Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Mklek - o Retorno do Jedi

Mklek

Posts Recomendados

Sobre o assunto, este artigo do Greg Nuckols é simplesmente excelente: http://www.strengtheory.com/squat-mechanics-the-red-pill/

Alguns pontos que ele discute foram comentados aqui. Sugiro que leiam, vale muito a pena.

O ponto principal que ele comenta é sobre a participação dos quadríceps e dos extensores do quadril no movimento.

Ele faz uma comparação entre 3 tipos de posição no "sticking point" do agacho (usualmente um pouco acima de paralelo):

Squat-normal-knee-hip-1024x530.png

A figura da esquerda mostraria uma forma "ideal" - de tal maneira que se está utilizando o máximo de força possível nos quadríceps e extensores do quadril. Na figura do meio os joelhos estão projetados para a frente e os quadris estão mais próximos da barra, e na figura da direita o contrário.

Na figura do meio, a força necessária para estender os joelhos seria maior do que na figura da esquerda. Sendo assim, os quads iriam "arriar" e os extensores do quadril teriam mais trabalho, aumentando o ângulo de inclinação nas costas e basicamente se chegaria à posição da figura da esquerda. Martin um exemplo disso seriam alguns WLs que durante na subida do oly squat fazem essa projeção pra traz e ocorre essa compensação de forças, ou estou errado?

Na figura da direita, o fato de o quadril estar mais distante da barra aumentaria a força necessária nos extensores do quadril. Como a força máxima para a carga considerada é mostrada na figura da esquerda, o atleta acabaria falhando.

Ele fala o seguinte:

"The strongest position will be the one at which the quads are doing as much as possible, and the hip extensors are doing as little as possible"

Outro artigo sobre o mesmo assunto: http://www.strengtheory.com/high-bar-and-low-bar-squatting-2-0/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

chegou a ver esse post do T-nation sobre fraquezas: https://www.t-nation.com/training/know-your-ratios-destroy-weaknesses

é interessante

Pois então, o sheiko pelo que eu vi prioriza o agachamento hibrido pros atletas dele.

E o teu agacha na primeira rep ali ficou sólido, não achei que ficou com hip dominante só nas outras reps

Opa valeu debew, já baixei aqui para ler depois. Comecei a pensar no Hibrido também. Vamos ver na proxima periodização.

quem sabe Odin fica mais feliz comigo se eu fizer o hibrido.

Essa é a questão, ativar um grupamento, não necessariamente tira ou reduz o trabalho de outro

É que pensei no front squat, pra executa-lo com boa forma o corpo fica bem verticalizado, abre bem o quadril e joga os joelhos pra frente, e acaba ativando mais o quadríceps do que o squat. Não sei se o front reduz o trabalho do glúteo, mas com certeza aumenta o dos quads, entende ?

Eu acho que quanto mais inclinar o corpo mais ativa o glúteo pra travar o movimento. Quanto mais inclinar mais próximo de um terra você fica, e mais vai precisar jogar o quadril pra frente pra fazer o lokout, ou seja talvez você acabe utilizando mais o glúteo no hip drive, mas não tenho certeza disso.

Humm... Pode ser. Na verdade estou refletindo sobre isto. Este artigo que oMartin indicou parece esclarecer isto melhor. Vou ler com calma para analisar.

Abraço.

Martin este artigo parece muito esclarecedor. Vou ver sim.

Obrigado!

Editado por Mklek
Link para o comentário

Opa valeu debew, já baixei aqui para ler depois. Comecei a pensar no Hibrido também. Vamos ver na proxima periodização.

{spoiler]

quem sabe Odin fica mais feliz comigo se eu fizer o hibrido.

Humm... Pode ser. Na verdade estou refletindo sobre isto. Este artigo que oMartin indicou parece esclarecer isto melhor. Vou ler com calma para analisar.

Abraço.

Martin este artigo parece muito esclarecedor. Vou ver sim.

Obrigado!

eu tbm to pensando em abrir mais a base do meu agacha pra deixar ele como o hibrido, mas isso fica para o proximo ciclo do sheiko

Link para o comentário

• Supermoderador

Martin um exemplo disso seriam alguns WLs que durante na subida do oly squat fazem essa projeção pra traz e ocorre essa compensação de forças, ou estou errado?

Isso aí debew, no segundo artigo o Nuckols postou como referência esse vídeo do Klokov:

Link para o comentário

oq acham do agacho desse cara?

Não gosto da ideia de agachar com os joelhos fora de alinhamento com o calcanhar, esse wide stance dele fica meio assim e eu acho meio perda de força e de segurança.

Acho que wide stance é válido pra equipados (ply, multiply, etc.), mas só, ainda mais porque tem wraps pra ajudar.

Em geral acho que pra raw lifters é uma ideia ruim agachar wide stance e mais ainda com os joelhos fora de alinhamento com o calcanhar.

Opinião minha.

Fala Mklek

Esse eu post realmente fica difícil falar muita coisa, foi BEM abrangente

Mas você destacou a porções anterior e posterior da coxa, e analisou com a extensora e flexora, e acho que isso ocorre com todos, a extensora é mais fácil do que a flexora, conseguimos colocar mais pesos. Mas como você mesmo disse não tem como isola-los num squat mas, num squat temos muitos outos músculos em ação por isso acho que ficaria difícil analisar, por exemplo o glúteo é normalmente bem ativado e é de cadeia posterior (não de coxa, que foi seu exemplo), se formos pensar em compostos eu já diria que temos mais força na cadeia posterior, afinal a maioria (não todos) tem um terra maior que o squat, eu por exemplo tenho um quads mais fraco, não necessariamente do que o posterior, seria uma cadeia anterior mais fraca que a posterior.

E justamente o fato de inclinar o tronco faria com que você aumentasse o recrutamento da cadeia posterior (ísquios, glúteos, lombar, panturrilha) não ? Aparentemente estaria usando menos força dos quads.

Ia falar isso.

Eu percebi que no meu SQ eu uso muito os ísquios e os gluteos pra me dar explosão pra sair do buraco, se eu não uso minha aceleração fica baixa e dificulta, mas isso é algo que eu percebo no meu SQ, não sei como é pros outros.

Quando eu saio o trabalho passa a ser quase todo dos quads e dos gluteos.

Isso aí debew, no segundo artigo o Nuckols postou como referência esse vídeo do Klokov:

Martin, essa projeção posterior do quadril pra entrar em uma posição de melhor produção de força que o Nuckols usa como exemplo o video do Klokov, não é condição de ele fazer uma pausa tão grande?

Digo isso porque muitos WLs usam projeção anterior dos joelhos pra gerar mais stretch reflex e dar mais explosão com os quads, não?

exemplo: http://bretcontreras.com/peoples-knees-cave-inward-squat/

Outro artigo do Nuckols referente ao assunto: http://bretcontreras.com/forward-lean-in-the-squat-is-knee-dominant-or-hip-dominant-better-for-moving-more-weight/

Link para o comentário

• Supermoderador

Martin, essa projeção posterior do quadril pra entrar em uma posição de melhor produção de força que o Nuckols usa como exemplo o video do Klokov, não é condição de ele fazer uma pausa tão grande?

Digo isso porque muitos WLs usam projeção anterior dos joelhos pra gerar mais stretch reflex e dar mais explosão com os quads, não?

exemplo: http://bretcontreras.com/peoples-knees-cave-inward-squat/

Outro artigo do Nuckols referente ao assunto: http://bretcontreras.com/forward-lean-in-the-squat-is-knee-dominant-or-hip-dominant-better-for-moving-more-weight/

Ecto, pelo que eu entendi essa projeção posterior do quadril ocorre naturalmente, com cargas altas. Não é algo que o atleta tenta especificamente fazer. Ele colocou o vídeo do Klokov para mostrar que, mesmo em um agacho high-bar, ela ocorre.

O Nuckols defende tentar manter o tronco o mais ereto possível, com isso você vai usar o máximo de quads e vai conseguir, a princípio, utilizar cargas mais altas. Ainda assim pode acontecer de, na subida, jogar um pouco da tensão para os extensores do quadril.

Acho que estamos falando de coisas complementares :D ao final da excêntrica pode ocorrer essa projeção anterior dos joelhos, mas à medida que a concêntrica inicia pode ocorrer a projeção posterior dos quadris. Seria isso?

Link para o comentário

Ecto, pelo que eu entendi essa projeção posterior do quadril ocorre naturalmente, com cargas altas. Não é algo que o atleta tenta especificamente fazer. Ele colocou o vídeo do Klokov para mostrar que, mesmo em um agacho high-bar, ela ocorre.

O Nuckols defende tentar manter o tronco o mais ereto possível, com isso você vai usar o máximo de quads e vai conseguir, a princípio, utilizar cargas mais altas. Ainda assim pode acontecer de, na subida, jogar um pouco da tensão para os extensores do quadril.

Acho que estamos falando de coisas complementares :D ao final da excêntrica pode ocorrer essa projeção anterior dos joelhos, mas à medida que a concêntrica inicia pode ocorrer a projeção posterior dos quadris. Seria isso?

Acho que sim. Faz bastante sentido. :D

Editado por EctoBeast
Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...