Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[Dúvida] Repetições Muito Devagar Tanto Na Concêntrica E Excêntrica

Aluno

Posts Recomendados

Olá, vim aqui com esse tópico na esperança de que algum de vocês possam me ajudar a entender se eu progredi ou não em relação ao meu treinamento, ou pelo menos internalizei algo proveitoso a mais.

Voltei a treinar com pesos há um mês, num intervalo de um ano e dois meses sem ir à academia(onde eu tinha ficado por 5 meses) - atualmente tenho seis meses de treinamento no total.

Em 2013, na minha primeira passagem pela gym comecei treinando normal seguindo a planilha no primeiro mês, fazendo o que o instrutor local tinha passado, séries A e B de fortalecimento, até que encontrei artigos na internet sobre treinamento[muitos, e muitas contradições, fiquei muito confuso] e resolvi seguir as dicas: treinar pesado, dividir músculos, dar bastante espaço pro músculo descansar e se restaurar mais forte(o que pra mim eu não fazia, já que treinava todo dia com a rotina AB. Não cabia na minha mente que eu estava descansando e acontecia alguma coisa do dia pra noite que mudava os meus músculos), e acabei me baseando de fato no treino de Mike Mentzer, o Heavy Duty. Também seguia as diretrizes de um tal de Tim Ferriss, que afirmou ter ganhado 15 quilos em um único mês, o que na verdade foi devido à sua memória muscular.

Durante quatro meses em que fiz esse treino, só obtive ganhos em força e em veias... meu peso até que diminuiu, devido a minha pobre alimentação. Socava bastante peso e fazia até eu não aguentar mais, com a amplitude correta, daí descansava bastante e voltava quase sempre progredindo nos pesos a cada treino, sendo que algumas vezes acontecia o oposto, não conseguia fazer o tanto de repetições com o peso que fiz na semana passada.

E então desde que eu voltei, em fevereiro desse ano, resolvi tentar musculação com meu feeling natural - Algo precisa mudar, quero resultados - onde num relance chutei da minha mente todos os artigos e métodos considerados cientificamente, e regras, pelo menos onde eu lia, e seguir as minhas sensações e intuições.
*Nessa altura você já deve ter pensado que o meu real problema está na alimentação, mas disto eu já sei, o tópico é sobre meu treino*

Realizei que meu corpo falaria comigo melhor do que qualquer empunhado de letras escritas por pessoas que tiveram resultados(bastante por sinal) e com suas ideias divulgadas e difundidas pelo mundo(rs).

Ao chegar na academia, após minha avaliação, como de costume nas academias daqui da região, novamente recebi uma planilha. Rotinas A e B...

Depois de tudo certo para começar, chega a hora do meu reencontro com os pesos. O instrutor sabia que eu já tinha malhado, então só esperei ele sair de perto e quando encostei na máquina(não lembro qual), rapidamente tenho uma 'iluminação': meus músculos só vão se contrair de verdade quando eles fizerem o esforço. Genial. Encosto com a mão na barra e fico parado, tentando fazer uma força mental de só mexer o músculo: nada acontece. Diminuo para apenas duas plaquinhas: nada acontece. Até que coloco com o menor peso, zero ou um, e em 15 segundos eu realizo uma repetição, deixando meu corpo completamente "mole" e só focando no músculo que se supunha que o exercício trabalhava[isso foi muito dificil de fazer, muito].

Cara, eu fiquei muito², mas muito³ tempo para terminar a série. Não aguentava mais fazer força. Também passou pela minha cabeça enquanto eu fazia o exercício que eu só estava viajando, ou que eu tinha que parar de ver coisas sobre cérebro... mas uma dor que eu nunca havia sentido antes, DIRETAMENTE no músculo, me deixou pasmo, aquilo era diferente de tudo que eu havia sentido, eu estava sentindo que eu realmente tava fazendo o treino certo daquela vez, diferente dos milhares de treinos que eu não sabia qual seguir -------

mas depois um pensamento crítico e analítico de que eu novamente estava viajando voltou e suponha que eu só senti aquilo pq queria sentir uma vez que tinha treinado de forma correta me invadiu. Talvez algo como minha psique precisasse se livrar da culpa enquanto treinava, parar de tentar racionalizar o que é certo e não... talvez um grito de socorro, sobre minha mente querer alertar o meu consciente que excesso de informações fazem mal. Não sei.

...

Só sei que hoje consigo fazer isso com 2~3 plaquinhas(dói bastante o músculo alvo), dou uns 3 dias de recuperação em cada treino A e B e eu já estou sentindo diferença em meu corpo, não na balança, mas no formato dos meus músculos quando se contraem, eles parecem mais duros e parecem inclusive trabalharem mais mesmo quando eu testei treinar de forma explosiva, com bastante impulso, pq é o que ultimamente eu não tenho feito.

E aí, é errado, na opinião de vocês treinar dessa forma? Com o corpo todo dormente, com foco no músculo alvo, onde até sem peso(pelo menos pra um frango como eu) se tornaria relativamente dificil no começo? Este é o intuito do título do tópico: se eu manter a mente no muscle, é dificil mover o peso para cima e pra baixo à bangu.

Parece que eu controlo muito melhor o peso, principalmente em treinamento de ombros, embora faça com pouco peso, o movimento é impecável e é muito bonito olhando no espelho, o esforço é grande, mas quando olho no espelho, eu tenho a impressão de perfeição no movimento.

@EDIT: Correções na gramática

Editado por Aluno
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

se foi o que eu entendi, pra mim é muito importante sim essa conexão mente-músculo, focar no músculo que está sendo trabalhado, da pra sentir exatamente o musculo trabalhando e controlar as execuções de uma forma correta

Sim, é isso... queria saber se é normal ter dificuldades com tanto pouco peso.

Link para o comentário

saber contrair bem o musculo alvo é importantíssimo, e fazer isso que vc está fazendo pode até ajudar nessa questão de propriocepção. Porém na questão de hipertrofia, principalmente no longo prazo, não acho algo mto produtivo, um meio-termo entre peso e execução é a chave para o suceso. Colocar mto peso e fazer a série toda cagada não funciona, colocar pouco peso e fazer com a execução perfeita tampouco... Segundo alguns estudos e vlogs do youtube (tipo o 3DMJ), execução superlenta não gera mais resultados, e na prática eu tbm percebi isso.

Link para o comentário

saber contrair bem o musculo alvo é importantíssimo, e fazer isso que vc está fazendo pode até ajudar nessa questão de propriocepção. Porém na questão de hipertrofia, principalmente no longo prazo, não acho algo mto produtivo, um meio-termo entre peso e execução é a chave para o suceso. Colocar mto peso e fazer a série toda cagada não funciona, colocar pouco peso e fazer com a execução perfeita tampouco... Segundo alguns estudos e vlogs do youtube (tipo o 3DMJ), execução superlenta não gera mais resultados, e na prática eu tbm percebi isso.

+1

Link para o comentário

Acredito que é a combinação de ambos, né? concentração + explosão.

O fato é que não adianta ir na academia "balançar pesos" e infelizmente é o que mais vemos nos dias de hoje.

Inicialmente, para melhorar sua consciência corporal e controle, pode até valer a pena fazer mais lento, sacrificando um pouco as cargas... mas conforme for melhorando isto o ideal é fazer a progressão de cargas.

Editado por FBO
Link para o comentário

E ai Aluno

Como já te disseram, mind-muscle é importantíssimo, tanto pra força quanto pra hipertrofia. Já a questão de velocidade é "irrelevante", não tem tanta importância, não vai ficar mais forte ou mais hipertrofiado pelo tempo de execução, lógico que se tratando de força (cargas altas) é interessante explosão, e quando se tratando de altas repetições é interessante uma certa cadência. Acredito que um super-slow ajudo no processo de mind-muscle, TALVEZ seja bom pra tentar essa conexão.

Agora, saber o porque está tão lento, ou porque está tendo dificuldade com pouco peso, nós precisamos saber de qual exercício estamos falando. Outra coisa a se considerar é que, não precisa "isolar" tanto assim o músculo alvo, pensar nele na hora da execução é válido, mas deixar o corpo "mole" não. Por exemplo, um terra é quase impossível se pensar em um músculo alvo, é usado o corpo "inteiro" se deixar alguma parte "mole" a barra não sai do lugar. Já uma rosca é um pouco mais fácil esquecer do resto, mas não precisa "desligar" todo o resto, apenas se concentrar no bíceps

O que eu quero dizer é que seu corpo não funciona isoladamente, os músculos agem em conjunto quando nos movimentamos, mesmo quando fazemos um exercício isolado, nós não conseguimos "isolar" o músculo por completo, a questão é que, usamos alguns músculos diretamente pra executar um movimento, mas sempre estamos usando vários outros músculos indiretamente, mesmo que sejam apenas como estabilizadores.

Faça alguns testes, quando for fazer uma rosca alternada, deixe o punho solto, sem contrair o ante braço e veja a dificuldade de levantar 2kg, se estiver em pé relaxe o glúteo e o core (lombar e abdómen) também vai sentir dificuldade

Quando for fazer supino, relaxe as escapulas, relaxe o glúteo e o core, você vai levantar muito menos peso.

Quando for fazer desenvolvimento em pé, relaxe glúteo e core.

E depois faça contraindo esses músculos que não são trabalhados de forma direta, eles são estabilizadores nesses movimentos mas, perceba a diferença, como é mais "fácil" executar o movimento, você consegue gerar mais força quando contrai esses músculos. Isso não quer dizer que você deve focar neles, eles apenas devem estar firmes, e você se concentra no músculo alvo. Mas como eu disse exeistém alguns exercícios que isso é impossível, não existe UM único músculo alvo, ex: agachamento, terra, clean, snatch...

Abraços

Editado por Eduardo90
Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...