro ao acrômio. Preciso explicar o que vai acontecer com os tendões do Supraespinhoso e porção longa do Bíceps? Só que ainda tem mais, esse mecanismo provocará com o passar do tempo o esgarçamento dos ligamentos glenoumerais aumentando ainda mais a instabilidade de seus ombros!

RESUMO DA ÓPERA:
TEM GENTE QUE AINDA PENSA QUE TREINAR É MALHAR! TREINAR É ACIMA DE TUDO CONHECIMENTO! PESSOAS DE MENTE ABERTA SEMPRE ESTÃO CHEIAS DE DÚVIDAS ENQUANTO AS DE VISÃO ESTREITA CHEIAS DE CERTEZAS.

BONS TREINOS E ATÉ A PRÓXIMA!

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10151889799856156&set=a.10151668101011156.1073741828.647206155&type=1&pnref=story

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Usei muito o voador quando iniciei, mas agora prefiro um crucifixo, acho mais eficiente. Tem gente que faz o voador sem apoiar o cotovelo na almofada, colocam a parte interna do cotovelo(a dobra) na almofada somente, e fazem o movimento, no final as duas mãos se encostam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse exercício é ( os 2) , assim como todas as máquinas , mais um que não faz diferença alguma no físico de alguém.

Esse Eder Lima as vezes solta MUITA pérola rsrsrs, tenho um amigo no face que vive postando coisas dele e eu já o corrigi algumas vezes e ele ficou MUITO PUTO comigo lá rsrsrs, veio me falar que ei era leigo e eu fui lá e arrebentei ele colocando minhas fontes de estudo que são profissionais RENOMADOS MUNDIALMENTE e ele ficou sem argumentos e saiu pela tangente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...