Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Na moda e amplamente incentivado entre os praticantes de atividades físicas nas academias, o consumo exagerado de suplementos alimentares e vitaminas está levando aos consultórios mais pacientes com alterações na função renal, devido ao uso desses produtos sem acompanhamento e, muitas vezes, até como substitutos de refeições.

Casos de insuficiência e calcificação renal, intoxicação e hipervitaminose ficam cada vez mais comuns nos consultórios com a explosão desse culto ao “lifestyle fitness” e com a lentidão na fiscalização dos produtos que são comercializados. A presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Carmen Tzanno, diz que chega a receber até dois pacientes por semana relatando problemas que, quando investigados, levam à constatação de que foram causados por suplementos.

“Muitos pacientes são jovens e até adolescentes”, afirma ela. “Esse movimento é percebido há pelo menos três anos”, completa, ao explicar que a suplementação é recomendada apenas para atletas de alto rendimento ou para sanar deficiências geradas por patologias.

A preocupação é crescente, e o consumo inadequado é apontado como uma das causas da disfunção renal, discutida em congressos da área. O nutrólogo e também nefrologista Alexandre Dias Pinto Coelho alerta que, em conversas informais em um desses eventos, foi levantada a suspeita de um possível surto na hemodiálise. “Pelo andar da carruagem, é possível que, dentro de dez ou 15 anos, comece a aparecer gente com doença renal terminal secundária ao uso abusivo de proteínas, sejam elas de suplementos ou não”, critica.

Um dos principais riscos, segundo Coelho, é a dieta dos atletas que buscam hipertrofia (crescimento dos músculos), baseada principalmente em alimentos e suplementos ricos em proteínas, que, em excesso, podem acelerar nefropatias (lesões ou doença do rim) silenciosas. Carmen também ressalta os riscos das dietas da moda, como a Dukan, que, se aliada aos suplementos proteicos (como o Whey Protein, por exemplo), acaba levando à formação de pedras nos rins.

A nefrologista também cita o caso de um paciente que, após o uso de doses elevadas de vitamina D, chegou ao quadro de intoxicação, hipervitaminose e calcificação renal. “Quando você retira o consumo e faz a orientação adequada, em geral, a função é recuperada. O grande problema é que as pessoas, mesmo orientadas, têm uma ambição estética tão grande que qualquer outro problema de saúde acaba sendo deixado de lado”.

A psicóloga Marcelle Bitarães, 24, conta que sempre desconfiou dos benefícios dos suplementos, mas há oito meses ela adquiriu uma rotina mais rigorosa de atividade física e passou a sentir a necessidade de contar com a “ajuda” de produtos indicados por sua nutricionista esportiva. “Sempre tive o pé atrás e, sem acompanhamento, acho perigoso tomar. Consegui eliminar 10 kg e 13% de gordura. Sem os suplementos acho que conseguiria o mesmo resultado, mas demoraria mais”.

Expansão. No Brasil, estima-se que 2% da população – cerca de 4 milhões de pessoas – consuma suplementos, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais (Abenutri). Dentro do mercado de nutrição esportiva, os produtos à base de proteína aparecem como campeões de venda (65%), e os jovens entre 15 e 30 anos representam 80% dos consumidores.

“Os números podem aumentar de maneira exponencial nos próximos anos. Sendo assim, esse mercado deve ser regulado, e a população deve procurar orientação profissional. Essas medidas são preventivas e visam à preservação da função renal, boa qualidade de vida e um estilo de vida saudável”, diz Carmen.

Fiscalização

Alerta. Somente em 2014 e 2015, a Anvisa proibiu a distribuição e a comercialização de 21 marcas de suplementos proteicos para atletas e outras 14 marcas de suplementos alimentares.

Só produtos alterados são suspensos

Regulamentação: Em 2010, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou um regulamento técnico com diretrizes específicas aos alimentos para atletas.

Venda: Por telefone, a assessoria de imprensa da agência disse que os produtos podem ser vendidos em farmácias e lojas de produtos naturais. “A comercialização só é suspensa quando os produtos apresentam algum problema”.

http://www.otempo.com.br/cidades/suplementa%C3%A7%C3%A3o-j%C3%A1-%C3%A9-apontada-como-causa-de-les%C3%B5es-renais-1.1044085


Achei o tom da matéria alarmista demais. Em todo caso, é bom para a galera mais nova que só pensa em suplementos.

Publicidade

Postado (editado)

Cuidado pra não ser xingado, chutado, pregado na cruz e queimado vivo com a criação desse tópico, haha. Logo logo aparece os "entendidos" falando que essas afirmações jamais poderão ser verdades consensuais algum dia

O consumo de suplementos está banalizado. Do meu ponto de vista podem ser realmente úteis no caso de doenças crônicas, e apenas...

Sem uei não se cresce? Músculo é treino, dieta e, por fim, esteróides (caso o cara leve o fisiculturismo tão a sério a ponto de querer ser profissional e ganhar dinheiro com o corpo). Mike Mentzer provou isso. Pequenininho ele né?

Editado por TheyCallMePeter
Postado

Não compartilhei a matéria no intuito de dizer que as pesquisas são corretíssimas e que devemos excluir a suplementação ad eternum (eu mesmo uso whey e creatina).

Apenas para informar, até pq tem muita gente nova que acessa o forum e toma suplementos como se não houvesse amanhã, sem os mínimos cuidados.

Postado

Queria saber dos estudos, tipo aquele estudo que fizeram com atletas de futebol americano, durante 7 anos e descobriram que o uso da creatina causa calvície.

7 anos, atletas, futebol americano,creatina, calvície... Só espero que os cientistas que fizeram esse acompanhamento tenham feito o controle do uso de esteroides, porque senão jogaram 7 anos de pesquisa no lixo para chegarem a uma conclusão dessas.

A presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Carmen Tzanno, diz que chega a receber até dois pacientes por semana relatando problemas que, quando investigados, levam à constatação de que foram causados por suplementos.

Outro problema, o paciente abusa de esteroides, aí chega no médico com uma pedra de 5 kg nos rins e para não falar das cagadas que fez, diz que usa apenas suplementos, quem fica com a culpa?

Já vi até aqui no fórum alguém relatando algo de tipo, que iria no dermatologista por causa da acne causada por esteroides, mas que ele iria dizer que tomava só suplementos. Esses pacientes da moda fitness que procuram ajuda médica quando estão com problemas, pode ter certeza que na maioria dos casos tem algo mais que suplementos, não estou dizendo que suplementos são inofensivos quando há o abuso, só que usar de fontes informais ou estudos sem controle para concluir algo é um erro.

Postado

Queria saber dos estudos, tipo aquele estudo que fizeram com atletas de futebol americano, durante 7 anos e descobriram que o uso da creatina causa calvície.

7 anos, atletas, futebol americano,creatina, calvície... Só espero que os cientistas que fizeram esse acompanhamento tenham feito o controle do uso de esteroides, porque senão jogaram 7 anos de pesquisa no lixo para chegarem a uma conclusão dessas.

Tudo bem que esse estudo foi mal feito mesmo, mas o Ney Felipe disse que um colega dele fez uso de creatina por 8 meses, com exames antes e depois dos 8 meses , e o DHT dobrou.

Postado

"dentro de dez ou 15 anos, comece a aparecer gente com doença renal terminal secundária ao uso abusivo de proteínas, sejam elas de suplementos ou não"

"A nefrologista também cita o caso de um paciente que, após o uso de doses elevadas de vitamina D, chegou ao quadro de intoxicação, hipervitaminose e calcificação renal."

Ou seja, para uma reportagem dessa ter credibilidade e poder estampar um título como esse, faz-se necessário estudos científicos que apontem o suplemento como causa única ou principal das lesöes.

Postado (editado)

Tudo bem que esse estudo foi mal feito mesmo, mas o Ney Felipe disse que um colega dele fez uso de creatina por 8 meses, com exames antes e depois dos 8 meses , e o DHT dobrou.

Teve um estudo (não sei se era piada) em jogadores de Rugby que o DHT aumentou em mais de 50%, isso em 7 dias usando 25g dia de creatina. hahahaha

Creatina tem maior potencial de deixar calvo do que testosterona :laughingsmiley: .

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19741313

RESULTS: After 7 days of creatine loading, or a further 14 days of creatine maintenance dose, serum T levels did not change. However, levels of DHT increased by 56% after 7 days of creatine loading and remained 40% above baseline after 14 days maintenance (P < 0.001). The ratio of DHT:T also increased by 36% after 7 days creatine supplementation and remained elevated by 22% after the maintenance dose (P < 0.01). Editado por Tanin
Postado

Teve um estudo (não sei se era piada) em jogadores de Rugby que o DHT aumentou em mais de 50%, isso em 7 dias usando 25g dia de creatina. hahahaha

Creatina tem maior potencial de deixar calvo do que testosterona :laughingsmiley: .

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19741313

RESULTS: After 7 days of creatine loading, or a further 14 days of creatine maintenance dose, serum T levels did not change. However, levels of DHT increased by 56% after 7 days of creatine loading and remained 40% above baseline after 14 days maintenance (P < 0.001). The ratio of DHT:T also increased by 36% after 7 days creatine supplementation and remained elevated by 22% after the maintenance dose (P < 0.01).

Ô loco. :ph34r_anim:

Testo pra quê, negócio é creatina.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...