Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Amendoim - "gordura Boa"? Low Carb Estilo De Vida X Musculação


Thicoimbra

Posts Recomendados

Fala pessoal, beleza?

Estou começando uma dieta low carb e, conversando com alguns amigos que estão seguindo me falaram que amendoim não se encaixa nessa dieta por ser "gordura de origem vegetal e não animal".

Dei uma pesquisada na internet e aqui no fórum, o único motivo que encontrei justificando a afirmativa acima é a presença de um fungo que libera uma toxina cancerígena:

Essa receita contém amendoim. Apesar de ser parecido com as nozes e castanhas, o amendoim é um legume, logo não se encaixa no conceito primal/paleo.

A parte ruim do amendoim é que ele é extremamente suscetível a um fungo que libera uma toxina chamada aflatoxina que é absorvida pelo fígado, e que em altas quantidades tem efeito cancerígeno. A parte boa, no entanto, é que o processo de descascar, torrar e triturar o amendoim até transforma-lo em pasta reduz a aflatoxina em até 89%. Aqui o link com post e links para as pesquisas do blog do Mark Sisson.

Fonte: http://www.vidalowcarb.com.br/doces-low-carb-fudge-de-manteiga-de-amendoim/

Enfim, esse é o único mal do Amendoim? Posso consumi-lo em minha dieta Low Carb na qual busco melhores resultados estéticos (saúde como consequência).

Outro ponto interessante de discussão acho que seria a dieta Low Carb como Estilo de Vida (busca de seguir o que os primitivos seguiam, etc) e como Dieta Estética (aquela que os praticantes de academia seguem).

Claro que não dá para isolar esses dois pontos, mas vemos aqui extremos e nos encaixamos no meio, tendendo mais para um lado do que para o outro, dependendo dos objetivos individuais.

O meu objetivo tende mais para a "dieta estética", por isso consumo produtos que os primitivos não consumiam, como suplementos alimentares, por exemplo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Se você está tentando seguir um estilo de vida que os ancestrais tinham, você ta falando da dieta paleo low-carb né? Então, se você for seguir a risca, você vai ter que eliminar os grãos, leguminosas(como o feijão e o amendoim) e se for intolerante, os laticínios.
Não é recomendado a ingestão de leguminosas por conta da lectina, tóxica para o nosso organismo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, se quer seguir a paleo, tem que seguir conforme o pahe disse.

Porém ,se for seguir apenas low carb hight fat sem ser muito radical, um pouco de amendoin por dia não te fará mal (algo em torno de 20g~30g por dia).

Prefira um mix de oleaginosas ao invés de apenas amendoin, inclua nozes, amêndoas, castanhas e avelãs. Faça um mix e coma umas 50g ao dia deste mix.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você está tentando seguir um estilo de vida que os ancestrais tinham, você ta falando da dieta paleo low-carb né? Então, se você for seguir a risca, você vai ter que eliminar os grãos, leguminosas(como o feijão e o amendoim) e se for intolerante, os laticínios.

Não é recomendado a ingestão de leguminosas por conta da lectina, tóxica para o nosso organismo.

Estou querendo seguir a dieta mais voltada para a estética (redução de gordura).

Tenho 1.78, 89kg com 18% de bf (deve estar um pouco menos, medi em fevereiro) e quero abaixá-lo.

Neste contexto que insiro minha dúvida em relação ao amendoim.

Obrigado,

Abs,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nesse contexto eu näo vejo problema algum.

Qual a quantidade que você pretende consumir?

Vou seguir o conselho do HULQUI, 20g de amendoim junto a 30g de outras oleoginosas.

Outra coisa, tenho um amigo/parceiro de treino [49 anos] (142kg e da pra ver o abdomen definido quando ele encolhe/força), que é ex fisiculturista e me indicou essa dieta. Ele me falou que não devo contar calorias (se nao ficarei louco) e sim comer quando tiver fome (e nao gula! - importante esse auto conhecimento/controle) protein+fat.. o que acham?

Editado por Thicoimbra
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou seguir o conselho do HULQUI, 20g de amendoim junto a 30g de outras oleoginosas.

Outra coisa, tenho um amigo/parceiro de treino [49 anos] (142kg e da pra ver o abdomen definido quando ele encolhe/força), que é ex fisiculturista e me indicou essa dieta. Ele me falou que não devo contar calorias (se nao ficarei louco) e sim comer quando tiver fome (e nao gula! - importante esse auto conhecimento/controle) protein+fat.. o que acham?

Depende muito da tua genética.

Se o cara é ecto ou meso... e já tem um volume de massa magra considerável... um BF legal (10~12%)... não tem facilidade pra engordar... e não deseja ser um competidor com um físico sinistro e rasgado e fibrado... sim, você pode viver como ele está falando.

Mas se você é um endo, tem facilidade de engordar, sofre pra ganhar massa magra, etc... dificilmente você vai ter um físico decente se não controlar as kcals e as macros (quantidades totais de proteínas e carboidratos e gorduras do dia).

Com o tempo você começa a compreender as quantidades que deve comer e de quais alimentos, e começa a fazer esta "contagem" automaticamente.

Mas recomendo fortemente que no início você controle, seja rígido, conte as kcals, conte as macros... depois com tempo você vai acostumando e entendendo melhor o teu corpo.

Editado por HULQUI
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...