Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Ufes Decide Afastar Por 30 Dias Professor Acusado De Racismo

cosechen

Posts Recomendados

Vc tem q se decidir. Nível educacional do indivíduo, qualquer q seja a cor dele, vai ajudar a combater o racismo ou não?

Mais uma vez: pq o negro não "ocupa cargos de destaque na sociedade"? Pq ele é negro ou pq ele é pobre? Pq ele é pobre. Por isso acho justo cotas sociais que, consequentemente, vão beneficiar os negros marginalizados. Porém, junto a isso, tem de haver uma mudança drástica e duradoura na qualidade do ensino anterior a universidade (sim, estou sonhando).

Aí vc pode me dizer "ah, mas o negro continua a sofrer com o racismo. Ou vc acha q não tem empresa q deixa de contratar o cara só pq ele é negro? Polícia q bate no cara só pq ele é negro." É, é verdade. Concordo. Porém, isso jamais será justificativa pra cota racial. Isso tmb acontece com homossexuais. E aí? Vai ter cota tmb?

Veja, tudo isso sem precisar entrar na questão de não existir raças diferentes na nossa espécie. Somente constatando fatos.

Cargos de destaque na sociedade naturalmente demandam profissionais com formação acadêmica de qualidade, especialmente uma graduação de excelência. Nesse sentido, a inserção do negro no ambiente universitário resolve parte da dificuldade que ele encontrará quando tentar alcançar profissões destacadas. Só Isso.

De qualquer forma, a escassez de afrodescendentes nestas profissões é uma questão complexa que com certeza vai muito além da mera pobreza, pois é nítido que a cor da pele da pessoa é fonte de inúmeras segregações que ocorreram não só na entrevista de emprego como vc colocou, mas também na escola, no cursinho, no ambiente de trabalho, etc.

Não há que se falar em cotas para homossexuais por razões simples, primeiro que o gay não está excluído, efetivamente, do acesso a profissões de destaque na sociedade. Não raro, vemos médicos gays, advogados gays, juízes gays, engenheiros gays, mas não vemos com a mesma frequência médicos negros, advogados negros, engenheiros negros, etc. Além disso, comprovar a homossexualidade de um candidato seria uma tarefa complicada, quiçá impossível de ser realizada, ao passo que nas cotas raciais a averiguação da afrodescendência é quase que instantânea. Portanto, as cotas para homossexuais não se mostram como a medida mais idônea para solucionar o problema do preconceito contra homossexuais.

Vc tem q se decidir. Nível educacional do indivíduo, qualquer q seja a cor dele, vai ajudar a combater o racismo ou não?

Mais uma vez: pq o negro não "ocupa cargos de destaque na sociedade"? Pq ele é negro ou pq ele é pobre? Pq ele é pobre. Por isso acho justo cotas sociais que, consequentemente, vão beneficiar os negros marginalizados. Porém, junto a isso, tem de haver uma mudança drástica e duradoura na qualidade do ensino anterior a universidade (sim, estou sonhando).

Aí vc pode me dizer "ah, mas o negro continua a sofrer com o racismo. Ou vc acha q não tem empresa q deixa de contratar o cara só pq ele é negro? Polícia q bate no cara só pq ele é negro." É, é verdade. Concordo. Porém, isso jamais será justificativa pra cota racial. Isso tmb acontece com homossexuais. E aí? Vai ter cota tmb?

Veja, tudo isso sem precisar entrar na questão de não existir raças diferentes na nossa espécie. Somente constatando fatos.

Cargos de destaque na sociedade naturalmente demandam profissionais com formação acadêmica de qualidade, especialmente uma graduação de excelência. Nesse sentido, a inserção do negro no ambiente universitário resolve parte da dificuldade que ele encontrará quando tentar alcançar profissões destacadas. Só Isso.

De qualquer forma, a escassez de afrodescendentes nestas profissões é uma questão complexa que com certeza vai muito além da mera pobreza, pois é nítido que a cor da pele da pessoa é fonte de inúmeras segregações que ocorreram não só na entrevista de emprego como vc colocou, mas também na escola, no cursinho, no ambiente de trabalho, etc.

Não há que se falar em cotas para homossexuais por razões simples, primeiro que o gay não está excluído, efetivamente, do acesso a profissões de destaque na sociedade. Não raro, vemos médicos gays, advogados gays, juízes gays, engenheiros gays, mas não vemos com a mesma frequência médicos negros, advogados negros, engenheiros negros, etc. Além disso, comprovar a homossexualidade de um candidato seria uma tarefa complicada, quiçá impossível de ser realizada, ao passo que nas cotas raciais a averiguação da afrodescendência é quase que instantânea. Portanto, as cotas para homossexuais não se mostram como a medida mais idônea para solucionar o problema do preconceito contra homossexuais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

No Brasil, para ter acesso aos benefícios raciais, você deve se auto afirmar negro. E daí dizem que essa merda é fácil.

Eu sou branco feito um nabo, até já foi motivo de chacota aqui no fórum, mas meu bisavô era preto azul. Ou seja, sou 6,25% negro, grosseiramente dizendo.

Daí chega um individuo com descendência indiana, de uma família de pele mais escura. Ele se auto afirma negro e tem o benefício.

Se o descendente direto de negro tem albinismo ou vitiligo, ele não ganha a porra da cota.

Uma universidade aqui da região diz no seu edital sobre cotas que na entrevista serão analisados os traços fenotípicos da pessoa, para comprovar sua descendência. Daí eu pergunto, o que é ser negro então? Não existe um melaninômetro para medir a cor da pele, ou uma medida específica de piroca, de nariz ou de qualquer "traço fenotípico" que diga com certeza "FULANO É PRETO"

Quem já estudou genética um poooluquinho mais afundo que o conteúdo do ensino médio sabe do que estou falando. Um exemplo: meu pai é branco de cabelo escuro e minha mãe é mulata clara. Como eu nasci? Loiro e branco feito nuvem. Poderia ter nascido da cor da minha mãe? Muito provável que sim. Mas como eu sou branquelo, n posso nem tentar pegar um sol e argumentar uma cota.

Já tive escravos na família, onde está meu benefício por dívida histórica? Tenho uma parcela de sangue escravo nas minhas veias.

Link para o comentário

E qual é o proposito de cotas em concursos públicos? Quando os cotistas concluírem a universidade, não estarão aptos para exercer a profissão e participar de concursos? É só uma questão de tempo até o mercado de trabalho mudar. Cotas para concursos não passam de uma medida precipitada para acelerar algo natural, resultando em uma divisão ainda maior na sociedade.

Exatamente, é uma questão de tempo. Enquanto os cotistas não concluem a universidade, faz sentido cotas no serviço público provisoriamente, pra já ir adiantando o processo.

Link para o comentário

Faz sentido cotas para negros na África? Pelo mesmo sentido não faz no Brasil.

Eu morei no Pará e a universidade de belém tem 63% de NEGROS. Há algum sentido em cotas, aí?

A pobreza dos negros vem da cultura africana sim. Foda-se o politicamente correto. É a verdade. O vodu, por exemplo, prega a filosofia do FATALISMO, onde seu destino não pode ser mudado. Então o africano não tem o espírito empreendedor. Mais fatores culturais:

https://www.youtube.com/watch?v=yUrTTJy5iQk

Curioso que algumas colônias africanas, no imperialismo, custavam MAIS para o império do que davam lucro. Nenhum professor de história doutrinado pelo MEC vai fazer um esforço para mostrar que isso aconteceu em praticamente toda a África.

Cara, por curiosidade.

Tu costuma ler algo? Tipo, livros?

Editado por FrangoEctomorfo
Link para o comentário

Exatamente, é uma questão de tempo. Enquanto os cotistas não concluem a universidade, faz sentido cotas no serviço público provisoriamente, pra já ir adiantando o processo.

Porra cara, isso vai resultar em pessoas incompetentes trabalhando e mais preconceito, simplesmente por diminuir o tempo de algo q acontecerá naturalmente.

Engraçado que quando o assunto é educação básica dizem que 12 ou 16 anos não é suficiente para grandes mudanças, mas quando colocam cotas (o que também gera votos a corja) querem que de um mês para outro a situação do mercado de trabalho mude. Porra, perdi até uns fios de cabelo com esse comentário, vou passar a palavra para o amigo Alborghetti:

http://youtu.be/IfpPCM60Z5Q

Link para o comentário

Viadagem do caralho. As pessoas se preocupam tanto com o que falam de si, aí chegam pessoas mal intencionadas e propõem atitudes ditatoriais para punir aqueles que simplesmente expressam suas opiniões. Pra mim essas pessoas não passam de fracassados que vivem em favor da opinião alheia.

Estudo na UFES, uma caralhada de professor reprova aluno por falta sem fazer chamada, cobra absurdos na matéria sendo que não fornece nem 10% do conhecimento necessário, tem uma didática horrível e corrigem as provas com má fé extrema. E todo semestre eles estão lá. Agora porque um professor expressa sua opinião, que não interfere em porra nenhuma no seu trabalho, ele é expulso, a vai se foder. Ainda bem que to saindo desse lixo de instituição pública pra uma particular.

Genial, incluir os negros/pobres na cultura do funcionarismo público. Para aprenderem a explorar o contribuinte sem desenvolver nenhuma habilidade útil pra sociedade. Isto é tudo que eles precisam pra deixar de sofrer preconceito e alcançarem a "igualdade". rsrs

Editado por Bigode Grosso
Link para o comentário

Ainda tenho minhas duvidas se sou a favor ou contra as cotas.

Um bom argumento de que usaram pra me convencer (e quase me convenceram) é o da desigualdade. Realmente, em favela e cadeia a maioria é negro, na zona sul a maioria é branco.

Sobre o professor, é uma atitude lamentável de alguém na posição dele, não importando se ele é a favor ou contra as cotas. Preconceito é intolerável.

Editado por flexão29
Link para o comentário

Sobre o comentário do professor, eu acho sim que as palavras dele foram preconceituosas.

Ora, uma coisa seria se ele dissesse "ah, o sistema de cotas é ruim", ou "as cotas são injustas", etc, outra MUITO diferente é ele dizer "os cotistas diminuem o nível da universidade". Fica evidente nessa frase que o problema na visão dele, objetivamente, não tem haver com as cotas, mas sim com os cotistas, e mais do que isso, dá a entender que os cotistas seriam uma espécie de vírus que rebaixa as universidades brasileiras e, portanto deveriam ser sumariamente extirpados das federais.

É absurdo que um professor tenha uma visão tão generalista e tão simplista da situação das universidades desse país, se querem achar os culpados pelo baixo nível dessas instituições deem uma olhada nos baixos investimentos em pesquisas, nos baixos salários dos professores, nas péssimas condições das salas de aulas, equipamentos, laboratórios, etc.

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...