Este é um post popular. Rodzilla Postado Maio 15, 2015 às 02:24 Este é um post popular. Postado Maio 15, 2015 às 02:24 (editado) Boa noite galera, eu estou criando este tópico para que ele vire um "quartel general" de quem sofre com esse problema que é a contratura do trapézio. Primeiramente o Geralzão, de todas as contraturas musculares 1)A contratura muscular é uma contração involuntária, constante e dolorosa de uma parte ou de todo o músculo.2)O músculo envolvido é duro, apresenta hipertonia das fibras musculares e limita o movimento das articulações ligadas.3)A contratura provoca uma dor muscular que pode ser leve ou forte e pode limitar as atividades diárias. CAUSAS: As causas são variadas, mas em nosso meio, temos que admitir, vergonhosamente que A MAIORIA DAS CONTRATURAS DE TRAPÉZIO POR PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO SE DÁ POR REALIZAÇÃO ERRADA DO EXERCÍCIO. Seja por estar fadigado (over-trainning) ou por excesso de tensão (carga ou tempo de execução). Bom diante disso vamos entender como a dor pode se manifestar e quais limitações ela pode acarretar baseado na anatomia. Como podem ver, o trapézio é um musculo relativamente grande. Suas inserções anatômicas são: Inserção Medial: Linha nucal superior, ligamento nucal e processos espinhosos da C7 a T12 Inserção Lateral: Borda posterior da clavícula, acrômio e espinha da escápula. E suas ações: Elevação do ombro, adução das escápulas, rotação superior das escápulas e depressão de ombro; Inclinação homolateral e rotação contralateral da cabeça , extensão da cabeça... Em bom português uma lesão séria no trapézio fode seu treino e te limita até mesmo no SUPINO. Solucionando o problema: Infelizmente, o repouso é a única opção, treinar com o mínimo de dor no trapézio, em poucas sessões irá aumentar o problema. (Aqui o que vos digita dá seu depoimento: fui teimoso e agora terei, julgo eu, que ficar 2~3 semanas parado para isso sumir 'de vez'). Logo explico o motivo de ter colocado aspas ... Passo 1 = REPOUSO. Passo 2 = Não use anti-inflamatório nas primeiras 72 horas. A inflamação é uma etapa fisiológica. Passo 3 = Gelo 4~5 vezes por dia no local após passados 4 dias de repouso, por vinte minutos (existe controvérsia quanto a isso). Passo 5 = Do quinto dia em diante, realizar alongamentos, exercícios para fortalecimento e recuperação da mobilidade do local, bem como garantir o fluxo sanguíneo Ilustração Lembre-se de se aquecer antes, beba café , e caminhe alguns poucos minutos e comece o alongamento. Durante todo processo a alimentação rica em proteínas, e "gorduras boas" são essenciais. O sono deve ser de pelo menos 7 horas consecutivas. Quais as consequências de insistir com o treinamento com o trapézio lesionado? - Lesões realmente mais sérias, ao nível de estrutura cervical: - - Artrose; - - Hérnias de disco ao nível de entre C6 e C7, C5 e C6 e C4 e C5, e eventualmente C6 e C7 (Se a desordem é a nível das duas primeiras vértebras C1-C2, se sente tonturas ou vertigens, enxaqueca e náuseas em alguns casos. Se o distúrbio é a nível da cervical média baixa: da C3 a C7, os sintomas podem chegar ao braço e a mão.) - - Discinesia de escápula (escápula alada, VER IMAGENS) = alteração dos movimentos normais da escápula - - Em casos extremos - FRATURA DA COLUNA VERTEBRAL (lembrar que o trapézio é um importante musculo acessório da estabilização, e ao treinar com o mesmo lesionado e submetendo-o a mesma tensão habitual - insistir em manter as cargas ou repetições - o risco existe) Motivo das aspas: Há teorias de que após contratura, após a recuperação houver nova contratura, significa que o sujeito estará sujeitos a multiplas contraturas pelo resto da vida, essa teoria parte do pressuposto que o músculo perde paixa de seus feixes e cria uma estrutura ''tendinosa'' no espaço, como uma cicatriz. Dessa maneira perde-se o poder contrátil bem como - em certo modo - a flexibilidade. Tratamento farmacológico: - Ibuprofeno é um AINE bastante utilizado para alívio da dor, diminuição da inflamação local que gera exsudato; - Como todo bom marombeiro, natural ou não; a nandrolona e testosterona (mas principalmente a nandrolona) auxiliam na recuperação muscular e tendinosa; - Corticoides devem ser evitados; - Opióides devem ser evitados; ALGUMAS IMAGENS DISCINESIA ESCAPULA deixem suas opiniões, tratamentos e o que for relacionado ao tema. MUITO obrigado. Editado Maio 15, 2015 às 02:37 por Rodzilla Eduardo90, Renan Brandão, PSyK0 e 3 outros reagiu a isso 6
mauriciocostafitness Postado Maio 15, 2015 às 02:32 Postado Maio 15, 2015 às 02:32 Acompanhando aqui, tenho interesse no assunto, ótimo tópico.
danielfat25 Postado Maio 15, 2015 às 03:14 Postado Maio 15, 2015 às 03:14 (editado) esse topico é muito importante para mim, popis minha namorada sofre com esse problema,é semelhante a foto que foi postada o instrutor falou que era por causa da barra acima do ombro no agachamento,pode ser uma das causas. Mas ela acredita que seja uma má postura na hora de dormir,o que eu tambem acho provavel Editado Maio 15, 2015 às 03:15 por danielfat25
Saintgraal Postado Maio 15, 2015 às 10:58 Postado Maio 15, 2015 às 10:58 isso é também ocasionado por problemas posturais, como hipercifose. ombros anteriorizados contribuem, e muito! sempre se policiar com postura, senão nada disso que foi dito ai em cima, vai resolver o problema, apenas mascarar
Picanha Postado Maio 15, 2015 às 11:13 Postado Maio 15, 2015 às 11:13 Não tem segredo, alongamentos mais relaxantes musculares (ciclobenzaprina, carisoprodol etc). Existem associaçoes desses medicamentos com aines e alalgesicos, mas como mts q treinam evitam usar aines, a forma isolada tbm é eficaz. Aplicaçao de compressas mornas ajuda na dor. E claro,prevenir: postura correta, AQUECIMENTO, postura correta fora dos treinos, travesseiro adequado etc. drjohnson reagiu a isso 1
Maria DeMedeiros Postado Maio 16, 2015 às 15:11 Postado Maio 16, 2015 às 15:11 Sinto dores terríveis que acompanham o endurecimento do músculo no lado superior esquerdo. Como sou adepta de tratamentos alternativos, faço massagens com ventosas e óleo de rícino. As ventosas, como todos devem saber, é uma técnica milenar, ativa a circulação sanguínea ajudando a relaxar e desinflamar o local e o óleo de rícino também, super rico em propriedades antiinflamatórias e antioxidantes. 15 a 20min, de 1 a 3x ao dia dependendo do caso e as minhas dores já desaparecem 95%
Rodzilla Postado Maio 17, 2015 às 02:19 Autor Postado Maio 17, 2015 às 02:19 Fala picanha, muito bom ver vocÊ por aquI. Poderia detalhar esses relaxantes que você citou? provavelmente não os verei esse semestre, e se você puder dar uma explanadinha geral aqui, me pouparia um tempo precioso, hehe. e ganhará meu like com ctz, abraço.
Picanha Postado Maio 18, 2015 às 02:59 Postado Maio 18, 2015 às 02:59 (editado) Então, o que quer saber exatamente? Ciclobenzaprina (nome comercial miosan) é encontrada em cp de 5 e 10 mg. Algumas pessoas podem ter sono durante o uso, por isso existe também a associação com cafeína (miosan caf). Posologia de bula é 8/8h, mas na prática pode ser usada de 12/12h ou até 1x/dia, conforme cada caso. Tem também a associação com Lisina, que tem um efeito analgésico melhor. Carisoprodol só é encontrado em associação com AINEs e analgésicos (torsilax, tandrilax, mioflex etc), o que limita um pouco o uso, porém é uma opção interessante dependendo da situação clínica. Casos refratários ou graves de contratura podem ser tratados também com aplicação de lidocaína diretamente sobre o ventre muscular tenso (trigger point). Editado Maio 18, 2015 às 03:00 por Picanha Rodzilla reagiu a isso 1
PSyK0 Postado Maio 23, 2015 às 03:35 Postado Maio 23, 2015 às 03:35 (editado) Cara que tópico foda, parabéns. Tenho essa dor, uma fisgada dolorida quando mexo o pescoço, bem onde diz "M. Trapezio" na figura do posto inicial, exatamente onde termina a linha. Editado Maio 23, 2015 às 03:35 por PSyK0
W.R. Postado Julho 11, 2017 às 11:18 Postado Julho 11, 2017 às 11:18 Já estava terminando meu treino ontem e fui fazer encolhimento. Até utilizei um peso menor com a intenção de contrair mais. De repente uma dor chata na escápula esquerda e acabou o treino. Eu estava bastante tenso em relação a outro assunto e já tinha destruído os dorsais no treino. Levei a coisa longe demais e por causa de um exercício simples, normalmente relegado ao final do treino, vou ficar pelo menos uma semana afastado da academia.
Posts Recomendados
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar Agora