Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Microondas Destroi Os Nutrientes?


gelow

Posts Recomendados

Seguinte galera, só pra dizer, ouvi essa historia de um doutor em telecomunicaçoes e nanotecnologia;; ele nao tem o minimo estudo voltado pra nutriçao, mas é fera em ondas eletromagneticas, entao eu dei uma atençao ao que ele falou...

Resumindo oque ele me falou;; A radiaçao eletromagnetica, faz mal ao homem, independente de frequencia e etc...

Ele falou que a comida no microondas, sofre o ataque de milhares de ondas eletromagneticas, causam um efeito de agitaçao das moleculas de dentro pra fora destruindo essas moleculas.

No caso os nutrientes seriam "destruidos"

Falou da aparencia seca da comida quando sai do microondas, falou que as moleculas de H2O foram quebradas *essa parte pareceu interessante

Ele tambem comentou sobre produtos industriais que ja vem cheio de substancias, pra justamente manter, ou aparentar pelo menos, os nutrientes daquela comida.

Fiquei curioso pra saber se isso procede, ou se ele está equivocado (pelo menos, "forçando" um pouco).

Alguem entende um pouco do assunto pra exclarecer essa duvida?

Editado por gelow
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Totalmente mito.

Microondas aquece as particulas de água presente nos alimentos.

Fica ai um artigo para entender melhor como funciona:

O forno de micro ondas é um dispositivo de cozinha que ajuda a cozinhar ou esquentar alimentos usando a radiação de micro ondas como sua ferramenta básica.

As radiações de micro ondas são a ferramenta básica aplicadas por fornos de micro ondas para cozinhar ou esquentar o alimento desejado. A fórmula científica usada para conseguir este processo é simples. As radiações de micro ondas são emitidas geralmente por magnétrons. As moléculas polarizadas como óleo, água, gordura, etc. dentro do respectivo alimento são excitadas para produzir o calor. A excitação uniforme conduz ao aquecimento completo e simultâneo do alimento. O aquecimento do alimento rápido e eficientemente foi otimizado pelo forno de micro ondas. A arte da preparação de alimentos foi revolucionada pelo forno de micro ondas desde a sua inserção no mercado em 1970.

Inicialmente introduzido ao mundo por Percy Spencer, enquanto eram construídos magnetrons para radares, desde então os fornos de micro ondas se espalharam pelo mundo como uma tempestade. O primeiro alimento cozido no forno de micro ondas foi pipoca, depois veio o ovo.

Foi na Raytheon, a companhia para a qual Spencer trabalhou com equipamentos de radares que ele descobriu o fenômeno do micro ondas, onde foi feito uma patente em 8 de Outubro de 1945. Nesta época surgiu oficialmente o primeiro forno de micro ondas, o Radarrange. Era grande, consumia quase 3000 watts e pesava quase 340 kg. Mais tarde foram introduzidos os modelos comerciais que consumiam aproximadamente 1600 watts e eram vendidos ao redor de U$2000 a U$3000. O primeiro modelo popular e produzido para uso doméstico foi também produzido por Raytheon. O modelo Radarrange em 1967 tinha o preço de U$495 e foi considerado o precursor dos fornos de micro ondas populares em uso atualmente.

Em 1975, o volume de vendas de fornos de micro ondas superou a marca de 1 milhão de unidades, mas bem menos do que no Japão. Aqui, alguns métodos mais baratos de fabricação conduziram a uma penetração extensiva no mercado para os modelos domésticos de fornos de micro ondas. O rápido declínio no preço dos microprocessadores com a chegada da revolução tecnológica em 1980, fez com os fornos de micro ondas fossem um agregado familiar em todas as residências dos Estados Unidos como também no resto do mundo.

Hoje 90% das famílias americanas possuem um forno de micro ondas, enquanto que a firma chinesa Galanz é o maior produtor deste dispositivo no mercado, produzindo até 40% do mercado global de forno de micro ondas.

O micro ondas consiste dos seguintes componentes:

- Transformador de alta tensão, que é o trajeto da fonte de energia para o magnetron.

- Cavidade do magnetron.

- Circuito do controle do magnetron junto com um micro controlador.

- Medidor de ondas.

- Câmara de cozimento para que o alimento seja colocado dentro.

Os fornos de micro ondas cozinham o alimento de fora para dentro, contrariando a opinião popular que acredita que o cozimento acontece de dentro para fora. As ondas do forno são absorvidas pelo alimento como em qualquer outra fonte de calor convencional. O poder de penetração do micro ondas é o único fator diferencial. Eles têm diversos níveis de cozimento para escolher permitindo que o aquecimento tenha uma maior profundidade e extensão dependendo do alimento a que for submetido. Os fornos convencionais têm conseguido atualmente muita popularidade. Estes são uma mistura do micro ondas padrão e de forno convencional, permitindo o cozimento do alimento com um resultado crocante e dourado como em fornos convencionais.

Os fornos de micro ondas são usados geralmente para economizar tempo com qualidade de cozimento nas residências e em aplicações industriais. Mesmo que as radiações dos fornos de micro ondas não sejam consideradas prejudiciais à saúde e sejam melhores do que o alimento cozido convencionalmente, ainda existem questões de segurança em relação ao forno de micro ondas convencional. Às vezes os líquidos e o aquecimento ou as falhas impróprias com o tubo do magnetron podem causar queimaduras. Algumas pessoas têm tido problemas com a exposição às radiações do forno de micro ondas.

Mas fora todos estes fatores, os fornos de micro ondas não são apenas mais seguros do que os métodos normais de cozimento, o alimento cozido por eles é considerado mais saudável também. De modo que a popularidade do forno de micro ondas não diminuiu, muito pelo contrário, ela está aumentando com o passar do tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa discussão. Eu já fiz essa pergunta pelo menos umas 50x aqui no fórum e ngm soube dar uma resposta convincente.

Com toda certeza, as vitaminas são perdidas. Mas com relação aos carbos e proteínas, não sei. Frequentemente faço ovos em microondas, e tenho dúvida se os AMINOÁCIDOS vão pro brejo por causa da radiação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que falaram sobre vitaminas é verdade, porém aconteceria a mesma coisa se ela fosse aquecida no forno, por exemplo.

Sim, as vitaminas são cheias das boiolices. Basta a temperatura do ambiente aumentar, cozinhas alguma coisa, ou mesmo em dia de calor, que boa parte (se não tudo) vai pro brejo. Por isso eu não confio quando me alguém vem com a balela "não sei o que é rico em vitamina X e faz bem pra Y..." e etc. Aqui onde eu moro tá taão quente que eu até já cheguei a cogitar que meus suplementos de vit.B e vit.C da Sundown já viraram placebo. Fato: as vitaminas são cheias das frecuras, perde-se elas com coisas mínimas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...