Lu83 75 Postado Maio 26, 2015 às 18:39 Postado Maio 26, 2015 às 18:39 Boa Tarde amigos A certo tempo em um tópico que acompanho aqui no fórum foi levantado o assunto "vinho e seus beneficios",desde então despertou-se meu interesse sobre. Minha dúvida é se o teor desta matéria é verídico e se temos artigos mais recentes sobre. Os vinhos brasileiros são o segundo com maior concentração da substância resveratrol, que faz bem para saúde cardiovascular, ajuda emagrecer, no tratamento contra a diabetes, entre outros benefícios. A concentração da substância nos vinhos brasileiros é de 2,6mg/l, perdendo só para os vinhos franceses com até 5 mg/l. Das 36 amostras brasileiras analisadas 90% eram do sul do país e as uvas merlot foram a que apresentaram maior concentração. Os vinhos considerados de baixa qualidade, como os de garrafão surpreenderam os pesquisadores ao apresentar uma concentração bastante alta, até 15mg/l, isso porque não passam pelo processo de filtragem e mantém a concentração da substância. Entretanto os pesquisadores alertam sobre os malefícios do exagero, e recomendam uma taça diária, pois o consumo de cerca de 5mg/l diárias são o necessário para aproveitar os benefícios. Original: http://revistaadega.uol.com.br/artigo/vinhos-brasileiros-sao-os-segundo-em-maior-concentracao-de-resveratrol_4004.html#ixzz3bGosK6jT Obgda. Qualquer outra observação a respeito é bem vinda....
Este é um post popular. Wesley Pinto 1925 Postado Maio 26, 2015 às 18:58 Este é um post popular. Postado Maio 26, 2015 às 18:58 O ponto é que o vinho não tem só Resveratrol, tem diversas outras substancias. É que a visão comum da academia de focar estudos leva os cientistas a escolher uma substância e tentar isolar ela para analisar seus efeitos, contudo o conjunto pode ser considerado muito mais atraente. Por isso ao meu ver manipular resveratrol não chega nem perto de tomar o vinho. A diferença entre um vinho de mesa, ou o de garrafão, e um reserva são gritantes. A começar pelo tipo de uva, tempo de fermentação, tipo de álcool, cultivo. O vinho de mesa usa uvas de mesa, aquelas que comemos que são docinhas, geralmente é acrescentado alcool de cana e para disfarçar adicionam açucar. O vinho reserva é feito de uvas viniferas, essas uvas tem grande quantidade de tanino, ou seja, comer é uma tortura, elas são para o vinho e misturas fermentadas, mas comer é bem dificil. A casca da vinifera é naturalmente mais rica em polifenóis, tem menos frutose, forma um vinho menos doce, e para ser chamado de vinho reserva ele não pode ser adicionado alcool nem açucar, sem falar que o tempo de fementação e exposição com as cascas e caroços é maior, o que aumenta não só o resveratrol como todos demais componentes. Outro grande componente do vinho reserva é o mesmo encontrado no chá de hibisco e que atribui ao chá a propriedade emagrecedora. O consumo é de uma taça mesmo, mas se em um dia, numa sexta a noite em um jantar passar para 2 taças não é isso que vai matar e prejudicar. O que não pode ser hábito é matar uma garrafa por dia. E nem só pelo alcool, mas pelo tanino que dificulta absorção de alguns minerais. A uva vinifera com maior quantidade de resveratrol é a Tannat. O ambiente que mais proporciona resveratrol para as uvas é o na américa do SUL, fato. O clima potencializa o resveratrol que na tannat ja é forte, e é ampliado pelo clima agressivo para as uvas. Problema dos vinhos brasileiros é que no rótulo vem escrito o nome da uva (ex: tannat e cabernet), mas se ler atrás vai ver que é uma mistura, onde prevalece a descrita na garrafa, mas não é puro. Por sabor, vinhos argentinos e chilenos tem menos tanino, por beneficio o uruguaio que é o puro Tannat (que geralmente tem um sabor suave de tabaco, parece que mastigou um pedaço de madeira rs). É comum que revistas brasileiras de vinho abordem o tema de forma protecionista, coloca o Brasil em primeiro e frança em segundo por ser um país de referência em vinho. Mas não é a verdade. Se tratando de resveratrol os Europeus perdem para todos da América do Sul, o Uruguaio é o mais potente, na ordem do menor para o maior: França / Portugal / italia / Argentino e Chileno / Brasileiro / Uruguaio. E em uvas a tannat supera todas. Contudo, como falei, o vinho é um composto de elementos que geram enormes efeitos sobre o corpo, desde aumentar o HDL e baixar o LDL, até melhorar a circulação pelo oxido nitrico, até apoptose de células cancerigenas e de gordura, até a inibição da duplicação das células de gordura e surgimento de novas, até o aumento da sintese proteica. Ou seja, se puder conseguir o com maiores quantidades de resveratrol ok, se não puder, o importante é que seja vinho reserva. Praise, Hipertrofia.org, FUARKBRAH e 13 outros reagiu a isso 16
Torf 11509 Postado Maio 26, 2015 às 19:03 Postado Maio 26, 2015 às 19:03 Uma revista sobre vinhos näo vai nunca publicar nada que näo seja favorável ao consumo de vinho. Além do mais a publicacäo näo cita as fontes. A substância citada, o resveratrol, nada mais é que um antioxidante. Ela é encontrada na uva, por isso que também é encontrada no vinho. Ou seja, se consumir o suco ao invés do vinho, você também estará consumindo o resveratol. Aqui há uma publicacäo da PUC-RS sobre ele: http://pucrs.br/revista/pdf/0133.pdf Born4Run, Lu83 e Pablo79 reagiu a isso 3
Lu83 75 Postado Maio 26, 2015 às 19:09 Autor Postado Maio 26, 2015 às 19:09 vinho reserva mto grata Wesley
Wesley Pinto 1925 Postado Maio 26, 2015 às 19:11 Postado Maio 26, 2015 às 19:11 TORF, mas as uvas que fazem o suco são diferentes das que fazem o vinho reserva. São alimentos diferentes. O exemplo é besta, mas seria como comparar peixe de rio, com peixe de aguas marinhas frias e profudas. Lu83 reagiu a isso 1
Torf 11509 Postado Maio 26, 2015 às 19:28 Postado Maio 26, 2015 às 19:28 (editado) TORF, mas as uvas que fazem o suco são diferentes das que fazem o vinho reserva. São alimentos diferentes. O exemplo é besta, mas seria como comparar peixe de rio, com peixe de aguas marinhas frias e profudas. Você tem razäo. Eu expressei-me mal. O que eu quis dizer é que se você quer consumir o vinho exclusivamente por causa do antioxidante, o suco de uva pode ser uma alternativa, apesar de conter bem menos. "A concentração de trans-resveratrol nos sucos de uva produzidos no Brasil variou de 0,19 a 0,90mg.L e se comparados aos resultados obtidos por SOUTO et al. , em vinhos tintos no Brasil apresentam cerca de 0,82 a 5,75mg.L de trans-resveratrol." (retirado de DETERMINAÇÃO DE RESVERATROL EM SUCOS DE UVA NO BRASIL Cláudia K. SAUTTER , Sandra DENARDIN , Audrei O. ALVES , Carlos A. MALLMANN , Neidi G. PENNA , Luisa H. HECKTHEUER, http://www.scielo.br/pdf/cta/v25n3/27008.pdf) Os cientistas estäo buscando também outras alternativas: http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2008/07/427618-grupo-testa-medicamento-inspirado-no-vinho-tinto.shtml Editado Maio 26, 2015 às 19:31 por Torf Lu83 reagiu a isso 1
Wesley Pinto 1925 Postado Maio 26, 2015 às 19:39 Postado Maio 26, 2015 às 19:39 Casca de amendoim e chá verde também possuem resveratrol. Mas como digo o vinho tem mais compostos que somente o resveratrol. Talvez eu o defenda demais por ter me tornado um apreciador - viciado - em vinho rs, acaba sendo até suspeito eu fazer tal defesa. Lu83 reagiu a isso 1
pedrinho91 1075 Postado Maio 26, 2015 às 19:42 Postado Maio 26, 2015 às 19:42 Viciei no tinto seco reservado (aqueles que o wesley mito indica) pena que 1 garrafa acaba rapido e nao da pra ficar bancando pq eh carinho rsrsrsrs Lu83 reagiu a isso 1
Torf 11509 Postado Maio 26, 2015 às 19:46 Postado Maio 26, 2015 às 19:46 Casca de amendoim e chá verde também possuem resveratrol. Mas como digo o vinho tem mais compostos que somente o resveratrol. Talvez eu o defenda demais por ter me tornado um apreciador - viciado - em vinho rs, acaba sendo até suspeito eu fazer tal defesa. Você está certo em defendê-lo. Inclusive o vinho é considerada a bebida álcoolica que, digamos, faz menos mal, no quesito dieta. Moro na Renânia-Platinado, às margens do rio Reno, onde o consumo de vinho é algo cultural do local. Aqui o vinho é uma bebida muito mais importante que a cerveja. Mas no seu texto (e que texto, diga-se de passagem) você deu argumentos mais do que convincentes. Às taças!!! Lu83 reagiu a isso 1
lukinhas cavalcanti 48 Postado Maio 26, 2015 às 22:05 Postado Maio 26, 2015 às 22:05 Viciei no tinto seco reservado (aqueles que o wesley mito indica) pena que 1 garrafa acaba rapido e nao da pra ficar bancando pq eh carinho rsrsrsrs to consumindo todo dia um marcus james de uva tannat... tava 18 reais no bom preço, ja tava barato agr ta em promoção por 16 reais, se tiver ai na sua cidade passa la e faz a festa logo kkkkk Lu83 reagiu a isso 1
Posts Recomendados
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar Agora