Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado (editado)

Salve Trance. A resposta à pergunta do título é não, não domino, mas já venho há uns dez anos tentando aprender esse trem. De repente minha história pode te dar alguma luz.

A meditação tem sido pra mim meio como era o treino quando comecei. Começava uma técnica, em alguns meses já trocava pois não estava alcançando o que eu queria. Já frequentei templo Zen, templo Hare Krsna, frequentei o Yogananda, o Sai Baba, fiz as técnicas de respiração que o Surf descreveu, de olho aberto, olho fechado, em lotus (birmanesa na real pois não consigo sentar em lotus) , com mantra, com mala, sem mala etc etc etc.

Até que um dia eu entrei em contato com os ensinamentos de uma professora do budismo tibetano (eu não sou budista) e decidi segui-los pois eles fizeram todo o sentido pra mim. Já me iluminei? Hehe, claro que não, mas estou gostando da evolução. E o mais importante: parei de pular de técnica em técnica.

Basicamente, ela diz que quanto mais vc tentar "não-pensar", mais longe você estará do processo. A mente é como um cavalo selvagem. Você deve domá-lo com doçura e não com força.

Se tiver interesse, indico assisitir ao vídeo abaixo (é uma palestra dada em uma viagem recente ao Recife. Ela começa com preceitos do Budismo, mas vc pode pular essa parte). É uma abordagem bastante simples e ao mesmo tempo poderosa, na minha opinião.

Se gostar, é só assistir às partes restantes (no video 3 ou 4, nao me lembro, ela faz uma analogia ótima com um pastor que tentava controlar suas ovelhas versus um outro que só observava...enfim...)

Sobre a depressão: sim, é, como já disseram há vários estudos sobre isso. Porém, apenas no longuíssimo prazo. Quem está passando por um processo depressivo agudo ou sofre de depressão cronica, deve se tratar com a Medicina tradicional em primeiro lugar. Só com o quadro estável é possível usufruir dos benefícios de uma ferramenta tão lenta como esse. Tentar meditar em crise é a pior coisa que existe.

_/\_

Editado por Arex

Publicidade

Postado

pow, eu quero fazer mas nao quero fazer yoga. queria fazer em casa. se alguem tiver um metodo eficiente me indica ai, ficaria grato. eu baixei o livro la do inicio mas ta em espanhol, fail.

Postado

Vlw Mklek, acabei de comprar pelo 4shared, vou dar uma lida.

Não achei, passa o link ai..

Achei apenas um resumo do livro..

Resumo do livro O método Silva de controle mental, de Jose Silva e Philip Miele:

Quanto mais você meditar, mais clara será a compreensão que você vai ter de uma espécie de paz interior tão forte que nada na vida será capaz de perturbá-la. Logo de início, você descobrirá que as preocupações e sentimentos de culpa desaparecem enquanto você está meditando – isto significa que aquelas atividades da mente que tornam nossos corpos doentes serão neutralizadas.

Quando acordar de manhã, vá ao banheiro se necessário, e então volte para a cama. Regule seu despertador para tocar dentro de quinze minutos (para o caso de você dormir durante o exercício). Feche os olhos e olhe para cima por trás das pálpebras, num ângulo de vinte graus. Por motivos não completamente compreendidos, basta essa posição dos olhos para fazer com que o cérebro produza ondas alfa. Agora, lentamente, com intervalos de cerca de dois segundos, conte regressivamente de cem a um. Use o método de cem a um durante dez manhãs. Então passe a contar apenas de cinquenta a um, de vinte e cinco a um, de dez a um e finalmente de cinco a um, usando dez manhãs para cada série.

Desde a primeira vez em que entrar no seu nível alfa, use apenas um método para sair dele. O método que empregamos em controle mental é dizer mentalmente: “vou sair lentamente enquanto conto de um a cinco, sentindo-me bem desperto e melhor do que antes. Um doistrês quatro cinco. Olhos abertos, bem desperto, sentindo-me melhor do que antes.”

E depois que você chegar a seu nível? Vai pensar em quê? Desde o começo, pratique a visualização. O primeiro passo é criar uma tela mental. Ela deve ser como uma grande tela de cinema, mas sem preencher completamente sua visão mental. Imagine-a não por trás de suas pálpebras, mas sim uns dois metros à sua frente.

Escolha um problema real que você tenha e que não esteja resolvido. Por exemplo, seu chefe tem andado de mau humor ultimamente. Há três etapas a seguir, uma vez que você tenha atingido o seu nível:

1: Em sua tela mental, recrie completamente um acontecimento recente que tenha envolvido o problema. Reviva-o por alguns momentos.

2: Suavemente empurre essa cena para fora da tela e para a direita. Coloque na tela outra cena que acontecerá. Nessa cena todos que cercam o chefe estão alegres, e o chefe acaba de receber boas notícias. Agora, claramente, seu estado de espírito está muito melhor. Se você souber especificamente o que estava causando o problema, visualize a solução em andamento. Visualize-a tão vividamente quanto o fez com o problema.

3: Agora, retire essa cena da tela, empurrando-a para a direita, e substituindo-a por outra vinda da esquerda, com o problema já resolvido. Agora seu chefe está contente, tão agradável quanto você sabe que ele pode ser. Vivencie essa cena tão claramente quanto se ela realmente tivesse acontecido. Conserve-a por algum tempo, sinta-a completamente.

Agora, ao contar até cinco, você estará bem desperto, e sentindo-se melhor do que antes. Pode confiar que acabou de colocar forças para trabalhar em seu favor para criar o acontecimento que você deseja.

Se você incentivar sua imaginação com desejo, crença e expectativa, e treiná-la a visualizar seus objetivos de forma que possa vê-los, senti-los, ouvi-los, prová-los e tocá-los, você obterá o que deseja.

Postado

Salve Trance. A resposta à pergunta do título é não, não domino, mas já venho há uns dez anos tentando aprender esse trem. De repente minha história pode te dar alguma luz.

A meditação tem sido pra mim meio como era o treino quando comecei. Começava uma técnica, em alguns meses já trocava pois não estava alcançando o que eu queria. Já frequentei templo Zen, templo Hare Krsna, frequentei o Yogananda, o Sai Baba, fiz as técnicas de respiração que o Surf descreveu, de olho aberto, olho fechado, em lotus (birmanesa na real pois não consigo sentar em lotus) , com mantra, com mala, sem mala etc etc etc.

Até que um dia eu entrei em contato com os ensinamentos de uma professora do budismo tibetano (eu não sou budista) e decidi segui-los pois eles fizeram todo o sentido pra mim. Já me iluminei? Hehe, claro que não, mas estou gostando da evolução. E o mais importante: parei de pular de técnica em técnica.

Basicamente, ela diz que quanto mais vc tentar "não-pensar", mais longe você estará do processo. A mente é como um cavalo selvagem. Você deve domá-lo com doçura e não com força.

Se tiver interesse, indico assisitir ao vídeo abaixo (é uma palestra dada em uma viagem recente ao Recife. Ela começa com preceitos do Budismo, mas vc pode pular essa parte). É uma abordagem bastante simples e ao mesmo tempo poderosa, na minha opinião.

Se gostar, é só assistir às partes restantes (no video 3 ou 4, nao me lembro, ela faz uma analogia ótima com um pastor que tentava controlar suas ovelhas versus um outro que só observava...enfim...)

Sobre a depressão: sim, é, como já disseram há vários estudos sobre isso. Porém, apenas no longuíssimo prazo. Quem está passando por um processo depressivo agudo ou sofre de depressão cronica, deve se tratar com a Medicina tradicional em primeiro lugar. Só com o quadro estável é possível usufruir dos benefícios de uma ferramenta tão lenta como esse. Tentar meditar em crise é a pior coisa que existe.

_/\_

video

o não-pensar é uma das reações que a mente quer, é algo forçado, não é a observação que Buda ensinou

observar as respirações, observar a postura e as sensações que a postura e a respiração provocam no corpo, observar sem se importar se é dor ou prazer, tem que manter a mesma postura de observador equanime, é como se bom e mal, quente ou frio, dor ou prazer fossem exatamente a mesma coisa, é como entrar no banho gelado e fingir que a água não está gelada, mas não é ficar falando que está quente, apenas não reagir, observar como se não fosse em vc...

...

...

quem quiser se aprofundar vai num retiro de vipassana, são 10 dias, retiro de silêncio... é sofrido mas vc aprende ...

não que vai sar iluminado, não vai, provavelmente sai pior kkk, mas aprende como praticar... e depois se praticar 1 hora de manhã e a noite... todo dia, talvez se ilumine, rsrs

eu preguiçoso faço vipassana uns 20 minutos a cada 3 ou 4 dias...

Postado

o não-pensar é uma das reações que a mente quer, é algo forçado, não é a observação que Buda ensinou

observar as respirações, observar a postura e as sensações que a postura e a respiração provocam no corpo, observar sem se importar se é dor ou prazer, tem que manter a mesma postura de observador equanime, é como se bom e mal, quente ou frio, dor ou prazer fossem exatamente a mesma coisa, é como entrar no banho gelado e fingir que a água não está gelada, mas não é ficar falando que está quente, apenas não reagir, observar como se não fosse em vc...

...

...

quem quiser se aprofundar vai num retiro de vipassana, são 10 dias, retiro de silêncio... é sofrido mas vc aprende ...

não que vai sar iluminado, não vai, provavelmente sai pior kkk, mas aprende como praticar... e depois se praticar 1 hora de manhã e a noite... todo dia, talvez se ilumine, rsrs

Tenho vontade de ir nesses retiros de vipassana, mas devido ao trabalho é complicado. Mas com certeza é uma bela experiência, deve se aprender muita coisa.

Quanto a meditação, acho que observar sem reagir ou julgar é o primeiro passo, mas não o ultimo. Depois de um determinado tempo agindo dessa maneira, os pensamentos perderam sua força e cessaram. Ai sim sua mente ficará vazia e você estará em meditação.

Mas apenas observar não sei se da pra considerar como um meditação, pelo menos uma não profunda.

Postado

_/\_

Fala meu brother, pensei que não frequentava mais o fórum. Bom te ver e saber que se interessa por isso.

10 anos então!? cheguei tarde hahaha

Valeu pelas valiosas dicas, vou marcar o vídeo pra assistir essa semana, trabalho ta corrido ultimamente.

Em relação aos templos, nunca frequentei nada relacionado, hinduismo nem budismo, apenas shamanismo e daime. Mas respeito ambas crenças, por mais distantes que sejam do shamanismo a filosofia e o modo de ver a vida entre elas é muito comum.

Esses desenhos antigos eram fodas, Cavaleiros do Zodíaco principalmente, havia muito ensinamento por trás da história, pena que não fazem mais igual... esses dias eu estava na loja de um amigo e estava passando um desenho onde o bebê matava a mãe com uma metralhadora automatica e tinha um cachorro alcoolotra que fazia sexo com ser humano, e pensar que as crianças de hoje tem acesso a isso...

Postado
kkkkkk tenho pena dessa nova geração... Dragon Ball, CDZ, SF.... minha infância não teria sido a mesma sem esses desenhos..
----------------------------------
Comprei e estou lendo o livro citado aqui. Quem quer apenas meditar não recomendo muito, ele passa
apenas uma técnica de meditação para se atingir o nível alfa. O foco é a meditação dinâmica, como
chamada no livro. Resumindo, você entrará em nível alfa com a técnica ensinada e a partir dai ira visualizar
ou imaginar determinados objetivos, eventos, situações etc que gostaria que se tornassem reais.
Quase igual a isso...
Postado

Cara, 20 minutos é bastante. Eu ja tentei forçar inserir a meditação como hábito diário e só me frustrei..hoje, to deixando rolar e sabe o que é mais engraçado? Tenho sentido cada vez mais vontade...devo estar com uma frequencia de 2 a 3x na semana (tipo um AB1,5x..hehe)

Longe de mim pagar de entendido mas é justamente isso o que vc falou. Segundo os ensinamentos da Jetsunma, podemos classificar o processo de meditar em duas etapas: a etapa inicial é justamente aprender a acalmar a mente, o que vem com a observação...ela chama isso de Shamata (nao sei se a grafia é correta)..uma vez dominada essa técnica, usa-se, então, a mente calma e concentrada para estudar a propria natureza da mente, o que seria o objetivo final.Esse segundo estágio é então denominado Vipassana.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...