Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Desmistificando Alguns Padrões Nas Dietas Gerais

DeathSir

Posts Recomendados

Publicidade

• Supermoderador

Só pra constar, a glicose é tóxica sim em altos níveis no corrente sanguínea.

O principal motivo consiste numa reação da molécula de glicose com moléculas da membrana das células do endotélio que aumentam o risco de trombose. Por esse motivo a diabetes é fator de risco para doenças cardiovasculares.

E sobre a resistência a insulina: essa é, na verdade, a principal causa de diabetes (diabetes tipo II, a que ocorre em indivíduos mais velhos), e não a falência do pâncreas (diabetes tipo I, causada por uma resposta auto-imune do próprio organismo). O tecido adiposo, hoje, é considerado como uma grande glândula do corpo humano, por produzir diversos hormônios que atuam no metabolismo da glicose, na saciedade e no metabolismo de triglicerídeos, como a adiponectina, leptina, resistinas, etc. O excesso de tecido adiposo desregula esse sistema e isso promove um aumento na resistência a insulina (por um mecanismo de down-regulation dos receptores de insulina). Por isso o principal tratamento para diabetes mellitus tipo II é mudança nos hábitos de vida.

E você se embolou em uma parte: a diabetes é um doença aparentemente contraditória. Apesar de o paciente apresentar hiperglicemia (se a diabetes não for tratada), ele emagrece exatamente pela falta de insulina. A insulina é um hormônio altamente anabólico, não atuando apenas na entrada de glicose nas células, como a maioria imagina, mas estimulando a sintese de RNAm nas células musculares e, consequentemente a síntese protéica; estimulando a entrada de aminoácidos nas células musculares; inibindo a gliconeogênese; estimulando a síntese de glicogênio. Dessa forma, a falta de insulina gera uma hiperglicemia e, contraditoriamente, emagrecimento. O oposto também é verdadeiro: a sensibilidade a insulina é boa até certo ponto...isso pode facilitar o ganho de massa muscular, assim como facilita o acúmulo de gordura. Por isso existe aquela ideia de que após uma dieta muito rigorosa, você não pode voltar a comer o que comia antes, porque você não somente vai ganhar tudo que perdeu, como vai ficar mais gordo do que era antes.

Já que você gosta de nutrição, vou botar aqui um artigo bem bacana:

http://www.jissn.com/content/11/1/20

Na verdade é uma "Review", ou seja, os autores reuniram informações que eles encontraram em diversos artigos (nesse link que eu botei, são mais de 200 artigos) e resumem os pontos chaves, expondo principalmente os resultados.

É bem grande, mas vale a pena ler. Qualquer dia desses eu vou postar um resumo disso ai. Alguns dos resultados desses artigos dariam um tapa na cara de muita gente que acha que entende muito de nutrição hehe

Muito bom.

Sobre o artigo citado, o abstract dele foi traduzido aqui: http://www.hipertrofia.org/forum/topic/162393-recomendacoes-para-fisiculturistas-naturais-em-preparacao/

Se quiser adicionar mais conteúdo no tópico, fique à vontade, vai enriquecer ainda mais a discussão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Experimentei recentemente por sete dias o jejum intermitente: 20 h à base de água e café e 4 h com duas refeições contendo o valor energético diário pra atender o cutt.

Durante esse período eu me senti bem, realizei exercícios com boa dose de carga com 15 h de jejum, sem problemas.

A hora das refeições era uma festa. O pico de insulina era tão alto depois da primeira refeição que me dava vontade de ir dormir, coisa que cheguei a fazer duas ou três vezes.

Após o sétimo dia precisei interromper porque a minha glicemia permanecia alta, mesmo em jejum, inclusive quando media minutos antes da primeira refeição (123 mg/dl após 19:55 h de jejum). Outro fator que me fez decidir parar foi que engordei aproximadamente 4 kg nos sete dias.

Sou diabético e tenho compulsão alimentar. Eliminei 25 kg assim como foram eliminados gradualmente os medicamentos (insulina injetável e vidalgliptina) através de uma dieta também de cutt, com refeições a cada três a quatro horas.

Regularmente após as refeições (2 h) minha glicemia sempre batia valores abaixo de 100/105 mg/dl (o máximo deve ser 140 mg/dl).

Devido a isto, parei de medir após as refeições e só meço hoje em dia ao me acordar pra saber se "o monstro está sob controle" (no caso a glicemia em jejum deve estar abaixo de 100 mg/dl).

Vagarosamente estou recobrando essas leituras por ter retornado a esta dieta.

Encontrei vagamente alguma justificativa pra isso supondo que eu esteja com um metabolismo que "prefira" pequenas refeições, com alguns bons alimentos selecionados, que me causem um aumento não tão alto da insulina natural e logo eu retorne a valores normais (CHAUSSE et al, 2014), (MAURO, 2013).

Eu até que ia tentar ainda mais uma opção, que era um semi-jejum - 2 dias da semana alimentando-se com aproximadamente 1/3 do valor energético diário e 5 dias com o valor energético total - mas, não tive paciência.

Como andei lendo sobre jejum intermitente (PILON, 2007) e vi que são feitas ressalvas somente a diabéticos que tomem insulina - e eu não estou precisando mais de insulina - resolvi postar este texto pra que os colegas que tenham o problema que tenho possam também ter o depoimento de uma pessoa que experimentou.

Edit: se não fossem os problemas que eu encontrei, esse seria, pra mim, o método mais prático de se viver. Eu me sentia alerta e sem sono durante todo o dia em que estava de jejum, pois o horário em que me alimentava era das 18:00 às 22:00 h. Chega dá água na boca de lembrar do tamanho dos pratos. Enfim, paixão de verão....rs

REFERÊNCIAS

Chausse, Bruno ; SOLON, CARINA ; Caldeira da Silva, Camille C. ; MASSELLI DOS REIS, IVAN G. ; MANCHADO-GOBATTO, FÚLVIA B. ; GOBATTO, CLAUDIO A. ; VELLOSO, LICIO A. ; Kowaltowski, Alicia J. . Intermittent Fasting Induces Hypothalamic Modifications Resulting in Low Feeding Efficiency, Low Body Mass and Overeating. Endocrinology (Philadelphia), v. 7, p. en.2013-2057, 2014.
PILON, B. Eat Stop Eat: the radical new approach to nutrition that can burn fat, improve your health and might just save your life. [sl]: Strenght Works, 2007.
Editado por Jaraqui
Link para o comentário

Caralho, isso mesmo que eu esperava, belo review manos, musculação anda lado a lado com informação sobre isso, um salve ao Jaraqui (também estou fazendo jejum intermitente bro, nunca treinei e comi tão bem na vida, e ainda perdendo banha e mantendo a massa magra hehe), e um salve também ao Douglas Tc, belo review e moral no tópico, em breve vou treinar e quando voltar vou ler esse estudo que tu me passou, vlw msm :D

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...