Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

pH do corpo: Um equilíbrio delicado

O pH do corpo é o equilíbrio entre o ácido e a alcalinidade, geralmente confundido com outras condições.

Equilíbrio ácido-base

O equilíbrio ácido-base ou ácido-alcalino do corpo humano se refere ao pH do número de íons de hidrogênio no corpo como um todo. Se tiver uma sobrecarga de íons de hidrogênio no seu corpo, o seu pH será ácido ou baixo (ex: pH 4) e seu corpo estará em estado de acidose.

Se o seu corpo tem um pH alto (ex. pH 8), é alcalino e está no estado de alcalose. O corpo humano é um sistema que mantém o pH em uma faixa normal estreita entre pH 7.35 e 7.45, apesar da grande carga de ácido introduzida por dietas e produzida pelo metabolismo do tecido. A maioria dos processos metabólicos no corpo humano só pode acontecer se o pH do corpo estiver na faixa normal.

Produção de ácido no aparelho gastrintestinal

O equilíbrio básico de ácido-base do organismo nunca deve ser confundido com o ácido produzido pelo estômago durante a digestão. O estômago humano normalmente tem um pH ácido e produz ácido hidroclórico, que ajuda na digestão.

Muitos fatores podem provocar a superprodução do ácido gástrico, como:

• Estresse;

• Álcool;

• Fumo;

• Infecção por uma bactéria chamada Helicobacter pylori;

• Ingestão excessiva de irritantes como temperos picantes, pimenta e cafeína (café, chá, refrigerantes e certas bebidas energéticas com cafeína).

O que a superprodução do ácido gástrico pode causar?

• Azia;

• Gastrite;

• Refluxo gastro-esofágico ;

• Úlceras gástricas.

O tratamento para a superprodução do ácido gástrico inclui

• Antiácidos;

• Inibidores da bomba de próton (medicamentos que reduzem a acidez do estômago);

• Antibióticos para erradicar as infecções de Helicobacter pylori;

• Evitar álcool, comidas e condimentos picantes, cigarro, alimentos ricos em gordura e cafeína;

• A redução do estresse por meio de exercícios, relaxamento, psicoterapia, medicamento antiestresse, hipnose, ioga ou qualquer outro método que alivie o estresse e a ansiedade;

• Lembre-se que a quantidade de ácido gástrico que você produz não influencia o equilíbrio ácido-base do seu corpo. Um indivíduo com úlcera no estômago ou alguém que está produzindo muito ácido gástrico pode ter um pH alcalino ou vice-versa.

Distúrbios do equilíbrio de ácido-base

Certas condições podem perturbar o equilíbrio delicado do pH do corpo.

A condição chamada acidose metabólica pode ser causa por:

• Cetoacidose diabética (superprodução de compostos ácidos chamados cetonas causada pelo colapso de gordura para combustível na falta de glicose suficiente no sangue, que se alternam devido à falta de insulina ou à incapacidade da insulina funcionar corretamente).

• A acidose láctea – produzida pelo organismo devido à excesso de exercícios ou a certas doenças.

• Uremia – excesso de uréia.

A alcalose metabólica pode ser causada por

• Ingestão excessiva ou acúmulo de bicarbonatos no corpo

• Perda excessiva de ácido (ex. sucção nasogástrica)

• Perda de líquido extracelular devido à tumores ou excesso de uso de diuréticos

• Deficiência de potássio

Cada uma das condições acima deve ser tratada com objetivo a reverter o problema funcional. Nenhuma delas é causada pela ingestão de alimentos ácidos ou alcalinos.

O pH do alimento

É difícil entender que os alimentos que têm sabor ácido, como abacaxi, morango ou limão, não afetam o pH do corpo ou causam acidose. Isso acontece porque o efeito que o alimento tem no pH do corpo é determinado pelo conteúdo ácido ou alcalino da cinza que eles produzem quando o corpo terminou o seu metabolismo.

A maioria das frutas, verduras, leite e algumas nozes produzem um pó alcalino e deixa o pH do corpo mais alcalino. Carne, peixe, frango, queijo, ovos, cereais e algumas nozes produzem um pó ácido e tornam o pH do corpo mais ácido.

Alimentos que produzem pó ácido

Pão (especialmente de trigo integral), cereais, queijo, milho, bolachas, ovos, lentilhas, massa, carne, peixe, frango, amendoins, ameixas, ameixa seca, arroz, nozes.

Alimentos que produzem pó alcalino

Leite, frutas, verduras, amêndoas, damasco seco, lima, acelga, tâmara, figos, melaço, azeitonas, ervilha seca, uva passa, agrião, alimentos preparados com fermento em pó ou bicarbonato de sódio.

Alimentos neutros

Manteiga, doces e balas duras, café, maizena, gorduras, óleo, toicinho, mel, açúcar, tapioca, chá.

Editora responsável: Dra. Elisabete Almeida

http://www.lincx.com.br/lincx/saude_a_z/por_vida_saudavel/ph_corpo.asp

Publicidade

Postado

Teve um tempo que eu tava com azia direto, não tava tomando nem cafeina nem franol. Tava ficando muito preocupado...

Tenho quase certeza que era stress, eu tava mt encanado com esse negocio de ser grande (treino e dieta, tudo tinha que ser 100% certo), tinha terminado namoro, volta as aulas...

Foi foda, sempre na segunda refeição me dava azia e ficava o resto do dia, só piorando...

Ai eu tava em cutting, comecei a mandar franol+café, pensei que ia piorar, que nada, passou... hahaha, vai entender!

Hoje to de boa 8)

Postado

Exatamente por isso que eu não to podendo suplementar ... eu tive com excesso de ácido úrico. ( Mijar preto e o kct... rsrs )

Disseram que hiper quantidades de proteína só ia me piorar...

Hoje eu to vendo o resultado disso, tempos sem treinar direito. Meu corpo que ja luzia uma aparência maneira, hoje esta naquele mais ou menos vergonhoso, de pessoal normal que tá começando.

Postado

Outra coisa que pode aumentar a acidez no estomago é a ingestão de "alimentos" que não alimentam no horário errado.

Mascar chiclete faz com que o estomago produza ácido gástrico, mas como não tem nada para digerir...Beber água para "enganar" a fome

também causa isso; esse ato só vai elevar ainda mais a quantidade de ácido.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...