Postado 15/03/2015 às 19:54 03/15, 2015 A melatonina é uma substância natural semelhante a um hormônio e é produzida na glândula pineal, localizada em nosso cérebro. Sua produção se dá através de ciclos, de acordo com um ritmo e luz e escuridão que conhecemos pelo nome de ritmo circadiano. Nossa produção se dá de noite e tem seu pico entre as 2 e 3 horas da manhã sendo que logo ao amanhecer essa quantidade e mínima... A melatonina é sem dúvida a molécula chave que controla o relógio biológico dos animais e humanos. Recentemente, essa substancia ficou mais cobiçada pois o cientista Vladimir Dilman (São Peterburgo) e sua equipe acrescentaram gotas de melatonina na água de ratos e observou-se que esses animais viveram 25% a mais do que o esperado!!! No mesmo sentido, Walter Pierpaoli outro pesquisador na Itália, ao implantar uma glândula pineal novinha em folha em cobaias velhas obteve cerca de 30% a mais de longevidade nesses animais. Uma pesquisa da universidade da Barcelona mostrou que em cobaias uma dose diária de melatonina + atividades físicas retardou a instalação do mal de Alzheimer, ao contrário de alguns calmantes benzodiazepínicos que podem acelerar a doença. Aqui no Brasil, Mario Peres (Universidade Federal de São Paulo) demonstrou a eficácia da Melatonina contra enxaquecas. Mas por que a Melatonina estaria relacionada à LONGEVIDADE? Na verdade, a Melatonina é muito eficiente no combate aos radicais livres segundo o pesquisador Russel Reitel – autor do livrovYour Body’s Nature Wonder Drug. Se não bastasse isso, outras pesquisas já observaram um certo “poder” que ela tem em desacelerar tumor maligno e estimular a multiplicação de células de defesa! Quando envelhecemos, assim como outras substâncias, a MELATONINA despenca, o que pode explicar a tão conhecida insônia na terceira idade. Mas então, por que no Brasil é proibido comercialização? Por ainda precisarmos de mais estudos comprobatórios de sua eficácia? Sim, pode ser – PORÉM, a venda de calmantes benzodiazepínicos é crescente e claro de extremo interesse das industrias. De modo contrário, enquanto no Brasil há um aumento no uso de Benzodiazepínicos, nos países europeus como Alemanha e Inglaterra o consumo caiu 30% na última década. Por fim, pesquisas demostram que ao usar a melatonina em pacientes com crises de ansiedade que fazem o uso de antidepressivos, é possível reduzir a frequência dessas crises bem como a quantidade no uso do antidepressivo. Ao reduzir então o antidepressivo, aqueles efeitos colaterais como boca seca e sonolência diurna por exemplo diminuem também. Na Europa e nos EUA o poder da melatonina já foi reconhecido. Em terras europeias o hormônio é vendido como remédio e, nos Estados Unidos, como suplemento alimentar. POR QUE que no Brasil ela ainda é proibida?
Postado 15/03/2015 às 20:44 03/15, 2015 Ela pode viciar a longo prazo? Um adolescente pode fazer uso da própia?
Postado 15/03/2015 às 20:50 03/15, 2015 Ela pode viciar a longo prazo? Um adolescente pode fazer uso da própia? Tenho 16 e utilizo, não vicia. Acho que melatonina é mais pra quem acorda durante a madrugada para fazer necessidades etc... Mas não senti TANTA diferença não, mas é bom. E outra, ela não da sono pra quem tem insônia. PS. Acordo quebrado pela manhã do mesmo jeito.
Postado 15/03/2015 às 20:53 03/15, 2015 lembro de ter lido por ai uma vez que ela catabolisa é verdade?
Postado 17/03/2015 às 21:13 03/17, 2015 já li muita gente que trocou todas as lampadas de casa pra nao atrapalhar a producao de melatonina, outros que as 20h já apagam todas as luzes de casa e nao usam computadores, pois segundo eles a luz emitida atrapalharia a producao desse negocio. mao de obra demais pra meu gosto.
Postado 18/03/2015 às 06:57 03/18, 2015 já li muita gente que trocou todas as lampadas de casa pra nao atrapalhar a producao de melatonina, outros que as 20h já apagam todas as luzes de casa e nao usam computadores, pois segundo eles a luz emitida atrapalharia a producao desse negocio. mao de obra demais pra meu gosto. Com esse aumento absurdo na tarifa de energia elétrica no Brasil, deixa de ser um caso de "mäo de obra demais" para ser um caso de "unir o útil ao agradável". =P
Crie uma conta ou entre para comentar