Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Até Que Ponto Devemos Nos Preocupar Sobre A Veracidade De Cada Informação A Respeito Da Hipertrofia?

Posts Recomendados

Postado

Fala pessoal, tudo bem?

Estou criando esse tópico pra saber um pouco sobre até que ponto os praticantes amadores de musculação devem se preocupar sobre a confiabilidade de um artigo cientifico, ou as vezes uma informação passada por um grande fisiculturista, ou um grande guru da área. É certo que na musculação, fatos irrefutáveis tanto em relação a nutrição, quanto em relação ao treinamento, são praticamente escassos. Nada é 100% certeza. Para cada artigo sobre um tipo de alimento, um tipo de dieta, um determinado exercício, com certeza existirão pelo menos 10 outros artigos afirmando o contrário de diferentes formas. Podemos notas isso em discussões sobre:

Aeróbico em jejum x Aeróbico depois ou antes do treino.

Carboidratos nas ultimas refeições do dia.

Mais peso - menos rep vs Menos peso e mais rep.

Shakes prós treinos.

E centenas de outros debates. Você lendo os exemplos a cima, poderia pensar com plena convicção que já possui informação suficiente para dizer que carboidratos nas ultimas refeições do dia ou espalhados durante todo o dia, não mudam nada. Mas, como eu, ou como uma boa parte do forum, você provavelmente não possui formação academia na área, e possivelmente nem sabe muito bem porque afirma isso, a não ser porque viu algum atleta ou treinador famoso falando isso na internet.

Eu sei que o único jeito de descobrir se determinada regra realmente funciona, é testando em si próprio, tendo em vista que cada um é cada um. Mas cada dia que eu passo pesquisando informações para complementarem meu conhecimento base sobre o assunto, mais confuso eu fico. Cada vértice na musculação possui centenas de arestas diferentes que podem ou não me levar a um bom resultado, e assim, eu nunca consigo chegar em uma BASE minima sobre o assunto. Eu vejo por ai, milhares de pessoas praticando musculação, com um corpo até que bacana, sem ter pesquisado um dia sequer sobre qualquer assunto, ou sem calcular os macros de uma dieta, sem se aprofundar em nada, e mesmo assim garantindo resultados. A minha dúvida é, até que ponto vocês realmente pesquisam e sabem o que estão fazendo? Um culturista amador que não tem pretensão de se tornar um atleta algum dia, deve se preocupar com cada detalhe que aplica a si mesmo, ou vocês acham que a hipertrofia para esses casos pode ser muito mais simples do que parece?

Postado

É sempre bom você pesquisar mais e mais, aprofundando conhecimento, seja amador ou profissional... Vai também da personalidade da pessoa, umas não saem da sua zona de conforto e por exemplo apreendem o que o instrutor diz e não pesquisam mais nada e podem até ter resultados. Existem pessoas com muito menos conhecimento do que eu, e que no entanto têm um shape melhor, parece que fazem tudo errado, mas dedicam-se mesmo e têm resultados.

Essa pergunta que você fez é como tudo na vida... Nós nunca sabemos qual a melhor e mais credível fonte de informações. O que conta nisso às vezes é o mediatismo e prestígio das fontes de informação, que nos fazem pensar que aquela informação que está a ser passada é realmente credível e de confiança.

Acho que ficar vivendo preso em detalhes, para um amador, não vale a pena mesmo. Basta ter noções básicas e dedicação que você irá conseguir seus objectivos.

Postado

Bom tópico.

Eu leio de tudo e várias versões das mesmas coisas, mas só acredito no que me faz bem (boa alimentação, prática de exercícios físicos e afins).

Nesse fórum, por exemplo, há uma grande divergência entre o que era verdade em 2009, 2011 e o que é verdade agora.

Postado

Bom, uma coisa que acontece muita divergência é quanto informações sobre treinos

Aqui no forum a galera diz que 3 exercicios pra grandes e 2~1 pra pequenos é suficiente..já na minha academia, se eu falar isso pra alguns, vão até me achar maluco

Tem uns caras que faz tipo 4 pra peito, 4 pra triceps...(?)

Alguns fazem Peito/BI, Costas/Tri

E pior que em geral todos tem resultados, o lance é o esforço...

Talvez se alguns desses tivessem mais '' conhecimento '' teriam mais resultado, mas não creio que eles mudem de ideia facil, muitos desse caras treinam a mais de 2 anos, no minimo, e informações tiradas da internet pra eles é encarada com zuera

A questão é que tudo com esforço, por mais q n seja a melhor das escolhas, dá certo...e o que funciona pra alguns pode não funcionar pra outros...

Postado

Se for para acreditar no fórum ou nos caras da academia, prefiro mil vezes o fórum já que 90% dos caras de academia só tem resultados no primeiro ano, falo referente aos naturais. Agora lendo muito o fórum qualquer um vai se beneficiar é só ter discernimento para filtrar bem as discussões.

Postado

Aonde quer que você procure hoje em dia, terá informações a respeito de dieta, treino e em alguns lugares... Infos sobre AES. Cabe a VC selecionar a melhor fonte de informação. Como? Procure por informações de alguem q tem experiencia na área e não somente de alguem que realizou um estudo com uma duzia de indivíduos e obteve certo resultado.

É tudo uma questão de confiar noq lhe é passado e em quem esta lhe passando o ensinamento. Cada profissional segue um método de trabalho e devemos seguir seu método tendo concepção e senso crítico doq esta fazendo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Criar Novo...