Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Galera, já li bastantes tópicos e artigos sobre o uso do cinto no treino, e já sei sobre os efeitos positivos e negativos que ele pode trazer, mas ainda tenho dúvidas. Bom, vou explicar o principal motivo de eu ter criado esse tópico.

Em 2014, no começo de outubro, eu tive uma pequena lesão na parte lateral do músculo do dorsal, por conta de uma execução mal feita do terra que o próprio instrutor me passou (eu até criei um tópico na época explicando o ocorrido). Já me recuperei da lesão bastante, está quase 100% curado. Então, agora chegou no ponto que eu queria tirar minha dúvida. Bom, desde que sofri essa lesão, quando eu faço agachamento ou terra eu começo a sentir dor novamente no local, e agora eu estou fazendo o treino ICF 5x5 e estou chegando próximo ao meu BW no agachamento (peso 76 kg, estou com 65kg no agachamento com progressao de cargas à cada treino) e desde que comecei esse treino (no começo de dezembro) estou usando o cinto e não tenho sentido nenhuma dor no local da lesão durante a execução do agachamento e terra. Sei que o uso do cinto pode te trazer uma falsa segurança, a lombar pode não acompanhar o resto do corpo, mas o cinto está me ajudando nessa fase. Eu não uso o cinto em mais nenhum exercício, somente no agachamento e no terra.

Então, a minha dúvida é essa, posso continuar com o uso do cinto, não só pela carga estar próxima ao meu BW, mas também por estar me ajudando à recuperar desta lesão?

Obs: antes dessa lesão eu não usava cinto, e tenho uma boa postura e execução no agachamento.

Publicidade

Visitante jesus_gymaholic
Postado

Acho importante você fazer ao menos o aquecimento sem a utilização do cinto. Não vejo problema em fazer, mas eu faria mais algum exercício para fortalecimento da lombar sem se preocupar em progredir as cargas linearmente como no agacho e o terra.

O Chad Waterbury tem um artigo falando sobre isso no site dele, de uma olhada por lá. Se não me engano ele recomenda utilizar o hip thrust e mais um exercício para quem não consegue agachar. No seu caso como você consegue talvez ao menos ajude a tirar essa insegurança com a sua lombar.

Postado (editado)

Acho importante você fazer ao menos o aquecimento sem a utilização do cinto. Não vejo problema em fazer, mas eu faria mais algum exercício para fortalecimento da lombar sem se preocupar em progredir as cargas linearmente como no agacho e o terra.

O Chad Waterbury tem um artigo falando sobre isso no site dele, de uma olhada por lá. Se não me engano ele recomenda utilizar o hip thrust e mais um exercício para quem não consegue agachar. No seu caso como você consegue talvez ao menos ajude a tirar essa insegurança com a sua lombar.

Eu faço um aquecimento geral antes do treino de +/- 15 minutos e depois um aquecimento específico antes de começar os principais exercícios do treino, como o agachamento, supino, remada curvada, etc. Em relação ao fortalecimento da lombar eu faço hiperextensão com sobrecarga.

Editado por AprendizDaArte
Postado (editado)

Se vc ainda anda sentindo dor é pq não se recuperou da lesão.

fazendo com altas cargas??? Diminui faz execução PERFEITA e vai progredindo aos pouquinhos... melhor uma lombar forte do que um ego aquecido.

Eu sempre tento fazer todos os exercícios com a execução perfeita, principalmente o agachamento, que eu faço o movimento completo (quase encosto a bunda no chão), e ja estou fazendo com essa carga porque tem +/- uns 3 meses que comecei o treino, eu comecei com 40 kg no agacho, e com a progressão de carga à cada treino eu cheguei nesse peso.

Mas ai, eu gostaria de saber, eu estou sentindo a dor somente quando faço exercícios que envolvem a musculatura lesionada, como o agachamento, o terra, e já usando o cinto eu não sinto nada, então seria melhor manter o uso do cinto para ele mesmo ajudar na recuperação da lesão?

Obs: como eu já falei acima, eu trabalho a lombar com a hiperextensão, e ainda utilizo sobrecarga de 20kg e faço de boa, não sinto dores na lombar em nenhum exercício.

Editado por AprendizDaArte
Visitante usuario_excluido2333
Postado

Se você sente dor quando faz o agachamento e o terra sem o cinto mas não sente dor quando isola a lombar com uma hiperextensão, é bem provável que você esteja executando os dois primeiros erroneamente como o amigo de cima mencionou. Mas se você diz que esta fazendo tudo certinho e ainda assim só sente dor nos compostos então acredito que esteja no seu psicológico, pois sinceramente se você faz uma hiperextensão com sobrecarga e não sente a lombar não tem outra explicação. Mas pelo menos continue do jeito que esta, continue progredindo e bons treinos...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...