Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Sardinha Em Lata Caseira!

Posts Recomendados

Ola pessoal do fórum! Sou novo por aqui e costumo procurar por formas de conseguir proteinas de maneiras mais baratas! Então pesquisando na net me deparei com uma receita de sardinha em lata caseira no blog Testado, Provado e Aprovado e resolvi experimentar!!

Olha ficou excelente e super barato porque uma lata de sardinha contem 85 gr de peixe coado e custa por aqui de R$ 2,50 a R$ 3,90 com mais ou menos 02 sardinhas. Já o 800 gr da sardinha esvicerada e congelada por aqui custa R$7,50 e vem com mais ou menos 15 peixes. Considerando o gasto com os outros ingredientes e o gás do preparo, acredito que 100 gr de peixe coado equivale a umas 8 latas. Um excelente Custo x Beneficio apesar do trabalho de preparo ! Ainda tem também a questão do Omega 3, Omega 6 e omega 9 que os peixes contem e sendo fabricação caseira vc também controla a quantidade de sódio ! Bom eu testei e aprovei a receita ! Muito facil de fazer e o gosto ficou muito bom! Vai ai a receita qualquer duvida procurem o BLOG Testado, Provado e Aprovado vlw!!

Ah ! Vale lembrar que 100 grs de sardinha contém +/- 15 grs de proteinas !

Esta receita não deve ser novidade para muita gente e já faz parte do meu caderninho de receitas há muito tempo. Porém, ela andava meio esquecida, até o dia que avistamos sardinhas bem fresquinhas no mercado, a um preço bem convidativo. Não tive dúvidas que viraria esta "conserva" que é super simples de fazer e fica uma delícia, substituindo, com muitas vantagens, o produto industrializado.

_DSC3644.jpg

"

Eu gosto de fazer a minha o mais simples possível para que vire uma espécie de ingrediente "coringa" para várias outras receitas. Imagino que substitua o atum, com louvor, nesta Mousse de Atum que postei há um tempo atrás.

Eu usei algo em torno de 2 kg de sardinhas pesadas inteiras, antes de limpar.

Como fazer:

Retire as escamas passando uma faca no sentido contrário (elas saem facilmente).

Lave em água corrente.

Retire e descarte as cabeças e vísceras das sardinhas e, se as sardinhas forem graúdas, retire também a espinha central (quando pequenas eu não retiro, pois com o cozimento ela fica desmanchando e é uma rica fonte de cálcio).

Corte a ponta do rabo e as barbatanas com uma faca afiada ou tesoura de cozinha e descarte.

Use uma panela de pressão de tamanho proporcional à quantidade de sardinhas, de modo que você consiga fazer algumas camadas (eu fiz 3).

Cubra o fundo da panela com azeite e arrume as sardinhas (fechadas), uma bem junto da outra, forrando todo o fundo da panela.

Polvilhe as sardinhas com sal. Se quiser acrescentar outros temperos, faça-o agora.

Repita as camadas até terminarem as sardinhas.

Por fim, regue tudo com aproximadamente 1/4 de xícara de vinagre de vinho branco e 1/2 xícara de azeite.

Esta quantidade de vinagre e azeite deve ser suficiente para chegar até a última camada de cima das sardinhas. Esta última camada não precisa ficar submersa no líquido, basta que você consiga ver que o líquido chegou à base da última camada.

Se esta quantidade não for suficiente, aumente-a sempre na proporção de 1 parte de vinagre para 2 de azeite. Há quem prefira usar meio a meio, mas eu prefiro menos "vinagrada".

Tampe a panela de pressão e leve ao fogo médio-alto até começar a apitar.

Baixe o fogo para bem brando (bem baixinho mesmo) e marque uma hora (após o apito).

Passado este tempo, desligue o fogo e deixe a panela tampada até esfriar completamente.

Abra a panela e retire as sardinhas (que estarão inteirinhas) e arrume em uma vasilha, ou em potinhos pequenos, junto com o caldo que terá se formado.

NOTAS:

Embora estas sardinhas sejam intituladas "em conserva", não as deixo muito tempo na geladeira, nem sei quanto tempo durariam. Acho mais seguro embalar em potinhos pequenos e congelar.

Podem ser usadas como você usaria sardinhas (ou atum) em lata, nas suas receitas favoritas.

Se desejar sardinhas em molho de tomate, acrescente-o a gosto entre as camadas."

_DSC3645.jpg

Editado por Marco Aurelio B Rodrigues
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Visitante Flex W.

eu amo sardinha enlatada, aquelas antigas no óleo e talz, tu ponha num prato corta cebola branca em cima orra, é uma delícia

agora tem umas marcas ruins principalmente aquelas que é com molho de tomate ou natural

Editado por Flex W.
Link para o comentário

kkkkkkk

Ela enlatada é muito boa mesmo.

acho o gosto dela bem melhor do que o atum enlatado.

Ela é meio que um suplemento enlatado para mim, praticidade mil :thumbsup_anim:

tem 2 tipos de atum, são partes diferentes dopeixe

o ralado = ruim

sólido = delícia

porém o preço do sólido é o dobro, um dia vi a lata do sólido promoção a 3 reais comprei umas 40 latas rsrs

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...