Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Impeachment Da Dilma E Do Pt (15/03)


FrangoEctomorfo

Posts Recomendados

Pra pensar...

15%2B-%2014.jpg

Pq uma foi popular, espontânea e reuniu 2 milhões de pessoas.

A outra foi artificial, sindical, politiqueira e reuniu apenas 20 mil pessoas convocadas com ligação telefônica e transporte grátis pra tá ali.

Puro critério de noticiabilidade: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gatekeeping

Um jornal bastante imparcial daria capa para a do dia 15 e uma notinha para a dos professores, isso se fosse considerar só a proporção dos acontecimentos, sem se ater no fato de uma ser plantada para ganhar mídia e outra ser espontânea.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

/\ Cara, jura por Deus que esse papo de imprensa golpista ainda existe?? Pelo sangue de Cristo..que tal "uma é cheia de bandeiras e camisetas vermelhas e outra é cheia de bandeiras e camisetas verdes e amarelas?"....puta preguiça...

muito boa a entrevista com o moleque do Vem Pra Rua hoje no RV...a pauta deles pra 12/04 está muito feliz, na minha opiniao: reduçao da # de ministérios, investigação e transparencia nas operações do BNDES e impedimento do ministro Dias Toffoli de participar - que dirá relatar - o processo da Lava Jato...

Editado por Arex
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Não disse que a de ontem foi espontânea. Está evidente que é setorizada, sim. Defendem uma categoria, cuja cor da organização que a defende é vermelha (ok, vermelha. Mas isso a meu ver não tira sua legitimidade. Se mudar pra preta, transparente, arco-íris (ops), whatever, importa menos do que pelo que estão reivindicando). Já a do dia 15 era sobre o país em vários aspectos, claro que tinha que ser verde e amarelo, né. Sobre o que reivindicaram ontem, alguns podem achar legítimo, alguns não (aliás, sabem o que estavam pedindo ontem? Não, não era "em defesa da Petrobrás" - aliás, aquilo do dia 13 foi patético). Mas ficou muito estranho não noticiarem nada.

Falo isso porque noticiaram tanto a do dia 13 quanto a do dia 15. E na de ontem não falaram nada (eu vi uma nota, se não me engano no Terra), num estado da maior importância pro país e um setor que tanto lá quanto no resto do Brasil está à míngua. A do ensino no Paraná foi a mesma coisa no âmbito nacional, levou um tempo considerável pra por exemplo, deixar de ser uma notinha de Jornal Nacional.

Editado por helb4o
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não disse que a de ontem foi espontânea. Está evidente que é setorizada, sim. Defendem uma categoria, cuja cor da organização que a defende é vermelha (ok, vermelha. Mas isso a meu ver não tira sua legitimidade. Se mudar pra preta, transparente, arco-íris (ops), whatever, importa menos do que pelo que estão reivindicando). Já a do dia 15 era sobre o país em vários aspectos, claro que tinha que ser verde e amarelo, né. Sobre o que reivindicaram ontem, alguns podem achar legítimo, alguns não (aliás, sabem o que estavam pedindo ontem? Não, não era "em defesa da Petrobrás" - aliás, aquilo do dia 13 foi patético). Mas ficou muito estranho não noticiarem nada.

Falo isso porque noticiaram tanto a do dia 13 quanto a do dia 15. E na de ontem não falaram nada (eu vi uma nota, se não me engano no Terra), num estado da maior importância pro país e um setor que tanto lá quanto no resto do Brasil está à míngua. A do ensino no Paraná foi a mesma coisa no âmbito nacional, levou um tempo considerável pra por exemplo, deixar de ser uma notinha de Jornal Nacional.

Confesso que só ouvi falar da dos professores quando vi a foto que você postou. Realmente, noticiaram pouco. Mas não por ser algo regional e pontual? Ali é uma questão de reajuste para resolver, já o dia 15 foi um fenômeno de massa com várias reivindicações.

O que eu quero dizer é que manifestação dos professores têm todo mês. Manifestação espontânea dá pra contar no dedo quantas rolaram. Compreende?

Eu acho a nossa mídia é bem imparcial. Pq eu vejo gente como o Olavo chamando nossa mídia de esquerdista e gente como o Sakamoto chamando a mídia de capitalista e corporativista. Eu concluo que temos uma mídia bastante plural. Com exceções, a veja é tucana, a carta capital é petista. Mas o jornal da globo, por exemplo, já ganhou prêmio de jornalismo, a parada é plural, imparcial e objetiva.

Veja, por exemplo, que a direita tá toda puta com a Folha (mais especificamente o DataFolha) por diminuírem os números da manifestação do dia 15 e aumentarem do dia 13. Pra esquerda, a Folha é um monstro que ajudou na ditadura e blablabla.

Eu fiz jornalismo e lembro que a doutrinação era marxista e meus amigos eram esquerdistas. Hoje, alguns se curaram. Mas a maioria dos jornalistas tem este viés. Se fosse pro jornalismo favorecer alguém, seria a manifestação dos professores.

Uma anedota que repetiam em jornalismo é que uma vaca morta no Brasil é normal, já uma vaca morta na índia é notícia. Ou seja: a notícia não é pelo fato em si (a morte), mas a relevância que o fato tem no contexto.

A relevância que uma manifestação dos professores tem no contexto brasileiro é uma, de protestar praticamente todos os anos. Já a relevância de uma manifestação popular anti-comunista é coisa que aconteceu só no século passado e pode ser que demore a se repetir.

O Tito usou de duas falácias. A primeira de supôr que ambos eventos tiveram a mesma proporção de manifestantes. Um foi pelo menos 50 vezes maior que o outro. A segunda é supôr que ainda que fosse a mesma quantidade, eles são comparáveis em termos de espaço para cobertura jornalística.

Veja que não é uma questão política, é uma questão meramente de critérios de noticiabilidade.

Editado por FrangoEctomorfo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É mais ou menos como o Frango falou..eu moro aqui em SP e trampo bem perto da Paulista...pela foto que vc postou me parece alguma avenida do cento..enfim, quase que dá pra dizer que toda a semana alguém manifesta por aqui...professores, sindicatos em geral, associações do tipo da CUT e CGT, estudantes...

falando especificamente dos professsores: talvez sejam uma das categorias que mais tenham razão em reclamar..as condições de trabalho (incluindo salarios e planos de carreiras) são surreais...se os caras tivessem um pouquinho mais de pragmatismo, porém, e suas lideranças não tivessem tanto viés ideológico, talvez tivessem conseguido muita coisa ao longo dos anos...

Aí, quando têm um governo que aparelha o Estado desse jeito, elevando os gastos de custeio à estratosfera, institucionaliza a corrupção e gere a Economia de um jeito que o obriga a captar mais dinheiro emprestado e pagar juros astronomicos, drenando, assim, recursos preciosos, o que os caras fazem? Defendem...(só pra completar: parte da responsabilidade pela Educação é dos Governos Estaduais e Municipais...só que o grosso das receitas desses caras vem do ICMS e do ISS, tributos extremamente dependentes do cenário economico...e aí, faz como?)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

A conjuntura atual não justifica a falta de investimentos até antes da crise. Falo dos três níveis, federal, estadual e municipal. Agora tá sem grana? E antes?

Se a melhor forma de mudar um povo é a educação (porque indiretamente melhora até a saúde pública, por exemplo), seria interessante que colocassem isso na pauta dos jornais. Inclusive pra, se for o caso, na discussão sobre algum evento em específico chegarmos à conclusão de que seria só um movimento político, manipulado e assim ser implodido, sei lá né - ou não, que é algo legítimo e a opinião pública pressionar o poder. Mas não passar batido como fizeram, poxa. Pra piorar, (vou pedir licença pra me direcionar do grupo da Vênus Platinada) há chamadas e chamadas na TV pagando de boazinha com a educação - Amigos da Escola, Canal Futura e blá-blá-blá. Na hora do pega-pra-capar(SP e PR) o que se viu foi: ... :whistle: .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Helb, minha mãe é professora, minhas duas avós e meu pai. Por pouco eu não fui professor. Se tem alguém que eu sou grato são os professores, que me deram conhecimento para poder viver e trabalhar. Acontece o seguinte, o Tito como bom militante esquerdista tentou colocar uma coisa contra a outra quando não são antagônicas. Assim como tinham professores no dia 15 (muitos), tem gente que foi às ruas dia 15 e apoia as reivindicações dos professores.

Pra ter ido às ruas dia 15 basta estar insatisfeito com o governo (pelos números, a maior desaprovação desde Collor). Não tem nada a ver com ser coxinha, de direita ou contra as reivindicações de classe dos professores.

Tito tentou imputar a culpa à mídia de uma suposta distorção. Mas veja, o dia 15 não foi amplamente divulgado só pela mídia, como pelas redes sociais (muito mais). Na manifestação, cada um portava o seu celular e filmava/tirava foto compartilhando tudo. Isso que deu visibilidade. Pq não acontece o mesmo com a dos professores? Tito, se tivesse razão, teria que criticar não só a mídia, como a sociedade que não divulgou com a devida importância.

O jornalista (gatekeeper) só pega o que a sociedade dá importância e coloca como notícia. Até a carta capital (petista) foi obrigada a divulgar o dia 15. O que eles puderam fazer é divulgar negativamente. Mas o valor notícia é de acordo com a relevância do fato. O viés político da publicação pode dar a tonalidade da notícia, mas nunca selecionar o que é destaque ou não. Isso, quem seleciona, é a demanda. Os leitores da carta capital queria ler sobre o dia 15, mesmo a carta capital não querendo divulgar o dia 15. O que ela fez foi dar a tonalidade, minimizar o acontecimento utilizando os números do Datafolha e não da PM.

Se o Tito tivesse razão, não só a mídia estaria manipulando de minimizar as manifestações, como a sociedade estaria manipulada por não postá-la nas redes sociais.

A falácia do Tito é muito bem montada e é preciso conhecimentos medianos de como funciona a mídia para perceber como é furada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Então estamos juntos nessa. Ainda bem que não virou sofressor, assim como teus familiares. Eu também deixei de ser (num total de 15 anos de sofrência) e tenho duas irmãs que são.

Dito isso, fico te devendo quanto à repercussão nas redes sociais, porque não tenho tantas pessoas que moram em São Paulo como tenho que moram no Paraná, pra avaliar a repercussão de lá, entende? Quando foi aqui (PR), choveram posts sobre na minha timeline - até porque há pessoas do meu círculo de adicionados que são da educação pública estadual, o que reforça a ideia. Mas sobre Sampa não sei como foi, assim como fico devendo a repercussão nos comentários de posts dos jornais de lá, porque parei de assinar na minha timeline os de SP e RJ há um tempo (a maioria quer cobrar por acessos, mas isso é outro papo).

Quanto ao Tito, sei que ele tem um viés de esquerda e ele publica seguindo sua visão de mundo. Algumas vezes é intransigente, outras mais maleável. Não o sigo, mas de vez em quando vejo alguém compartilhando post dele que aparece pra mim. Aliás, este foi por uma amiga que incansavelmente posta coisas contra o governo federal PT o que ajudou a me chamar atenção. Se vai chegar ao noticiário, só o tempo dirá - com aulas ficando atrasadas compromentendo o calendário escolar e se o movimento crescer em manifestações. Mas tem gente que acha que porque tem bandeira vermelha atrapalha, daí fica difícil. (Daqui a pouco vão dizer que os bombeiros são petistas :D.)

Sobre o dia 15, ao meu ver faltou foco (ou coesão) e isso tem que ser consertado pra não virar um junho/2013. Informação pro povo não só dizer que não tá contente, mas o que quer. Alguém aqui viu o post do Não Salvo, da guria de 17 anos na manifestação que não sabe se é esquerda ou direita rsrs? É o trecho de um vídeo que tem no Vimeo. O completo mostra gente a favor da família e gente protestando com os peitos de fora, gente em defesa da democracia e gente a favor da ditadura, gente com lata de cerveja na mão fazendo selfie com a tropa de choque (aliás, vi algo parecido em 2013). Como diz Jack,O Estripador, "vamos por partes"; se atirar pra todo lado não vai dar certo. Pra isso, a informação e discussão entre a camada de baixo sem agressões é fundamental.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...