Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado
18 horas atrás, Norton disse:

Manteiga não está livre da lactose, sempre vem uma porcentagem mínima, também por isso clarificam. Geralmente faço 3 tabletes de 200g de manteiga(600g), no final do processo em média 100g são de lactose e demais toxinas que serão jogadas no lixo.

Não me referi a lactose. Quis dizer que o creme de leite e a manteiga tem os mesmos ingredientes na embalagem, porém a manteiga tem mais benefícios.

Isso seria por causa dos processos distintos que eles sofrem? 

Publicidade

Postado (editado)
20 minutos atrás, Marlon Paradise disse:

Não me referi a lactose. Quis dizer que o creme de leite e a manteiga tem os mesmos ingredientes na embalagem, porém a manteiga tem mais benefícios.

Isso seria por causa dos processos distintos que eles sofrem? 

Tanto o creme de leite quanto a manteiga são retirados do leite, o creme de leite possui de 20 a 30% em média de gordura, o restante é lactose. Já a manteiga é praticamente só gordura em média 80% de gordura e o restante de lactose, se clarificada você tem quase 100% de gordura, ou seja tem mais ácidos graxos e vitaminas que o creme por ter mais gordura. Utiliza-se o creme de leite para fazer manteiga por já ter uma boa concentração de gordura, esta extraída do leite.

"A nata (português europeu) ou creme de leite (português brasileiro) é a gordura do leite, um tipo de laticínio, muito utilizada em culinária e confeitaria e também como principal ingrediente da manteiga.[1]

No leite fresco em repouso, a porção gorda, mais leve que a água, forma uma camada de nata à superfície, que pode ser removida para uso posterior; esta nata tem apenas 30% da gordura do leite. Nos países industrializados, no entanto, a nata é extraída do leite por centrifugação e depois tratada termicamente para se conservar mais tempo. As formas de tratamento térmico incluem a pasteurização, a esterilização e o UHT.

A manteiga é um produto do leite[1], batido até se transformar numa emulsão de água em gordura, que pode ser usada, por exemplo, sobre fatias de pão ou bolachas, ou ainda para cozinhar.

Manteiga é o nome dado de forma exclusiva ao alimento obtido do leite de vaca, se for de outro animal o nome correto é manteiga de mais o nome do animal de origem. É produzida onde há atividade pecuária, e as suas origens são antiquíssimas, datando seguramente da pré-história[2].

A manteiga é composta por cerca de 80% de gordura, sendo o restante água e resíduos de lactose (o açúcar do leite) e de butirina, um tipo de gordura."

Editado por Norton
  • 4 semanas depois...
Postado
Em 26/08/2016 at 00:36, Norton disse:

Manteiga clarificada tem sido para mim uma ótima substituição para o azeite, porque estes nacionais não possuem benefício, não são azeites de verdade. Então a manteiga pode ser utilizada como uma fonte bem mais barata rica em vitaminas: A, D, E, K, ácido butirato e ácido linoleico. Na Índia é usada para aumento da imunidade e para a cura de diversas enfermidades.

Fala Norton!

Seria essa manteiga sem lactose como dizem?
Posso utilizar aqueles de tablete do mercado pra fazer a ghee?

Postado
2 horas atrás, liondelic disse:

Fala Norton!

Seria essa manteiga sem lactose como dizem?
Posso utilizar aqueles de tablete do mercado pra fazer a ghee?

Não dá para dizer que é 100% sem lactose porque fica traços, creio que seja de 1 - 2% de lactose. Sim pode usar tabletes de manteiga do supermercado, a preferência é que seja sem sal.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...