Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Bom, acreditem que ja perguntei ate medico e não soube me responder . falou que por eu nao ter a vesicula, tenho que consumir coisas saudaveis( serio? haha) .

ja na faculdade ( 1ºde nutriçao ainda) , meu professor falou que nesses casos a pessoa não pode consumir gordura. pois não ha possibilidade de digerir .

nesse caso, a pessoa comendo , o que acontece ? porque sempre que como uma quantidade acima de 20g ao dia por exemplo, eu passo mal com vomito e diarreia. onde vou ao medico e volto com a receita de remedio para o figado.

grata a quem puder responder !!!

Publicidade

Postado

Na verdade deveria ser o contrario, agora que você não tem vesícula que poderia comer gordura sem passar mal, pois agora ela não está mais lá pra dar as contrações dela e te provocar dor.
Ela só serve pra armazenar 'bile' que o fígado produz, mas agora que você não tem mais ela, o seu figado continua produzindo bile só que manda direto pra ajudar na digestão de gorduras.
Tenho pedra na vesicula, vou operar dia 5 agora, então ando lendo muito sobre essa coisa chata.
Recomendo essa leitura: http://drauziovarella.com.br/entrevistas-2/pedra-na-vesicula-2/
"Drauzio A perda da vesícula implica alguma restrição futura?

Marcelo Averbach – É óbvio que a vesícula biliar tem uma função e não deve ser retirada se estiver saudável. No entanto, quando a colicistectomia é necessária, o colédoco dilata e passa a armazenar a bile. Daí em diante, o indivíduo operado pode levar vida absolutamente normal.

Drauzio – Ele consegue comer uma feijoada, por exemplo?

Marcelo Averbach – Muitas vezes, consegue comer melhor do que comia antes, porque não tem a vesícula doente que lhe causava sintomas desagradáveis."

Postado

Cara a vesícula só armazena a bile, a única diferença é que agora o seu fígado lançara diretamente no duodeno sem antes armazenar. Vida normal.

Pode comer gordura a vontade.

Grande bobagem dita pelo seu professor. Afinal se vc não pudesse digerir gordura teria que tomar um coquetel de remédios por dia, já que qualquer alimento tem, mesmo sendo muito pouco, gordura, que é imprescindível pro bom funcionamento do organismo. É só lembrar por ex que toda membrana celular é composta basicamente de lipídios, muitos hormônios são lipídios. Portanto melhor seu professor dar palpites sobre nutrição e não medicina, cada macaco no seu galho.

Abs

Postado

Digerir carbo e proteina não é papel da bile. O papel da bile é emulcificar a gordura, como se fosse um veja. A digesta de carboidrato por ex começa na boca, com a amilase salivar. termina no intestino delgado, com a liberação de uma porrada de sucos/enzimas lançadas pelo pâncreas e pelo próprio intestino, por ex o suco entérico . O mesmo pra proteina, sendo que essa ainda tem uma bela degradação já no estômago,

Ou seja, retirar a vesícula não tem nada a ver com a degradação e absorção de proteína, lipídio, gordura, ácidos nucleicos, nem nada !

:thumbsup_still: Ótima resposta [2].

Postado

Valeu pessoal, o cara ai em cima que vai operar agora dia 5 pode ir tranquilo.

É uma cirurgia simples feita por laparoscopia. Normalmente em dois dias vc já tá em casa e pode comer o que quiser. E sem o Perigo de acumular mais pedra na vesícula, que poderia gerar um processo inflamatório no pâncreas (existe uma pequena ligação com a vesícula), uma doença chamada pancreatite, e essa sim pode ser muito grave ! Portanto é importante pra quem tem histórico familiar de cálculo na vesícula, fazer exames pra constatar se sua vesícula está limpa!

A única coisa chata pro cara é que vai ficar uns 3 meses sem poder fazer atividade física intensa, academia por exemplo. Nem cicatriz vai ficar na sua barriga ! Já que são muito pequenos os furos dessa cirurgia e hj em dia só são dados pontos internos

Abs a todos

Postado

Vou ter que tirar também , meu médico falou que vou ter que ficar um mês sem treinar , pois ele quer que meu corpo trabalhe apenas para a recuperação , mas depois de uma semana ele libera para dirigir e trabalhar. Ele falou que depois de tirar eu vou puder comer o que quiser sem ter dores.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Postado

Digerir carbo e proteina não é papel da bile. O papel da bile é emulcificar a gordura, como se fosse um veja. A digesta de carboidrato por ex começa na boca, com a amilase salivar. termina no intestino delgado, com a liberação de uma porrada de sucos/enzimas lançadas pelo pâncreas e pelo próprio intestino, por ex o suco entérico . O mesmo pra proteina, sendo que essa ainda tem uma bela degradação já no estômago,

Ou seja, retirar a vesícula não tem nada a ver com a degradação e absorção de proteína, lipídio, gordura, ácidos nucleicos, nem nada !

BOa explicação! Ja nem lembrava mais

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...