Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

A Jornada - Partes 13 E 14...De 18


Posts Recomendados

Postado

55191983.jpg

A Jornada – Semana 13

EMBAIXO DA MINHA PELE

É UMA COCEIRA QUE VOCÊ NÃO PODE COÇAR…

“Eu coçaria cada centímetro quadrado de mim que estivesse sangrando e machucado, mas isto não teria utilidade… Esta coceira enlouquecedora é como se estivesse com larvas embaixo da pele, está sempre ali, fora de alcance. Nós somos todos iguais. Nós somos feitos de sangue e osso. A diferença fica por baixo. A razão pela qual me mantenho aqui é porque há muito tempo este grande esforço, este estilo de vida, está sob a minha pele… E desde então, deixei de me coçar, arranhando furiosamente cada libra sangrenta.”

VOCÊ NÃO TERIA DE NENHUMA OUTRA MANEIRA…

“Embora o caminho seja difícil como o dia é longo, eu não negociaria por um segundo. A força que me permite aguentar não vem do que você vê – o tamanho, veias grossas como cordas, pele tão fina que mostram as fibras. Não, vai mais fundo. Para chegar a este caminho você tem que cortar fora todas as camadas de dúvida e distração até que a faca chegue ao osso. O segundo está passando. Encontre esta coceira… Coce até não sobrar nada.”

PELE APERTADA

Quando você veste uma camiseta apertada, como se sente? Parece ótimo, é isso. Quando você está inchado do treino, é como se a sua pele fosse aquela camisa… Você sente como se o músculo estivesse explodindo fora da sua pele. Uma das vantagens de estar neste jogo. Outra é que você vai parecer melhor do que 99,9% das pessoas ao seu redor. Então você deseja mostrar… Não importa se somos grandes ou pequenos, todos nós fazemos. Mostrar o que a dedicação e o sacrifício podem produzir. Sim, não há nada errado com isso de vez em quando. Mas deve existir equilíbrio entre orgulho e vaidade. Para mim, o bodybuilding não é como ligar o som e aumentar o volume. Não se trata de acelerar o motor do seu carro no sinal vermelho. É sobre entender o trabalho feito e desfrutar do que você faz. Alguns dizem que os meus valores são da velha escola, de outra década. Eu digo, e daí? Meus valores são tão antigos como o físico ideal que eu tenho em minha mente, ou os métodos de treinamento que eu utilizo. O carro que dirijo, a música que ouço, a comida que eu como – é tudo o básico. Ferido… Como uma emoção… Como raiva. No meu elemento, este lugar, é também como eu sou conhecido. Simplesmente como fúria.

CASCA-GROSSA

Se você está começando neste esporte, deixe-me dar alguns conselhos, e não vai te custar um centavo… Você precisará ser casca-grossa. Casca-grossa para repelir a ignorância, as críticas, as dúvidas, o medo, as perguntas idiotas sobre o porquê estamos neste jogo e o que é necessário para permanecer… “Vamos, o que há de errado com uma fatia de bolo. Uma fatia não vai matar você.” Cara, eu posso ir sem parar. Depois de um tempo – às vezes semanas, meses ou talvez até mesmo anos – a sua pele começa a aumentar em proporção à sua dedicação. Sua pele, o seu compromisso com a musculação, torna-se algo como uma camada de armadura. No meu nível, nesta fase do jogo, não dou a mínima para o que os outros pensam dos meus sonhos. Sim, você pode dizer que a minha pele é feita de titânio. Como eu chego mais perto do show, eu só tenho que estar rasgado. Maldição. Como é a ironia? Neste esporte, é a espessura da pele que você precisará se você deseja que ela seja fina…

ESFOLANDO UM GATO

Tentativa e erro… Educado adivinhar… Chame como quiser, a experimentação é a espinha dorsal do bodybuilding. Em tempos de satisfação imediata, as pessoas querem resultados do dia para a noite. Elas querem informações que já foram mastigadas e até digeridas. Elas querem algo em “tamanho único” para todas as respostas. Existe o rápido e em seguida o correto, os atalhos não vão resolver. Na musculação, há duas coisas que exigem um grande esforço – o trabalho físico e o tempo que leva para fazer as coisas direito. É preciso ter disciplina para suportar ambos. Para demonstrar o meu ponto de vista, vamos fazer um teste simples… Pegue um pedaço de papel em branco e aponte seu lápis. Agora rabisque todo esse papel, sem levantar o lápis fora da folha. O que você fez? Dois pontos – um início e um fim – e uma longa, confusa, linha ininterrupta entre os dois. Agora a maioria verá estes rabiscos como uma dor no rabo… Por que rabiscar quando você pode simplesmente traçar uma linha reta entre os dois pontos? É mais rápido certo? Veja por que irmãos… Há muitas maneiras de chegar até onde você quer ir – algumas estradas são mais rápidas do que outras e algumas são mais longas. Mas uma parte do jogo é chegar ao fim e a outra é como você vai chegar lá. Visto de outra forma, neste jogo que chamamos de bodybuilding, o que você vê quando chega lá, define você. Mas como você chega lá… Merda, isso refina você.

_________________

18216613.jpg

A Jornada – Semana 14

“EMPURRAR.”

É ASSIM QUE TUDO COMEÇA…

“Tudo começa com um simples empurrão – um rápido “chute no rabo” e nós saímos por nossa conta, chutando e gritando. Mas não para por aí. Depois, nós seremos empurrados de volta, empurrados para baixo – com os punhos e com as palavras… Você não chegará muito longe. Você está perdendo o seu tempo. Não seja diferente – apenas se adapte. Sim, o mundo vai nos dizer quem devemos ser nunca parando de perguntar quem somos atualmente. Quem somos nós?”

E É ASSIM QUE VAI TERMINAR…

“Nós somos desajeitados e sonhadores. Embora ainda faltem 4 semanas, durante as últimas 12 eu estive empurrando também. Empurrando para o meu próprio limite. Empurrando através de obstáculos, esmagando através de paredes. Empurrando a todos aqueles que disseram que eu falharia. Porque quando o empurrão vem ao seu encontro, você tem que ouvir a sua voz… E se alguém disser diferente, diga para enfiar no rabo.”

“PUXAR.”

Empurrar. Puxar… Duas forças fundamentais da natureza. A física é como uma metáfora para a vida e para esse esporte que chamamos de bodybuilding. Todos os movimentos básicos podem ser feitos com o “empurrar” e “puxar”. Porém não posso esperar que eu vá construir um físico apenas com movimentos de puxar. Na vida é o mesmo, amigos… Você não pode ter atração sem repelir – os dois caminham lado a lado. Pegue minha namorada, por exemplo. Foi uma química imediata no momento que a conheci. Eu sabia que ela era tinha algo de especial e eu faço o meu melhor para tratá-la como uma dama que ela é. Agora pegue o Big Red, por outro lado. Sim, chamo-o assim devido aos seus cabelos e cavanhaque vermelhos. Esse é o cara que para o seu treino para me dizer merda na academia… Outro bobo enganado. Mas as coisas entre nós estão legais agora. Quando a merda bate no ventilador, você tem que estar disposto a intensificar e se tornar um homem melhor. Veja, a atração é a parte mais fácil – é como nadar a favor da corrente de um rio, é o caminho da menor resistência. Mas a resistência é a carne e as batatas do nosso esporte… Isso é o que constrói o nosso físico. Ao mesmo tempo, indo contra os grãos, desafiando a si mesmo, aceitar todos aqueles que não compartilham o seu ponto de vista… Bem irmãos, esse tipo de resistência desenvolve caráter… E não é menos importante.

“RESISTÊNCIA.”

Um amigo meu é professor de matemática, ele vê o mundo em sua volta em termos de números. Não há nada de errado com isso, eu digo. Algumas vezes, ele me vê treinando… Merda, a academia é uma aula de um tipo diferente. Enfim, ele não sabe nada sobre forma física ou como fazer um agachamento. Ele fala em fórmulas, como “F = ma”. Agora, neste mundo, não vejo as coisas em termos de massa ou de aceleração, mas companheiros, eu sei alguma coisa sobre força. Eu sei como é sentir uma barra gelada nas mãos. Quando estou no meio de uma série, eu não estou pensando em gravidade, mas posso sentir o que está acontecendo, a resistência contra mim. Esse é o tipo de resistência que estou interessado. Isso é o que está acontecendo aqui. Veja, a academia é um lugar original. É onde você deixa seus instintos assumir. É também o local onde alguns “lifters” estão à procura de uma identidade, o seu lugar na hierarquia. Quem é o alfa? Quem se importa? Este cara, o Big Red pensa que ele é… Bem, outro dia, ele estava fazendo supino com o seu parceiro… Não consigo lembrar o seu nome, talvez Chops, ou algo assim. O tempo todo ele está olhando para mim, como se fosse dizer, “Ei, eu aposto que não pode fazer isso.” Como se eu me importasse. No meio da minha série, de repente ouvi um grito alto, como quando alguém pisa no rabo de um gato. Já ouvi aquele som antes, então eu larguei o peso e virei para ver Big Red sob o peso, com a cara pálida como cinza. A barra estava parada em seu peito e os seus parceiros estavam freneticamente tentando tirar. Em dois passos eu estava lá para ajudar Big Red subir o peso. Isso aconteceu outro dia… Hoje, quando eu entro na academia, Big Red não diz uma palavra para mim. Em silêncio, já diz tudo o que tinha que dizer. Irmãos, na vida você irá encontrar resistência. O importante é saber quando lutar contra ela e quando devemos deixá-la escorregar ao nosso redor, como uma rocha isolada no meio de um rio.

“ATRITO.”

Merda, um monte de coisas na vida leva ao caminho errado. Eu disse “a vida”? Quem eu estou enganando? Às vezes, a merda que se passa na academia nos leva a esse caminho – como aqueles assuntos com o Big Red. Atrito desnecessário. Adicione dieta à mistura, e eu sou um barril de dinamite esperando para explodir… E vai piorar quando eu iniciar experiências com controle da ingestão de água. Nestes dias, estou me sentindo para baixo. Eu só quero ficar sozinho… Quero dizer a todos que se fodam, que vão embora. Mas você sabe o quê? É fácil pegar o caminho para baixo. É fácil dizer “****” para quem quer que fique no seu caminho. Mas há uma maneira diferente de tomar o caminho para cima, ter disciplina na academia e fora dela para sair da merda que estamos atolados. Ainda ontem, Big Red caminhou até mim, pedindo uma ajuda – foi educado e tudo mais. Fiquei mais que feliz em dar uma mão. Aquele momento me fez lembrar que quando duas coisas estão em atrito, os resultados nem sempre são ruins. Afinal, para criar uma faísca, para criar fogo, você precisa de um pouco de atrito.

Aguarte continuação

Publicidade

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...