Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado (editado)

Uma investigação sueca descobriu que a ação combinada de coenzima Q10 e selénio melhora a saúde cardiovascular. Mas é preciso um estudo maior para validar a informação…

fotonoticia_20140509174308_800.jpg

Urban Alehagen é cardiologista e vive na Suécia, onde se dedica à investigação e ensino nesta área da medicina. O seu estudo sobre a ação combinada de coenzima Q10 e selénio na saúde cardiovascular, publicado no International Journal of Cardiology no final de 2014, teve resultados tão positivos que surpreendeu todos, inclusivamente o próprio investigador. A investigação foi realizada junto da população sénior da Suécia e contou com 443 participantes, entre os 70 e 88 anos. Os dois grupos, um ativo e um placebo, foram monitorizados durante cinco anos. Findo este período e após a realização de exames, concluiu-se que a toma prolongada de Q10 e selénio reduzia a mortalidade cardiovascular em 54%.

Além disso, os dados preliminares indiciaram ainda que este melhorava a função cardíaca. Uma descoberta que reforçou a importância dos dois antioxidantes, cujos benefícios isolados já despertavam a atenção da ciência, mas que nunca tinham sido testados em conjunto. O selénio e a coenzima Q10 são essenciais para a saúde celular. A coenzima é sintetizada pelo organismo, um processo que abranda com a idade (estima-se que aos 80 anos reduza para metade) e devido ao efeito secundário de certos tratamentos. A toma combinada favorece a biodisponibilidade da coenzima Q10 no organismo.

Tal sucede porque o selénio contribui para que esta se transforme em ubiquinol, a forma mais facilmente assimilável de Q10. Segundo Urban Alehagen, para além de indicar uma melhoria na saúde cardiovascular, a suplementação combinada «deve ser considerada uma vez que não demonstrou efeitos secundários mesmo em pacientes com outras medicações». Esta descoberta é apenas o início, requerendo a análise numa população mais alargada. «Está previsto um estudo multinacional para validar os nossos resultados», revela ainda o investigador.

O poder dos dois antioxidantes:

- Selénio

Micronutriente presente naturalmente no solo e nos alimentos como cereais, grãos, carne, fruta e vegetais. É um antioxidante útil para a atividade enzimática e celular, mas apenas em doses reduzidas, uma vez que a toma excessiva é tóxica.

- Coenzima Q10

Integra a composição das células e tem um poder antioxidante. Pode obter-se através da alimentação (peixes gordos, vísceras e cereais integrais, por exemplo) ou da toma de suplementos. É muito usada no desporto, para melhorar a capacidade física e reduzir a dor muscular.

Fonte:

Alehagen U, Aaseth J "Selenium and coenzyme Q10 interrelationship in cardiovascular diseases - A clinician's point of view." J Trace Elem Med Biol. 2015 Jul;31:157-62. doi: 10.1016/j.jtemb.2014.11.006. Epub 2014 Nov 27

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25511910 (em inglês)

Editado por Torf

Publicidade

Postado

Boa tarde

Este estudo é inovador e fantástico! Aumentar o bombeamento do coração e reduzir a morte por doença cardíaca em 50% é um grande progresso. E só é preciso tomar Q10 100 mg e o selénio orgânico como prevenção, ou seja, uma cápsula e um comprimido todos os dias!! Li o estudo, as substâncias utilizadas no estudo são da Pharma Nord, uma farmacêutica dinamarquesa. Estas substâncias estão à venda em farmácias/parafarmácias em Portugal, muitas já têm lojas online com envios para o Brasil (não existe à venda no Brasil)

http://www.farmaciaemcasa.pt/index.php/suplementos-56061/bioactivo-q10-forte-x30-16098-detail?showall=1

http://farmais.net/bioactivo-q10-forte-p-2247.html

....

.....

acs

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...