Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Personal Trainer, 70% Lábia 30% Conhecimento?

hylian

Posts Recomendados

Olá galera, sou acadêmico de educação física e recentemente optei por começar a estagiar em academia. Treino já há 5 anos, sempre natural, desde 2010 acompanho o fórum, já li e apliquei muito do que aprendi aqui. Enfim, pelo que eu estudei aqui e nos livros acredito que o treino padrão que passam nas academias é uma bosta. Serve para prender o aluno na academia, arrecadar dinheiro, e economizar com professores. Mas por outro lado, sei que as academias oferecem o que o aluno quer e não o que ele precisa, e caso façam o contrário irão sucumbir à concorrência.

Nesse tempo que atuei como instrutor, pude observar coisas que não via enquanto treinava, isto é, o comportamento dos personal trainers. Muitos deles são meus colegas, que apesar de ser ilegal, muitos necessitam disso para sobreviver. O salário do estágio é ínfimo e apenas um aluno três vezes por semana quase que atinge seu valor. Mas enfim, o que eu vejo são pessoas completamente leigas em relação à treinamento se dando relativamente bem. O que a grande maioria deles faz em diferencial é acompanhar o aluno no exercício (desde segurando na cintura do agachamento até puxando a espia junto no pulley), passar um alongamento passivo no final e dar apoio moral durante as execuções.

Já vi colegas meus de universidade passando drop-set seguido de bi-set de tríceps para um senhor de 50 anos. Colocando cinto para aluno agachar com 10 kgs de cada lado. E no caso dos formados algo menos pior, porém treinos medonhos para pessoas claramente iniciantes na musculação. Lógico, posso até não entender o todo o método deles apenas em um treino, mas tenho séria convicção de que atingir a fadiga neuromuscular em iniciantes é uma coisa contra-produtiva. Conversando com os alunos acredito que nenhum deles sequer aplica a periodização ou tem um planejamento de médio e longo prazo para o treinamento.

Gostaria de ouvir dos praticantes de musculação e, principalmente, dos outros profissionais da área suas opiniões sobre isso, o que eu deveria mudar e quais são os pontos importantes para me tornar um profissional respeitável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

cara infelizmente rola uma disputa entre os personais...

se vc qr ser um personal, e passar um treino simples pro seu aluno, simples e EFETIVO... o aluno nao vai saber dar o merecido valor...

agora se vc inventa ideias mirabolantes, passa treinos em q o aluno sai da academia acabado, porem que nao serão EFETIVOS, mesmo assim, o aluno te achará o melhor personal do mundo !

por isso a moda entre os personais ( a maioria) eh encher linguiça mesmo e inventar moda

Link para o comentário

Isso que você falou sobre treinos pra segurar aluno em academia é verdade. Se chega uma garota em você pedindo um treino pra ganhar perna e bunda e tu passa 8x6 agachamento livre 3x na semana, há boas chances de tu perder a aluna. Preferem coisas cômodas e exercícios nessas maquinetas coloridas que se vê por ai

Sobre personal trainer, concordando com o título do tópico, acredito que a maioria arrebatadora seja 70% lábia sim. Conheço "personal" que dá aula individualizada, ajuda os alunos gritando e fazendo essas babaquices durante as séries, que sequer possui diploma de educação física (algo não muito difícil de se conseguir, ainda mais considerando que hoje em dia existe mais faculdade que padaria)

Por fim, achei legal essa sua postura de observar a doutrina adotada pelos seus colegas de estudos e de trabalho. Pessoalmente, nunca conheci alguém que passasse treinos ou rotinas que escapassem ao comum (por comum aqui leia-se o famoso 3x8 pra crescer 3x12 pra secar 3x15 pra trincar)

Editado por TheyCallMePeter
Link para o comentário

O personal tem que parar de fingir que ta ensinando , e o aluno parar de fingir que ta treinando pesado, na minha gym já vi homem contratar personal mulher e ficar no leg deitado enquanto ela pegava as anilhas, e ja ouvi uma amiga de facul falar que não treina sozinha só treina com o personal pq as anilhas são muito pesadas , e os personais não falam nada é agchamento com 5kg de cada lado usando a cinta e treinando a 2 anos é só absurdo ja treino de headfone se conseguisse treinava de olhos vendados. =D

Link para o comentário

cara infelizmente rola uma disputa entre os personais...

se vc qr ser um personal, e passar um treino simples pro seu aluno, simples e EFETIVO... o aluno nao vai saber dar o merecido valor...

agora se vc inventa ideias mirabolantes, passa treinos em q o aluno sai da academia acabado, porem que nao serão EFETIVOS, mesmo assim, o aluno te achará o melhor personal do mundo !

por isso a moda entre os personais ( a maioria) eh encher linguiça mesmo e inventar moda

ahh isso é verdade, o que mais ouço na academia é que precisa sentir queimar para o treino ser bom

Link para o comentário

Pretendo estudar para ser um ótimo profissional da área. Mas reconheço que no mercado, hj em dia, muitos levam a faculdade nas coxas, e acabam se tornando profissionais meia boca. Mas tb há os que se salvam, enfim. Pretendo estudar, aplicar conhecimentos teóricos na pratica, e assim, poder me capacitar para instruir as pessoas da melhor forma possível no quesito treinamento.

Link para o comentário

E aí galera.

Farei um comentário breve sobre um educador físico que eu tinha na época da escola.

Todo bimestre tinha foco em um esporte diferente, por exemplo basquetebol. O cara fazia, na primeira aula, a gente copiar, dava explicação sobre como quicar a bola, essas coisas entenderam?

Nas próximas aulas, aí sim tinha alongamento (muito) e depois prática.

Perceberam a diferença?

Acho que os instrutores e personal trainers da vida, deveriam introduzir conhecimento teórico nos alunos, orientar sobre postura, alimentação, etc, e posteriormente fazer a prática de fato.

Todos nós aqui do fórum buscamos sempre saber mais sobre a musculação e assuntos relacionados, não é mesmo?

Eu mesmo, não tenho a mínima intenção de tomar E.A., e já li muito aqui no site só por conhecimento mesmo.

Valeu.

Link para o comentário

É tudo um mercado, alunos, professores, academia. Dentro disso tudo quem for esperto vai se salvar.

O novato na academia entra cheio de esperança, compra tênis, luvinha, toalhinha, se enche de marra com a família por que está tomando bomba (whey protein e megamass...)

Acham que o pessoal vai aceitar uma parada tipo: ah, não precisa desses isoladores todos, faz full body 2x por semana pra construir uma fundação com - supino, militar, barra, terra e agacho e daqui a um ano conversamos.

O rapaz vai mandar o professor tomar naquele lugar e vai procurar outro personal, que lhe passe o treino do Jay Cutler.

Então acaba q os profissionais tem que se curvar diante do que o mercado quer, adolescentes e adultos são mimados atualmente, não é o professor que dá o treino certo pra eles, eles já vem com algo na cabeça e vc tem que chancelar.

Editado por Conan2015
Link para o comentário

Vou dar minha opinião sobre isso:

Professor de academia -> o salário de um professor de academia é extremamente baixo. Pelo menos nas 3 academias em que já treinei, fiz amizade com algum professor e perguntei sobre isso. Em uma delas, o salário de um estagiário era de 6 reais a hora. Em geral, o salário de professores formados não era muito maior do que um salário mínimo. O que acontece então? Infelizmente, é o que digo: se o professor da academia fosse um cara com boa formação, ele não seria professor de academia. Desculpe a generalização, há exceções (geralmente para aqueles que são iniciantes, têm grande conhecimento prático e precisam de um dinheirinho urgente), mas a maior parte dos professores é isso: não têm conhecimento algum e, se têm, eles não ficam muito tempo como professores.

Personal trainer -> geralmente aqueles professores que tinham algum conhecimento acabam virando personal trainers. O problema é que, como já falaram, o mercado para personal trainers é ingrato: os alunos valorizam um cara legal, que vai conversar enquanto você treina e que vai passar 30 exercícios pra bíceps com super sets e etc, e vai fazer você sair completamente morto da academia e não ter resultado algum. A maioria das pessoas que contrata personal trainer é leiga e não consegue ter na cabeça que treinar por 1:30-2h não vai fazer você ficar maior do que se treinasse 40 min-60 min, e que fazer 5 exercícios para bíceps não vai fazer seu bíceps ficar maior do que se você fizesse 1-2. Conclusão? As pessoas não vão contratar um personal trainer que não satisfaça esses desejos aparentes delas. Eu, por exemplo, já reparei em 2 caras lá da academia com personal trainer. Nenhum dos 2 treina perna. Como um personal trainer deixa alunos dele sem treinar perna?

Conclusão: querer ser um personal bom não é fácil. Simplesmente porque o público em geral não vai valorizar isso. De qualquer forma, pra mim, a maior propaganda que um personal trainer pode ter é seu corpo. Se o personal é magrelo, ele pode até ter bastante conhecimento, mas eu, que não o conheço, não vou ter como saber isso. Por outro lado, se o personal é forte, ele pode até não ter tanto conhecimento teórico como o magrelo, mas eu vou ter a certeza que conhecimento prático ele tem. Se eu fosse contratar um personal, certamente eu valorizaria muito o corpo que ele tem.

Link para o comentário

Minha opinião é a da grande maioria, mas vou citar um ponto que ninguém falou ainda, com a facilidade de qualquer um aprender hoje em dia ou os profissionais se dedicam e evoluem em suas respectivas áreas ou vão ficar para trás, sei que o professor de educação tem formação naquilo .Depois de muito estudar o aluno com o conhecimento e a prática consegue ultrapassar o professor que ficou parado no tempo.

Um exemplo : os usuários aqui do fórum mesmo, sempre buscam opiniões sobre treino, e acredito que os treinos montados aqui com base em conhecimento e estudo, são melhores do que todo treino passado por instrutores de academia.

O treino que estou praticando por exemplo SL5x5; os instrutores não são obrigados a saberem que treino é esse, mas eles não sabem nem que exercícios são esses wtf...

Editado por Bunitinhu89
Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...