Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Pra pensar...

15%2B-%2014.jpg

Pq uma foi popular, espontânea e reuniu 2 milhões de pessoas.

A outra foi artificial, sindical, politiqueira e reuniu apenas 20 mil pessoas convocadas com ligação telefônica e transporte grátis pra tá ali.

Puro critério de noticiabilidade: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gatekeeping

Um jornal bastante imparcial daria capa para a do dia 15 e uma notinha para a dos professores, isso se fosse considerar só a proporção dos acontecimentos, sem se ater no fato de uma ser plantada para ganhar mídia e outra ser espontânea.

Publicidade

Postado (editado)

/\ Cara, jura por Deus que esse papo de imprensa golpista ainda existe?? Pelo sangue de Cristo..que tal "uma é cheia de bandeiras e camisetas vermelhas e outra é cheia de bandeiras e camisetas verdes e amarelas?"....puta preguiça...

muito boa a entrevista com o moleque do Vem Pra Rua hoje no RV...a pauta deles pra 12/04 está muito feliz, na minha opiniao: reduçao da # de ministérios, investigação e transparencia nas operações do BNDES e impedimento do ministro Dias Toffoli de participar - que dirá relatar - o processo da Lava Jato...

Editado por Arex
  • Supermoderador
Postado (editado)

Não disse que a de ontem foi espontânea. Está evidente que é setorizada, sim. Defendem uma categoria, cuja cor da organização que a defende é vermelha (ok, vermelha. Mas isso a meu ver não tira sua legitimidade. Se mudar pra preta, transparente, arco-íris (ops), whatever, importa menos do que pelo que estão reivindicando). Já a do dia 15 era sobre o país em vários aspectos, claro que tinha que ser verde e amarelo, né. Sobre o que reivindicaram ontem, alguns podem achar legítimo, alguns não (aliás, sabem o que estavam pedindo ontem? Não, não era "em defesa da Petrobrás" - aliás, aquilo do dia 13 foi patético). Mas ficou muito estranho não noticiarem nada.

Falo isso porque noticiaram tanto a do dia 13 quanto a do dia 15. E na de ontem não falaram nada (eu vi uma nota, se não me engano no Terra), num estado da maior importância pro país e um setor que tanto lá quanto no resto do Brasil está à míngua. A do ensino no Paraná foi a mesma coisa no âmbito nacional, levou um tempo considerável pra por exemplo, deixar de ser uma notinha de Jornal Nacional.

Editado por helb4o
Postado (editado)

Não disse que a de ontem foi espontânea. Está evidente que é setorizada, sim. Defendem uma categoria, cuja cor da organização que a defende é vermelha (ok, vermelha. Mas isso a meu ver não tira sua legitimidade. Se mudar pra preta, transparente, arco-íris (ops), whatever, importa menos do que pelo que estão reivindicando). Já a do dia 15 era sobre o país em vários aspectos, claro que tinha que ser verde e amarelo, né. Sobre o que reivindicaram ontem, alguns podem achar legítimo, alguns não (aliás, sabem o que estavam pedindo ontem? Não, não era "em defesa da Petrobrás" - aliás, aquilo do dia 13 foi patético). Mas ficou muito estranho não noticiarem nada.

Falo isso porque noticiaram tanto a do dia 13 quanto a do dia 15. E na de ontem não falaram nada (eu vi uma nota, se não me engano no Terra), num estado da maior importância pro país e um setor que tanto lá quanto no resto do Brasil está à míngua. A do ensino no Paraná foi a mesma coisa no âmbito nacional, levou um tempo considerável pra por exemplo, deixar de ser uma notinha de Jornal Nacional.

Confesso que só ouvi falar da dos professores quando vi a foto que você postou. Realmente, noticiaram pouco. Mas não por ser algo regional e pontual? Ali é uma questão de reajuste para resolver, já o dia 15 foi um fenômeno de massa com várias reivindicações.

O que eu quero dizer é que manifestação dos professores têm todo mês. Manifestação espontânea dá pra contar no dedo quantas rolaram. Compreende?

Eu acho a nossa mídia é bem imparcial. Pq eu vejo gente como o Olavo chamando nossa mídia de esquerdista e gente como o Sakamoto chamando a mídia de capitalista e corporativista. Eu concluo que temos uma mídia bastante plural. Com exceções, a veja é tucana, a carta capital é petista. Mas o jornal da globo, por exemplo, já ganhou prêmio de jornalismo, a parada é plural, imparcial e objetiva.

Veja, por exemplo, que a direita tá toda puta com a Folha (mais especificamente o DataFolha) por diminuírem os números da manifestação do dia 15 e aumentarem do dia 13. Pra esquerda, a Folha é um monstro que ajudou na ditadura e blablabla.

Eu fiz jornalismo e lembro que a doutrinação era marxista e meus amigos eram esquerdistas. Hoje, alguns se curaram. Mas a maioria dos jornalistas tem este viés. Se fosse pro jornalismo favorecer alguém, seria a manifestação dos professores.

Uma anedota que repetiam em jornalismo é que uma vaca morta no Brasil é normal, já uma vaca morta na índia é notícia. Ou seja: a notícia não é pelo fato em si (a morte), mas a relevância que o fato tem no contexto.

A relevância que uma manifestação dos professores tem no contexto brasileiro é uma, de protestar praticamente todos os anos. Já a relevância de uma manifestação popular anti-comunista é coisa que aconteceu só no século passado e pode ser que demore a se repetir.

O Tito usou de duas falácias. A primeira de supôr que ambos eventos tiveram a mesma proporção de manifestantes. Um foi pelo menos 50 vezes maior que o outro. A segunda é supôr que ainda que fosse a mesma quantidade, eles são comparáveis em termos de espaço para cobertura jornalística.

Veja que não é uma questão política, é uma questão meramente de critérios de noticiabilidade.

Editado por FrangoEctomorfo
Postado

É mais ou menos como o Frango falou..eu moro aqui em SP e trampo bem perto da Paulista...pela foto que vc postou me parece alguma avenida do cento..enfim, quase que dá pra dizer que toda a semana alguém manifesta por aqui...professores, sindicatos em geral, associações do tipo da CUT e CGT, estudantes...

falando especificamente dos professsores: talvez sejam uma das categorias que mais tenham razão em reclamar..as condições de trabalho (incluindo salarios e planos de carreiras) são surreais...se os caras tivessem um pouquinho mais de pragmatismo, porém, e suas lideranças não tivessem tanto viés ideológico, talvez tivessem conseguido muita coisa ao longo dos anos...

Aí, quando têm um governo que aparelha o Estado desse jeito, elevando os gastos de custeio à estratosfera, institucionaliza a corrupção e gere a Economia de um jeito que o obriga a captar mais dinheiro emprestado e pagar juros astronomicos, drenando, assim, recursos preciosos, o que os caras fazem? Defendem...(só pra completar: parte da responsabilidade pela Educação é dos Governos Estaduais e Municipais...só que o grosso das receitas desses caras vem do ICMS e do ISS, tributos extremamente dependentes do cenário economico...e aí, faz como?)

• Supermoderador
Postado

A conjuntura atual não justifica a falta de investimentos até antes da crise. Falo dos três níveis, federal, estadual e municipal. Agora tá sem grana? E antes?

Se a melhor forma de mudar um povo é a educação (porque indiretamente melhora até a saúde pública, por exemplo), seria interessante que colocassem isso na pauta dos jornais. Inclusive pra, se for o caso, na discussão sobre algum evento em específico chegarmos à conclusão de que seria só um movimento político, manipulado e assim ser implodido, sei lá né - ou não, que é algo legítimo e a opinião pública pressionar o poder. Mas não passar batido como fizeram, poxa. Pra piorar, (vou pedir licença pra me direcionar do grupo da Vênus Platinada) há chamadas e chamadas na TV pagando de boazinha com a educação - Amigos da Escola, Canal Futura e blá-blá-blá. Na hora do pega-pra-capar(SP e PR) o que se viu foi: ... :whistle: .

Postado

Helb, minha mãe é professora, minhas duas avós e meu pai. Por pouco eu não fui professor. Se tem alguém que eu sou grato são os professores, que me deram conhecimento para poder viver e trabalhar. Acontece o seguinte, o Tito como bom militante esquerdista tentou colocar uma coisa contra a outra quando não são antagônicas. Assim como tinham professores no dia 15 (muitos), tem gente que foi às ruas dia 15 e apoia as reivindicações dos professores.

Pra ter ido às ruas dia 15 basta estar insatisfeito com o governo (pelos números, a maior desaprovação desde Collor). Não tem nada a ver com ser coxinha, de direita ou contra as reivindicações de classe dos professores.

Tito tentou imputar a culpa à mídia de uma suposta distorção. Mas veja, o dia 15 não foi amplamente divulgado só pela mídia, como pelas redes sociais (muito mais). Na manifestação, cada um portava o seu celular e filmava/tirava foto compartilhando tudo. Isso que deu visibilidade. Pq não acontece o mesmo com a dos professores? Tito, se tivesse razão, teria que criticar não só a mídia, como a sociedade que não divulgou com a devida importância.

O jornalista (gatekeeper) só pega o que a sociedade dá importância e coloca como notícia. Até a carta capital (petista) foi obrigada a divulgar o dia 15. O que eles puderam fazer é divulgar negativamente. Mas o valor notícia é de acordo com a relevância do fato. O viés político da publicação pode dar a tonalidade da notícia, mas nunca selecionar o que é destaque ou não. Isso, quem seleciona, é a demanda. Os leitores da carta capital queria ler sobre o dia 15, mesmo a carta capital não querendo divulgar o dia 15. O que ela fez foi dar a tonalidade, minimizar o acontecimento utilizando os números do Datafolha e não da PM.

Se o Tito tivesse razão, não só a mídia estaria manipulando de minimizar as manifestações, como a sociedade estaria manipulada por não postá-la nas redes sociais.

A falácia do Tito é muito bem montada e é preciso conhecimentos medianos de como funciona a mídia para perceber como é furada.

• Supermoderador
Postado

Então estamos juntos nessa. Ainda bem que não virou sofressor, assim como teus familiares. Eu também deixei de ser (num total de 15 anos de sofrência) e tenho duas irmãs que são.

Dito isso, fico te devendo quanto à repercussão nas redes sociais, porque não tenho tantas pessoas que moram em São Paulo como tenho que moram no Paraná, pra avaliar a repercussão de lá, entende? Quando foi aqui (PR), choveram posts sobre na minha timeline - até porque há pessoas do meu círculo de adicionados que são da educação pública estadual, o que reforça a ideia. Mas sobre Sampa não sei como foi, assim como fico devendo a repercussão nos comentários de posts dos jornais de lá, porque parei de assinar na minha timeline os de SP e RJ há um tempo (a maioria quer cobrar por acessos, mas isso é outro papo).

Quanto ao Tito, sei que ele tem um viés de esquerda e ele publica seguindo sua visão de mundo. Algumas vezes é intransigente, outras mais maleável. Não o sigo, mas de vez em quando vejo alguém compartilhando post dele que aparece pra mim. Aliás, este foi por uma amiga que incansavelmente posta coisas contra o governo federal PT o que ajudou a me chamar atenção. Se vai chegar ao noticiário, só o tempo dirá - com aulas ficando atrasadas compromentendo o calendário escolar e se o movimento crescer em manifestações. Mas tem gente que acha que porque tem bandeira vermelha atrapalha, daí fica difícil. (Daqui a pouco vão dizer que os bombeiros são petistas :D.)

Sobre o dia 15, ao meu ver faltou foco (ou coesão) e isso tem que ser consertado pra não virar um junho/2013. Informação pro povo não só dizer que não tá contente, mas o que quer. Alguém aqui viu o post do Não Salvo, da guria de 17 anos na manifestação que não sabe se é esquerda ou direita rsrs? É o trecho de um vídeo que tem no Vimeo. O completo mostra gente a favor da família e gente protestando com os peitos de fora, gente em defesa da democracia e gente a favor da ditadura, gente com lata de cerveja na mão fazendo selfie com a tropa de choque (aliás, vi algo parecido em 2013). Como diz Jack,O Estripador, "vamos por partes"; se atirar pra todo lado não vai dar certo. Pra isso, a informação e discussão entre a camada de baixo sem agressões é fundamental.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
  • Criar Novo...