Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Levantamento Terra (Deadlifts) – Técnica Adequada


LeandroTwin

Posts Recomendados

  • Supermoderador
O argumento do Renan é muito válido, vou parar de touch and go, realmente na panturrilha parei com a balançada e cesso o movimento embaixo para não aproveitar o efeito mola e ter de fazer mais força na subida (mais força é praticamente mais hipertrofia), o mesmo com o supino, então por que no terra seria diferente? Boa, reputado, mais uma mudança em meu treino!

stockton, entendo que depende do seu objetivo com o treino.... se for só força, eu também acho que vale mais a pena começar cada repetição do chão. Se for hipertrofia, eu acho melhor fazer touch and go (vai utilizar uma carga maior e vai ficar mais tempo sob tensão). Mas tem que cuidar muito a execução, é comum ver pessoas executando bem a primeira repetição e fazendo merda a partir da segunda.

Outra dúvida que tenho e não consegui sanar a despeito de muitas pesquisas.

Vejo em sites e principalmente no youtube que há muita, muita confusão entre o RDL e o terra.

Muita gente faz algo que me parece terra alegando ser RDL e vice versa.

Seria interessante postarmos as diferenças entre esses trës exercícios: levantamento terra; levantamento terra romeno; e stiff.

Me ajudem.

Ice, eu entendo que realmente tem pouca diferença entre o RDL e o Terra. A diferença principal é que no RDL suas canelas ficam na vertical, ou seja, todo o trabalho dinâmico é feito pela sua cadeia posterior, não há flexão de joelho (só o suficiente para permitir flexionar o quadril e manter as costas retas), então não há contribuição do quadríceps.

Fora isso, no RDL você flexiona mais o quadril, e começa cada repetição a partir do lockout. Desce, alonga pra caramba os posteriores e sobe (aproveitando o efeito elástico). Diferente do terra, que você começa de baixo.

Seria mais ou menos assim a parte baixa do RDL:

rdl.jpg

E a do terra tradicional:

dl.jpg

Então RDL tem mais flexão de quadril e zero flexão de joelho (canelas na vertical); começa a partir do lockout e termina quando os posteriores estiverem bem alongados (o que vai variar de pessoa pra pessoa).

Quanto ao stiff, é um nome usado aqui no Brasil, e é bem genérico. Vai ter gente dizendo que o RDL é o stiff, outros vão dizer que o stiff é com as pernas retas e com flexão da lombar:

sldl_bottom.jpg

"stiff" significa que tem algo rígido, imóvel, por isso a confusão (pode ser só as canelas, pode ser a perna toda; pode ser descendo com as costas retas ou flexionadas). É igual a "good morning" (só para usar um exemplo parecido), tem um monte de variações para o mesmo exercício.

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

stockton, entendo que depende do seu objetivo com o treino.... se for só força, eu também acho que vale mais a pena começar cada repetição do chão. Se for hipertrofia, eu acho melhor fazer touch and go (vai utilizar uma carga maior e vai ficar mais tempo sob tensão). Mas tem que cuidar muito a execução, é comum ver pessoas executando bem a primeira repetição e fazendo merda a partir da segunda.

Eu faço o TERRA igual o supino, desço até quase encostar no chão (sem fazer gangorra ou mola) e subo denovo visto que quero desenvolver mais força na pegada e um tiquim de hipertrofia baseada no "Time Under Tension" (Tipo o do video abaixo que o manel007 postou). Seria melhor fazer "touch and go" ou então fazer cada repetição isolada (fazer uma, descer arrumar a carga e fazer outra e por ai vai) ????

obs: Acho hilário na 2ª Rep. o camêra grita "EASYY" e o cara morrendo pra levantar o peso, hehehe!

Eis um video que me parece ser o verdadeiro stiff.

Observem os joelhos esticados e travados durante o movimento.

Eu não faço STIFF mas sempre vejo, principalmente as mulheres, fazendo o exercício dessa forma!

Editado por Dannilo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador
Eu faço o TERRA igual o supino, desço até quase encostar no chão (sem fazer gangorra ou mola) e subo denovo visto que quero desenvolver mais força na pegada e um tiquim de hipertrofia baseada no "Time Under Tension". Seria melhor fazer "touch and go" ou então fazer cada repetição isolada (fazer uma, descer arrumar a carga e fazer outra e por ai vai) ????

Se a sua execução é boa fazendo do jeito que você faz, entendo que pode manter assim, vai trabalhar mais a pegada (por usar mais carga e ficar mais tempo segurando a barra sem descansar) e ter um pouco mais de estímulo de hipertrofia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se a sua execução é boa fazendo do jeito que você faz, entendo que pode manter assim, vai trabalhar mais a pegada (por usar mais carga e ficar mais tempo segurando a barra sem descansar) e ter um pouco mais de estímulo de hipertrofia.

Eu ACHO que está boa. Vou filmar novamente sumana que vem e posto aqui pra vocês me ajudarem novamente, blz ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

stockton, entendo que depende do seu objetivo com o treino.... se for só força, eu também acho que vale mais a pena começar cada repetição do chão. Se for hipertrofia, eu acho melhor fazer touch and go (vai utilizar uma carga maior e vai ficar mais tempo sob tensão). Mas tem que cuidar muito a execução, é comum ver pessoas executando bem a primeira repetição e fazendo merda a partir da segunda.

Martin, sua opinião é a mesma em relação a exercícios como o Supino (embora é claro que no supino não "descansemos" a barra no chão como no terra) e os de panturrilha em pé, ou seja, é melhor não parar totalmente o movimento na parte baixa se o foco é hipertrofia, nem que seja aquela pausa de meio segundo??? É que depois que li sobre o efeito mola nos exercícios de panturrilha quero evitá-lo em todos os outros também.

Bom, de qualquer forma meu objetivo "principal" é hipertrofia sim, mas não quero chegar a ela sem ganhar por tabela força (o que a longo prazo acho que será fundamental para eu continuar conquistando hipertrofia), então acho que vou variar entre séries com touch and go e vez por outra séries com pausa de, sei lá, meio segundo.

PS - Ah, já tinha essa noção das diferenças entre RDL, agacho, Stiff, mas ainda não tinha visto imagens tão didáticas, reputado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador
Eu ACHO que está boa. Vou filmar novamente sumana que vem e posto aqui pra vocês me ajudarem novamente, blz ?

Claro :D

Martin, sua opinião é a mesma em relação a exercícios como o Supino (embora é claro que no supino não "descansemos" a barra no chão como no terra) e os de panturrilha em pé, ou seja, é melhor não parar totalmente o movimento na parte baixa se o foco é hipertrofia, nem que seja aquela pausa de meio segundo??? É que depois que li sobre o efeito mola nos exercícios de panturrilha quero evitá-lo em todos os outros também.

Bom, de qualquer forma meu objetivo "principal" é hipertrofia sim, mas não quero chegar a ela sem ganhar por tabela força (o que a longo prazo acho que será fundamental para eu continuar conquistando hipertrofia), então acho que vou variar entre séries com touch and go e vez por outra séries com pausa de, sei lá, meio segundo.

PS - Ah, já tinha essa noção das diferenças entre RDL, agacho, Stiff, mas ainda não tinha visto imagens tão didáticas, reputado.

Stockton, aquele "efeito mola" do tendão de aquiles é muito pronunciado, muito maior do que em outras partes do corpo. Você não terá o mesmo efeito em outras partes do corpo.

Mesmo no supino eu não vejo problema em dar uma leve pausa apenas, se o seu objetivo é hipertrofia (não fazer o lockout também ajuda nisso). Dar uma pausa maior eu entendo que é importante para quem treina para competir, se na competição você é obrigado a pausar, treinar assim faz sentido (sem contar que em competição se utilizam roupas especiais que emulam esse efeito elástico; para ter uma ideia, o recorde mundial do supino com camisa é maior do que o do Terra). Da mesma forma o terra: de que adianta você conseguir fazer um monte de repetições sem pausar a barra no chão, se isso não irá se refletir tanto na sua 1RM, que é o que conta na hora de competir?

E quanto ao terra, você tem outras opções para trabalhar a cadeia posterior sem pausa, como no RDL, gerando um ótimo estímulo de hipertrofia para ela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok Martin, então revisando, como não pretendo competir nunca, vou manter o touch and go no terra, vez por outra se eu vir que estou estagnando na carga, faço um ou outro dia com pausa pra estimular ganho de força e poder continuar avançando. Até porque meu terra não tem mesmo efeito elástico da batida no chão, pois coloco duas anilhas embaixo (as anilhas da academia são pouco largas e sem isso teria de descer demais) e é só um toque mesmo. Eu fazia como o Dannilo parando antes de bater a anilha no chão, mas com a carga maior acho que está ficando mais tenso essa "parada".

No treino de panturrilha sigo com a pausa no movimento, para evitar o efeito elástico (de fato não há como comparar um tendão com uma cadeia corporal inteira como é o caso no terra).

Bom, e no supino vou fazer ligeira pausa próximo ao peito e evitar o lockout na parte de cima do movimento (essa realmente é a forma mais comum de "roubar" que os caras usam). Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante Renan.012

Obs: para quem não pretende competir, a única regra seria usar uma técnica adequada que não facilite lesões. E só pra avisar ninguém se importa quão bem você faz sua rosca direta,barra fixa,etc. Olha por exemplo o KK fazendo pull ups, o famoso Kroc Rows que parecem mais com 1 hand deadlift,etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E só pra avisar ninguém se importa quão bem você faz sua rosca direta,barra fixa,etc.

Discordo velho, hoje por exemplo vi meu instrutor fazer 1/6 de agacho só para dizer que fez com mais de 100kg, e gravando pra "provar" a alguém, então ele com certeza perdeu vários pontos em qualquer avaliação que eu faça dele, seja para quem perguntar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...