Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Whey Protein Caseiro

Posts Recomendados

Visitante Emanuel Prado
Postado (editado)

Estava pesquisando alternativas para alguns suplementos e me veio a mente, sera que é possível fazer Whey caseiro?

Essa é um receita hipotetica, nao sei se da certo ou nao, porque nao testei :) mas segue a minha receita e algumas anotações

Neste video acima é ensinado como fazer queijo caseiro, é bem simples

nessa segunda parte logo no final percebeu um liquido que sobrou? esse é o soro do leite ou o Whey protein, é oque iremos usar para nossa receita

Nessa ultima parte do vídeo ele finaliza o queijo, o soro é despejado mas nao faça isso iremos usar ele!

Durante as minhas aulas de quimica aprendi algo chamado separação de misturas, o soro do leite é uma solução homogenia de liquido (Agua) e solido(proteinas, aminoacidos etc..). Entao pensei, se aquecer-lo numa panela ou algo do tipo a agua evaporaria e sobraria oque nos importa a proteina e os aminoácidos. Hipoteticamente falando oque sobraria seria um pó, o Whey Protein. Um dos possiveis problemas talvez seja o gosto e cheiro, mas se acrescentar uma dextrose acredito que é possivel mascarar. Lembrando que no final ira ser uma proteina de Alto valor biologico e rica em aminoácidos

Tem uma fonte mas confiavel do processo de preparação do Queijo

http://www.queijosnobrasil.com.br/perguntas-frequentes-fabricar-queijos.html

Editado por Emanuel Prado

Publicidade

Postado (editado)

Mas você está ciente que o soro do leite é paupérrimo em proteínas? Considerando que 1% do soro do leite säo proteínas, você precisaria de 100 litros de soro do leite pra fazer 1 kg de whey.

Enfim, boa sorte no seu processo.

Editado por Torf
Visitante Emanuel Prado
Postado

Mas você está ciente que o soro do leite é paupérrimo em proteínas? Considerando que 1% do soro do leite säo proteínas, você precisaria de 100 litros de soro do leite pra fazer 1 kg de whey.

Enfim, boa sorte no seu processo.

Pesquisando descobri que o peso do leite é basicamente o mesmo da agua 1kg/L, mas precisamente 1,030kg

Baseando-se nesses dados, para se fazer 1kilo de mussarela é usado cerca de 10litros de leite, entao suponho que 9litros seja o soro do leite, entao em 11kilos de mussarela sobra-se 99litros de soro.

o preço do leite no atacado pelo oque pesquisei varia entre 2 reias 3reais, ou seja em 110litros de leite voce gasta na aproximadamente 250reais, mas vai ter 1kilo de Whey e 10kilos de Queijo!

Postado

Pesquisando descobri que o peso do leite é basicamente o mesmo da agua 1kg/L, mas precisamente 1,030kg

Baseando-se nesses dados, para se fazer 1kilo de mussarela é usado cerca de 10litros de leite, entao suponho que 9litros seja o soro do leite, entao em 11kilos de mussarela sobra-se 99litros de soro.

o preço do leite no atacado pelo oque pesquisei varia entre 2 reias 3reais, ou seja em 110litros de leite voce gasta na aproximadamente 250reais, mas vai ter 1kilo de Whey e 10kilos de Queijo!

250 reais em 1kg de whey e 10kg de queijo, 1kg de WPC ta nos 80 reais, dependendo do queijo, mussarela por exemplo, acho por 12 reais na promoção, 80+120=200 reais, ou seja, sai 50 reais a menos e MUITO menos trabalho..

Não vale a pena, fera..

Postado

E os custos de producäo? Você vai fazer tudo no fogäo a gás de casa? Tem que incluir os custos com gás e depois com armazenagem dos produtos. Vai ter que comprar ou ir atrás de tambores para armazenar o soro do leite, vai ter que refrigerar o queijo, pois näo vai comê-lo todo de uma vez.

Quanto tempo você acha que esse seu whey caseiro vai durar, sem conservantes, estabilizantes, etc? Já viu como será a armazenagem dele? Será que terá que ser a frio?

Inicialmente pensei que você teria como conseguir o soro do leite que seria desprezado por alguém que fabricasse o queijo, mas agora que vejo que você é que vai fazer tudo do zero. Eu näo recomendo!

A näo ser que você queira iniciar uma microindústria de whey e queijo caseiros, e vender por aí. Mas, claro, você vai ter que estudar muito sobre o processo de fabricacäo, näo só ver vídeos no YouTube, para garantir a qualidade sanitária dos seus produtos a seus clientes, oferecendo um prazo de validade e garantias sobre a qualidade do seu produto.

Mas, se depois de tudo isso, você quiser insistir na idéia, desejo-lhe boa sorte e peco para que relate tudo aqui no fórum.

Postado (editado)

Tu acha que é barato 250 reais 1 kg de whey e 10 kg de queijo?

Whey da growth/wedy = 75 reais

Peça de mussarela de 5 kg no atacado = 50/55 reais.

Editado por Eduardo do supino
Visitante Emanuel Prado
Postado

Pode crer, m as foi uma receita hipotatica, para ver se dava ou nao certo, rentalvemente ja sei que nao. Vlw pela contribuição de voces!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...