RicardoSB 0 Postado Outubro 20, 2009 às 21:30 Postado Outubro 20, 2009 às 21:30 Oque é RABDOMIOLISE? A Rabdomiolise é definida como uma síndrome clínico-laboratorial que decorre da lise das células musculares esqueléticas, com liberação de substâncias intracelulares para a circulação. A hipercalemia (nível elevado de potássio no sangue), hiperfosfatenemia (nível elevado de fósforo no sangue), hiperuricemia (nível elevado de ácido úrico no sangue), elevação da Creatina-fosfoquinase (CK), e o aparecimento de mioglobina (proteína transportadora de ferro no músculo) no plasma e urina são os principais marcadores da destruição muscular. Todas estas alterações bioquímicas estão associadas a mais importante complicação da Rabdomiolise que é a insuficiência renal aguda (IRA). As causas da Rabdomiólise podem ser reunidas em dez grandes grupos: 1) traumáticas; 2) relacionadas com a atividade muscular excessiva; 3) alteração da temperatura corporal; 4) oclusão ou hipoperfusão dos vasos musculares; 5) tóxicas; 6) farmacológicas; 7) alterações eletrolíticas e endócrinas; 8) infecciosas; 9) doenças musculares inflamatórias e 10) miopatias metabólicas (Rosa, et al., 2005). No meio civil, profissionais que habitualmente realizam avaliações com atletas de alto rendimento, costumam observar elevação muito significativa das concentrações de CK no sangue. Entretanto, ao serem encaminhados para a orientação nutricional, freqüentemente estes atletas relatam já fazer uso ou o desejo de iniciar a suplementação de proteínas ou de Creatina. Desta forma, julgamos este alerta importante, pois apesar de não termos relatos freqüentes de Rabdomiólise em atletas civis, os profissionais de saúde não devem abrir mão da obtenção de resultados da avaliação bioquímica de atletas de alto rendimento, antes de iniciarem a suplementação de qualquer substância com uma eventual ação tóxica aos rins, especialmente porque muitos destes atletas são submetidos a uma elevada carga de treinamento na fase preparatória para competições e/ou são capazes de manter um nível ótimo de hidratação. Creatina e Rabdomiolise - Com base no acima exposto, especula-se que a suplementação de Creatina por eventualmente causar retenção hídrica intracelular, aumentaria a pressão na célula muscular, elevando o risco de ruptura da membrana celular. - Segundo Juhn (2000) a Rabodomiolise é diagnosticada em atletas que não utilizam a suplementação de Creatina, entretanto, existem fatos que levam a sugerir que a Creatina seria, pelo menos, um fator de risco. - Dúvidas a respeito da segurança da Creatina foram levantadas inicialmente em 1997, quando três lutadores informaram que utilizavam Creatina e morreram após dois meses. A desidratação foi verificada em todos os casos, associada à hipertermia a Rabdomiolise. Apesar do Food and Drug Administration (FDA) não ter responsabilizado diretamente a Creatina por estas mortes, fica difícil de ignorar que a Creatina representou um fato novo e comum aos três atletas, provavelmente contribuindo de forma adicional com os efeitos fatais da desidratação. Segundo Juhn (2000) a suplementação de Creatina aumenta o risco de desidratação por induzir a uma depleção do volume intravascular. - Segundo Sandhu et al., (2002) alguns dos seus pacientes com Rabdomiolise estavam utilizando suplementação de Creatina e Efedrina. Desta forma, estes autores acreditam que o uso destes suplementos poderia aumentar o risco de Rabdomiolise, principalmente quando associada à atividade física excessiva. Conclusão Apesar de não podermos afirmar que a suplementação de Creatina seja uma das causas da Rabdomiolise, acredita-se que esta possa agravar o seu quadro clínico, especialmente quando forem utilizadas doses excessivas associadas a altas cargas de exercícios físicos realizados em condições climáticas que induzam a uma significativa desidratação. Referência Bibliográfica BIESEK, S. ALVES, L. A.; GUERRA, I. Estratégias de Nutrição e Suplementação no Esporte. São Paulo: Manole, 2005. JUHN, M. S. Does Creatine Supplementation Increase in Risk of Rabdomiolysis? Jam Board Fam Pract, v. 13. n. 02, p. 150-151, 2000. ROBINSON, S. J. Acute Quadriceps Compartment Syndrome and Rhabdomyolysis in a Weight Lifter Using High-Dose Creatine Supplementation. J Am Board Fam Pract, v. 13. n. 02, p. 134-137, 2000. RODRIGUES, A. V. S., MARTINEZ, E. C., ALVES, L. A. et al. Muscular Stress in Soldiers of the Brazilian Army Supplemented with CHO and BCAA During Operations. 54th American College of Sports Medicine. New Orleans, Louisiana. Medicine & Science in Sports & Exercise, v. 39, n. 5, p.S205, 2007 ROSA, Nuno Guimarães et al., Rabdomiolise. Acta Med Port, v. 18, p. 271-282, 2005. SANDHU, R. S.; COMO, J. J; SCALEA, T. S. Renal Failure and Exercise-induced Rhabdomiolysis in Patients Taking Perfortmance-Enhancing Compounds. J Trauma, v. 53, p. 761-764, 2002.
rafaelfontes 6 Postado Outubro 21, 2009 às 01:27 Postado Outubro 21, 2009 às 01:27 depois de tanto tempo do fórum falando sobre a creatina veio aparecer agora essa doença ai? sei não viss...
LeandroTwin 2091 Postado Outubro 21, 2009 às 10:47 Postado Outubro 21, 2009 às 10:47 Opa, vou hoje pegar a minha creatina, massssss...
junior_dnz 102 Postado Outubro 21, 2009 às 11:58 Postado Outubro 21, 2009 às 11:58 Opa, vou hoje pegar a minha creatina, massssss... kkkk rachei
LuPo 1 Postado Outubro 21, 2009 às 12:14 Postado Outubro 21, 2009 às 12:14 Apesar de não podermos afirmar que a suplementação de Creatina seja uma das causas da Rabdomiolise, acredita-se que esta possa agravar o seu quadro clínico, especialmente quando forem utilizadas doses excessivas associadas a altas cargas de exercícios físicos realizados em condições climáticas que induzam a uma significativa desidratação. quais os sintomas? A parte destacada contradiz com o que eu sempre li sobre creatina, como um corpo que tem um limite de absorçao(e excreta o restante) classifica excesso? ficou muito vago essa informaçao. esse ultimo paragrafo finalizou de uma otima forma, uma pessoa que já tem rabdomiolise toma creatina e rompe a celula muscular, humm é a mesma coisa que uma pessoa que tem problemas cardiacos tomar efedrina e ter uma taquicardia ou algo assim. 0o sei la cara, nao coloquei muita fé no artigo nao.
RicardoSB 0 Postado Outubro 21, 2009 às 14:56 Autor Postado Outubro 21, 2009 às 14:56 então, eu estou tomando creatina, estava tomando uns 5 litros de água ou mais por dia, uma amiga da academia disse q iria acabar tendo um rompimento das celulas de tanta água, ai até me assustei na hora, qdo cheguei em casa pesquisei no google sobre creatina e rompimento celular, achei uns textos, porém, esse tinha sido o único que tinha fontes de informações, ai postei pra ver que que iam falar, eu diminui a água pra 4 litros certinho por dia e estou evitando o máximo que posso os alimentos que tenham sódio, evitando sal e tal...espero que isso seja suficiente e espero mais ainda que esse tipo de problema não seja geral...quem souber mais informações sobre essas coisas da um help ai...vlw.
a12 18 Postado Outubro 21, 2009 às 17:49 Postado Outubro 21, 2009 às 17:49 então, eu estou tomando creatina, estava tomando uns 5 litros de água ou mais por dia, uma amiga da academia disse q iria acabar tendo um rompimento das celulas de tanta água, ai até me assustei na hora, qdo cheguei em casa pesquisei no google sobre creatina e rompimento celular, achei uns textos, porém, esse tinha sido o único que tinha fontes de informações, ai postei pra ver que que iam falar, eu diminui a água pra 4 litros certinho por dia e estou evitando o máximo que posso os alimentos que tenham sódio, evitando sal e tal...espero que isso seja suficiente e espero mais ainda que esse tipo de problema não seja geral...quem souber mais informações sobre essas coisas da um help ai...vlw. cara, ja ouvi falar que ao contrario do que muitos pensam, o sal é bom para esses casos, pois voce vai eliminar mais agua. nao posso dar informacoes concretas pois nao tenho experiencia nisso. se alguem souber mais sobre isso fala ae
LuPo 1 Postado Outubro 21, 2009 às 18:33 Postado Outubro 21, 2009 às 18:33 nao é que o sal retenha ou tenha efeito diuretico, mas o sodio tem a funçao de regular o volume hidrico no corpo (ate onde eu sei).
Jumbo 0 Postado Outubro 21, 2009 às 23:05 Postado Outubro 21, 2009 às 23:05 rompimento celular leva a pessoa a obito ou pode levar (interrogação)
Gustave 48 Postado Outubro 21, 2009 às 23:35 Postado Outubro 21, 2009 às 23:35 /\ Essa pergunta foi séria ou irônica ??? Além disso o pessoal fala que o corpo não absorve mais que 5g de creatina, não acredito não...
Posts Recomendados
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar Agora