Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Sobre a salmonela, é simples: A bacteria está na casca, única parte que acaba em contato ou com fezes animais ou com as mãos de manipuladores com pouca higiene. A higiene bem feita (do ovo e das mãos) dão conta do recado.

Sobre a quebra de proteinas, a avidina não sofre "quebra" durante a digestão e, além disso, tem especial relação com a biotina.

Finalmente, sobre os suplementos, releia o que eu postei. Não apontei nenhum estudo (embora existam vários), apenas mencionei a velocidade de absorção e que, levando isso em conta, o melhor horário para ingerir Whey em dose única diária. Se você tem alguma informação contrária, basta compartilhar conosco. Se, por outro lado, vai apenas afirmar que "a prática é superior", poste os exames que fez antes e depois da ingestão de algum suplemento para provar, na prática, essa "velocidade"...

Creio eu que tudo em pó com água fica mais fácil a absorção pois o corpo não precisa utilizar vários enzimas e hormônios para quebra e sintese dos nutrientes. Se eu for de acordo com sua teoria quer dizer que se eu tomar 60g de whey isolado seria 6 horas para digerir toda a proteína ? Quer dizer que o corpo ''limita'' o uso dos nutrientes por um certo tempo, mesmo que precise urgentemente ?

• Supermoderador
Postado (editado)

Creio eu que tudo em pó com água fica mais fácil a absorção pois o corpo não precisa utilizar vários enzimas e hormônios para quebra e sintese dos nutrientes. Se eu for de acordo com sua teoria quer dizer que se eu tomar 60g de whey isolado seria 6 horas para digerir toda a proteína ? Quer dizer que o corpo ''limita'' o uso dos nutrientes por um certo tempo, mesmo que precise urgentemente ?

O fato de ser em pó significa apenas que foi retirada a água, ou boa parte dela.

A digestão ainda demanda praticamente o mesmo tempo.

Mas o seu raciocínio está parcialmente errado. A digestão ocorre aos poucos ( o processo completo, até a absorção dos nutrientes nos enterócitos) mas de forma contínua. Significa dizer que, ao final de 60 minutos, o corpo conseguiu digerir / absorver cerca de 10 gramas de proteína. O valor varia, claro, dependendo da fonte da proteína, de outros componentes do bolo alimentar, da quantidade de água, etc.

Então os seus 60 gramas de proteína isolada vão levar, sim, aproximadamente 6 horas para estar efetivamente circulando na corrente sanguínea.

Isso de precisar urgentemente não existe. Se o corpo precisa de algo urgentemente, ele pega das fontes mais próximas. A proteolise (atrofia) é muito mais rápida que a digestão...

É como um carro. Seu veiculo não vai andar mais rápido que a velocidade final dele só porque você "precisa urgentemente".

É por isso que faz mais sentido usar whey no pre treino, se você deseja que os aminos deste alimento estejam circulando logo após o treino.

P.S.: Só um detalhe: A "teoria" não é minha, ela é citada por, dentre outros, lyle macdonald. E também não é teoria, posto que é fruto de análise de milhares de casos reais (coleta de sangue periódica para, mediante análise de marcadores específicos, determinar quando os aminoácidos efetivamente atingiram a corrente sanguínea).

Editado por busarello
Postado (editado)

Sobre a salmonela, é simples: A bacteria está na casca, única parte que acaba em contato ou com fezes animais ou com as mãos de manipuladores com pouca higiene. A higiene bem feita (do ovo e das mãos) dão conta do recado.

Fala busarello blz!

Na verdade pode ocorrer migração de salmonela da casca para a gema sem que ocorra a quebra dessa.

Artiguinho é meio antigo, mas continua valendo ;) :

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352000000600017

Eu tinha outras fontes demonstrando estatísticas menores atualmente, não estou conseguindo achar.

Abraço.

Editado por Mklek
Postado

O fato de ser em pó significa apenas que foi retirada a água, ou boa parte dela.

A digestão ainda demanda praticamente o mesmo tempo.

Mas o seu raciocínio está parcialmente errado. A digestão ocorre aos poucos ( o processo completo, até a absorção dos nutrientes nos enterócitos) mas de forma contínua. Significa dizer que, ao final de 60 minutos, o corpo conseguiu digerir / absorver cerca de 10 gramas de proteína. O valor varia, claro, dependendo da fonte da proteína, de outros componentes do bolo alimentar, da quantidade de água, etc.

Então os seus 60 gramas de proteína isolada vão levar, sim, aproximadamente 6 horas para estar efetivamente circulando na corrente sanguínea.

Isso de precisar urgentemente não existe. Se o corpo precisa de algo urgentemente, ele pega das fontes mais próximas. A proteolise (atrofia) é muito mais rápida que a digestão...

É como um carro. Seu veiculo não vai andar mais rápido que a velocidade final dele só porque você "precisa urgentemente".

É por isso que faz mais sentido usar whey no pre treino, se você deseja que os aminos deste alimento estejam circulando logo após o treino.

P.S.: Só um detalhe: A "teoria" não é minha, ela é citada por, dentre outros, lyle macdonald. E também não é teoria, posto que é fruto de análise de milhares de casos reais (coleta de sangue periódica para, mediante análise de marcadores específicos, determinar quando os aminoácidos efetivamente atingiram a corrente sanguínea).

Legal, boa explicação. Então as pesquisas do Sr.MacDonald se resume ao tipo Ex: ''Coma um tanto de nutrientes em apenas em uma única refeição que seu corpo suprirá facilmente ao logo de 24 horas sem precisar de outra refeição" e segundo ele qualquer proteína tem a mesma velocidade pois o corpo limita ?

O corpo é cheio de mistérios. Um dia tal pratica está certo, no outro está errado e assim vai...

• Supermoderador
Postado

Legal, boa explicação. Então as pesquisas do Sr.MacDonald se resume ao tipo Ex: ''Coma um tanto de nutrientes em apenas em uma única refeição que seu corpo suprirá facilmente ao logo de 24 horas sem precisar de outra refeição" e segundo ele qualquer proteína tem a mesma velocidade pois o corpo limita ?

O corpo é cheio de mistérios. Um dia tal pratica está certo, no outro está errado e assim vai...

Acho melhor você ler alguma coisa do "Sr. MacDonald" antes de criticar.

Na verdade você é que está afirmando que as proteínas tem a mesma velocidade de absorção. O que há nos artigos (comprovado na prática) é justamente o contrário). Ocorre que, ao contrário do que se quer fazer parecer, whey (exceto pelo hidrolisado) não é uma forma de proteína de rápida absorção. Há, por exemplo, cortes de carne de porco com taxa maior...

Outro detalhe que provavelmente passou batido na sua leitura do meu ultimo post: a composição da refeição influencia na velocidade de absorção do conjunto. Novamente, sua afirmação carece de sentido. Em nenhum momento foi dito aqui que basta comer tudo uma única vez... Há, sim, um timing para os nutrientes e, além disso, restrições a determinadas combinações.

Fala busarello blz!

Na verdade pode ocorrer migração de salmonela da casca para a gema sem que ocorra a quebra dessa.

Artiguinho é meio antigo, mas continua valendo ;) :

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352000000600017

Eu tinha outras fontes demonstrando estatísticas menores atualmente, não estou conseguindo achar.

Abraço.

Opa, obrigado. Este eu não conhecia.

Contaminação da gema em 24 horas após a contaminação da casca quando armazenado em temperatura ambiente. É de ficar preocupado.

Algum estudo sobre a eficácia do cozimento para eliminar a salmonela da gema?

Postado

Algum estudo sobre a eficácia do cozimento para eliminar a salmonela da gema?

Ocorre neutralização a partir de 74ºC no centro geométrico do ovo. Na prática cozimento por 7 minutos, ou seja com a gema dura .

Aqui tem um artigo sobre práticas seguras para o consumo de ovos.

http://www.unicamp.br/nepa/arquivo_san/volume_19_2_2012/19-2_artigo-6.pdf

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Criar Novo...