Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Talvez essa seja a explicação para seu treino render mais com a sua música favorita.
Amplificações à parte, o que um estudo da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, acaba de provar e apresentar para a Associação Americana do Coração é que aquelas canções consideradas especiais para um indivíduo têm efeito direto sobre a saúde cardíaca.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores resolveram medir, por meio de ultrassom, o diâmetro dos vasos sanguíneos no braço de dez voluntários saudáveis e não fumantes logo após uma sessão com suas músicas prediletas. Os participantes, no entanto, tiveram de se submeter a um jejum musical durante os 15 dias anteriores à medição, tudo para intensificar o impacto do estímulo sonoro na hora do experimento.

No dia D, foi pedido a eles que levassem os hits que mais lhes causavam contentamento — o estilo country, o sertanejo à americana, foi disparado o mais escolhido na experiência. Depois de 30 minutos ao som das canções, os cientistas observaram um aumento de 26% no calibre dos vasos, um resultado bastante expressivo — para ter uma ideia, um vídeo com o mesmo tempo de duração e tiradas bem-humoradas provocaram uma dilatação de 19%. Ainda a título de comparação, audiotapes para induzir ao relaxamento causaram uma distensão de 11%. Já a barulheira do heavy metal deixou os vasos 6% mais estreitos e os voluntários, ansiosos.

Mas por que a música cala fundo no coração? "Acreditamos que esse tipo de estímulo provoque a liberação de substâncias protetoras, como o óxido nítrico, que dilata os vasos", explica a SAÚDE! o cardiologista Michael Miller, um dos autores do estudo. "Além disso, o óxido nítrico reduz a formação de coágulos e o endurecimento das artérias", conclui o médico, um fã confesso de jazz.

Essa molécula benéfica é secretada pelo endotélio, a camada que reveste internamente os vasos. Daí, não é de estranhar que o trabalho também tenha investigado como esse tecido reage às notas sonoras. O aumento do calibre arterial permite que o sangue circule com mais facilidade, o que contribui para abaixar a pressão e levar uma maior quantidade de oxigênio para o corpo todo. "E, quanto maior a oxigenação das células, melhor o funcionamento do cérebro, do coração e do sistema imunológico", explica o neurologista e maestro Mauro Muszkat, da Universidade Federal de São Paulo.

fonte:http://saude.abril.com.br/…/bem_estar/conteudo_422145.shtml

11150727_421604548009189_559654778474781

Publicidade

Visitante usuario_excluido2333
Postado

Ficou meio confuso, deu a entender que somente a musica country que promoveu o aumento e não sua música favorita. Eu gosto de escutar um hip hop ou heavy metal na hora do treino e me sinto bem melhor para treinar...

Postado

Vi um comentário do Jay Cutler a respeito do assunto. O mesmo afirmou que alguns precisam de um estimulo extra para alcançar bons treinos. Mas ele disse que podia manter-se focado e motivado sem o auxilio da música.
Na época em eu que treinava, gostava de escutar o barulho das anilhas se chocando. Essa sinergia, pra mim, é essencial pra ocorrer um bom treino.

Postado

Tanto é que, na minha academia, a música é bem baixinha para näo atrapalhar a nós que usamos fones de ouvido. =)

Postado

Tanto é que, na minha academia, a música é bem baixinha para näo atrapalhar a nós que usamos fones de ouvido. =)

Eu que sofro já que na minha colocam um forró bem alto, impossivel ouvir sua música no fone de boa.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...