Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Mulheres Têm Mais Propensão Para Lesionar Joelhos


Grasy Rastafada

Posts Recomendados

Mulheres têm mais propensão para lesionar joelhos

Publicado por Trika Lopes - Editora em 05/05/2009 na categoria Musculação (Revista eletrônica treino total)

Especialista do Hospital Albert Einstein alerta que mulheres precisam adotar medidas preventivas

À medida que mais e mais mulheres se dedicam à prática de esportes, aumenta também o número das atletas que vão parar na mesa de cirurgia para operar os joelhos. As lesões na articulação, especialmente o rompimento do ligamento cruzado anterior (LCA), acontecem numa proporção muito superior à verificada nos homens. A explicação para esse fato é simples: há importantes diferenças biomecânicas nos corpos de mulheres e homens.

“O que muda é a geometria da construção dos joelhos em relação à bacia. Os homens têm os ombros mais largos e uma bacia mais estreita, com isso eles ficam com os membros alinhados de uma maneira diferente a das mulheres”, afirma o Dr. Dan Oizerovici, ortopedista do Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo.

Oizerovici alerta que as mulheres atletas, os preparadores físicos, os professores de educação física e os personal trainers precisam ficar mais atentos a isso. “Todos precisam ter em mente que as mulheres se movem de maneira diferente que os homens e que, em situações de extremo esforço, na prática de um esporte, por exemplo, essa diferença pode favorecer a ocorrência de lesões no joelho. É preciso haver uma boa consciência sobre as formas de prevenção”, diz o especialista em artroscopia e cirurgia no joelho.

O LCA conecta o fêmur (osso da coxa) com a tíbia (osso da canela). Atletas são particularmente propensos a sofrer lesões no LCA porque esse ligamento pode se romper quando a pessoa muda de direção rapidamente, desacelera bruscamente de uma corrida, aterrissa de um salto ou faz movimentos de rotação no joelho. Uma ruptura do LCA freqüentemente resulta em instabilidade e muitas vezes obriga a uma cirurgia corretiva.

Comparadas aos homens, as mulheres têm uma bacia maior, uma musculatura menos desenvolvida, joelhos mais voltados para dentro e o LCA menor. Elas tendem a usar mais os músculos quadríceps (na parte da frente da coxa) do que os isquiotibiais (na parte de trás) e depois de um salto costumam cair mais sobre a sola do pé do que sobre os dedos e também numa posição em que os joelhos ficam próximos e os calcanhares, afastados. Tudo isso aumenta as chances de lesões no LCA.

As mulheres também têm uma maior frouxidão nos joelhos, o que agrava a possibilidade de um pulo ou movimento mais brusco resultar em uma visita ao médico. Alguns estudos indicam que há uma mudança na frouxidão dos ligamentos durante o ciclo menstrual e que as mulheres têm riscos maiores de lesões no LCA durante o período ovulatório. Uma pesquisa conduzida na McGill University, de Montreal (Canadá), com 127 mulheres atletas concluiu que as que usavam contraceptivos orais tinham uma menor frouxidão nos joelhos, o que diminuía as chances de sofrerem contusões nos ligamentos.

“A saída é fazer um aquecimento melhor, um trabalho de fortalecimento e equilíbrio muscular – balanceando as musculaturas extensoras e flexoras – e também um trabalho de neuropropriocepção, para aumentar a capacidade de equilíbrio, aquela ação inconsciente de, quando você dá um salto, flexionar o joelho, contrair um grupo muscular, alongar outro e se adaptar às irregularidades do solo”, afirma Oizerovici.

Recomendações para evitar lesões nos joelhos*:

- Alongue os músculos das pernas antes e depois dos exercícios.

- Para alongar os quadríceps, fique de pé junto a uma parede para ter apoio. Leve um dos pés até o bumbum e segure-o por cinco segundos. Repita cinco ou seis vezes e então faça o mesmo com o outro pé.

- Para alongar os isquiotibiais, sente-se no chão com um joelho dobrado e a outra perna esticada, com os dedos do pé voltados para cima. Incline-se para frente até sentir que o músculo alongou-se. Mantenha-se assim por cinco segundos. Faça de seis a dez vezes para cada perna.

- Fortaleça e equilibre os músculos das pernas com exercícios específicos (subir escadas ou pedalar, por exemplo).

- Não ultrapasse os limites do corpo, avance sempre gradualmente na carga de esforços.

- Mantenha um peso proporcional à sua altura. A obesidade acarreta maior pressão sobre os joelhos.

- Use tênis que sejam adequados à prática esportiva.

- Exercícios de propriocepção (saltar, correr em zigue-zague, saltar em uma perna só) e de equilíbrio para melhorar a performance durante as atividades esportivas.

* Fonte: Dr. Dan Oizerovici – ortopedista do Hospital Israelita Albert Einstein, especialista em cirurgia do joelho e Artroscopia. Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho e da Sociedade Brasileira de Artroscopia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Publicidade

  • Moderador

Isso é fato comprovado, mas um treino bem feito e a dosagem ideal nas pernas não deixarão ocorrer qq tipo de lesão. Ao contrário, fortalecerão ainda mais essa musculatura.

Grasy: andou sumidinha, hein! Bom q voltou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é fato comprovado, mas um treino bem feito e a dosagem ideal nas pernas não deixarão ocorrer qq tipo de lesão. Ao contrário, fortalecerão ainda mais essa musculatura.

Grasy: andou sumidinha, hein! Bom q voltou.

Concordo plenamente Fefe...

P.s.: Verdade...andei um tempinho soh lendo msm.....tempo tah escasso....bjks!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...