Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Os movimentos do agachamento assim como do leg press são dinâmicos e suaves, de subida e descida. Não devemos deixar o peso parado em nossas costas (no caso do agachamento) ou sustentado nas pernas (no leg). Isso força muito as articulações, o que traz malefícios ao longo dos anos.

Seja no stiff/terra ou na elevação de quadril, a contração do glúteo faz parte do movimento e acaba recrutando mais fibras, intensificando a ação do peso sobre o músculo trabalhado.

Não sou da área de educação física, e posso estar bem enganada, mas de tudo que já fiz, vi e li é mais ou menos isso aí.

Deixemos que um catedrático e conhecedor profundo da questão, possa vir nos ajudar e orientar de forma mais adequada, se for o caso.

Faz muito sentido isso que você falou. Obrigado. =)

Publicidade

Postado

totalmente sem fundamento fazer aquela bundinha anti-estupro no final do agachamento. a tensão gravitacional é vertical, a resistência está "empurrando" a carga para baixo, e com o corpo totalmente verticalizado a tensão sobre o gluteo é irrelevante. você pode sentir "trabalhar" o músculo como qualquer outra contração sem carga que você fizer, deita ai na sua cama e fica contraindo a bunda que você vai sentir ela cansar tambem, mas nem por isso vai crescer. a partir do movimento de extensão do quadril que o glúteo começa a ser solicitado.

Postado

vocês acham mesmo que os músculos não contraem durante a execução do exercicio?

eles contraem involuntariamente contra a resistencia

se você quiser contrair, e ter essa propcepção é melhor ainda

mas como acham que se executa um supino? um agachamento?

uma puxada?

Postado

vocês acham mesmo que os músculos não contraem durante a execução do exercicio?

eles contraem involuntariamente contra a resistencia

se você quiser contrair, e ter essa propcepção é melhor ainda

mas como acham que se executa um supino? um agachamento?

uma puxada?

Foi o q falei rsrsrs, o pessoal acha q só se contrai os músculos de forma voluntária rsrs, esses mitos de BB são foda mesmo.

Em um agachamento livre ( ou terra ) vc praticamente contrai TODOS os seus músculos mesmo q não sinta isso acontecendo , glúteo mesmo é impossível não contrair visto q ele é um músculo q atua MUITO nesse tipo de exercício.

Não contrair o glúteo no agacho é o mesmo q dizer q vc não contrai o tríceps no supino ou o bíceps na remada, não tem como não contrair.

Postado

Contraia os glúteos quando fizer stiff/terra e elevação pélvica.

Não razão para contraí-los no agachamento ou leg.

Difícil dizer "não há razão" dessa maneira dogmática. Há sim, e o palestrino mencionou. Tive que fazer fisioterapia por muito tempo, e lá aprendíamos que a lei é contrair o core ("barriga chapada") e apertar uma banda contra a outra o mais forte possível em todo conté exercício. E não só. Imagine que você está na iminência de sofrer um acidente de carro. Contrair a porra toda faz seu corpo ficar muito mais seguro quanto a quaisquer forças que porventura o atinjam.

Enfim: contraia abs e glúteos em todo exercício. Principalmente na barra fixa, porque é ridículo ver esses cara fazendo reps e reps mais torto que berimbau.

*:

• 7 anos depois...
Postado

Assim como qualquer músculo, o ideal é contrair. Contração é essencial para se atingir a falha. Você até consegue chegar à exaustão com carga peso se priorozar execução e contração.

• 1 mês depois...
Postado
Em 05/12/2014 em 09:31, Fefe disse:

Os movimentos do agachamento assim como do leg press são dinâmicos e suaves, de subida e descida. Não devemos deixar o peso parado em nossas costas (no caso do agachamento) ou sustentado nas pernas (no leg). Isso força muito as articulações, o que traz malefícios ao longo dos anos.

Seja no stiff/terra ou na elevação de quadril, a contração do glúteo faz parte do movimento e acaba recrutando mais fibras, intensificando a ação do peso sobre o músculo trabalhado.

Não sou da área de educação física, e posso estar bem enganada, mas de tudo que já fiz, vi e li é mais ou menos isso aí.

Deixemos que um catedrático e conhecedor profundo da questão, possa vir nos ajudar e orientar de forma mais adequada, se for o caso.

Concordo totalmente contigo, Fefe!!

Vamos lá pro que eu acho (posso estar errado):

Não há necessidade durante o agachamento e o leg press! Mas, devo admitir que eu particularmente gosto de "contrair" o músculo durante o exercício (como se tivesse uma caneta entre o glúteo), me dá mais estabilidade e sinto mais o músculo na extensão do quadril. Veja bem, não é "chupar" a bunda na subida!!!!!! - perigo de hiperextensão do quadril e sobrecarga na lombar -. Até agora, tenho tido excelentes resultados, mas não consigo te provar cientificamente que fazendo isso gerará maior hipertrofia.

Nesses exercícios, o que vai fazer recrutar mais fibras do glúteo é a amplitude do movimento: quanto maior, mais o glúteo é ativado! Isso porque o glúteo máximo é um dos agonistas (principais músculos) do agachamento e é o principal músculo do quadril no movimento, quanto mais alongado ele for (quando você desce), mais fibras serão recrutadas na subida (ele é o extensor do quadril). Embora ativação de glúteo máximo e amplitude de agachamento ainda seja um tópico controverso na literatura, diria pra que você sempre tente fazer no mínimo 90º (paralelo), cuidando pra que você não faça retroversão de quadril - alongue! -.

Além disso, dizer que em movimentos em que o glúteo é agonista não há necessidade de contração voluntária do músculo, é o mesmo que reduzir a musculação à apenas ficar puxando ferro sem nenhuma consciência corporal. Uma coisa é falar de sinergista, mas agonista? Extensão de quadril agora é só ficar brincando de puxar a corda da polia pra cima e pra baixo porque, teoricamente, o músculo vai ser contraído involuntariamente? Pode até dar resultados, mas muito aquém do que seria caso estivesse fazendo o exercício conscientemente.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...