Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Como As Pessoas Defendem O Ato De Comer Carne


Visitante

Posts Recomendados

Eu como qualquer coisa. Como carne, mas se saio pra comer em restaurante, vou sempre em um vegetariano daqui onde a comida é simplesmente fora de série. Churrascaria? pff...

Acho nobre e concordo com a causa dos vegetarianos. Mas veganos ao meu ver têm melhores argumentos, dado que a indústria de ovos é de longe a mais impiedosa com os animais

Em oncologia existem estudos associando alto consumo de carne com aumento na incidência de cancro no cólon. Se pesquisar sobre isso na internet não terá dificuldade em achar

Eu já disse isso, e repito

NA MINHA OPINIÃO, os vegetarianos/veganos, tem 2 argumentos convincentes

1 - Opção - Segue porque quer, e ponto final

2- Religião - Porque ele tem fé.

EU NÃO CONCORDO com maus tratos, mas já postei um link em dois tópico (nesse inclusive), e o Matheus completou ali em cima, ética, dó, meio ambiente, é bulshit.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Vários estudos relacionam gordura saturada com doença coronária, e você sabe bem que não é bem assim.

Se o elevado consumo de carnes tivesse relação com cancro no cólon, ou até mesmo em qualquer outro órgão, nossos antepassados, em sua grande maioria, teriam.

Eu acredito que seja uma doença hiperinsulinémica. Células cancerigenas usam de energia, não a oxidação mitocondrial da gordura como outras células do nosso corpo podem usar, elas usam exclusivamente a glicose através da glicólise.

Acredito que podemos relacionar o cancro no cólon mais com os carboidratos que possuem amilopectina C, que é a menos digerivel e chega até o colon sem estar digerida. Ali bactérias simbióticas se alimentam com o amido não digerido - acabam gerando gases como nitrogênio e hidrogênio (por isso o feijão, por exemplo, causa gases, pois é rico em amilopectina C). Ali tem a alimentação perfeita e um ótimo ambiente tóxico para o cancro se desenvolver.

Você não pode falar nada por que é um Leão, claro que vai defender o consumo de carnes. :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

afinal, existe algum malefício que a carne provoque?

TUDO em excesso provoca algum mal, até água potável

Eu reduzi drasticamente meu consumo de carne, e tenho ficado bem mais ligado. Se pudesse (R$), pararia completamente. Só uma vez ou outra, em churrascos mesmo. Ficaria tranquilo só com o ovinhos, queijos e etc.

Eu sou o contrário, se tivesse $$$ minha dieta assim como dos esquimós, iria ser baseada em carnes, uma pena que carnes são caras.

Olha! Todos que eu conheço que tentaram não comer carne, seja lá qual o motivo, acabaram com o mesmo problema. Anemia.

Podem vir falar que não é necessário comer carnes, pode até ser (ou não), mas é muito difícil substituir com eficiência o consumo de carnes, talvez impossível.

Sem falar que se for pra ajudar os animaizinhos, deixar de comer carne não ajuda muito já que um dos substitutos favoritos é a soja, cujo cultivo mata muitos animais direta e indiretamente.

2

Ficar sem comer carne ´[e pedir pra ter problemas de saúde a longo prazo, não tem como escapar.

A politica da nutrição tradicional esta baseada em mentiras que lhe convem para gerar lucros a industria agricola, a estrategia desse dogmas é incentivar as pessoas a comerem pouca gordura principalmente aquelas de fonte animal ricas em saturadas, e incentivam o consumo de grãos, fazem pesquisas observacionais e manipuladoras sempre para o lado que lhe convêm, pesquisas mostrando que alto teor de gordura aumenta os riscos de doenças cardiacas e aumenta o peso,mas sem nenhuma bases cientifica, todas essas pesquisas financiadas pelos departamentos agricolas cujo objetivo é vender grãos , engraçado que a epidemia da obesidade e diabetes começaram depois que propagaram essas diretrizes na cabeçadas pessoas. Desde então estudos provaram que essa abordagem falha esta errada.

2

Bem, vamos lá..

Primeiramente a proteina: proteina tem que ser de origem animal (generalizando). Pra se conseguir uma quantidade de proteina atraves apenas de fonte vegetal para uma pessoa de, por exemplo, 97kg (meu peso), teria que ser uma quantidade graaaande. Mas ai tem outro problema, nós não conseguimos absorver muito bem a proteina vegetal, nossos trato digestivo não é tão cumprido, não da tempo de metabolizar tudo. E lembrando que o que importa não é tanto a proteina em si, mas sim os aminoácidos que a constituem e dificilmente conseguiriamos esses aminoácidos apenas de fontes vegetais.

Vitamina B12: Ela é exclusiva de origem animal, os unicos alimentos que possuem essa vitamina em origem vegetal, são os alimentos enriquecidos com ela. Mas qual a importancia dela? A falta dessa vitamina pode causar até atrofia no sistema digestivo, problemas cardiacos. A falta causa alucinação, fraqueza, formigamentos, etc..Veganos tem que tomar suplementos dessa vitamina, mas esses suplementos antes foram testados em animais, e você acha que todos os animais que passaram pelo estudo ficaram vivos? Então ao consumir você está participando da morte desses animais tambem. Não pode matar um animal pra comer, mas pra servir de cobaia pode (esse é outro ponto).

Já que animal não pode sofrer, não pode ser morto pra ser comido, então quem é contra isso devia ser contra vacinas. Vacinas são testadas em animais primeiro, e antes de chegar ao resultado esperado, muitos sofrem, ou você acha que na primeira vacina já da tudo certo?

Um outro argumento é o que causa sofrimento aos animais. O interessante é que as vezes a pessoa se importa tanto com os animais (não acho errado isso), mas ai causa sofrimento ao próximo (falando mais da parte sentimental agora). E tambem a natureza é assim, sempre vai haver sofrimento, seja pela mão do ser humano ou por outro predador.

Não há estudo algum que mostre que uma alimentação saudavel não precisa ter alimentos de origem animal. Muitas civilizações sobreviveram décadas com alimentação de origem animal, quase nada vegetal, agora o contrário eu desconheço.

Não digerimos celulose, então se fossemos feitos para sermos herbivoros somente, acho, só acho, que conseguiriamos digerir.

O ferro também é essencial, e há o ferro heme e o ferro não heme. Alimentos que contenham ferro, de origem vegetal, possuem em sua grande maioria, apenas o ferro não heme; esse é menos biodisponivel. De origem animal possuem tanto o ferro não heme, como tambem o heme que é bem mais biodisponivel. Deficiencia de ferro causa anemia ferropriva (ferro é essencial para produção de glóbulos vermelhos - só saber um pouco de bioquimica que vai entender a importancia).

Gorduras são essenciais, principalmente as saturadas, e são exclusivas de origem animal. Omega 3 que é tão benéfico é de origem animal, o W3 de origem vegetal possui uma biodisponibilidade baixissima pois é ALA, e não DHA/EPA. O omega 3 mesmo, é o DHA/EPA que é o que tem em capsulas que todos tomam. ALA é convertido muito pouco em DHA/EPA (cerca de 5% apénas).

Colesterol é exclusivo de origem animal. Colesterol é precursor de hormonios como a testosterona. Como o corpo vai fabricar se não tiver a matéria prima?

Vegetais também são seres vivos, se é crueldade com animais como o gado, também é crueldade com os vegetais. E muitas vezes as pessoas comem os vegetais ainda vivos. Só por que os vegetais não falam, não andam, não são iguais aos outros seres vivos (animais), não faz deles "não seres vivos". Se eles não fossem seres vivos eles não teriam desenvolvido defesas, como são os casos de plantas carnivoras, as plantas que para não serem extinguidas evoluiram sendo venenosas. Se as plantas não fossem seres vivos, e diga-se, são espertas, por que elas simulam cheiros para atrair insetos que pousem nelas e assim espalhem polem para se reproduzir.

Não concordo nem um pouco com maus tratos aos animais, com abatedouros clandestinos, mas também seria hipocrisia falar que nãos e deve comer carne. Carne é a base da nossa alimentação, evoluimos consumindo carne, ou vocês acham que a agricultura sempre existiu?

Ah, e insetos também são seres vivos e não são mortos de uma maneira que não cause sofrimento tambem. Eles já são criados em lugares que são como abatedouros, mas para insetos. Não vejo diferença alguma, só muda o tamanho do animal (e a carne de gado é melhor.. haha)

Pra não me estender mais, vou deixar alguns links abaixo.

http://www.nutritotal.com.br/perguntas/?acao=bu&id=236&categoria=23

http://www.berkeley.edu/news/media/releases/99legacy/6-14-1999a.html

http://jn.nutrition.org/content/129/8/1613.abstract

10985208_973151496059186_743618822641424

Vários estudos relacionam gordura saturada com doença coronária, e você sabe bem que não é bem assim.

Se o elevado consumo de carnes tivesse relação com cancro no cólon, ou até mesmo em qualquer outro órgão, nossos antepassados, em sua grande maioria, teriam.

Eu acredito que seja uma doença hiperinsulinémica. Células cancerigenas usam de energia, não a oxidação mitocondrial da gordura como outras células do nosso corpo podem usar, elas usam exclusivamente a glicose através da glicólise.

Acredito que podemos relacionar o cancro no cólon mais com os carboidratos que possuem amilopectina C, que é a menos digerivel e chega até o colon sem estar digerida. Ali bactérias simbióticas se alimentam com o amido não digerido - acabam gerando gases como nitrogênio e hidrogênio (por isso o feijão, por exemplo, causa gases, pois é rico em amilopectina C). Ali tem a alimentação perfeita e um ótimo ambiente tóxico para o cancro se desenvolver.

2

Pessoal esquece que graças ao consumo de carne nós evoluímos ( nossos ancestrais) e atualmente uma dieta sem carnes te deixará doente cedo ou tarde, isso é um fato.

Editado por Danilo Z
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Será que a saída para esse problema não está mais em aumentar o rigor e a fiscalização das normas ambientais, fazendo com que os órgãos públicos impeçam a produção de carne através de métodos muito torturantes para o animal, ao invés de categoricamente impedir todo mundo de comer carne?

Se tem gente que abusa da liberdade individual pra lucrar em cima do sofrimento dos animais a solução talvez não seja desestimular o consumo, mas meramente aumentar o rigor das normas ambientais para padrões mais "humanos" considerando que apesar de sua inferioridade, esses animais também tem sistema nervoso e sentem dor como todos nós.

Por outro lado, temos de reconhecer que tanto o brasileiro quanto o americano consomem muito mais carne do que deveriam, isso pra não falar no desperdício monstruoso do alimento. Aqui come-se carne muito mais por prazer do que por qualquer necessidade fisiológica, ninguem vai numa churrascaria comer 1 kilo de carne porque ta precisando de proteína ou pq tá no ''topo da cadeia alimentar", come porque quer sentir prazer mesmo. Não defendo veganismo, mas é de se questionar: será que um ser consciente (ainda que inferior) merece ser torturado e morto somente para que o homem tenha alguns minutos de prazer?

concordo, mas em grandes abatedouros, eles possuem métodos mais "humanizados" de abate. O que não acontece em pequenos abatedores por vários motivos.

Eu não entendi bem esse "comer mais carne que deveria", se for na questão de necessidade mesmo, não acho que exageramos no consumo (principalmente aqui no BR), desperdiçamos mto mesmo, isso concordo. Mas grande parte do consumo ainda serve como suporte nutricional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que não, daqui uns 5-10 anos tenho certeza que a maior discussão aqui no forum será de qual inseto sairia a melhor proteína ( barata, besouro , gafanhoto , formiga ) teremos relatos de dieta só de insetos , etc.. Parece viagem mais não ė ( pelo menos pra mim )

A alimentacäo com insetos já é algo do dia-a-dia para grande parte da populacäo mundial. Cerca de 40% salvo engano. Creio que também chegará ao ocidente porém näo num prazo täo curto quanto esse que você estipulou.

Só um detalhe..

Insetos podem ser alergenicos a alguns, então não vão sair por ai comendo, por que pode dar uma complicação.

Miosina e quitina estão presente nos insetos e são proteinas alergênicas a muitos.

Se você tem alergia a camarão, por exemplo, provavelmente também tem a insetos.

E alguem ai falou sobre o consumo de água para produzir 1kg de carne são necessários não sei quantas vezes mais do que para insetos. Existe um mito de que são necessários 15 mil litros para 1kg de carne, mas não é bem assim não. 1kg de carne utiliza menos de 4 mil litros.

Só para ilustrar o gasto de água.

Para fabricar 1 folha de A4, essa ai que nós damos para as crianças rabiscarem e depois jogarem fora, que você faz anotações e depois poe no lixo, são necessários 10 litros de agua, para uma só folha. Fora que é preciso cortar uma arvore (não para uma folha só).

Para produzir 1kg de chá, esse chá verde ou outro que todo mundo fala que faz bem, que melhora isso, melhora aquilo, são necessários 8.800 litros de água. Praticamente 30 litros a cada 3 gramas.

1 maçã, só uma, são necessarios aproximadamente 125 litros de água.

O vinho, aquele que tantos falam dos beneficios por causa do resveratrol, necessita de mais de 600 litros de água por quilo, ou seja, em um copo de vinho tem mais de 100 litros de água, um único copo.

Uma camisa de algodão, essa que a gente coloca no dia a dia pra fazer as atividades, pra ir ao shopping, utiliza em média 2.700 litros de água.

Calça Jeans?? 11 mil litros.

HUmmm, um queijo iria bem agora, hein.. Sim, e seriam necessários quase 4 mil litros de água para fazer um quilo de queijo.

E aquele lençol de algodão que você comprou pra colocar na sua cama.. 10 mil litros

Um carro +- 150 mil litros de água.

Então isso de trocar carne vermelha por causa do gasto de água é furada, economiza no papel, nas roupas, no chazinho, no café que é melhor.

Acho que você näo entendeu bem a questäo da água...

O jeans consome uma quantidade de água altíssima para ser fabricado. Por isso que, aqueles que se preocupam com a ecologia, näo usam jeans e partem para outras opcöes de tecidos como, por exemplo os sustentáveis, recicláveis, etc.

Garanto que se desenvolverem um carro que consuma bastante menos água durante seu processo de fabricacäo, este vai ser uma excelente alternativa no quesito ecologia.

O problema é que as pessoas näo tem ciência da quantidade de água que está por trás dos processos industriais, da agricultura e da pecuária.

Acho que a última calca jeans que eu comprei foi essa da minha foto do perfil. Foto tirada em 2008 e calca comprada em 2004. Eu faco a minha parte.

Vale ressaltar que esse vídeo que você postou foi feito pelo instituto americano da carne... É o mesmo que a NeoNutri fazer um vídeo falando que o whey deles näo tem farinha.

Enfim, o que eu quis explicitar é que o gasto de água para produzir carne de grilo é muito menor do que para produzir carne bovina. Pelos meus números, säo 2000 vezes menos água. Pelos seus números säo 700 vezes menos água. Ou seja, näo importa o cálculo, a quantidade é menor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sabia que tinha sido você, eu li os comentários e quando acabei já não lembrava quem era.

Primeiramente só quero esclarecer que momento algum falei algo para atacar, quando falo "você" no texto, é no geral, não você especificamente.

Mas voltando a questão da água para o gado.

Um gado ingere cerca de 2,5% do seu peso total de alimento, e ingere cerca de 4 litros de água por quilo do que come.

Vamos pegar agora um boi de 500kg, que é o peso que apenas alguns produtores usam para abate, a maioria abate o boi com 300~400kg. O boi chega a esse peso em mais ou menos 20 meses (geralmente chega antes, mas estou falando tudo pra cima pra até passar um pouco). Agora se eu pegar o boi já com 500kg, sem nem contar quando ele era filhote e comia e bebia menos, todo o periodo de engorda que ele tambem comia e bebia menos, vamos pegar só o peso dele já grande.

Então ele consome 12,5kg por dia de alimento e 50 litros de água. Em um periodo de 18 meses (exatos 540 dias) o boi consome 27.000 litros de água. Lembrando, o boi já com um peso consideravel, então esse numero é menor.

Agora pega esses 27 mil litros de água e divide pelo peso do boi.

50% são a carcaça (carne com osso) o resto é sebo, couro, patas, cabeça e entranhas.

Se desses 250kg que sobraram tirarmos os ossos, vamos chutar baixo e colocar que sobraram 100kg de carne, 200kg só de osso (to chutando pra baixo pra dar uma força pra tentar chegar nesse número de 15 mil litros de água)

27.000/100 = 270 litros de água liquida por quilo de carne.

O resto vem do alimento, da grama, ração. Então quem mais consome água não é o gado, são as folhas? Quem é o maior problema então? O gado só está seguindo a ordem natural de comer aquilo que está no seu DNA para comer.

Mas o boi não é só carne, o sebo é usado na industria de velas, e uma parte vai para ser usado na fabricação de biodisel (olha ai, ajudando o meio ambiente :P )

A mucosa do intestino para ser produzido colho e laticinios

As tripas para fios cirurgicos, capas de linguiça/salsicha

Pelos do rabo para pinceis

Casco das patas e dos chifres são extraidos componentes para serem usados no pó de extintor (fala pra um vegan não usar extintor quando algo estiver pegando fogo)

Couro pra cola, capsulas, gelatina, filme fotográfico.

E esse calculo eu já peguei o boi com seu peso na fase adulta e o mesmo periodo que ele levaria a engorda.

Pode ter algumas variações nos cálculos, como por exemplo o boi comer e beber mais, mas mesmo assim, mesmo que esse número dobre, não chega nem perto do número que é divulgado. Pra chegar em 15 mil litros de água por quilo, o boi teria é que viver na água e ser um peixe.

A maioria desses que divulgam tanto esses números sobre a carne bovina, são os mesmos que descem dos seus carros que gastaram milhares de litros de água para serem fabricados, com seus casacos de couro, sua calça jeans, e não é qualquer jeans, é um jeans daqueles grossos. Dão para as esposas uma bolsa de couro de jacaré, com dinheiro que é tirado da sua carteira de couro também. Entram em suas casas com piscina, com o jardim com regadores, tomam seu banho na hidromassagem, levam seus carros para lavar toda semana. Opa, mas não comem carne, então estão ajudando o meio ambiente. Não estou falando que são todos assim, mas sim, muitos são.

E sobre a alimentação por insetos, é ótimo se mais pessoas começarem a comer, sobra mais carne pra quem gosta. Eu, particularmente, sou muito mais comer um bife, um hamburguer, do que comer insetos. "Ah, mas eles são ricos em proteina". E daí? Proteina é essencial, mas não é necessária tanta. Pra uma pessoa de 70kg, um peso comum, são necessários cerca de 100g de proteina. Não é muita coisa, consegue-se fácil isso sem comer com exagero.

Não discordo que o consumo de água seja menor para criação de insetos, mas não sei até que ponto é menor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sabia que tinha sido você, eu li os comentários e quando acabei já não lembrava quem era.

Primeiramente só quero esclarecer que momento algum falei algo para atacar, quando falo "você" no texto, é no geral, não você especificamente.

Mas voltando a questão da água para o gado.

Um gado ingere cerca de 2,5% do seu peso total de alimento, e ingere cerca de 4 litros de água por quilo do que come.

Vamos pegar agora um boi de 500kg, que é o peso que apenas alguns produtores usam para abate, a maioria abate o boi com 300~400kg. O boi chega a esse peso em mais ou menos 20 meses (geralmente chega antes, mas estou falando tudo pra cima pra até passar um pouco). Agora se eu pegar o boi já com 500kg, sem nem contar quando ele era filhote e comia e bebia menos, todo o periodo de engorda que ele tambem comia e bebia menos, vamos pegar só o peso dele já grande.

Então ele consome 12,5kg por dia de alimento e 50 litros de água. Em um periodo de 18 meses (exatos 540 dias) o boi consome 27.000 litros de água. Lembrando, o boi já com um peso consideravel, então esse numero é menor.

Agora pega esses 27 mil litros de água e divide pelo peso do boi.

50% são a carcaça (carne com osso) o resto é sebo, couro, patas, cabeça e entranhas.

Se desses 250kg que sobraram tirarmos os ossos, vamos chutar baixo e colocar que sobraram 100kg de carne, 200kg só de osso (to chutando pra baixo pra dar uma força pra tentar chegar nesse número de 15 mil litros de água)

27.000/100 = 270 litros de água liquida por quilo de carne.

O resto vem do alimento, da grama, ração. Então quem mais consome água não é o gado, são as folhas? Quem é o maior problema então? O gado só está seguindo a ordem natural de comer aquilo que está no seu DNA para comer.

Mas o boi não é só carne, o sebo é usado na industria de velas, e uma parte vai para ser usado na fabricação de biodisel (olha ai, ajudando o meio ambiente :P )

A mucosa do intestino para ser produzido colho e laticinios

As tripas para fios cirurgicos, capas de linguiça/salsicha

Pelos do rabo para pinceis

Casco das patas e dos chifres são extraidos componentes para serem usados no pó de extintor (fala pra um vegan não usar extintor quando algo estiver pegando fogo)

Couro pra cola, capsulas, gelatina, filme fotográfico.

E esse calculo eu já peguei o boi com seu peso na fase adulta e o mesmo periodo que ele levaria a engorda.

Pode ter algumas variações nos cálculos, como por exemplo o boi comer e beber mais, mas mesmo assim, mesmo que esse número dobre, não chega nem perto do número que é divulgado. Pra chegar em 15 mil litros de água por quilo, o boi teria é que viver na água e ser um peixe.

A maioria desses que divulgam tanto esses números sobre a carne bovina, são os mesmos que descem dos seus carros que gastaram milhares de litros de água para serem fabricados, com seus casacos de couro, sua calça jeans, e não é qualquer jeans, é um jeans daqueles grossos. Dão para as esposas uma bolsa de couro de jacaré, com dinheiro que é tirado da sua carteira de couro também. Entram em suas casas com piscina, com o jardim com regadores, tomam seu banho na hidromassagem, levam seus carros para lavar toda semana. Opa, mas não comem carne, então estão ajudando o meio ambiente. Não estou falando que são todos assim, mas sim, muitos são.

E sobre a alimentação por insetos, é ótimo se mais pessoas começarem a comer, sobra mais carne pra quem gosta. Eu, particularmente, sou muito mais comer um bife, um hamburguer, do que comer insetos. "Ah, mas eles são ricos em proteina". E daí? Proteina é essencial, mas não é necessária tanta. Pra uma pessoa de 70kg, um peso comum, são necessários cerca de 100g de proteina. Não é muita coisa, consegue-se fácil isso sem comer com exagero.

Não discordo que o consumo de água seja menor para criação de insetos, mas não sei até que ponto é menor.

Por isso que gosto de você. Sempre com muitos argumentos e eles convincentes. =)

Bom que deu para chegarmos num acordo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

[...]

Acho que você näo entendeu bem a questäo da água...

O jeans consome uma quantidade de água altíssima para ser fabricado. Por isso que, aqueles que se preocupam com a ecologia, näo usam jeans e partem para outras opcöes de tecidos como, por exemplo os sustentáveis, recicláveis, etc.

Garanto que se desenvolverem um carro que consuma bastante menos água durante seu processo de fabricacäo, este vai ser uma excelente alternativa no quesito ecologia.

O problema é que as pessoas näo tem ciência da quantidade de água que está por trás dos processos industriais, da agricultura e da pecuária.

Acho que a última calca jeans que eu comprei foi essa da minha foto do perfil. Foto tirada em 2008 e calca comprada em 2004. Eu faco a minha parte. [...]

Você é um bom homem, Torf. Te admiro e te respeito, embora não o conheça pessoalmente.Alguns dos valores por você cultuados se assemelham aos meus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nesse site tem o consumo de água por produto:

http://www.pegadahidrica.org/

A carne bovina consume cerca de 15 mil litros de água por quilo.


Lembrando que o consumo de água não está relacionado apenas ao que é utilizado para a hidratação do animal.


Da mesma forma que o consumo em vegetais não deve considerar apenas o que é utilizado na irrigação.


Sobre o estudo, a conclusão é que os que comedores de carne que justificam o hábito de maneira indiferente ou cruel, são mais insensíveis para os problemas sociais, ou seja, são também mais indiferentes para com os outros humanos. É um exercício para aferir o nível de empatia de um indivíduo. Pode ser útil em um exame seletivo para se contratar um(a) enfermeiro(a), por exemplo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A vossa preocupação com a questão de consumo de água é exagerada.
Temos 1.260.000.000.000.000.000.000 (ou 1,26 sextilhões :ohno02: ) de litros de água disponíveis no planeta.

Além de que toda água consumida não desaparece. :oneeyed02:

A preocupação deve ser com o tratamento pós utilização e não com a quantidade consumida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...