Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Somos Loucos Em Um Mundo De Normais? Ou Normais Em Um Mundo De Loucos?

Posts Recomendados

Visitante Legendário
Postado

Fala pessoal,

Não sei se vocês conhecem um programa chamado "meu filho come mal" do canal Viva, ou Gnt, sei lá...

Assisto-o há algum tempo e pra quem não conhece trata-se de uma nutricionista que auxilia uma família a melhorar a alimentação de algum filho que tem péssimos hábitos alimentares. Até aí tudo bem, acho legal a ideia do programa. Porém os conselhos da nutricionista são muito bizarros. Parece haver unanimidade no ramo da nutrição em colocar frutas e verduras em um pedestal e enviar a carne pros confins do universo.

Em muitos episódios, a criança não come quase nada, às vezes apenas mamadeiras. E ela tenta enfiar frutas de todo o modo.

Eu, na condição de praticante de musculação, sei dos benefícios da proteína em qualquer dieta, e sei também que se ao invés da criança forçar comer uma fruta, comesse um ovo de codorna, seria muito melhor. Ou ao invés de tomar um suco como lanche como ela recomenda, tomasse um shake de whey.

Em nenhum dos episódios vi ela introduzir carne, ovos ou proteínas na vida das crianças. Ela prefere mante-las viciadas em picolés (mesmo que feitos em casa com frutas), bolos (mesmo naturalíssimos...) ou coisas integrais que convenhamos, é o terror de qualquer criança.

A cada episódio, vejo que os mandamentos da nutrição moderna (ao menos a espalhada nas mídias) se confrontam diretamente com a nutrição realmente válida, que eleva a imunidade, promove crescimento e desenvolvimento.

A pergunta que faço é a mesma do título: Somos loucos em um mundo de normais ou normais em um mundo de loucos?

Publicidade

Postado

a nutrição moderna é cheia de mitos e balelas

tudo, tudo é uma questão de metodologia, a maioria do que os nutricionistas aprendem atualmente já está anos luz ultrapassado, e ninguém enxerga isso pra poder mudar...

Somos diferentes (loucos) em um mundo de pessoas padronizadas (normais)

logo

Somos Loucos em um mundo de Normais

Postado

Estudo Nutrição e odeio a nutrição brasileira. Vocês que estão de fora do meio acadêmico já veem o monte de merda passada por eles e quem vive dentro do meio vê muito mais merda ainda.

espero que você, meu caro, mantenha os olhos abertos depois do diploma, seja um profissional diferente, comece a mudar esse lado ai

morro de raiva com algumas nutricionistas aqui

Postado (editado)

Proteína é muito importante sim, mas crianças precisam e muito de vitaminas para crescer saudáveis.. Não chega nem a ser uma questão estética, e sim de se tratar de seres ainda em fase de desenvolvimento, muitas vezes nós mesmos que treinamos acabamos nos entupindo de frango, batata doce, arroz e ovo e nos esquecemos que os micronutrientes tem um papel importante também e pode fazer toda a diferença, mas de qualquer forma concordo com você sobre esse tipo de dieta negligenciar a quantidade de proteína.

obs: Só discordo na parte que você diz pra uma criança trocar um copo de suco por um shake de whey, pra uma criança é muito mais facil bater uma boa média de proteína tanto pra desenvolvimento muscular como no geral somente com alimentos sólidos ou com leite integral. Não deixe tambem a industria e a midia te fazerem de louco te forçando a acreditar que sem 2g de proteina por kilo de peso corporal vc nao tem hipertrofia. Muitos estudos ha um tempo atras foram "patrocinados" por empresas de suplementos para alavancar suas vendas, suplementos só são necessários quando a pessoa não tem tempo, ou no caso uma creatina que nao se pode ingerir a quantidade necessaria só com alimentação.

Editado por MarcosMakaveli
Postado

espero que você, meu caro, mantenha os olhos abertos depois do diploma, seja um profissional diferente, comece a mudar esse lado ai

morro de raiva com algumas nutricionistas aqui

Com certeza, inclusive tento influenciar meus colegas de classe a se atualizarem, lerem artigos científicos, procurarem saber como tudo é na prática. O ruim da nutrição brasileira é que ela é baseada em livros da década de 80, como você mesmo citou antes, ninguem se importa de atualizar a grade curricular, estão pouco se fodendo, não entendo porquê, as vezes parece que eles querem mais é que profissionais ruins sejam criados pra manter a população com hábitos e corpos ruins.

Parece 'teoria da conspiração' falando assim, mas é o que dá a entender, que eles querem mais é que a população continue com a saúde e o corpo ruim pra eles continuarem vendendo produtos 'lights' 'diets' 'integrais'. Sei lá, não entendo de verdade o porque não quererem atualizar a nutrição brasileira.

Visitante Legendário
Postado

Proteína é muito importante sim, mas crianças precisam e muito de vitaminas para crescer saudáveis.. Não chega nem a ser uma questão estética, e sim de se tratar de seres ainda em fase de desenvolvimento, muitas vezes nós mesmos que treinamos acabamos nos entupindo de frango, batata doce, arroz e ovo e nos esquecemos que os micronutrientes tem um papel importante também e pode fazer toda a diferença, mas de qualquer forma concordo com você sobre esse tipo de dieta negligenciar a quantidade de proteína.

obs: Só discordo na parte que você diz pra uma criança trocar um copo de suco por um shake de whey, pra uma criança é muito mais facil bater uma boa média de proteína tanto pra desenvolvimento muscular como no geral somente com alimentos sólidos ou com leite integral. Não deixe tambem a industria e a midia te fazerem de louco te forçando a acreditar que sem 2g de proteina por kilo de peso corporal vc nao tem hipertrofia. Muitos estudos ha um tempo atras foram "patrocinados" por empresas de suplementos para alavancar suas vendas, suplementos só são necessários quando a pessoa não tem tempo, ou no caso uma creatina que nao se pode ingerir a quantidade necessaria só com alimentação.

Sobre a questão do whey, acho válido no sentido de incrementar o aporte proteico de uma criança como aquelas que quase não come carne e fica muito em deficit. Para uma criança que se alimente bem, nao acho necessário, embora ache mais saudavel do que aquelas mamadeiras com engrossantes como mingau de aveia. Já viram a composição daquela porcaria?

Enfim, acho muito genérico criticar geral uma classe profissional como os nutricionistas, porém, no que vi, parece que eles perpetuam esses mitos dentro do próprio curso, então é difícil que muitos saiam e pensem por conta própria.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...