Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Visitante jesus_gymaholic
Postado

Essas variações do terra por um acaso eu sou o único que põe elas na categoria isolador? Um exercício como o Stiff ou o RDL, deixam a articulação do joelho imóvel, utilizando-se então somente o quadril, eu sempre classifiquei estes exercício como uniarticulares e consequentemente utilizo eles junto com os isoladores no meu treino de terra e o sissy squat para o agacho (treino em casa e não tenho acesso a flexora e extensora). O mesmo para o pullover que é dito trabalhar a dorsal e o peitoral mas é uniarticular. Só por curiosidade, como vocês classificam isso?

Publicidade

Postado

Essas variações do terra por um acaso eu sou o único que põe elas na categoria isolador? Um exercício como o Stiff ou o RDL, deixam a articulação do joelho imóvel, utilizando-se então somente o quadril, eu sempre classifiquei estes exercício como uniarticulares e consequentemente utilizo eles junto com os isoladores no meu treino de terra e o sissy squat para o agacho (treino em casa e não tenho acesso a flexora e extensora). O mesmo para o pullover que é dito trabalhar a dorsal e o peitoral mas é uniarticular. Só por curiosidade, como vocês classificam isso?

Sobre o pullover, não tenho certeza, mas se recruta peito e costas, é composto, mas não curto não.

Sore o RDL, eu faço, não tem nada de isolador, alem de isquiotibiais, tem gluteos, lombar, trapézios e antebraços e muito mais... eu não o classifico como isolador porque o RDL realmente não o é.

Visitante jesus_gymaholic
Postado

Sobre o pullover, não tenho certeza, mas se recruta peito e costas, é composto, mas não curto não.

Sore o RDL, eu faço, não tem nada de isolador, alem de isquiotibiais, tem gluteos, lombar, trapézios e antebraços e muito mais... eu não o classifico como isolador porque o RDL realmente não o é.

Sim, de fato são todos compostos, mas por serem uniarticulares sempre os coloquei como auxiliares no meu treino junto com os isoladores. Só gostaria de ver a galera faz a classificação aqui...

• Supermoderador
Postado

Cuidado com o conceito de isolador e composto: isolador é tudo que usa 1 única articulação. O supino, por exemplo, usa as articulações do cotovelo e ombros. Já o agacho usa 3: quadril, joelhos e tornozelos, enquanto o terra usa 2: quadril e joelho.

Já o Stiff (SLDL) tira o joelho da jogada, ficando com apenas 1 articulação. Então sim, ele é um 'isolador', mas nem por isso ele vai 'pegar' menos músculos. É por isso que normalmente se dá risada quando se fala em 'isolar' um músculo. Tu pode dar um foco maior em algum (bota o braço colado na parede e faz uma rosca pro bríceps que tu evita robar) ou trabalhar músculos diferentes, mas isolar um músculo é impossível. O número de articulações é apenas uma classificação. Assim como o leg press, que é um aparelho, é um movimento composto e não um isolador.

Apenas de curiosidade: jump squat é considerado extensão tripla, porque é o único exercício que tu consegue a extensão completa de tornozelo, joelho e quadril (enquanto no agacho normal tu não tem extensão completa dos tornozelos). Enquanto o power squat usado em competições com macaquinho tu usa a base ultra wide e as canelas ficam estáticas todo o tempo, o que torna ele um movimento de 2 articulações. Qualquer coisa no meio termo vai utilizar 3 articulações.

Flexão plantar da estabilidade no agacho Aless? Nunca senti panturrilha agachando

Sentir não significa nada.

Post do Paulo Gentil (que vai falar exatamente das panturrilhas)

1782435_878163795536156_7428874986362236

Pegando gancho do texto sobre de uma postagem no Instagram sobre abdutora/adutora, vamos falar dos sentimentos que dominam o planejamento de muitos treinos. Fala-se muito em "sentir", "pegar", "queimar" e nada de Biomecânica, Fisiologia, Anatomia... Deve ser porque os livros sobre o tema são muito chatos! Têm muitas letrinhas e nada de fotos de jovens seminus...

Em uma visão geral, as sensações são induzidas pela estimulação de receptores periféricos que convergem para o tálamo e depois para o córtex central. Agora a maluquice: podemos sentir algo que nem ao menos existe, como no caso dos amputados que sentem dores em membros removidos! Sensações ilusórias também ocorrem na musculação.

Vocês podem pegar como exemplo um stiff. Durante esse exercício, é comum se reclamar de dores nas mãos ou nas costas, e raramente sentimos os posteriores “queimando”… mas no outro dia estamos andando igual um pato! Outro exemplo é o leg press, por mais que se sinta mais a coxa na hora do exercício, há estudos mostrando que o glúteo hipertrofia tanto, ou mais, que o quadríceps (Popov et al., 2006). Temos também o caso da cadeira extensora, onde sentimos uma queimação forte nos vastos, mas há estudos indicando que o músculo que mais hipertrofia é o reto femoral (Narici et al., 1996). Por último, análises de dinâmica inversa colocam o trabalho da panturrilha acima do quadríceps durante o agachamento (Bryanton et al., 2012)!? Pois é, a gente não sente… mas acontece.

Então cuidado com o que sente ou com quem se baseia nos sentimentos, pois você pode estar sendo enganado! Não sou um cara insensível, por favor! Só acho que está na hora de parar de brincar com "sentimentos" e começar a usar um pouco de Ciência na hora de elaborar os treinos! Afinal, o coração às vezes se engana… ou vai dizer que você nunca se apaixonou pela pessoa errada!?

(Paulo Gentil)

Bryanton MA, Kennedy MD, Carey JP, Chiu LZ. Effect of squat depth and barbell load on relative muscular effort in squatting. J Strength Cond Res. 2012 Oct;26(10):2820-8.
Narici MV, Hoppeler H, Kayser B, Landoni L, Claassen H, Gavardi C, Conti M, Cerretelli P. Human quadriceps cross-sectional area, torque and neural activation during 6 months strength training. Acta Physiol Scand. 1996 Jun;157(2):175-86.
Popov DV, Tsvirkun DV, Netreba AI, Tarasova OS, Prostova AB, Larina IM, Borovik AS, Vinogradova OL. [Hormonal adaptation determines the increase in muscle mass and strength during low-intensity strength training without relaxation]. Fiziol Cheloveka. 2006 Sep-Oct;32(5):121-7.

E também, olha o que acontece com o boneco sem as panturrilhas:

Olhem mais vídeos desse canal. Recomendo muito.

Postado

Aless o glute ran haise e o hip thrust entrariam nessa especificidade pra fortalecimento dos isquisios e gluteos, certo?

Postado

Cuidado com o conceito de isolador e composto: isolador é tudo que usa 1 única articulação. O supino, por exemplo, usa as articulações do cotovelo e ombros. Já o agacho usa 3: quadril, joelhos e tornozelos, enquanto o terra usa 2: quadril e joelho.

Já o Stiff (SLDL) tira o joelho da jogada, ficando com apenas 1 articulação. Então sim, ele é um 'isolador', mas nem por isso ele vai 'pegar' menos músculos. É por isso que normalmente se dá risada quando se fala em 'isolar' um músculo

concordo..

muita gente ainda faz confusão quanto a exercícios isoladores e quanto a "tentar" isolar um determinado músculo..

quem não entender isso, não vai nunca montar um treino decente...

Postado

Muito boa a contribuição Aless

Só acho umpouco complicado identificar um ponto fraco. Alguém ?

Acredito que "Tamanho" do músculo não significa que ele seja fraco, então como eu poderia identificar um ponto fraco que precise de mais atenção ?

• 2 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...