Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Investimentos & Bolsa De Valores

Broly75

Posts Recomendados

Publicidade

Vi em posts anteriores dúvidas sobre como começar em renda variável. Meses atrás eu recomendaria começar em renda fixa, títulos do tesouro direto, LCA, LCI, etc, e só depois migrar aos poucos parte dos recursos para renda variável. Hoje digo sem dúvida que a melhor entrada em renda variável são Fundos de Investimento Imobiliários (FII). Além de ter os rendimentos mensais dos alugueis, isentos de IR, você é dono de parte de um imóvel real. Baixa volatilidade, mesmo que a cotação caia muito você tem um lastro real, o imóvel. Bem mais fácil de estudar quais os fundos que valem a pena investir. E vc pode montar uma carteira bem conservadora que vai se comportar quase como renda fixa.

Silver, não bate um receio quanto a eter não? Eu olhei ela no fundamentus, sei la acho q a coração cai a uns cinco anos seguidos. Sei q temos q diferenciar valor de preço, mas eh q tem q ter mt auto controle,pra segurar uma ação assim. E msm pelos dividendos teu patrimônio qts a ele ta reduzindo mt, pelo menos tu ainda ta baixando o preço médio dela

Obs: eles fizeram propaganda no jogo do brasil ontem hahahaha tava o nome naqueles.banners do campo

Nenhum receio até agora. Posso dar com os burros na água mas tenho ela como buy and hold. Atualmente tenho 3400 ações dela com preço médio de 2,70. O pessoal tá especulando que a próxima distribuição de dividendos dela vai trazer uma grata surpresa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fii vai render menos q os 1.x mês q da pra conseguir mensalmente com a renda fixa. Mas logico se o valor da cota subir teu rendimento será melhor, mas no cenário atual acho q tds fii tão caindo e não sei se vai parar tão cedo. O ideal seria estudar os melhores e diversificar em uns 15/20 por proteção e diversificar por seguimentos de fii tb

Link para o comentário

Deixa eu ver se entendi:

- Você tem um apto financiado que te rende cerca de R$ 50,00 por mês, fora a amortização da divida e a valorização do imóvel;

- Você tem um emprego fixo, com direito a FGTS;

- Sua esposa é universitária, cursa pedagogia;

- Você mora "de aluguel";

- A sua cidade talvez aprove lei obrigando o município a bancar vagas em creches privadas quando faltar vagas nas públicas.

Certo?

Bem;

- Seu apartamento rende mensalmente, é algo para poucos, a maioria, nos dias de hoje, sequer consegue empatar a prestação com o aluguel. EU não mexeria. Concordo, não tenho perfil tão agressivo para isso.

- Você já deu uma olhada na legislação aplicada as creches? Tem idéia do custo inicial e do fixo mensal? Legislação não vi nada. Vou pesquisar. Inicial 30~40K mensal depende da quantidade de turmas, mas no geral uns 8k pra começar minimalista

- Tem experiência com gestão de pessoas? Há boa disponibilidade de mão de obra por ai? Você vai precisar de, no mínimo, alguém formado para assumir a responsabilidade pedagógica, assistentes, cozinheira, nutricionista, etc... Não conversei com ninguém, mas dentro da minha rede tem 4 pedagogas e 2 nutri, aprincipio elas iriam só assinar mesmo

- Tem certeza que a legislação permite morar na creche? Preciso verificar isso. IMPORANTE!

- Tem expectativa de alunos no caso (provável) de a lei não ser aprovada ou, se for, contar com artigos que limitem / impeçam a sua participação? No imóvel que estou vendo já teve um escola a um tempo atráz. Minha mulher trabalhou lá, mas a escola fechou pq a dona era uma preguiçosa, não foi atraz de alvará nem fez os planejamentos que a secretaria de educação pede. Sem fazer esforço ela conseguiu 8 alunos! Isso que me deixou alerta pro negócio.

- Qual o ponto de equilibrio (em número de alunos) para um negocio deste? 15 alunos contando com sobra.

Em resumo, há um plano de negócios bem detalhado? Se sim, qual a expectativa de valor a investir / prazo para amortizar? E, o principal, fez uma análise de riscos (simplificada mesmo, envolvendo probabilidade X consequência X medidas paliativas)?

Estou montando ainda. Fiz as contas de padeiro mesmo. Investiria uns 40k, quanto a linha de crédito um dos melhores é do fomento PR, o problema é que precisa de no mínimo 6 meses do negócio aberto.

Com 20 alunos o negócio já fica com rentabilidade decente.

As escolas da cidade estão lotadas e a lista de espera de creche é gigante. Quanto a formação de preço é tranquilo, pq a concorrência tem o valor +- padrão na faixa de 500-550 o integral. Nenhuma é fora disso.

Link para o comentário

• Supermoderador

Bem, eu sugiro que você comece pelas Diretrizes Básicas de Educação e pelo PNE. As resoluções do CONAE também ajudam. Depois veja as questões estaduais.

Para 8 alunos você precisa de, pelo menos, uma pedagoga, uma auxiliar, cozinheira e nutricionista. O ponto de equilíbrio é, com certeza, bem mais alto que 8 alunos...

Para as turmas da educação inicial, pré escolar, (berçário - a partir de 4 meses - até os 6 anos você precisa de bastante material didático, além de espaço e brinquedos (os externos - custam caro).

A vigilância sanitária costuma ser bastante rígida com cozinha e refeitório de escolas, é bom pensar nisso também. As vezes só a reforma destes dois ambientes já passa dos 8k que você aponta como inicial. 

Outro detalhe importante é a segurança e acessibilidade (escadas, janelas, banheiros, pias, tomadas, etc).

MAS, na minha opinião, o ponto mais importante a considerar é: Há suporte (procura) suficiente para manter o negocio acima do ponto de equilíbrio SEM contar com a hipótese do pagamento de vagas pelo poder publico?

Link para o comentário

Fii vai render menos q os 1.x mês q da pra conseguir mensalmente com a renda fixa. Mas logico se o valor da cota subir teu rendimento será melhor, mas no cenário atual acho q tds fii tão caindo e não sei se vai parar tão cedo. O ideal seria estudar os melhores e diversificar em uns 15/20 por proteção e diversificar por seguimentos de fii tb

Atualmente minha carteira de FII tem 8 ativos e pretendo chegar a 10. A rentabilidade atual é de 1,01% calculada pelo meu preço médio. Tenho agências bancárias, shoppings, prédios de escritório, campus de faculdades. Pretendo pegar um de hospital em breve.

Link para o comentário

Boaa! Já deve tá ganhando uns dividendos legais. Eu quero dar uma balanceada nas.minhas e ficar com 33% com cada uma das minhas três. Depois pretendo adicionar mais uma q eu estou com dúvidas entre a seguradora porto seguro pelos motivos citados antes e tb apareceu uma q achei mt maneira mas tá mt cara q eh a multiplus. Eu comprei a infomoney ai veio umaexplicaçao de como a smiles funciona q eh msm esquema da múltiplas. Cara, elas fazem mt dinheiro nas transações e ainda ganham qd ngm troca os pontos e paga bons dividendos dps da uma olhada e mande uma crítica a respeito dela

Link para o comentário

Tudo que vc falou da smiles é verdade mas ela tem um problema que para mim é critério para nunca entrar na ação. Tem ligação com empresa aérea. Forte ligação. Já viu setor mais instável que esse no Brasil? Outra coisa, geralmente minoritário se ferra nesse tipo de ativo. Tô fora. Quanto a Porto Seguro vejo como muito boa para ser sócio, assim como SULA e BBSE. Questão de avaliar e ver em qual vai entrar. Quanto a dividendos entre FII e ações tô com uma média de R$ 400,00 a R$ 500,00 mensais.

Fosse mais corajoso eu teria dado um "butada" maior em ETER3. Comprei 1000 ações a R$ 1,85 tem poucos dias. Hj ela está a 2,20 e existe uma expectativa de bom pagamento de dividendos. Dia 5/11 a gente fica sabendo. Ao todo fiquei com 3400 ações.

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...