Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado (editado)

Caraca irmão, lá vem essa parada de low carb de novo. Da onde tiraram que as pessoas engordam porque consomem carboidratos?

De estudos cientificos respeitados

Acaso já moraram na roça, ou conhecem quem mora lá? As pessoas comem muita polenta, arroz, milho, bolos, broas, esse é a base da alimentação. Claro, comem carne, mas não é abundante.

E por acaso os homens da roça tem shape bom ? Qualquer um que coma em um deficit calórico grande vai ser magro.

Aliás, em lugares onde os recursos são mais escassos, carne não é a base nutricional. Sabe porquê? Porque o animal é um intermediário entre a planta e você, ou seja, alimentar um animal para depois alimentar-se dele gera um desperdício, gerenciável em épocas abundantes, mas inadmissível em escassez.

Aliás, tenho a impressão de que sempre foi assim. Salvo locais onde a agricultura ou a flora não é abundante, sempre se tem como base o consumo de vegetais e, consequentemente, de carboidratos. Só verificar como eram as receitas e os cardápios dos egípcios, romanas, gregos, persas, da europa medieval etc.

Perolas

Epidemia de obesidade hoje tem haver com a abundância de alimentos e com a rotina moderna, ponto e acabou.

A politica da nutrição tradicional esta baseada em mentiras que lhe convem para gerar lucros a industria agricola, a estrategia desse dogmas é incentivar as pessoas a comerem pouca gordura principalmente aquelas de fonte animal ricas em saturadas, e incentivam o consumo de grãos e alto teor de carboidratos, fazem pesquisas observacionais e manipuladoras sempre para o lado que lhe convêm, pesquisas mostrando que alto teor de gordura aumenta os riscos de doenças cardiacas e aumenta o peso,mas sem nenhuma bases cientifica, todas essas pesquisas financiadas pelos departamentos agricolas cujo objetivo é vender grãos , engraçado que a epidemia da obesidade e diabetes começaram depois que propagaram essas diretrizes na cabeçadas pessoas. Desde então estudos provaram que essa abordagem falha esta errada.

Com que base cientifica voce afirma isso, broscience ?

Tenho um arsenal de estudos científicos salvos no meu PC mostrando os malefícios da dieta de alto carbo e baixa gordura , tanto na perda de peso em obesos, quanto na prevenção de doenças cardicas, avc,câncer, diabetes, doenças cronicas, etc.

Editado por MonsterFreak

Publicidade

Postado (editado)

O tópico é sobre obesidade certo? Não se afirmou que hoje existem mais gordos que antigamente? Independente se carbo faz mal ou não, eles eram consumidos em abundância antes da tal epidemia da obesidade, portando, não posso concluir que um comportamento antigo seja a causa de um mal novo.
.
Aliás, além de fazer sentido considerando a lógica pura, tenho fundamento em minha observação sobre o consumo de carbos: pesquisa da Proceedings of the Nacional Academy os Sciences indicou que os humanos aumentaram, em relação a 1961, o nível trófico humano, no que diz respeito ao consumo de carne, em 3%, atualmente está em 2,21 (carnívoros tem o índice de 5,5) e esse índice continua subindo. Existem suspeitas que subiu no século inteiro. Nossa alimentação está mais composta de carnes e gorduras que antigamente.
.
Se as pesquisas são manipuladas por um negócio para afirmar que vegetais fazem bem, então devem ser manipuladas por outro negócio também para afirmar que eles fazem mal. Caímos então em um loop que não nos leva a lugar algum (exceto se você quiser me provar algum dos lados em um fórum)
.
Para concluir, você mesmo afirmou que em déficit ocorrerá emagrecimento. Então, concluo da mesma forma após seu post: O sedentarismo e a abundância de alimentos são a causa da epidemia da obesidade atual.

Com que base cientifica voce afirma isso, broscience ?

Tenho um arsenal de estudos científicos salvos no meu PC mostrando os malefícios da dieta de alto carbo e baixa gordura , tanto na perda de peso em obesos, quanto na prevenção de doenças cardicas, avc,câncer, diabetes, doenças cronicas, etc.

Editado por Verdura
Postado

Esse topico nem é sobre low carb, nao entendi porque voce citou o assunto.

Não citei, foi citado anteriormente e tive que comentar por que acho chato que se coloque essa dieta em todo lugar como a cura da humanidade. Eu uso low carb, apesar de não ser neurótico na contagem dos carbos, mas não acho que o consumo de carbos (dentro de uma dieta estruturada) seja maléfico. O fato de controlar carbos ser útil para emagrecer não o torna vilão de nada.

.

Outra coisa que acho meio picareta é essa história de que comíamos muita carne. Isso soa para mim completamente ilógico, como expus acima. Tinham povos e locais em que se consumiam muita ou exclusivamente carne (como os esquimós), mas só na modernidade que conseguimos cultivar rebanhos gigantescos e prover abundância de carne e alimentos em geral (apesar da fome ser ainda um problema mundial) e pacificar nosso ambiente de vivência, mas a regra na história da humanidade (e que fique claro que isso é uma suposição lógica minha) foi escassez de alimentos e ambiente extremamente hostil, que obrigava o movimento.

Postado

Eu acho que carga glicêmica e demanda metabólica não sejam a causa, mas um mecanismo normal que foi vantajoso ao longo da evolução das espécie humana, quiçá dos mamíferos e de outros animais.

A causa da epidemia de obesidade, na minha opinião, está na carga glicêmica dos alimentos. Comemos errado, comemos alimentos que estimulam a insulina 16h por dia, como nunca antes na história da espécie.

O autor diz que comer demais em uma refeição resulta em acúmulo de gordura e isto seria a causa de engordarmos. Vários estudos já demonstraram que comer a mesma quantidade de calorias sendo elas em mais ou menos refeições não modifica os resultados para perda de peso, as pessoas que comem menos refeições deveriam estar engordando.

O ponto não está na quantidade que se come, é algo mais amplo. Um lobo ingere muitas calorias de uma só vez, rapidamente ele irá acumular ATP e sua sinalizar ao corpo, o que sobrar estoque! E eles não são gordos, afinal eles não farão uma refeição daqui 3h, pode ser que passem dias consumindo gordura até a próxima caçada.

Análogo à nós, estamos permanentemente em estado de alimentação e sedentarismo comendo alimentos que estimulam a insulina. Isso é a combinação perfeita para a epidemia de obesidade no mundo.

Cara eu sou a favor de controlar os carbos. mas...

O que você disse não muda o fato da carga glicemica x demanda metabólica. Eu sigo WD, como 1x por dia, é obvio que meu corpo aguenta a quantidade de nutrientes que eu mando (3500+ calorias), isso porque aminha demanda metábolica está MUITO alta. Eu passo o dia em jejum, treino em jejum, na hora de comer meu corpo aguenta a carga glícemica que eu mando, assim como os lobos que você citou.

O que o autor diz, vale para as pessoas sedentárias, não importa a fonte, uma pessoa que não faz nada o dia inteiro, se consumir mais calorias do que gasta vai engordar independente da quantidade de vezes que eles comem. Só que as pessoas além de comer em alta frequência 2-2h, 3-3h, ainda estão consumindo cargas glicemicas altas, ou seja, comendo muito, muitas vezes por dia.

Lógico que se a pessoa seguir low carb/high fat, ele vai sentir menos fome, e comer menos vezes por dia, mas no fim ele vai estar comendo menos calorias. Normalmente low carb costuma regular o apetite.

A culpa da obesidade não é do carboidrato. A culpa é do EXCESSO de carbo refinado, que costuma ser viciante e desregular o apetite (fome ininterrupta), que leva a pessoa a comer MAIS (calorias), e isso tudo aliado ao sedentarismo (metabolismo de tartaruga manca), e isso tudo se resume em CALORIAS X GASTO CALÓRICO = TERMODINÂMICA

Vi que usa muitos argumentos do Dr. Souto (eu acompanho o blog), mas note que ele sempre fala sobre set point, e calorias, por que chega um certo ponto, em que as pessoas (principalmente sedentárias) param de emagrecer, advinha !? Calorias, basta comer menos. Não importa, se você fizer uma dieta rica em gorduras e proteínas e exceder o seu gasto calórico você vai engordar. A diferença é que com high fat isso é difícil mas não impossível

Já comentei la no tópico low carb. Tem estudos que dizem que em uma dieta high fat, o metabolismo acelera (mesmo nas sedentárias), isso significa que em uma dieta high fat a pessoa pode consumir mais calorias do que nas high carb, mas a termodinâmica continua funcionando e muito bem

Abraços

Postado (editado)

Uma grande parte do que se comia era carne de peixes e outros seres aquáticos/marinhos.

Segura para capturar, nutritiva e em grande parte por causa da água.

Tem registros de 2.000.000 atrás.

Se considerar o Orrorin tugenensis, "provamos carne" em meados de 7.000.000/6.000.000.anos.

Durante todas essas civilizações que citou, peixes estavam entre as bases do cardápio

Early hominin diet included diverse terrestrial and aquatic animals 1.95 Ma in East Turkana, Kenya

Orrorin Tugenensis

Acredito que estamos hoje em um período onde o que domina é a praticidade, comodidade e a velocidade.

E concordo.

Nunca consumimos/tivemos a oportunidade de consumir tanto alimento.

Editado por Born4Run

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...