Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Os Benefícios Do Consumo De Chá Preto No Café Da Manhä

Torf

Posts Recomendados

Estudos comprovam que o chá preto beneficia a atividade mental, sendo ideal para consumo ao pequeno-almoço*.

*pequeno-almoço = café da manhä em português europeu

cha-preto.jpg

O chá preto é uma bebida milenar que tem despertado interesse na comunidade científica, uma vez que a sabedoria popular lhe conhece muitos benefícios. Ao longo dos tempos, estes benefícios têm vindo a ser comprovados cientificamente.

Um novo estudo, intitulado “A combinação de L-Teanina e Cafeína melhora a performance cognitiva e aumenta o estado de alerta” e publicado na revista Nutritional Neuroscience, mostra que o consumo de chá preto logo nas primeiras horas da manhã melhora a atividade mental, o que o torna perfeito para o pequeno-almoço.

De acordo com o estudo, é a combinação única de cafeína e de teanina presente no chá preto que beneficia a atividade mental, melhorando significativamente a precisão na execução de tarefas e aumentando o estado de alerta, reduzindo simultaneamente o cansaço. Ficou também comprovado que aumenta os níveis de atenção em tarefas cognitivas exigentes, sendo por isso a bebida ideal para começar o dia ao provocar um acordar mais revigorante.

Outro estudo refere que o consumo de chá tem a capacidade de melhorar o estado de humor e de mantê-lo positivo ao longo do dia, otimizando estados psicológicos e a performance no trabalho.

Em relação à presença de cafeína no chá preto, importa referir que o seu consumo moderado não está associado a qualquer risco para a saúde. A este respeito, a Organização Mundial de Saúde recomenda que o consumo não ultrapasse as 300 mg de cafeína por dia – estima-se que o chá preto contenha entre 30 a 60 miligramas, dependendo do tempo de imersão da saqueta.

Esta é, aliás, uma forma de controlar o teor de cafeína do chá, uma questão importante para os que são mais sensíveis. A sensibilidade à cafeína é muito variável, dependendo de fatores individuais de cada um. É possível aumentar e diminuir a quantidade de cafeína, presente em cada chávena de chá, dependendo do tempo que a saqueta de chá está mergulhada na água. A bebida pode, por isso mesmo, ser adaptada aos gostos e sensibilidade de cada pessoa.

Especialmente agora durante o inverno, beber chá é uma excelente fonte de hidratação, sendo uma forma de beber mais água que como sabemos é vital para a manutenção da saúde.

Com todos estes benefícios, o chá preto pode ser uma alternativa saudável para o pequeno-almoço, permitindo usufruir dos seus efeitos positivos ao logo do dia.

Referência:

Crystal F. Haskell, David O. Kennedy, Anthea L. Milne, Keith A. Wesnes, Andrew B. Scholey, The effects of l-theanine, caffeine and their combination on cognition and mood Biological Psychology, Volume 77, Issue 2, February 2008, Pages 113-122

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18006208

Editado por Torf
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Bem legal, to começando a consumir estes alimentos mais funcionais, como chás, vinho tinto seco, alguns temperos... como faço jejum intermitente, meu desjejum é as 13h, mas antes de sair de casa eu sempre tomo uma caneca (250ml em media) de chá de hibisco e chá verde misturado. No meio da manhã um café... isso me deixa bem "ligado" de manhã!

Vou experimentar o preto também!

Link para o comentário

Bem legal, to começando a consumir estes alimentos mais funcionais, como chás, vinho tinto seco, alguns temperos... como faço jejum intermitente, meu desjejum é as 13h, mas antes de sair de casa eu sempre tomo uma caneca (250ml em media) de chá de hibisco e chá verde misturado. No meio da manhã um café... isso me deixa bem "ligado" de manhã!

Vou experimentar o preto também!

Pois é. Às vezes devemos parar de pensar só em macronutrientes e tentar explorar todos os benefícios que determinados alimentos podem nos trazer. =)

Link para o comentário

Pois é. Às vezes devemos parar de pensar só em macronutrientes e tentar explorar todos os benefícios que determinados alimentos podem nos trazer. =)

Com certeza, o bem que devemos administrar é nossa saúde, hoje existem diversos estudos que comprovam que existem "N" alimentos cujos nutrientes são benéficos para nossa saúde, bem estar físico e até mesmo emocional, esse blog ultimamente tem me feito abrir os olhos para isso. Obrigado pela contribuição Torf.

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...