Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Melatonina - Beneficios Além Do Sono


Saintgraal

Posts Recomendados

texto - Dra. Paula Leal Pajaro

face - > https://www.facebook.com/drapaulaleal

10403610_794649490609561_742287765383000

A melatonina é uma substância natural semelhante a um hormônio e é produzida na glândula pineal, localizada em nosso cérebro. Sua produção se dá através de ciclos, de acordo com um ritmo e luz e escuridão que conhecemos pelo nome de ritmo circadiano. Nossa produção se dá de noite e tem seu pico entre as 2 e 3 horas da manhã sendo que logo ao amanhecer essa quantidade e mínima...

A melatonina é sem dúvida a molécula chave que controla o relógio biológico dos animais e humanos.
Recentemente, essa substancia ficou mais cobiçada pois o cientista Vladimir Dilman (São Peterburgo) e sua equipe acrescentaram gotas de melatonina na água de ratos e observou-se que esses animais viveram 25% a mais do que o esperado!!!

No mesmo sentido, Walter Pierpaoli outro pesquisador na Itália, ao implantar uma glândula pineal novinha em folha em cobaias velhas obteve cerca de 30% a mais de longevidade nesses animais. Uma pesquisa da universidade da Barcelona mostrou que em cobaias uma dose diária de melatonina + atividades físicas retardou a instalação do mal de Alzheimer, ao contrário de alguns calmantes benzodiazepínicos que podem acelerar a doença. Aqui no Brasil, Mario Peres (Universidade Federal de São Paulo) demonstrou a eficácia da Melatonina contra enxaquecas.

Mas por que a Melatonina estaria relacionada à LONGEVIDADE? Na verdade, a Melatonina é muito eficiente no combate aos radicais livres segundo o pesquisador Russel Reitel – autor do livrovYour Body’s Nature Wonder Drug.

Se não bastasse isso, outras pesquisas já observaram um certo “poder” que ela tem em desacelerar tumor maligno e estimular a multiplicação de células de defesa!

Quando envelhecemos, assim como outras substâncias, a MELATONINA despenca, o que pode explicar a tão conhecida insônia na terceira idade.

Mas então, por que no Brasil é proibido comercialização? Por ainda precisarmos de mais estudos comprobatórios de sua eficácia? Sim, pode ser – PORÉM, a venda de calmantes benzodiazepínicos é crescente e claro de extremo interesse das industrias. De modo contrário, enquanto no Brasil há um aumento no uso de Benzodiazepínicos, nos países europeus como Alemanha e Inglaterra o consumo caiu 30% na última década.

Por fim, pesquisas demostram que ao usar a melatonina em pacientes com crises de ansiedade que fazem o uso de antidepressivos, é possível reduzir a frequência dessas crises bem como a quantidade no uso do antidepressivo. Ao reduzir então o antidepressivo, aqueles efeitos colaterais como boca seca e sonolência diurna por exemplo diminuem também.

Na Europa e nos EUA o poder da melatonina já foi reconhecido.

Em terras europeias o hormônio é vendido como remédio e, nos Estados Unidos, como suplemento alimentar. POR QUE que no Brasil ela ainda é proibida? Deixo essa com você!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Alguém com depressão aqui já fez uso? se sim, qual a dosagem utilizou?

abraços

Tem que tomar cuidado.

E não me vai ficar tomando cedo..

Altera todo o eixo .

Falando eixo, conheço umas meninas que tiveram a menstruação alterada pela Melatonina.

Então é bom tomar cuidado, ou a cegonha chega por aí :laughingsmiley:

Editado por Johnn
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

queria saber a dosagem justamente por isso, e só usaria antes de dormir :P anti-depressivo nao tem funcionado mto pra mim

Eu compro comprimidos de 1 grama, não gosto de mandar 3 gramas, li por aí que era muito e 1 grama já me ajuda legal a dormir.

Outra coisa, tomo só quando sei que vou ter problema pra dormir, por ex, de domingo. No fim de semana eu sempre durmo mais tarde e acordo mais tarde, só que segunda é dia de acordar cedo, então a melatonina ajuda a pegar no sono cedo.

Outro suplemento muito decente e que me ajuda muito com o sono é o cloreto de magnesio. Esse eu mando todo dia antes de dormir. Pesquise a respeito, certamente vai ajudar.

Tem que tomar cuidado.

E não me vai ficar tomando cedo..

Altera todo o eixo .

Cara, poderia explicar melhor sobre alterar o eixo?
Editado por Buttler
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...