Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Artigo de Ricardo Nahas Médico de Esportes

"A sabedoria do corpo humano não tem limites. O mecanismo de controle de vida e da sobrevivência é um dos que faz da espécie humana uma vitoriosa na adaptação ao longo dos séculos de desenvolvimento.

Esse controle passa pela eficiência no gerenciamento da energia utilizada para a produção de trabalho dos deslocamentos, para obter comida, reproduzir a espécie e vencer inimigos, isso tudo supervisionado por um cérebro privilegiado que garante as funções vitais, intelectuais e cognitivas.

Poupar e estocar energia passa, então, a ser crucial para as espécies. A reposição dos estoques e a troca do tecido gasto (catabolismo) por um novo (anabolismo) exige repouso (sono) o que também consume energia.

Quando estamos acordados o principal combustível para executar as tarefas de sobrevivência é a glicose. Sem ter ingerido alimento, durante a fase de descanso prolongado o organismo vai buscá-la nos depósitos, tecido adiposo estocado para esta ocasião, entre outras. O objetivo é manter seu nível constante em todos os tecidos para as funções diversas que estão sendo executadas.

O cérebro devidamente suprido por esse combustível, analisando o quadro descrito, seguramente irá somar 2 mais 2: se eu permanecer em jejum após o despertar e fizer exercício, vou queimar gordura e emagrecer! Correto? Não!

A coisa pode funcionar por um curto período de tempo: com o estoque reduzido de glicogênio pelo longo tempo sem comer, as reservas de energia, o tecido gorduroso, são acionadas para fazer a reposição, pois esta é a substância responsável por manter todas as funções do corpo humano. Mas, e sempre temos um "mas", se você está pensando em consumir rapidamente seu pneuzinho de gordura com esse truque, saiba que ele tem validade. Como tudo no funcionamento do corpo humano, a utilização dessa reserva nessas condições foi dimensionada para uma situação de repouso, o sono, já comentado.

Ao iniciar uma atividade física em jejum, depois de uma noite de sono e, com a lipólise em andamento para produzir glicogênio e glicose, em determinado momento haverá um entendimento normal e fisiológico de que há dificuldade de se achar alimento. Neste momento, as reservas energéticas - a gordura, passará a ser poupada e os músculos, as proteínas, serão recrutadas para o processo de produção de energia.

Veja que este é um bom caminho para parecer magro, ou seja, ser um falso magro. Ao prolongar o jejum e repetir a atividade com privação de alimentos energéticos, os estoques de gordura serão preservados e os músculos consumidos. Você ficará mais magro, mas mais flácido também.

Outro fator a ser levado em consideração é o mal estar que a atividade em jejum traz. Tontura, fraqueza, náuseas e vômitos podem ocorrer durante a atividade sem contar que o rendimento que terá a tendência de cair na tentativa de poupar energia.

O consumo forçado de proteínas para produção de energia também tem seu lado negativo. Desenhado para ser utilizado em emergências, prolongando a sua utilização pode sobrecarregar os rins e fígado durante todo o processo metabólico de uso do músculo para executar o exercício e para o consumo de energia.

Bem, o que devemos concluir disso tudo? Mais uma vez que não existe fórmula mágica para consumir as gordurinhas indesejadas. Tudo passa pelo bom senso e esse nos diz que dieta equilibrada com atividade física regular e programada é o melhor caminho."

Grande parte da galera é adepta ao Aej, e essa galera relata muita perda de peso, quero saber dos adeptos se eles perceberam alguns sintomas citados por ele, como: Perde de MM e flacidez. Pra ver se conseguimos provar na prática a teoria do especialista.

Publicidade

Postado (editado)

se phoder tudo queima um pouco de musculo, os caras falam como se qualquer coisa fizesse eles perderem o resultado de anos de treino, nao eh por aí que funciona.

"Outro fator a ser levado em consideração é o mal estar que a atividade em jejum traz. Tontura, fraqueza, náuseas e vômitos podem ocorrer durante a atividade sem contar que o rendimento que terá a tendência de cair na tentativa de poupar energia."

que idiotice poucas pessoas tiveram tanto problema com hipo como eu já tive nos meus tempos passados, quando eu treinava artes marciais as vezes dava um crash no meio do treino! o pepino que dava era tenso, visao turva, tontura e uma queda de pressao violenta e isso com plenos 18 anos... naquele tempo ainda havia o conceito velho e carcomido de mandar carbos de alto IG antes de qualquer treino pra "dar um gás", o carbo exauria e a insulina subia resultado ataque de hipo... o tempo passou, aprendi novos conceitos, mudei a minha dieta pra menos carbo e mais fats, nao sou um cara que segue a dieta cetogenica em 100% eu sigo uma alimentacao mais balanceada que me dá energia e é SUSTENTAVEL nao é dieta é uma forma de se alimentar. E hoje posso fazer AEJ que nao acontece nada. Sempre tive a pressao BAIXA, nunca tive glicemia alta e hoje estou 100% satisfeito com essas mudancas que eu fiz.

Já fiz exercicio com jejum de mais de 10h e nao aconteceu absolutamente nada entao isso aí é pura CONVERSA FIADA, tenham suas proprias experiencias nao fiquem se focando em malucos que só estudam e nao experimentam a prática da coisa.

o corpo é inteligente pra caramba se voce tem uma dieta bem feita nao terá problemas com AEJ.

Se coloque na pele de um autentico homem das cavernas, voce acaba de levantar de seu sono e tem de cacar pra comer, vai levar dias até voce encontrar alguma comida, voce pode estar no meio do mato e nao tem nada para voce comer. Voce vai morrer se dar uma corrida em busca de um cervo? vamos parar pra pensar funcionamos em jejum prolongado há milenios naquele tempo nao havia supermercado nem geladeira, tinhamos de lutar pra sobreviver e muitas vezes depois de nao comer absolutamente NADA.

Editado por Joseph Brr
Postado (editado)

Só pra deixar claro, eu não estou defendendo o autor, quero propor um debate talvez, quero ouvir relatos, eu sei que muita coisa fica apenas na parte teorica e não se aplica a pratica, eu apenas achei um tema muito discutivel.

Vou passar a testar e vou ver, fazer uma escadaria aqui em casa mesmo e ver os resultados.

No meu ponto de vista queima tudo, para o bom funcionamento do corpo é preciso a ingestão dos 3 macros, tem estudos que o corpo é capaz de se manter apenas com 2(prot+gord), logo quando não há a ingestão dos mesmos o corpo vai comer a gordura estocada e obviamente quebrará proteína para ser usada também, acho balela dizer que você vai queimar só musculos.

Mais opiniões?

Editado por MarOliveira
Postado (editado)

Acho que quando esses "doutores" escrevem esses textos eles consideram que TODAS as pessoas são leigas e não entendem de dieta, e pior...retardam divulgação de novos métodos de dieta, novos estilos de vida, novos conceitos de qualidade de vida. Como que o corpo vai poupar a queima de gordura e vai passar para a proteína como esse cara fala??? Em vez de evoluir a nutrição brasileira mais e mais anos se defasa por ela mesma, devido a falta de vontade desses caras em se atualizar.

Ainda que seja naquela pré missa de so testando pra saber, peko menos coloque soluções para esses "problemas" em vez de criar polemica com base em ctrl v/ctrl c, agora escreva um artigo que vai contra esses caras e veja se o pai num come no centro.

Editado por Pedrosilva96
Postado

+1

no mais, qualquer que seja ( hit, aej, ou sei lá o que ) feito com uma dieta de baixas calorias e alta intencidade, causando um defcit vai sacrificar alguma coisa quanto a m.m.

não existem milagres..

por isso sempre aconselho nunca deixar o bf subir muito em bulk sujos e ilusórios..

é mais trabalho depois, e mais m.m que será queimada no processo..

aí nestes casos, com estratégias inteligentes, dá pra fazer tudo com o mínimo de percas..

Postado

Achei interessante a primeira frase: "A sabedoria do corpo humano não tem limites."

Sempre quando vejo frases desse tipo, "ah, o corpo se acostuma com o que você faz", "o corpo é inteligente", etc, penso em uma coisa: LESÖES.

Se o corpo fosse assim täo inteligente e adaptativo, näo veríamos tantas pessoas com LER, por causa de uso do computador. O corpo simplesmente se acostumaria aos esforcos repetitivos e näo se lesionaria.

Partindo para o lado mental, näo aconteceriam os burnouts, quando, devido ao acúmulo de estresse, o cara explode e pira. O corpo deveria se acostumar ao estresse ao invés de explodir.

Postado
Sempre quando vejo frases desse tipo, "ah, o corpo se acostuma com o que você faz", "o corpo é inteligente", etc, penso em uma coisa: LESÖES.

torf, as lesões geradas dentro da academia ( que é o que nos interessa ) são geradas na imensa maioria dos casos não por movimentos repetitivos, visto que o número de reps é baixo, e sim por um descuido de as vezes um segundo fugindo do movimento repetitivo.

é aquele momento no terra em que o cara arca a coluna pra tirar a barra do chão, ou a posição dos cotovelos no supino, etc..

são estes descuidos que geram as lesões..

e realmente o corpo se adapta, se vc treinar um músculo pesado mais sempre da mesma forma, se mudar o ângulo, cadencia, ou exercício, mesmo com menos carga vai sentir uma diferença brusca, porque seu corpo já estava adaptado a aquele treino..

é o que acontece com quem sempre treina usando 3 séries de 10 repetições e nunca muda isso.

o shape tambem não vai mudar, o corpo entende que não precisa mudar ou se adaptar ....

abraço..

Postado

Tem alguns estudos e meta análises que mostram que tanto faz fazer aeróbico em jejum ou alimentado; no fim do dia a queima de gordura se equipara.

Entretanto, existem algumas estratégias como aliar o AEJ ao uso de yohimbina, por exemplo, amplificando a queima de gordura localizada - mas isso só é realmente válido pra quem busca níveis mto baixos de gordura.

abs

Postado

Achei interessante a primeira frase: "A sabedoria do corpo humano não tem limites."

Sempre quando vejo frases desse tipo, "ah, o corpo se acostuma com o que você faz", "o corpo é inteligente", etc, penso em uma coisa: LESÖES.

Se o corpo fosse assim täo inteligente e adaptativo, näo veríamos tantas pessoas com LER, por causa de uso do computador. O corpo simplesmente se acostumaria aos esforcos repetitivos e näo se lesionaria.

Partindo para o lado mental, näo aconteceriam os burnouts, quando, devido ao acúmulo de estresse, o cara explode e pira. O corpo deveria se acostumar ao estresse ao invés de explodir.

Torf, um exemplo de como o corpo se adapta para lesões é a formação de sesamoides(ossos auxiliares), acontece exatamente pelo esforço repetitivo de algumas regiões anatômicas, e quando eu digo "formação" estou dizendo literalmente a criação desses ossos.

Tem alguns estudos e meta análises que mostram que tanto faz fazer aeróbico em jejum ou alimentado; no fim do dia a queima de gordura se equipara.

Entretanto, existem algumas estratégias como aliar o AEJ ao uso de yohimbina, por exemplo, amplificando a queima de gordura localizada - mas isso só é realmente válido pra quem busca níveis mto baixos de gordura.

abs

Fazendo uma analogia das duas informações, considerando que o corpo seja altamente inteligente, o corpo necessita de macros para funcionar, logo o Aej precisará recrutar macros do corpo, perderá gordura e MM, com uma dieta em superavit o corpo vai repor os macros gastos no Aej.

Seguindo essa analogia, teoricamente falando, uma saída seria ingerir proteína antes da atividade.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...