Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Po galera, eu vi algumas reportagens sobre isso e alguns sintomas me chamaram a atenção, porque muitas vezes podemos ser vigorexos e nem temos conta disso.

Vigorexia : TRANSTORNO DISMÓRFICO CORPORAL

As pressões da sociedade moderna são responsáveis pelo surgimento

de distúrbios da imagem corporal. Uma doença cuja freqüência tem aumentado nos últimos anos é a vigorexia, que tem como principal sintoma a valorização excessiva da silhueta perfeita.

VIGOREXIA (Overtraining em inglês), ou transtorno dismórfico muscular, ocorre quando o volume e a intensidade de exercício físico praticado por um indivíduo excede a sua capacidade de recuperação, e pode-se somar ao fato de apresentar uma auto-imagem um tanto distocida, em quadro psicologicamente patológico. Com toda certeza, a Vigorexia é uma das mais recentes patologias emocionais estimuladas pela cultura, e nem foi ainda catalogada como doença específica pelos manuais de classificação

A pessoa que possui este distúrbio busca tornar o corpo magro e musculoso a qualquer custo, mesmo que isto lhe traga prejuízos futuros. Apesar da vigorexia ser mais comum entre homens, ela também pode ser vista em mulheres.

As academias de ginástica costumam ser os lugares preferidos dos vigoréxicos. Lá, eles realizam exercícios físicos por horas a fio, pesam-se várias vezes ao dia e comparam sua musculatura com a de seus colegas. O uso de esteróides e anabolizantes pode ser um recurso freqüente, por facilitar a obtenção de resultados imediatos.

Entre as características psicológicas dos vigoréxicos, encontram-se o sentimento de inferioridade, retração social e timidez que fazem com que a pessoa busque se afirmar através de um corpo perfeito. Apesar de serem musculosos os vigoréxicos sentem-se internamente enfraquecidos e distantes de si e de seus ideais.

É desejável que as pessoas tenham preocupação com o próprio físico, desde que esta não se torne uma obsessão e venha a prejudicar outros setores da vida. Reconhecer as pressões estéticas impostas pela sociedade e saber lidar com elas de maneira saudável é a chave para evitar doenças como a vigorexia e outros distúrbios da imagem corporal. Mais importante do que exibir um corpo musculoso e perfeito é ostentar uma imagem saudável, que não seja construída em detrimento do próprio bem-estar.

Penso que o mais importante é a saude, independente que seu amigo é mais forte que voce ou a midia nos mostra um corpo super sarado. Musculação é para o bem estar da pessoa, melhorar seu auto-estima, isso é oque importa e não oque os outros pensam ;)

Fontes:

http://www1.uol.com.br/cyberdiet/colunas/0...y_vigorexia.htm

http://gballone.sites.uol.com.br/alimentar/vigorexia.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Vigorexia

Publicidade

Postado
Vc tem duvida se é vigorexo??

Eu tenho certeza absoluta que sou

Eu meço meu braço todo dia, me peso 3 vezes por dia...terminei com minha namorada por que ela estava atrapalhando minha alimentação regrada, não bebo tem 5 anos, não como doce...só saio com uma mochila cheia de comida...

me olho no espelho pra verificar se emagreci umas 5 vezes no dia....penso em musculação 24 horas por dia.....

Mas nem por isso, me sinto infeliz.....adooooooooooro o que faço.....e não troco nada por isso

Pengo, tu tirou as palavras da minha boca!

é isso ae cara!

Viva aos vigorexos :lol:

Postado

Se voce se sente super bem, porque reclamar, mais a vigorexia é um problema pra quem não consegue de forma alguma ficar feliz com seu corpo!

Entre as características psicológicas dos vigoréxicos, encontram-se o sentimento de inferioridade, retração social e timidez que fazem com que a pessoa busque se afirmar através de um corpo perfeito. Apesar de serem musculosos os vigoréxicos sentem-se internamente enfraquecidos e distantes de si e de seus ideais.

e pelo oque eu vejo e voces é bem pelo contrario, que bom que é assim :)

Postado

Calma galera, vcs não são vigorexos... vcs só adoram o treinamento.

Como foi explicado a vogorexia apresenta quadros de depressão e fadiga muscular, q é muito dificil de encontrar em praticantes de academia... e fácil de encontrar entre competidores e atores, modelos etc, pessoas q dependem do físico para o exercer sua profissão... nós somos apenas amantes do treinamento.... deixem essa doença pra lá e treinem bastante valeuuu

• 2 semanas depois...
Postado

Eu não me olho no espelho e vejo um cara magro.
Eu olho e vejo um cara raquítico!
Ops! Mas é porque eu SOU raquítico!
Entre vigorexo e anorexo estou bem mais pro segundo...
muohohohoho

• 2 meses depois...
Postado

acho que não sofro de vigorexia. Treino, descanso e alimentação pra mim é sagrado, é tudo regrado.
Mas se tenho que sair da rotina 1 dia por algum motivo eu saiu sem problema, depois tento correr atras do prejuizo.

Se eu sofresse de vigorexia ja teria gastado todo meu salario com suplemento que adoro hehehe.
Tento me controlar para não ficar com essa doença, pois sou viciada em treinos, suplementos, alimentação saudavel, amo falar sobre isso e se um dia faltar isso pra mim acho que sou capaz em entrar em depressão.

Mas eu tento fazer que com isso não afete minha vida fora da academia, tento transformar no meu hobby, assim como tem gente que faz motocross, que tem banda, que dança, cada um com a sua tribo e gostos.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...